CAMINHO SUPERIOR

Notes
Transcript

Introdução

Texto: Hebreus 11:39-13:25

Objetivo: (1) , (2) , (3) e (4) .

Proposição: .

Contexto:

O livro de Hebreus para muitos especialistas tem como pano de fundo a ideia da peregrinação, acredito que essa ideia esteja frenquentemente presente no texto. Estamos em uma jornada a caminhada é longa, árdua, porém recompensadora e gratificante. Nos capítulos finais que estudaremos hoje encontraremos as ideias e explicações de, qual é esse caminho, para onde olhamos, como andamos e qual o nosso destino, além de uma palavra de coragem final.
Nessa longa jornada, enquanto estudamos juntos o livro de Hebreus, particularmente fui enriquecido, essa carta/sermão, é inspirador, temos um Cristo que em tudo é Superior, pedimos que hoje este mesmo Cristo que nos conduziu até aqui nos direcione por esse caminho superior.

Corpo

1. OLHE O CAMINHO (11:39-12:4)

Hebreus no capitulo 11, nos trouxe a história de grandes homens e mulheres, conhecidos popularmente como heróis da fé. aqueles
Hebrews 11:38 BEARA
(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
O autor de Hebreus não nos chama a olharmos para eles como a quem olha super crentes, somos chamados a admira-los, sim, mas principalmente seguirmos a jornada que eles começaram.

A. OLHE O CAMINHO E VEJA O QUE ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ (11::39-40)

Esses homens e mulheres fizeram e conseguiram um bom testemunho, porém nunca alcançaram o fim do caminho. Somos convidados a entender de maneira diferente do que é apresentado em alguns locais hoje, não existe uma ruptura entre os do passado e os do presente, bem como não deverá existir uma ruptura entre os do presente e os do futuro, todos continuamos construindo sobre o que eles realizaram no passado.
A jornada é continua, eles não são apenas nosso exemplo como somos convidados a continuar sua jornada, a corrida cristã é melhor comparada a uma corrida de bastão do que uma maratona, ou até mesmo uma corrida de uma pessoa só. Somos responsáveis por ter pego o bastão do passado e somos responsáveis por levar o bastão para os que estarão a frente. Só teremos realmente aperfeiçoado, completado, esse caminho, quando chegarmos ao destino, sejamos nós ou sejamos outros, tendo participado da corrida, chegaremos ao fim.

B. OLHE O CAMINHO E VEJA QUEM ESTÁ AO REDOR DE VOCÊ (12:1)

O autor diz que estamos cercado, por uma nuvem de testemunhas, quem são elas? São aqueles apresentados em Heb 11, os heróis da fé. O texto não sugere que esses homens e mulheres estão hoje nos observando enquanto participamos desta corrida, como a platéia de um estádio, apesar de usar isso como ilustração. O termo grego traduzido como testemunha, martyr, não se refere a espectadores. Essas pessoas não testemunham o que fazemos. Anrtes, dão seu testemunho para nós do que Deus pode fazer, Ele é capaz de nos sustentar até o fim, como os sustentou (Heb 11:2, 4 , 5, 39) e agora testemunham para nós, olhe ao seu redor, como Deus agiu com eles, tabém poderá agir com você, o caminho parece rodeado de perigos e desesperos, lembre-se do testemunho desses homens e mulheres.
Certo cristão uma vez disse: não leio o AT, no máximo Salmos ou Provérbios. Ele estava perdendo uma boa ajuda espiritual.
Romans 15:4 BEARA
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Paciência significa perseverança, consolação traz a ideia de encorajamento. Uma das melhores maneiras de perseverar na fé e permanecer encorajado é conhecer os homens e mulheres piedosos do AT, que completaram seu papel na corrida e foram vitoriosos. Se você está com problemas familiares, leia José. Se você acha que tem um trabalho muito grande a realizar, leia sobre Moisés. Se você está sendo tentado a vingar-se, veja como Davi lidou com seus problemas.

