As 4 Grandes Batalhas de Apocalipse 12

Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

As 4 Grandes Batalhas de Apocalipse 12

Sinopse
Nisto Cremos, 204-205
O grande dragão vermelho está pronto para atacar. Já conseguira arrastar consigo a terça parte dos anjos celestiais. agora, se lhe for possível devorar a criança que está por nascer, terá vencido a guerra.
A mulher que diante dele se encontra está vestida de sol e tem a lua debaixo de seus pés, além de uma coroa com doze estrelas na cabeça. O menino que ela está trazendo à luz destina-se a "reger todas as nações com cetro de ferro".
O dragão se lança ao ataque, mas seus esforços para matar a criança são inúteis. Em vez disso, a Criança é arrebatada "para Deus até ao Seu trono". Enraivecido, o dragão volve sua ira contra a mãe, à qual asas são miraculosamente concedidas, que a conduzem para um lugar remoto especialmente preparado. Ali ela sobrevive durante três anos e meio proféticos ou 1260 anos. Hoje, os descendentes dessa mulher enfrentam a última grande batalha contra o dragão enfurecido. Qual será o desfecho final desse Grande Conflito?
Essa parece a sinopse de um grande filme de Hollywood, cheio de efeitos especiais, animações de computação gráfica e uma trilha sonora apoteótica. Os personagens são a mulher inocente, o grande vilão destruidor, o herói real guerreiro e um grupo de pessoas chamadas para o último momento dessa Guerra de proporções cósmicas! Mas não se engane, isso tudo está registrado no Capítulo 12 de Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, na ilha de Patmos, antes do final do primeiro século. Não é a Bíblia que está plagiando essa grande narrativa épica.
De fato o livro de apocalipse é escrito usando símbolos e linguagem profética. E existe uma razão para isso ser assim. O conteúdo do livro, o escritor, o portador das cartas e o grupo destinatário das mesmas eram muito preciosos para serem expostos à destruição por conterem um conteúdo que explicitamente denunciasse entre outras coisas, o império Romano como parte dessa história, como veremos logo mais. O ponto importante é que aqueles que receberam este livro, tinham a chave para desvendar os simbolismos no próprio Antigo Testamento e nos escritos dos apóstolos.
Hoje eu gostaria de apresentar para você "As 4 Grandes Batalhas de Apocalipse 12" e espero que esta mensagem lhe encha não apenas de conhecimento, mas de esperança e certeza de que Deus está no controle não só do Grande Conflito, mas também da sua vida.
Vamos orar?
Oração
A PRIMEIRA GRANDE BATALHA
Para compreendermos o capítulo 12 de apocalipse e assim as 4 grandes batalhas nele registradas, precisamos conhecer os personagens dessa história. Nesta primeira batalha apresentada encontramos uma mulher, o dragão e o filho que nasce da mulher.
A MULHER
Apocalipse 12.1–2 BEARA
Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,
que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
A mulher de apocalipse 12 representa o povo de Deus como um todo, como um grupo completo. Tanto no antigo como no novo testamento essa figura é usada tanto para se referir ao povo de Israel (Ez 16) como à igreja cristã (a noiva de Cristo de 2Co 11:2; Ef 5:21-23). Não existem duas noivas, a do AT e a do NT. Na verdade, existe uma só. Deus possui um povo, e não dois.
Esta mulher esta vestida de maneira esplendorosa.
Vestida de sol, sobre a lua e com uma coroa com 12 estrelas -
A luz constitui a veste do próprio Deus. Jesus é o "Sol da Justiça"(Ml 4:2). O povo de Deus é chamado de "filhos da luz"(Lc 16:8 e 1Ts 5:5-8). O antigo testamento constantemente apontava para Cristo através de símbolos e sombras do messias, assim como a Lua reflete a luz do sol. E a base do povo de Israel, assim como da igreja cristã foi formada por 12 (tribos e apóstolos).
A coroa que esta mulher está usando é a palavra Stephanos, que era a
Esta mulher representa a igreja de Deus naquilo que esta possui de melhor, ou seja, ela retrata a igreja verdadeira e ideal… em oposição com a mulher apresentada no capítulo 17 de apocalipse… mas esse é assunto para outro dia.
Essa mulher se achava grávida em trabalho de parto. O povo de Deus sempre aguardou ansiosamente a vinda do messias, e hoje semelhantemente, os modernos cristãos sinceros, espalhados por todo o mundo, também esperam ansiosamente a segunda vinda de Cristo.
O DRAGÃO
Apocalipse 12.3–4 BEARA
Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.
A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.
Esse dragão vermelho, uma cor que representa a guerra, representa o grande inimigo do povo de Deus.
