Você quer ser curado?

7 Sinais de Cristo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Você quer ser curado?

3º Sinal de Cristo no Evangelho de João
Água em Vinho
Cura do filho do oficial
O TANQUE
João 5.2 NVI
2 Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
*Video Ruínas do Tanque
O que vemos é um aglomerado de muitas construções, uma sobre a outra.
Quando um lugar é importante, ele é destruído e construído muitas vezes.
Arcos de uma construção muito grande feita por Constantino marcando o lugar sagrado. Não sobrou nada… provavelmente destruída pelos muçulmanos.
Tem também um templo pagão dedicado ao deus Asclépio, ou esculápio, considerado o deus da cura. Este lugar é associado à cura.
Havia uma placa quase em frente à igreja escrito em grego e uma palavra chama a atenção: probaticon, significa literalmente “das ovelhas”.
Junto à porta das Ovelhas
Tanque de Betesda - significa bait + heset = casa de misericórdia.
O último extrato do tanque tem umas escadarias coberto de limo, que faz parte do tanque da época de João.
O tanque tinha 5 pavilhões.
Eram 2 piscinas colocadas uma ao lado da outra.
Pisos colunados ao redor de ambos os tanques.
(Maquete de Jerusalém)
A piscina norte alimentava a piscina Sul. Eram piscinas usadas para banhos rituais. As pessoas que iam ao templo se purificavam ali.
João 5.3–4 BEARA
3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].
Esse texto na maioria das Bíblias traz um colchete, isso significa que pelo estudo da crítica textual, provavelmente este texto não constava no manuscrito original de João, mas foi acrescentado por algum copista à margem lateral como comentário. E ao longo de muitas cópias ele acabou sendo incorporado ao texto do Evangelho.
Mas apesar de ele não ter sido escrito pelo apóstolo, ele descreve um fenômeno que acontecia ali. Então ele é historicamente viável e plausível.
Como tinha 2 piscinas e uma alimentava com agua a outra, quando havia uma compensação de água de uma para a outra, havia essa movimentação da água, que era natural.
Olhando a piscina, ela era estática e parada, de repente do nada ela mexia, borbulhava, e as pessoas olhavam para aquilo, e a vontade de enxergar o sobrenatural era muito grande, e logo se desenvolveu a ideia de que um anjo agitava essa água, e aquele que desse o mergulho primeiro ficava curado.
Esse era o local de uma ironia sádica . Porque é a casa da misericórdia, mas na verdade, era a casa da desgraça, da miséria, e não da misericórdia.
Em português a palavra misericórdia significa “o coração que se condói, se solidariza, com a miséria.” É um sentimento.
Mas ali, miséria era o fato, a realidade do povo.
Muitos doentes ficavam esperando que a água se mexesse, e então acontecia uma São Silvestre da desgraça. Era aquele que caísse primeiro na água…. Imagine a cena: Pessoas se arrastando, pulando, mancando, cego apalpando procurando o lugar… e quem caísse primeiro, de acordo com a lenda, ficava curado.
"Centenas de sofredores visitavam o lugar, mas era tão grande a aglomeração de pessoas quando a água era agitada que homens, mulheres e crianças mais fracas eram pisoteados pela multidão. Muitos dos que conseguiam alcançar o tanque morriam à beira do mesmo." DTN Cap 21
E quando você tem multidões que se reunem em torno de uma mística, acontece que vez ou outra, sai aquela notícia: fulano foi curado. Eu tinha um caroço aqui em baixo, sumiu! Eu não conseguia levantar meu braço, olha que coisa maravilhosa! Foi curado! E aí você vai alimentando a mística daquela localidade. E as pessoas ficavam na casa da misericórdia, vivendo a sua miséria.
João 5.5 NVI
5 Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
Aquele homem estava doente há 38 anos! Mais tempo do que eu tenho de vida. Mais tempo do que Jesus tinha de existência terrena… 38 anos!
João 5.6–7 NVI
6 Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” 7 Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.
A pergunta que Jesus faz não tem lógica, é sem sentido! Esse lugar era um lugar onde as pessoas estavam reunidas esperando a cura, e aí Jesus faz a pergunta: Queres ser curado?