C. OLHE O CAMINHO E VEJA QUEM ESTÁ ACIMA DE VOCÊ (12:2-3)

O terceiro convite volve nossos olhos para o alto, não devemos olhar apenas para trás e para o nosso redor, olhe para o alto, temos ali o AUTOR E CONSUMADOS DA NOSSA FÉ, JESUS, que nos deu o grande testemunho do que é percorrer o caminho que Deus o confiou. Foi apenas ao olhar para ele que recebemos nossa salvação, vai ser apenas olhando para ele que completaremos nosso caminho. Jesus viveu pela fé, confiando no Seu Pai em cada passo, ele suportou nessa terra mais coisas do que qualquer um dos heróis citados em Heb 11, sendo portanto o exemplo superior de fé a ser seguido. Ele suportou a cruz, esse ato envolveu vergonha, sofrimento, oposição e até mesmo rejeição temporário da parte do Pai. Na cruz Jesus sofreu por todos os pecados de todo o mundo. No entanto ele perseverou, consumou sua obra, completou seu caminho. Apesar de sofremos perseguições, nenhum de nós, ainda, precisou resistir até o sangue, nenhum de nós virou mártir. Porém na batalha de Jesus contra o pecado, ele derrama seu próprio sangue. O que deu forças para que nosso Senhor suportasse a cruz? A fé o permitiu perseverar. Confiar em Cristo libera um poder em nossa vida. Jesus não apenas nos deu o seu exemplo de fé inabalável, mas nos capacita a andarmos nesse caminho, nessa jornada de fé. Jesus não levou em conta a vergonha, pois tinha um vislumbre da alegria que teria conosco, isso o ajudou a vencer.

D. OLHA O CAMINHO E VEJA O QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ (12:1b, 4)

Aqui nos é revelado para onde devemos tambem olhar, travamos uma batalha diária contra o pecado e devemos continuar lutando. Preciso seguir o verso 1 tirando esse peso, me afastando do pecado que me assedia, para assim poder realmente correr minha jornada. Continuamos nessa luta até nossa morte. Se algo faz peso desnecessário na caminhada, você deve se livrar dele, tudo que é fútil deve ser largado, devemos ficar apenas com a essencia. O pecado é o principal empecilho em nossa corrida espiritual, precisamos nos esforçar para poder correr nossas jornada. (Carreira = batalha), o caminho é arduo, é uma prova literalmente de resistência. Não somos nós que o escolhemos, Deus o escolhe, é Ele que o propõe.

2. ESTE É O CAMINHO, ANDAI POR ELE (12:5-29)

A partir do verso 5 encotramos o anuncio de qual é o caminho comum a todos crentes, e como podemos descobrir o caminho que Deus nos aponta.

A. CORRIGINDO A JORNADA (12:5-11)

O autor já nos alerta, explicando que Deus constantemente verá a necessidade de nos corrigir durante nossa jornada, ao faze-lo, Ele cumpre apenas seu papel como Pai.
A citação é da versão grega da LXX, se não estamos sendo disciplinados por Deus, Ele não está nos tratando como Filhos, se não podemos ser chamados filhos, somos filhos ilegítimos.
Para nossa geração esse pensamento pode parecer estranho, mas se demonstra mais necessário do que nunca. Deus é nosso pai, porém algumas pessoas em tempos atuais, tem desmedido a graça a colocando de tal maneira que ela seja oposta a correção divina. O Deus aceito e apresentado é um Deus que não corrige, um Deus que apenas abraça, um Deus que só tem promessas nos lábios, mas jamais uma palavra de repreensão, um Deus que fala amor, amor, e jamais arrependa-se. Um Deus que se importa apenas com atos de graça, e não se importa com correção de atitudes. Esse pode ser o Deus dessas pessoas, mas não é o Deus da Bíblia, o Deus Bíblico pode ser sim tudo isso que elas aceitam, mas também é composto por tudo que elas rejeitam. São como uma criança de 4 anos que pega uma moeda na mão e ao olhar em um dos seus lados briga com tudo e todos, pois a moeda só tem cara e não coroa, ao virarem a moeda para ela ver os dois lados, ela tem apenas duas opções, ou aceitar a realidade ou perguntar, que truque foi feito? Alguns infelizmente tem negado a racionalidade e tem escolhido a segunda opção.
Um pai ou mãe que não disciplina, nega sua responsabilidade social, sua responsabilidade celeste e moral para com os filhos. É dever do pai disciplinar, para que o filho(a) se prepare para sua jornada futura. Deus nos displina hoje para passarmos pelas adversidades futuras, se você não consegue ver a mão de Deus te disciplinando hoje, pode ser que você não esteja vivendo como filho, mas como bastardo na casa do pai. Como um filhos deserdado que não receberá herança. Sejam submissos a Deus, isso é perfeiçãode caráter biblicamente falando. Um caráter perfeito na Bíblia, é um caráter perfeitamente submisso. A verdadeira filiação envolve responsabilidades, para as quais precisamos ser treinados e disciplinados.
Jesus nos deu o exemplo através de sua obediência, o pai nos ama, vemos isso através de sua disciplina, para que desistirmos da nossa caminhada então? Tire a poeira dos ombros, levante-se, firme suas mãos e seus pés, não desista, estamos percorrendo um caminho superior, estamos peregrinando rumo a pátria celestial. Prossiga, Não se desvie. Pai nenhum sente prazer em disciplinar os filhos, mas caso você seja pai e já tenha dito essa frase, sabe o quão verdadeira ela é, isso dói mais em mim do que em você. Os pais disciplinam visando os frutos, o fruto pacífico, o fruto da justiça, é o que Deus espera. A nossa rebelião some, começamos a nos esforçar para fazer o que é certo, obviamente o filho pode reagir a disciplina, pode desmaiar ou até mesmo desprezá-la, mas a atitude correta é a reverencia.

