GRAÇA: CHANCE DE RECOMEÇO

O EVANGELHO EM RUTE  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 680 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto: Rute 1

Objetivo: (1) Entender o contexto Geral, (2) Compreender alguns pontos chaves do livro de Rute, (3) Encontrar o princípio da graça e (4) Buscar um recomeço.

Proposição: Rute é um livro sobre graça, a graça que nos permite recomeçar.

Contexto:

O livro de Rute é um livro fascinante. Para alguns ele pode parecer um ponto fora da curva na Bíblia, apenas quatro capítulos que contam a história de uma mulher que não era parte do povo de Israel. Pode parecer estranho, mas é assim que alguns vezes veem esse livro. Alguns acreditam que a história de Rute é uma história que aponta apenas para o Rei Davi, que aparecerá depois, outros acham que ela é apenas um elo entre o livro de Juízes e Samuel. Alguns dizem que o foco do livro na verdade não é Rute, mas Noemi. Cada uma dessas ideias podem ter seu pingo de verdade, mas o ponto central de Rute, ao meu ver, e o ponto que quero trazer a vocês nas próximas semanas, é que o livro de Rute, na verdade não é sobre ela, sobre Noemi, nem mesmo sobre Boaz, o livro de Rute é sobre a graça de Deus. Deus é graciosa, essa é a grande mensagem desse pequeno livro, por Deus ser gracioso, devemos comunicar, abençoar a outros com essa graça que também recebemos. A graça se demonstra em cada capítulo, a cada versículo.
Vejo o livro de Rute, como um pequeno testemunho, uma pequena demonstração poderosa do que é o evangelho, a graça que superabunda em nosso mundo de pecado e desgraça.
Eu espero sinceramente que Deus fale ao seu coração como tem falado ao meu através desse pequeno poderoso testemunho.

Corpo

O sermão de hoje será dividido em duas partes, primeiro gostaria de trazer algumas segredos e dicas importantes para entedermos Rute, depois analisaremos o texto verso a verso, como estamos acostumados.
1ª dica: se você quer perceber a beleza do livro, preste atenção nos detalhes, o livro é cheio de pequeno detalhes enriquecedores, Rute é chamada três vezes por três nomes diferentes por Boaz, além de se definir três vezes diferentes com outra funções. Esse é apenas um de pelo menos outros 10 pequenos detalhes que enriquecem o texto, e muito.
2ª dica: Preste atenção no nome dos personagens e dos lugares, quem sabe, Rute seja um dos poucos livros da Bíblia onde todos os nomes fazem muita diferença.
3ª dica: Leia Rute anotando assuntos curiosos e diferentes da nossa época, pesquise como eram realizadas algumas coisas na época e sua leitura vai ser transformadora. A lei do levirato, a colheita etc
4ª dica: o livro de Rute faz referencias a muitos livros da Bíblia, de maneira especial a Lei de Moisés, preste atenção e busque conhecer melhor esses detalhes.
5ª dica: Leia e releia o livro, se perguntando como a graça e a misericórdia de Deus estão se fazendo presentes naquele momento, você irá se surpreender.
Dadas as dicas, gostaria de convidar você a ler o texto junto comigo.

1. FUGA: QUANDO CORREMOS DA GRAÇA (1.1-5)

O livro de Rute, na Bíblia Hebraica se encontra logo depois do Livro de Provérbios, colocando de maneira prática como é a vida e atitude da mulher virtuosa.
Em nossas bíblias, ele se encontra logo depois do livros de Juízes, pois foi aproximadamente nesses dias, que Rute, Noemi e Boaz viveram essa bélissima experiência com a misericórdia de Deus, mas como a vida de todos, essa história nem sempre foi bela, na verdade ela começa cheia de dificuldades.

A. MOMENTO DA FUGA (v1)

Sabemos que a vida não era fácil naquela época
Judges 21:25 BEARA
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.
A história em Juízes é uma história de declinio moral e espiritual, cada vez o povo e os líderes ia se afastando mais do Senhor, havia divisão, apostasia, guerra civil e vergonha nacional. Os tempos eram difíceis, isso quem sabe foi mais um motivo para a fuga.
Vivemos hoje em tempos difíceis também, não faço referência apenas ao isolamento, mas a espiritualidade de maneira geralar um exercício fútil.
Cumprem-se as Palavras de Paulo
2 Timothy 3:1–5 BEARA
Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Só precisamos tomar cuidado para onde fugir, preste atenção que Paulo nos diz para fugir deles, o erro de Elimeleque e sua família é que eles fugiram da promessa de Deus, da terra que eles haviam recebido como herança, rejeitando também a promessa de restauração.

