O OUTRO CONSOLADOR 1/2

Consolador  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto:

Objetivo: (1) Compreender a Natureza da Revelação do ES, (2) Entendermos a obra do ES e (3) Buscar a presença do ES.

Proposição: Sem Ele não somos nada, mas em Suas mãos podemos ser alguma coisa.

Contexto:

Gostaria de extender o convite para estudarmos juntos durante as próximas semanas a Doutrina do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade. Vamos estudar diversos pontos, desde pontos centrais da doutrina bíblica acerca do Espírito, a Natureza do Espírito Santo, Sua missão na vida de cada um de nós e na vida da Igreja. Infelizmente, sempre que falamos sobre a Doutrina e a Pessoa do Espírito Santo, é muito difícil encontrarmos materiais completos e claros, quem sabe isso sirva para o desenvolvimento de mitos e um certo misticismo sobre a pessoa do Espírito Santo, quem sabe, esse fator também contribua para o desenvolvimento sazonal de algumas heresias, como a apresentação do Espírito Santo como uma força impessoal ou a negação da Trindade em si. Espero estudar esses temas longe das filosofias humanas e bem próximos a Bíblia.
Existe em nossos dias um grande aumento de interesse na obra do Espírito Santo em alguns círculos. O movimento pentecostal e as ondas subsequentes de movimentos carismáticos levam vários cristãos a um novo conhecimento do Espírito Santo e dos seus dons. No contexto do Cristianismo, vimos nessas últimas décadas um aumento nos livros escritos sobre as implicações práticas e as bençãos do Espírito Santo na vida do crente. Nesse livros a ênfase gira bastante em torno da obra do Espírito Santo em nós, na conversão e santificação, os dons apoiando nossos ministérios, o fruto do Espírito em nossas vidas, etc.
Porém em nosso estudo hoje, espero lembrar a todos que a Bíblia fala em primeiro lugar, e principalemente, sobre Deus e não sobre nós e nosso potencial humano. Até mesmos os dons espirituais que desejamos e recebemos são dons de Deus. É Deus por meio do Seu Espírito Divino que concede os dons que Lhe apraz
1 Corinthians 12:11 BEARA
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Precisamos portanto, duplicar nossa atenção no estudo do Espírito Santo para que consigamos enxergar o assunto tendo Deus no centro, estudando não de uma perspectiva humana , mas sim sob a perspectiva de Deus.
A Bíblia não fala de maneira Sistemática sobre o Espírito Santo, e isso, talvez se relacione com o primeiro ponto que estudaremos sobre a Pessoa do Espírito Santo, seu papel em segundo plano.