B. CORAGEM DURANTE A JORNADA (12-13)

Não temos por que parar nossa jornada, Deus grita, coragem, coragem, não pare, não desista, como um técnico, ageite as mãos, firme os joelhos, anda direito, corra.

C. CONSELHOS PARA UMA BOA JORNADA (14-24)

Ao andar no caminho, é importante ter algumas coisas em mente, as primordiais (14) paz com todos e santificação. Ambos atributos nos lembram o que é referido quanto a Cristo em paralelo com Melquisedeque, Rei da Paz e Rei da Justiça, somos levados a seguir esse conselho do alto para assim podermos nos encontrar na presença do mestre. Quantos cristão perturbam seus caminhos e dos outros pois não sabem viver em paz, brigam com o vizinho, com o irmão que senta em seu lugar no banco da igreja, a tal ponto que agora nem banco para sentar tem mais, briga com o marido, com a esposa, com os filhos, com os irmãos da fé, com os irmãos que não são da fé, com o diacono, com o ancião, com o pastor, com a professora da escola sabatina, só não briga com Jesus pois ainda não viu ele andando por essas bandas. Algumas pessoas não percebem que estão empatando a própria vida espiritual, estão atrapalhando a própria jornada, ahhh se ficassem em paz e usassem suas forças para encontrar uma vida de justiça diante de Deus, que diferença fariam nas suas vidas e nos dos que os rodeiam.
Os conselhos seguem: paz com todos, justiça, santificação, não seja faltoso com ninguem, cuide dos outros, não deixe a amargura brotar em seu coração, não seja impuro, não seja profano como Esaú. Lembre-se você não está caminhando para o Sinai, você está caminhando para Sião. a cidade do Deus vivo, a Jerusalém Celestial, a universal assembleia, a igreja dos primogênitos, você vai experimentar o encontro desses justos aperfeiçoados que tiveram seus nomes arrolados, gravados no livro da vida, você encontrará Jesus no final da Jornada, aquele que se comunica pelo seu sangue, como Mediador da Nova Aliança. O sangue de Abel clamava por Vingança, o sangue de Cristo clama a nova aliança, graça e misericórdia.
Não vivemos sob o medo ao pé do monte, nem estamos andando rumo a um juízo que está chegando. Estamos andando rumo ao nosso lar, rumo ao nosso Pai.
John 3:18 BEARA
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

D. ALERTAS DA JORNADA (25-29)

Nossa caminhada tem suas placas, seus alertas. O povo de Israel ficou atemorizado diante do Sinai, nós seremos também impressionados. Porém, enquanto Israel decidiu deixar de ouvir aquela voz, nós devemos agir diferente, Deus desceu até ele e os falou da terra, Cristo hoje se comunica conosco através do Céu. Ouça e siga as palavras do Mestre, tudo nessa terra passará, céus e terra serão abalados, porém o Reino é inabalável, devemos seguir nele com reverência e amor. O reino já é nosso, nosso Deus virá, e a tudo consumirá. Lembre-se sempre disso.

3. COMO ANDAR PELO CAMINHO (13:1-19)

O autor assume que a ideia do caminho envolve cada aspecto da noss vida, por isso nos ajuda a entendermos como andarmos no caminho de maneira prática e constante. Nos dando algumas instruções na esfera social, pessoal e religiosa.