B. LOCAL DA FUGA (1)

Ele saiu para habitar em Moabe, saiu de sua terra Belém de Judá. Lembram-se do que falei sobre os nomes? Ele foge de Belém pois tem fome na terra, Belém significa casa do pão. Belém era a casa do pão mas ele teve que buscar pão em outro lugar, Muitas vezes a fome em Israel estava ligada a apostasia do povo e sua desobediência
Leviticus 26:18–20 BEARA
Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Quebrantarei a soberba da vossa força e vos farei que os céus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze. Debalde se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua messe, e as árvores da terra não darão o seu fruto.
É plausível entender a fuga, o problema é para onde ele fugiu. Ele foi para Moabe, ele viajou quase 80km, ao território vizinho, eles abandonaram sua terra, o povo de Deus e foram viver com o inimigo. Os moabitas eram descendentes de Ló, mas haviam se tornado inimigos do povo de Deus na jornada do povo de Egito até Canaã, eles haviam oprimido o povo de Deus durante 18 anos na época dos juízes. As vezes fugimos da graça para vivermos uma desgraça.
Quando surgem problemas em nossa vida podemos fazer três coisas: suportá-los, fugir deles ou usá-los em nosso favor. Se apenas suportamos as dificuldades e provações elas começam a dominar sobre nós e nossos pensamento, ditando nossa vida e rotina, a tendência é virarmos e vivermos amargurados e endurecidos. Se tentamos escapar dos problemas é bem provavel que deixemos passar o propósito que Deus deseja cumprir em nossa vida. Porém se aprendemos a usar as provações em nossa favor, elas nos beneficiarão no futuro, Deus cumpre
Romans 8:28 BEARA
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Elimeleque tomou a decisão errada quando decidiu deixar o lar.

C. MOTIVAÇÃO DA FUGA (1)

Elimeleque e sua família podiam ser luz e mudar sua cidade positivamente, apontando para o Deus verdadeiro, porém preferiram fugir, buscando alimento. Elimeleque age de maneira contrária ao seu nome, a quem ele deveria ser. Seu nome significa Meu Deus é Rei. Na época dos juízes, onde as pessoas vivam sem rei, fazendo sua própria vontade, ele deveria ser um baluarte moral, lembrando a todos que o SENHOR era rei do seu povo. Porém ao decidir fugir, ele honra o inimigo e não ao Senhor, se eles tivessem ficado eles poderiam morrer de outra coisa, como morreram, mas não seria pela fome. Uma grande ironia da história tentaram fugir de um problema que poderia matá-los, porém não conseguiram fugir da morte em si.
Elimeleque e Noemi viveram pelas aparencias e não pela fé. Abraão fez isso quando teve fome em Canaã, fugiu para o Egito e se colocou em um grande problema, ao invés de esperar a direção de Deus, decidiu fugir. Amigo, você precisa entender por mais difíceis que sejam as circunstancias e por mais cruel que seja a vida, o elhor lugar para você e o mais segura é o centro da vontade de Deus.
Podemo desejar como Davi
Psalm 55:6 BEARA
Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso.
Mas o melhor é viver a promessa
Isaiah 40:31 BEARA
mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Espera no Senhor, ele o dará asas, pela fé ele te levará acima das tempestades da vida. No fundo você não consegue realmente fugir dos seus problemas, pois mais cedo ou mais tarde, eles nos alcançam. A única solução é parar de correr e começar a voar. Só Deus pode te dar asas.
Viver pela fé é abraçar as promessas de Deus, obedecer a palavra de Deus, apesar do que você vê e sente, apesar do que pode acontecer. Viver pela fé é se entregar completamente ao senhor e confiar que ele vai suprir suas necessidade.
Habakkuk 2:4 BEARA
Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
Quando não confiamos, chamamos Deus de mentiroso. A sabedoria deste mundo conduz a loucura e a tristeza, a sabedoria de Deus parece loucura mas conduz a bençãos.
A fome era o menos dos problemas, a falta de confiança era a grande doença.

D. CONSEQUÊNCIAS DA FUGA (3-5)

Como consequencia das decisões da Elimeleque, aquele que não fez Deus rei em sua vida, seus filhos, Malom e Quiliom, cujos significados são seco e fraco/gasto, nomes carregados de infelicidade, se casam com duas moabitas, Malom se casa com Rute e Quiliom com Orfa.
Elimeleque e sua família fugiram para escapar da fome, mas acabaram ficando lá 10 anos, o temporário durou até suas mortes. No final dessa década só sobraram três viúvas solitárias e três túmulos de israelitas em uma terra estranha, nada mais.
Não conseguimos fugir dos problemas, pois no fundo sempre levamos conosco a causa fundamental da maioria dos nossos problemas, nosso coração pecador e incrédulo, nossa mente desobediente e falha.

2. DUAS ATITUDES: OS DOIS CAMINHOS DA GRAÇA (6-18)

A. NOEMI: PENSANDO NA GRAÇA (6-7)

Noemi ouviu que o Senhor se lembrará de Seu povo, dando a ideia de que Ele havia causado a seca antes. Noemi ouviu sobre a graça, que situação triste, é terrível quando apenas ouvimos sobre as bençãos, mas não estamos lá para viver as bençãos, ela poderia estar em Israel, pois o Seu Deus, havia mandado pão para casa do pão. Seu coração deve ter se aquecido, decidiu voltar.