O verso 9 de Apocalipse deixa claro quem é esse Dragão: a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Aquele que através de seus enganos arrastou consigo 1/3 dos anjos do céu e utilizou reinos e poderes, representados pelos chifres e coroas, para perseguir o povo de Deus ao longo da história. Ele possui 7 diademas, palavra grega para a coroa dos governantes, em contraste com a coroa usada pela mulher nos primeiros versos do capítulo, stephanos, a coroa da vitória usada pelos filhos de Deus que venceram junto com o Cordeiro.
Nesta primeira batalha, o Dragão está de prontidão perante a mulher para devorar e destruir seu filho assim que ele nascesse.
Mas quem é esse filho?
O FILHO
Apocalipse 12.5 BEARA
Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.
Este filho representa o Messias Jesus Cristo, que nasceria da descendencia do povo de Deus. Aquele que foi perseguido pelo Dragão desde seu nascimento até a sua morte através do poder terrestre representado por ROMA, um dos sete chifres. Entretanto ao terceiro dia Ele ressuscitou e após passar 40 dias com os discípulos foi "arrebatado para junto de Deus e de seu trono."
Apocalipse 12.6 NVI
A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias.
O dragão enfurecido volta sua ira contra a mãe da criança. Contudo ela escapa para o deserto onde é protegida por 1260 dias.
Nós já vamos falar desses 1260 dias proféticos, ou 1260 anos em linguagem literal. Mas antes disso parece que a visão é interrompida por um parênteses que vai dos versos 7 ao 12 com o propósito de explicar os bastidores dessa história.
A SEGUNDA GRANDE BATALHA
A segunda batalha apresentada dentro desse parênteses mostra o que aconteceu no Céu e como isso se desenrolou até a Cruz de Cristo.
Apocalipse 12.7–9 BEARA
Houve peleja no céu. Miguele os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
É surpreendente a afirmação que a GUERRA começou no céu! Um conflito entre "o dragão e seus anjos", de um lado, e "Miguel e Seus anjos" do outro.
Mas quem é Miguel?
MIGUEL
A palavra Miguel significa "Quem é igual a Deus?". Há 5 passagens na Bíblia que falam sobre Miguel ( 3 no livro de Daniel, 1 em Judas e esta de apocalipse 12):
Daniel 10.13 BEARA
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.
Daniel 10.21 BEARA
Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.
Daniel 12.1 BEARA
Nesse tempo,se levantará Miguel,o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia,qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.
Judas 9 BEARA
Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!
Apocalipse 12.7 BEARA
Houve peleja no céu. Miguele os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
A partir destes textos e de suas particularidades chegamos a conclusão que Miguel é um "Anjo" apenas no sentido de ser o supremo Mensageiro de Deus. Identificamos assim que ele não é um anjo criado mas o próprio Jesus Cristo.
Nesta Grande Batalha, Miguel e seus anjos saem vitoriosos, o dragão e seus anjos são expulsos do céu. E as exclamações de vitória estão registradas nos versos 10 a 12.
Apocalipse 12.10–12 BEARA
Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.
Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
Este hino de vitória é cantado pelos céus dentro desse parênteses na história, referindo-se não apenas à expulsão de satanás do céu por ocasião da batalha contra Miguel, mas de maneira definitiva por ocasião da morte de Jesus na cruz, quando seu caráter maligno ficou evidente em contraste com o caráter de amor e graça de Deus manifestado em Cristo. Na cruz, Jesus Cristo derrotou a Satanás. Falando de Sua crucifixão, Cristo disse: "chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso" Jo 12:31
Curiosamente, este é o centro do livro de Apocalipse, uma mensagem de advertência pela cólera do dragão que foi expulso do céu, derrotado na cruz, e sabe que pouco tempo lhe resta. Mas também é uma mensagem de grande esperança pois esse inimigo já foi DERROTADO! A expulsão de Satanás do Céu restringiu suas ações. Ele não pode mais acusar o povo de Deus diante dos seres celestiais.
E assim chegamos de volta ao final do verso 6:
Apocalipse 12.6 BEARA
A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.
A TERCEIRA GRANDE BATALHA
A terceira grande batalha acontece justamente após Jesus voltar vitorioso ao Céu, e sua igreja (a mulher) se tornar o alvo do Dragão aqui na terra.
Apocalipse 12.13–16 BEARA
Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;
e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.
A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.
Não levou muito tempo para a perseguição se iniciar contra o povo de Deus após Jesus subir ao céu. Através de Roma imperial, o dragão perseguiu e matou a milhares de cristãos. O detalhe é que Deus protege seu povo em lugares ermos da terra. Alguns consideram esse lugar deserto como representando os montes e florestas inabitados onde os cristãos se refugiaram durante o período no qual Roma assume um caráter cristão e continua perseguindo todos aqueles que pensavam diferente dela.
Esse é um assunto muito amplo que eu lhe convido a estudar mais a fundo através de um estudo bíblico do livro de apocalipse.