A. INSTRUÇÕES SOCIAIS (1-3)

I. AME FRATERNALMENTE (1)

Philadelphia, ame seus irmãos, independentemente de diferenças externas, exercite o amor pois você recebeu um novo relacionamento dentro da família de Deus.

II. SEJA HOSPITALEIRO (2)

Na época do NT, as hospedarias eram infames pela imoralidade, hospitalidade no conceito do AT estava relacionada ao conceito de amizade, convidar alguem para uma refeição era uma forma de comunhão. Uma espécie de serviço social cristão para os irmãos da fé é considerado, é melhor acolher anjos e os tratar a altura do que tratar com os indignos indignamente. A dificuldade de hospitalidade não é a mesma hoje, já que existem muitas acomodações para viajantes. No então o principio permanece, devemos procurar formas e meios de expressar a hospitalidade de acordo com as necessidades atuais.

III. LEMBRE-SE DOS PRESOS (23)

O pensamento salta para aqueles que estão em uma situação mais infeliz, em piores circunstâncias. Os encarcerados aqui são provavelmente cristãos perseguidos por meio da fé, dai a exortação LEMBRAI-VOS. Lembre-se daqueles que sofrem ou padecem, como se você estivessem no lugar deles. O ministério aos presos é outra atividade de importância suficiente para ser julgada no juízo final. Saber que o outro precisa é mais do que suficiente para sentir e me colocar em seu lugar. Devemos demonstrar interesse uns pelos outros, o amor verdadeiro age assim.

B. INSTRUÇÕES PESSOAIS (4-6)

I. O CASAMENTO (4)

O matrimonio deve ser mantido em honra por todos, todos devemos respeitar o matrimonio, o lar é o primeiro lugar onde o amor é colocado em pratica. Um lar cristão começa com um casamento cristão dentro da vontade de Deus. Sexo fora do casamento é destrutivo e pecaminoso, sexo dentro do casamento pode ser enriquecedor e glorificar a Deus. A impureza é cometida por pessoas não casadas, enquanto o adultério refere-se aos casados.
Um lar cristão consagrado é a coisa mais parecida com o céus que se pode experimentar na Terra, e começa com o casamento cristão.

II. O DINHEIRO (5-6)

Entendendo o amor fraternal de maneira correta, terei a relação correta com as coisas que possuo. Avareza é amor ao dinheiro, que como já dizia Paulo, é a raiz de todos os males. Lembre-se ele não é o problema, alguns até diriam que é a solução, mas o amor a ele sim.
Pastor, nem tem como amar o dinheiro, você só ama o que você tem. Verdade, mas o risco se encontra em como nos relacionamos com bens materiais
Philippians 4:11 BEARA
Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Devemos aprender que as coisas provem da mão do criador, e existem para servi-lo essa é a maxima de mordomia, não são 10 do senhor e 90 meus, são 100 de Deus.
Não temerei, não temerei, que promessa gloriosa. Que afirmação desafiadora.

C. INSTRUÇÕES RELIGIOSAS (7-19)

I. LEMBRAI-VOS (7-8)

A palavra lembra pode sugerir que esses líderes estavam mortos, distantes ou até mesmo presos. Como é fácil esquecer os cristãos que nos ajudaram no passado, pessoas cujo trabalho e sacrificios nos ajudaram a trabalhar hoje na causa. o FIM, A BÚSSOLA DA VIDA DELES ERA JESUS CRISTO. A fé que eles tinham era em Jesus Cristo, eles pregaram a palavra, esse grupo de cristãos é chamado a seguir seu exemplo, bem como já foram chamados a seguir o exemplo dos heróis da fé e de Jesus Cristo.

II. AFASTE-SE DAS DOUTRINAS VÁRIAS E ESTRANHAS (9)

Esse verso é extremamente necessário. Alguns por não ouvirem e se lembrarem de seus guias, se envolvem com doutrinas estranhas e são levados por qualquer vento de doutrina, falta discernimento espiritual, são incapazes de diferenciar verdade e erro, não conseguem comparar a novidade com a Bíblia, não é por que ele está usando a Bíblia que ele está pregando a Bíblia. Um amontoado de textos mal utilizados são capazes de defender as mais absurdas heresias. Muitos são levados para longe da pureza do evangelho, para ideias malucas e mirabolantes. O poder estabiliador da graça de Cristo é a melhor proteção para o cristão.
Algumas pessoas ansiosas por novidades religiosas vão além dos claros ensinos das Escrituras com relação à alimentação e faziam dos seus critérios uma prova de fé
Romans 14:17 BEARA
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
1 Timothy 4:3 BEARA
que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
Essas pessoas nunca conseguiram realmente crescer espiritualmente pois estavam cegas nos seus prórpios enganos.