Corpo

O ESPÍRITO SANTO EM SEGUNDO PLANO - UM ALICERCE

É interessante notar que, na Bíblia, o Espírito Santo não deseja ou procura ser o centro das atenções. Ao contrário, Ele deseja dar a Jesus Cristo toda honra e toda a glória, situando-se no “segundo plano” da Trindade. É fato que no plano de salvação de Deus, Jesus foi encarnado, não o Espírito Santo. O fato do Espírito Santo desempenhar um papel distinto no plano de nossa redenção que promove a encarnação de Cristo, tornando-se o único membro da Trindade visível aos seres humanos, recebendo uma posição diferente, quase de primeiro plano. Essa posição em “segundo plano” do Espírito Santo, nos leva a compreender um pouco por que na própria Bíblia, as vezes podemos imaginar que sua figura é rodeada de algum tipo de mistério. Dizer que o Espírito Santo tem algo de misterioso, inexplicável, não siginifica que estamos caindo em um poço sem fundo de misticismo ou obscurantismo. Afirmarmos isso é reconhecermos humildemente nossa incapacidade de colocar um oceano dentro de um copo de água.
O Espírito Santo, assim como as outras duas pessoas da divindade, realizam uma obra muito maior do que qualquer ser humano poderiam compreender, inventar ou diagnosticar. Existem muito mais coisas sobre Deus do que podemos imaginar, e nosso aprendizado sobre Ele nunca irá terminar. O mistério está originado na grandez de Deus e é aumentado pela nossa condição pecaminosa.
O Espírito Santo é por meio de sua atuação em nossa vida, promover e mediar a presença e anobreza de Jesus Cristo.
Packer disse: A mensagem do Espírito Santo a nós nunca é “Olhe para mim; ouça-me; venha até mim; conheça-me, sua mensagem sempre é: Olhe para Ele, veja a glória dEle; conheça-O e ouça sua voz, vá até Ele e tenha vida; conheça-O e prove o gosto da alegria e paz.
Em nosso mundo egocentrico, de autopromoção, a beleza do Espírito Santo não está em sua exibição, mas em sua abnegação divina.
Por isso somos chamados cristão e não espiritãos, ou santarrões. Além disso o Espírito Santo nos ensiane humildade ao dar glória ao Pai por meio de Jesus Cristo, o Filho. A humildade é extremamente importante para entender a Deus e a Bíblia, vemos isso na própria relação da trindade como exemplo.
Perguntaram certa vez a agostinho: em um sermão, qual a característica mais importante? A articulação, Afinal, não adianta eu ter uma ideia genial e não conseguir explicar a mesma para ninguém. Perguntaram então qual seria a segunda, e ele disse: articulação, e assim foi até a quinta. Ao que ele acrescentou a última pergunta, se você me perguntasse sobre os preceitos da religião cristã, eu responderei “humildade” na primeira, segunda, terceira e sucessivamente.
É só por meio da humildade que podemos alcançar o miaor e o mais profundo conhecimento de Deus, percebendo que dependemos de Deus para adquirir o verdadeiro conhecimento.
Qualquer um que queira compreender o Espírito Santo, e pelo Espírito Santo entender a Bíblia, e até mesmo o próprio Deus, deve permitir que as Escrituras sejam a norma autoritatica para a fé e a experiência. Nessas considerações, conseguimos nos aproximar da Bíblia para entendermos o que o Espírito Santo nos ensina através dela.

1. O ESPÍRITO SANTO E SUA OBRA

A. O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO: APONTAR PARA JESUS CRISTO

Precisamos entender que não podemos saber nada sobre Jesus e nada sobre as reais coisas espirituais, sme o Espírito Santo. A bíblia é clara ao afirmar que o homem, em sua situação caída, está cego e não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois elas são tolices para eles. Eles não podem entendê-las, pois são discernidas espiritualmente
1 Corinthians 2:14 BEARA
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Não podemos saber nada sobre Deus por nosso próprio discernimento e pela nossa própria razão. Somos dependentes da luz da compreensão dada pelo Espírito Santo
Ephesians 1:17–19 BEARA
para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;
Muitas passagens bíblicas esclarecem que a obra do Espírito Santo é colocar Jesus Cristo como centro, enaltecendo o Filho e o que Ele tem feito por nós. Lemos:
1 John 4:2–3 BEARA
Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
Além disso o Esp testifica de Jesus como Cristo disse que Ele faria
John 15:26 BEARA
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
Observem a beleza quando nos lembramos que o Espírito segue as diretrizes de Jesus, enquanto Jesus seguia suas diretrizes quando andou entre nós. Aquilo que Jesus conquistou na cruz para a nossa salvação é o que o Esp aplica em nossa vida, por meio do ministério de Cristo no Sant Celestial.

B. O ESPÍRITO SANTO E O CONHECIMENTO SOBRE DEUS

O Esp atua diretamente no nosso conhecimento sobre Deus. Paulo diz que o Esp Santo conhece a profundidade de Deus, Ele conhece a Deus como nenhum outro ser,
1 Corinthians 2:10 BEARA
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
afinal - Ele próprio é Deus, um membro do Deus Trino. Por essa razão, o Espírito Santo se ajusta, de forma única, a revelar Deus e sua vontade para nós de um modo confiável e autoritativo. Conhecer o Deus da Bíblia significa que nós temos de confiar nopróprio Deus, aquele que se fez conhecido por meio da Palavra de Deus Revelada, inspirada e encarnada. De alguma forma, o Espírito Santo é a base para conhecermos a Ele mesmo. E Ele se revela para que nós seres humanos possamos ser instruídos nos caminhos dEle.