Vemos aqui que Deus protegeu a mulher, lhe dando asas da grande águia (semelhante à linguagem usada quando Ele tirou o povo de Israel do Egito) e a sustentou durante um período de 3 tempos e meio. Esse período simboliza 3 anos e meio que são 1260 dias proféticos, o mesmo período apresentado no verso 6. De fato, os 1260 anos são apresentados 7 vezes nos livros de Daniel e Apocalipse:
1260 dias - Ap 11:3; 12:6
42 meses - Ap 11:2; 13:5
3,5 tempos - Dn 7:25; 12:7; Ap 12:14
Pela interpretação destes textos com base no método historicista de interpretação profética, chegamos à conclusão que esse período teve início no ano 538 e foi até o ano 1798. Período no qual a mão de Deus esteve sobre a igreja, preservando-a da extinção. Nesse período a igreja se uniu ao estado e tentou pela força impor seus decretos e ensinamentos a todos os cristãos. Muitos abdicaram de suas crenças por temor à perseguição, enquanto aqueles que se mantiveram fiéis aos ensinamentos bíblicos sofreram severa perseguição. O mundo cristão se tornou um campo de batalha. Muitos foram aprisionados ou executados em nome de Deus! Nesses 1260 anos, milhões de crentes fiéis experimentaram grande sofrimento, enquanto muitos outros pagaram com a própria vida sua lealdade a Cristo.
O verso 15 diz que a serpente arrojou da sua boca água como um rio, a fim de arrebatá-la. Apesar de muitos interpretarem como as águas apenas se referirem aos exércitos usados contra o povo fiel a Deus nesse período, foi nesse período que surgiram na igreja romana uma inundação de falsas doutrinas, além das perseguições. Diante disso, o verso 16 diz que a terra socorreu a mulher, engolindo a água arrojada pelo dragão. Alguns defendem a migração européia para o continente norte americano pouco habitado, aliviando o peso da perseguição que havia na Europa. Mas há os que identificam na Reforma protestante em si, o principal fator para quebrar essa perseguição religiosa.
Muito antes do surgimento da Reforma, ergueram-se dentro da própria igreja as vozes daqueles que protestavam contra a eliminação sumária dos opositores, contra suas arrogantes pretensões e contra sua desmoralizadora corrupção. A indisposição da igreja em reformar-se deu à luz a Reforma Protestante do século 16. Esse foi um duro golpe para o prestígio e a autoridade da igreja de Roma. Apesar do movimento de contrarreforma, finalmente 1260 anos depois de 538, as espetaculares vitórias dos exércitos de Napoleão na Itália em 1798 colocaram o papa à mercê do governo revolucionário francês, que via na religião romana um inimigo irreconciliável da República. Sob as ordens de Napoleão, o general Berthier entrou em Roma e proclamou o fim do governo civil do papado, levando o papa como prisioneiro para a França, onde ele morreu em exílio.
Os seguidores de Cristo experimentariam um período de "grande tribulação", mas sobreviveriam a ele (Mt 24:21, 22). Impressionantes sinais marcariam, na natureza, o fim dessa perseguição; os mesmos sinais determinariam a proximidade do retorno de Cristo (Mt 24:29, 32, 33).
A QUARTA GRANDE BATALHA
E é nesse contexto que acontece a quarta grande batalha.
Apocalipse 12.17 BEARA
Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
Freneticamente frustrado por fracassar - mesmo durante 1260 anos - em suas tentativas para destruir a igreja verdadeira, Satanás, no tempo do fim, dirige seus mais ferozes ataques contra "os restantes da sua descendência".
Eu e você vivemos essa grande batalha em nossos dias. Ao tentar destruir o pequeno remanescente da semente da mulher, ele espera ainda hoje aniquilar a genuína igreja.
No antigo testamento, o remanescente é formado por gerações sucessivas de israelitas, o povo escolhido de Deus. Vez após vez, a maioria apostatava, mas sempre havia um remanescente fiel que se tornava herdeiro exclusivo das sagradas promessas, dos privilégios e das responsabilidades da aliança, feita a princípio com Abraão e confirmada no Sinai. Esse remanescente não era um grupo de indivíduos espalhados, por mais leais que eles fossem, mas por uma coletividade visível e comissionada por Deus na Terra.
Como podemos identificar o corajoso remanescente do tempo do fim?
O remanescente dos últimos dias não pode ser facilmente confundido. João os descreve de maneira bem específica:
O grupo apareceria depois dos 1260 anos,
É constituido por aqueles que "guardam os mandamentos de Deus
e têm o testemunho de Jesus."