III. BUSQUE O QUE HÁ DE VIR (10-14)

Nós não somos a religião judaica, alguns em nossos dias tentam trazer essa ideia, negando assim principios básicos da fé cristã. Somos forasteiros nessa terra.

IV. OFEREÇA SACRIFÍCIO DE LOUVOR (15)

Louve a Deus em todos momentos e situações.

V. PRATIQUE O BEM (16)

Ofertas de Paz a Deus, ajudando aos outros e agindo bem.

VI. OBEDEÇA O SEUS GUIAS (17)

Obviamente alguns líderes podem ser ditatoriais e agir mal, mas em sua maioria eles desejam fazer o bem e tentam agir dentro do seu conhecimento da Palavra. A maioria das apostasias que eu vi até hoje foram em função do descumprimento desse conselho.
Tática dos Hereges - Padrão, tenho uma verdade nova, que seu líder está escondendo de você, inveção sobre pretensos pecados da liderança espiritual, que é diferente da linha sucessória levítica ou de reis, líderes espirituais em nossos dias são eleitos por vocês e por Deus, se colocam eles em desconfiança, vão atrás da verdade, caso contrario, você denunciam a si mesmos ou tentam denunciar ao Senhor- depois de desmoralizar o líder, ele se apresenta como líder desse movimento, que aparentemente não quer realizar uma ruptura, mas de maneira subversiva quer mudar as coisas e angariar mais fundos. Em um determinado momento são removidos ou a raíz venenosa é arrancada e eles vão chorar as perseguições com uma pretensa aparencia de piedade, como se houvessem sido injustiçados. Hereges agem assim, esse é o padrão, pessoas fracas na fé os seguem sempre, e sempre acham que estão no caminho certo, até que em um determinado momento se desesperam pois descobrem que as coisas não eram bem assim. Então se descepcionam com esse falso líder espiritual. E por vergonha não conseguem voltar para a liderança anterior, Ficando assim as garras de lobos devoradores, pronto para colocar suas salmas em perdição.
Qualquer pessoa que tente descredibilizar a liderança eleita da sua igreja, os pastores da sua associação, aqueles que receberam o chamado de Deus, fazem a obra do Diabo, e querem lhe levar para perdição.
Líderes não são perfeitos, erram e falham, mas verdadeiros líderes sabem que devem prestar contas de sua alma, por isso fazem o seu melhor até mesmo gemendo de dores e cansaço se for necessário.

VII. OREM POR NÓS (18-19)

Esse é um pedido e conselho bem mais pessoal, ore pelos seus líderes, para que seus líderes se tornem cada dia mais parecidos com Jesus, para que eles sempre tenham a consciencia limpa e sejam conduzidos de maneira honrada.

4. O DESTINO DO CAMINHO: O LAR SUPERIOR (13:20-25)

A. BENÇÃO FINAL (20-21)

Sejam aperfeiçoados - ideia de perfeito na Bíblia diferente da ideia secular hoje, perfeito é aquele que completa a vonta de Deus, realiza ou termina seu caminho, cumpre a vontade.

B. PEDIDO FINAL (22-24)

Suportem a exortação, até os pontos mais difíceis, sejam encorajados, mesmo ela sendo resumida. Mandem um abraço para os líderes e os outros irmãos da Igreja.

C. ORAÇÃO FINAL (25)

Que a graça de Deus esteja com vocês.

Conclusão

Terminamos a carta aos Hebreus, estudamos essa carta no últimas 6 semanas, o que você aprendeu, como você cresceu, o que você viu que pode melhorar? Como ela te ajudou a entender melhor Jesus?
Temos em Cristo uma revelação Superior, Superior a toda criação, Ele é aquele que nos leva a um descanso superior, nos ensina um Serviço Superior, através do seu sacrifício superior para que possamos andar em um caminho superior.
Related Media
See more
Related Sermons
See more