C. O ESPÍRITO SANTO E A REVELAÇÃO ESPECIAL

Toda revelação especial que temos vem por meio do Espírito Santo, seja a Bíblia, Cristo, milagres ou atos sobrenaturais.
2 Timothy 3:16 BEARA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
2 Peter 1:20–21 BEARA
sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo é o Espírito da verdade, Ele concede confiança as palavras de Deus. Deus Espírito SANTO é a fonte da revelação divina, a qual é registrada de maneira fiel na palavra escrita: a bíblia. O ES tocou os escritores bíblicos de tal forma que o que eles escreveram em suas próprias palavras, era portanto a palavra de Deus, transmitindo autoridade divinia. Contudo, apesar do Espírito Santo revelar Deus e sua vontade aos seres humanos, e também inspirar escritores bíblicos a escrever de maneira fiel, o resultado desse processo não é um livro primariamente sobre o Espírito Santo, mas sim uma obra que aponta para Jesus Cristo, Filho de Deus.
A Bíblia é autoridade pois ela é o veículo pelo qual o Espírito Santo escolheu para falar conosco.

D. O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA ESCRITA

Possuir a revelação de Deus, como a Bíblia, não é suficiente, precisamos abraça-la e estarmos dispostos a obedecê-la. Nem todos que ouvem ou leem a Palavra a seguem. Abraçar e seguir a Palavra, é obra do ES em nós. Revelação, Inspiração, Compreensão e Obediência a Bíblia - Tudo isso provem do Esp. Santo. Sem o Esp Santo não existe amor pela Bíblia nem vontade de obedece-la.
Não existe fé, não existe amor como reação, posso até entender o que está escrito, mas não consigo viver o amor do que foi revelado.
O ES nos ajuda a entender a Bíblia
1 Corinthians 2:12 BEARA
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
A obra do ES sobre a Bíblia, não parou em um passado distante, atualmente ele continua a falar com seu povo por meio da Bíblia, fazendo com que a palavra continue viva, auxiliando a compreensão do significado e a relevância do texto para nossa vida hoje.
O Espírito Santo é um Auxiliador no estudo da Palavra de Deus.
Quando compreendemos de verdade, somos levados a obedecer, por amor a palavra. Deus não nos guia, por meio do ES, para longe das suas palavras na Bíblia, EGW diz:
O Espírito Santo não foi dado - nem nunca o poderia ser - a fim de sobrepor-se/anular/sumir com as Escrituras; pois está explicitamente declara ser ela a mesma norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos. GC VII
Ao aceitarmos Bíblia como confiável e verdadeira, somos levados pelo Espírito Santo a aceitar a viva Palavra de Deus, Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador. Enquanto a revelação da verdade divina é obra do Espírito, Ele guia o crente a aceitar Jesus Cristo como seu salvador pessoal.

E. O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA ENCARNADA

O Espírito Santo não é ativo apenas na origem da Palavra Escrita, o Espírito Santo tembém está envolvido de maneira bastante significativa no modo que a Palavra de Deus encarnada vem a nosso mundo.
Luke 1:35 BEARA
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
O Espírito Santo anunciou a vinda de Jesus por profetas anteriores e por Simeão, Ana, Zacarias e Elisabete.
Além de ser o agente ativo na concepção do Messias, com possíveis ecos da Criação do mundo em Gen, quando o Espírito “pairava/cobria/desceu sobre” as águas;
O Espírito SAnto é o responsável pela concepção de Jesus na virgem Maria. O resultado não é somente a concepção sobrenatural que leva ao nascimento do Filho de Deus, mas a vinda daquele que pode ser chamado de ente santo/ ser santo.
Nenhum outro ser humano é chamado de ser santo, isso significa que Jesus é de fato, o Filho do Santo, ou seja, Jesus é o Filho de Deus, sendo verdadeiramente divino - bem como verdadeiramente humano. Jesus teve o Espírito Santo como seu Pai no momento da concepção - sem fazer confusão com as referências nos evangelhos obviamente.