A resposta mais óbvia à pergunta de Jesus seria: SIM, COM CERTEZA QUERO SER CURADO!
Mas perceba que o paralítico ao invés disso, começou a apresentar desculpas.
Jesus escolheu o pior caso! Aquele homem estava ali ha tanto tempo não era a toa. Se o que era curado era o primeiro a chegar, não é de se estranhar que os paralíticos estivessem sempre em tamanha desvantagem.
Os mais fortes atropelavam os fracos em sua ansiedade para chegar à água quando esta se agitava […] Assim, quanto mais egoísta, determinado e forte fosse o indivíduo, era mais provável que chegasse ao tanque primeiro. Comentário Bíblico Adventista
A pergunta que Jesus, para nós parece absurda, mas quando se conhece a alma humana, como Jesus conhecia, mais do que Freud, Yung, qualquer escola psicanalítica ou psicológica,
Essa pergunta se mostra repleta de sentido e propósito, pois não é todo mundo que quer ser curado.
Tem gente que vicia na sua doença, que se vicia nos seus problemas. Tem gente que faz das suas limitações, da sua realidade, das suas lutas, das suas enfermidades, a sua própria identidade. Se identificam com isso e usam isso numa espécie de barganha com os outros. Vão criando ambientes de co dependência. Tem gente que a pior coisa que pode acontecer na vida é ser curado.
Ninguém gosta do desconforto da doença. E não estamos falando apenas de doenças físicas aqui, mas também emocionais, relacionais, psicologicas, espirituais, as mais diversas. Ninguém gosta da sensação da dor, das limitações que as doenças trazem. Mas a gente vai aprendendo a conviver com aquilo e vai utilizando isso como moeda de troca pra gente poder se relacionar. A gente vai olhando para as nossa limitações, desvios, erros, dificuldades, tortuosidade que trazemos dentro de nós, e dizemos “eu sou assim, sou assim mesmo, gostou de mim tem que me levar assim, é assim que eu sou e vai ter que me engolir.” Não é assim que a gente fala? E a gente vai criando com a doença um perfil do nosso ser. De forma que a gente não consegue se imaginar sem sermos o que somos. E vamos criando todo um cabedal de argumentos para explicar aquilo que não somos nós. É a nossa enfermidade, a nossa doença.
Por isso a pergunta de Jesus parece óbvia, mas ela não é.
Porque a maioria de nós não quer ser curado.
Nós queremos ser a vítima da história, queremos ser carregados… É muito fácil você olhar para tudo que acontece na sua vida e culpar todo mundo à sua volta.
Minha vida é assim por causa do meu casamento que não é feliz. Meu marido é desse jeito. Minha esposa é assim. Olha os filhos que a gente tem… fiz de tudo por essas crianças, olha o que aconteceu com elas… onde foi que eu errei Senhor? Olha só, minha vida espiritual é essa catástrofe porque Olha a igreja que eu frequento, olha o desânimo desse povo, olha esse povo aqui caindo pelos caminhos… não tem como você ser espiritualmente saudável numa congregação assim.
Você vai culpando tudo, as circunstancias exteriores e todo mundo à sua volta. Você vai colocando o foco do lado de fora, mas você não se vê. Todo mundo é errado, você é a vítima do processo e é o único certo. Não é assim? Nós somos assim!
E não estou aqui falando para um ou para dois… eu me incluo nessa descrição também pois todos somos assim. Somos viciados em nossas doenças, transformamos essas enfermidades em traços do nosso caráter e vamos justificando as nossas falhas responsabilizando todo mundo à nossa volta.
Aí vem Jesus e diz: você quer ser curado?
Porque o processo de cura implica você abraçar a responsabilidade de quem você é. E implica em você se livrar dessas limitações e enxergar a sua verdadeira natureza e caminhar com as suas próprias pernas.
Você quer ser curado?