Ap 14:12 também fala sobre esse grupo
Apocalipse 14.12 BEARA
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
FÉ DE JESUS - O povo remanescente de Deus é caracterizado por uma fé semelhante àquela que Jesus possuía. Eles refletem a inabalável confiança de Jesus em Deus e na autoridade das Escrituras. Creem que Jesus Cristo é o messias da profecia, o Filho de Deus, que veio como o salvador do mundo. Sua fé abrange todas as verdades da Bíblia - aquelas ans quais Cristo cria, pregando-as.
Tendo a fé de Jesus, o remanescente se dedicará à proclamação do evangelho da salvação pela fé em Cristo. E diante da eminência do juízo, procurarão fazer com que outros se preparem para o breve encontro com o Senhor.
MANDAMENTOS DE DEUS - Uma fé genuína em jesus leva o remanescente a seguir o Seu exemplo.
1João 2.6 NVI
aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
Uma vez que Jesus guardou os mandamentos de Seu pai, Seus seguidores também obedecerão aos mandamentos de Deus.
João 15.10 NVI
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
Por meio do poder que Cristo lhes concede, obedecem aos requisitos divinos, inclusive os Dez Mandamentos, a imutável lei moral.
TESTEMUNHO DE JESUS - No capítulo 19:10 João define o testemunho de Jesus como o Espírito de Profecia. O remanescente será conduzido pelo testemunho de Jesus, manifestado pelo dom de profecia. Essa orientação profética transforma o remanescente no povo da profecia que proclama a mensagem profética. Ale'm de entendê-la, devem ensiná-la. A revelação da verdade que vem ao remanescente o ajuda a empreender sua missão de preparar o mundo para o retorno de Cristo.
Comentário bíblico adventista pág 902
Desde os primórdios, os adventistas do sétimo dia têm proclamado as três mensagens angélicas de apocalipse 14 como o último apelo de Deus para os pecadores aceitarem a Cristo e creem que seu movimento corresponde ao "remanescente" de apocalipse. No entanto, os adventistas rejeitam enfática e inequivocamente qualquer pensamento de serem os únicos filhos de Deus e de terem lugar garantido no Céu. Creem que todos que adoram ao Senhor com sinceridade, isto é, nos termos de toda a vontade revelada que compreendem, são membros em potencial do último grupo remanescente mencionado em Apocalipse 12:17.
Os adventistas creem ter a tarefa solene e o privilégio de tornar claras e persuasivas as verdades divinas distintivas a ponto de atrair todos os filhos de Deus a esse grupo profeticamente predito, que se prepara para o dia do Senhor.
Conclusão
Relembrando, estas são as 4 Grande batalhas de Apocalipse 12:
A batalha que aconteceu no céu quando Lúcifer e seus anjos lutaram contra Miguel e seus anjos. Resultado: Satanás foi derrotado e expulso do céu.
A batalha que aconteceu quando através do império Romano e seus ataques diretos tentou destruir Cristo e sua missão aqui na terra. Resultado: Satanás foi derrotado de uma vez por todas na cruz com a morte e ressurreição de Cristo.
A batalha contra os cristãos após o arrebatamento de Cristo, especialmente no período de 1260 anos quando tentou destruí-los através de perseguição e falsas doutrinas da igreja romana. Resultado: Satanás foi derrotado pois Deus protegeu seu povo, o sangue dos cristãos era como semente, a verdade não foi destruída.
A batalha que eu e você vivemos hoje. No período do remanescente, quando somos chamados a fazer parte desse grupo de cristãos fiéis com uma missão muito especial para este momento da história: preparar um povo para se encontrar com Jesus em seu breve retorno. Resultado: Nessa batalha, eu e você podemos ter a plena certeza de que Satanás também será derrotado e o povo de Deus será vitorioso pelo sangue do Cordeiro!
Talvez muita coisa que eu tenha dito hoje você ainda não tenha compreendido completamente, afinal, esse não é um assunto tão simples. Mas espero que você tenha compreendido que não podemos viver achando que vivemos em tempos de paz e tranquilidade. Esse conflito que já se extende por milhares de anos hoje envolve a você e a mim. Essa não é mais uma história de Hollywood que ao terminar essa transmissão você volta às suas atividades corriqueiras como se nada tivesse acontecido. Essa batalha acontece não só nos âmbitos espirituais transcendentes, mas principalmente no meu e no seu coração.
A boa notícia é que nessa última batalha, já existe um lado vencedor! Você não precisa temer o Diabo pois ele já é um adversário derrotado!
A pergunta final é: Você quer ser vitorioso nesse Grande Conflito? De que lado eu e você vamos ficar? Você deseja nessa manhã afirmar perante Deus e o universo que você quer fazer parte do povo remanescente de Deus, aqueles que guardam os mandamentos, tem a fé e o testemunho de Jesus?
Eu quero convidar você a orar comigo neste momento entregando a nossa vida nas mãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more