2. O ESPÍRITO SANTO E A REDENÇÃO

A. O TESTEMUNHO ESPÍRITO SANTO E A CERTEZA DA SALVAÇÃO

O ES além de nos guia até Cristo, nos dá a certeza da Salavação.
Romans 8:16 BEARA
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ele concede a eveidência de que a obra de Deus está ocorrendo em nós.
1 John 4:13 BEARA
Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.
O ES concede a nós a segurança de que fomos adotados como filhos de DEUS. Ele é uma testemunha e nos sela, confirmando que estamos em Crsito.
2 Corinthians 1:21–22 BEARA
Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
O ES é a garantia que pela fé em Cristo, nós pertencemos a Deus, e de que Deus irá completar a obra que ele começou em nós
Philippians 1:6 BEARA
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Em 2Co 1.21-22 lemos que tudo aqueilo que Deus promete está cumprido em Cristo, que nos ungiu e selou. Mais adiante o selamento implica uma condição moral, andar no caminhano da santidade é o que nos associa com o selamento do ES
Ephesians 4:30–32 BEARA
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Se desejo viver no ES, devo aceitar o que as Escrituras ensinam.

B. O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO E A CONFIANÇA NA PALAVRA

O ES estabelece a autoridade da Bíblia como verdadeira. O testemunho interno do Espírito é mais forte que a razão humana, o que chamamos de fé, cremos na Bíblia pois o ES nos leva a crer. A Bíblia se torna autoautenticada. Uma mente cética não pode alcançar essa segurança. Só aceitamos pela fé. O Espírito Santo nos confirma a veracidade da Bíblia. Por isso quando lemos que ela é a Palavra de Deus cremos.
Se eu escrevo um livro qualquer e digo que ele é a Palavra de Deus, e escrevo isso nele, obviamente ele não se tornarpa a palavra, e quando você o ler, não o lerá como palavra, porém com a Bíblia o ES fala conosco e nos confirma o que ali está revelado.

C. O ESPÍRITO SANTO E A CONVERSÃO

O ES é indispensável para trazer uma nova vida espiritual/ novo nascimento para a existência humana pecaminosa. A regeneração para uma nova vida só é possível por meio do Espírito.
John 3:5–8 BEARA
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Titus 3:5 BEARA
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Somos salvos mediante o lavar regenerador e renovador do ES. Ao nascer novamente, o novo nascimento ou regeneração é atribuído a obra do ES, ele resgata o coração pecaminoso da morte, e abre os olhos cegos, ele faz isso para que tenhamos consciencia do nosso pecado pessoal
John 16:8 BEARA
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
e de nossa condição pecaminosa, encorajando a ideia de que precisamos de um salvador: Jesus Cristo.

D. O ESPÍRITO SANTO E A SANTIFICAÇÃO

O ES desenvolve em nós a imagem de Cristo, Ele nos leva pela jornada da santificação, por isso Ele nos limpa dos nossos pecados e nos santifica.
1 Corinthians 6:11 BEARA
Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Ele produz em nós um crescimento de santidade durante toda a vida, fazendo com que o fruto do espírito cresça dentro de nós. nos tornando capazes de viver vitoriosamente pela graça de Deus. O nosso ser é transformado em sua prórpia imagem, santificação ocorre por meio do poder do ES
2 Thessalonians 2:13 BEARA
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheudesde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
1 Peter 1:2 BEARA
eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
sendo alcançada pela fé, assim como a justificação é pela fé em Deus. O Espírito Santo transforma nosso caráter e nos concede forças e alegria para sermos obedientes a vontade de Deus.

Conclusão

Podemos resumir a obra do Espírito Santo dizendo que Ele trabalha de maneira harmoniosa com o Pai, e com o Filho, PARA QU ALCANCEMOS A SALVAÇÃO. O ES nos acorda da morte espiritual. Ele nos guia para que estejamos conscientes de nossa pecaminosidade e que estamos perdidos. Ele nutre em nós o desejo para que sejamos transformados e nos guia para Jesus Cristo. Ele nos concede a certeza da salvação. Ele nos ensina a sermos mais semelhantes a Jesus. Ele mantém em nós a fé na caminhada com Deus.
Ele torna possível completar a missao e a vontade de Deus. Ele faz da Palavra Escrita de Deus nosso manual de instrução e norma para vida cristã e doutrina. Onde estaríamos se não fosse o Espírito Santo? O que poderíamos fazer sem Ele?
Seriamos miseráveis, estaríamos perdidos, não podendo fazer nada que glorificasse a Deus.
Durante as próximas semanas estudaremos juntos sobre a pessoa do ES, eu convido você a orar pedindo o batismo do ES, orar pela unção do ES, orar clamando para que o mesmo seja derramado em nós. Podemos combinar de orar juntos?