E esse homem realmente queria…
Ele primeiro usa esse argumento, ele justifica: eu estou aqui, ninguém me leva, ninguém me carrega…
E Jesus para com toda essa lamúria, essa co-dependência, com essa auto-comiseração, com esse sentimento de coitadinho que ele tinha, Jesus para com isso, olha pra ele e diz:
João 5.8–9 NVI
8 Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. 9 Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
Qual seria a última coisa que você falaria para alguém paralítico?
No texto, Jesus não oferece a mão para o levantar… ele usa sua Palavra para realizar o Milagre.
Precisamos lembrar do propósito do livro de João, apresentar evidências de que Jesus era não apenas um messias humano, mas o FILHO DE DEUS, Deus encarnado!
João 1.3 NVI
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
E como o mundo foi criado?
Hebreus 11.3 NVI
3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.
Gênesis 1.3 NVI
3 Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
O Senhor curou-o pelo poder de sua palavra, ordenando que o homem fizesse justamente aquilo que não podia e lhe dando, ao mesmo tempo, a capacidade de cumprir a ordem.
Era IMPOSSÍVEL aquele homem se levantar… mas pela PALAVRA, Deus tornou aquilo possível.
Jesus não pediu para aquele homem sofredor exercitar sua fé nEle. Disse simplesmente: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande." A fé do homem se apoderou daquelas palavras. Cada nervo e cada músculo de seu corpo aleijado vibraram ao receber vida nova. Ele reuniu sua vontade para obedecer a Cristo, e seus músculos responderam. De imediato, ficou de pé, descobrindo que podia se movimentar livremente e com facilidade.
O homem poderia ter parado para duvidar, perdendo sua única chance de ser curado. No entanto, ele acreditou na palavra de Cristo e, agindo de acordo com ela, recebeu força. DTN Cap 21
Você quer ser curado?
Todo mundo vai dizer que sim… mas a gente fala da boca pra fora.
Você aceita a mudança radical de tudo aquilo que você diz que você é, você aceita essa transformação total, essa responsabilidade de caminhar em maturidade, em consciência crescida diante de Deus?
Andar por suas próprias pernas, sem depender de ninguém. Sem ser o coitado, sem ser a vítima?
Ser você mesmo, andando com a força que Deus te deu?
Imagine como você seria se você fosse curado.
Olhe pra sua vida.
Como você seria se não fosse como você é hoje?
Como seria o seu EU ideal de acordo com o que você tem ouvido da Palavra de Deus?
Como é que seria você sem aquilo que hoje é o seu mal?
Como é que você seria como marido? Como é que você seria como esposa? Como você seria como irmão?
Como ente, ser consciente na comunidade que você frequenta, no lugar que você habita, no lugar que você mora, na sociedade que faz parte do seu circulo mais íntimo?
Como seria um você diferente, vivendo a vontade de Deus na sua vida?
Agora tenta mentalizar isso, e crer que isso não é sonho, isso não é impossibilidade… isso é promessa de Deus aqui! Hoje o Senhor Jesus está aqui entre nós e ele olha para você e pergunta: Você quer ser curado meu filho?
Responda com a sinceridade do profundo do seu coração: SIM
Essa cura só acontece se você do fundo do coração realmente desejar.
Isso não é promessa, sonho, impossibilidade… esse homem ouviu a Palavra de Deus para ele. Ele foi curado meramente pela palavra. E a palavra de Deus é a que você está recebendo aqui hoje neste lugar.
Hoje é o dia da cura.
Você quer ser curado? De verdade?
Só Deus sabe o seu coração…
Mas se essa é a vontade, gostaria de convidar você a orar junto comigo:
Senhor Jesus,
o senhor conhece todas as coisas,
o Senhor conhece o meu coração,
conhece as minhas doenças,
as minhas limitações,
hoje eu ouvi a tua palavra,
eu quero ser curado,
pelo poder do teu espírito,
pela força da tua graça,
me transforme agora numa nova pessoa,
na pessoa que eu já sou de acordo com a sua vontade.
Eu creio nisso,
e pela força da palavra que eu ouvi,
eu proclamo,
sou agora uma nova pessoa pelo poder de Jesus.
Eu te agradeço
em nome de Jesus
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more