B. NOEMI: PENSANDO NA DESGRAÇA (8-9)

No meio do caminho, pensou em sua desgraça e chegou a conclusão de que mesmo voltando as coisas seriam insustentáveis, sem nenhum filho, aquelas três viúvas, mesmo na terra do pão, estavam fadadas a passar fome. Sua desgraça parecia maior do que a graça que Deus derramava sobre seu povo, ela prevendo os dias tenebrosos diante dela, aconselha suas noras a voltar para casa de suas mães, dando a ideia de que elas deveriam se preparar para um novo casamento, caso contrário o certo seria voltar para casa do pai. Ela pede que Deus use de graça para com elas, assim como elas agiram com a própria Noemi e sua família.
Longe de Noemi, elas teriam mais chances de casar do que no meio dos israelitas, elas seriam moabitas e talvez jamais viessem a ser vistas como parte do povo.

C. ORFA E RUTE: ESCOLHENDO A GRAÇA (10-13)

As noras foram firmes em suas decisões, talvez não tivessem andado muito, possivelmente Judá ainda estivesse distante, mas os corações estavam ligados a Noemi.
Noemi elabora ainda mais seu argumento, agora, de maneira mais séria, deixando bem claro que não queria ser acompanhada. Ela chega ao ponto de dizer que elas traziam ainda mais tristeza, pois ela via que o seu problema também as afetava, Noemi, que significa agradável, ou como alguns traduzem, minha alegria, agora era amarga pelas desgraças da vida. Ela via toda sua história como um castigo de Deus.

D. ORFA: DESISTINDO DA GRAÇA (14)

Orfa desistiu de seguiu para casa da sua mãe, imaginando que assim seguiria sua vida, as duas noras partiram com Noemi, ela chegou a orar por elas, e insistiu três vezes. Orfa foi a beijou chorou, mas foi embora, ela não estava longe do reino de Deus, podemos nos questionar se era uma atitude sincera dela, não saberemos, o que fica claro é que seu coração, na verdade, não estava ligado a graça ou misricórdia que ela demontrou antes por noemi, estav na verdade ligado a sua terra natal, onde esperava encontrar outro marido, orfa saiu de cena e nunca mais aparece nas Escrituras, seu nome significa pescoço, nuca, virar as costas.

E. RUTE: SEGUINDO NA GRAÇA (15-18)

Orfa havia desistido, mas Rute, era diferente, ela se recusou a ouvir o péssimo conselho da sogra e seguir o terrível exemplo da cunhada.
Rute já tinha demonstrado misericórdia/graça e decidiu continuar demonstrando, ela não sabia como, mas ela se comprometeu a ser benção na vida de Noemi. Ela se comprometeu a ser graça, e quem sabe alivir um pouco da amargura que Noemi vivia, uma decisão pode mudar a história de uma pessoa e até mesmo de uma nação. Quando decidimos ser benção constante para alguém, não apenas pontual, como foi Orfa, mas constante como foi Rute, não podemos imaginar até onde a nossa vida que busca abençoar pode ir, ela se torna como pedras que caem na água e continuam ecoando até o fim.
Se você decide ser canal de graça para alguém, como foi Rute, você pode estar tomando decisões que transformarão a vida e o mundo.
Rute experimentou a graça. Por isso ela podia ser canal da graça.
Tudo dentro dela e ao seu redor eram obstáculos para fé, no entanto ela crê.
Preste atenção no apelo de Noemi, ela diz para ela voltar a adorar seus deuses, Quemos era dorado em Moabe, ele era adorado com sacrifícios humanos e incentivava a imoralidade. Ela podia pegar desgosto pelo Deus de Israel, seu sogro e seu esposo faleceram e a viuva ficou abandonada, por que seguir um Deus que trata assim seu povo?
Rute amava sua sogra, mas até ela estava pedindo para ela voltar.
Titus 3:5 BEARA
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Rute demonstra fé, lealdade e amor verdadeiro a Deus e a Seu povo. Rute, diferente de orfa, elimeleque a própria noemi, caminha sem saber o futuro, decidindo que mesmo diante das desgraças, estará diante de Deus. Afinal é melhor se serva em Belém do que Princesa em Moabe.
Mesmo que a maior desgraça assolasse Noemi, Rute a sepultaria e ainda demonstraria graça por ela. O Senhor e não Camos era o Deus de Rute agora.
Rute é um Abraão da Bíblia, quem sabe, a mãe da fé, se pudessemos chamar assim. Assim como ele, ela deixa seu país e sua família, seguindo ao Senhor para uma terra desconhecida. A grandeza do caráter de Rute, demonstra como ela será utilizada para estabelecer o reino de Deus na terra. Aqui vemos o significado do seu nome, companheira, ou amiga, poderíamos imaginar que ela é apenas amiga de Noemi, mas nas entrelinhas a vemos como amiga de Deus. Seu nome também significa refrigério. Na seca de Belém ou Moabe, ela era a benção presenta na vida de Noemi.

3. O RECOMEÇO: QUANDO VOLTAMOS PARA GRAÇA (1.19-22)

Nem sempre voltar é fácil. As mulheres seguem o caminho, ao chegarem Noemi é logo reconhecida, mas estranhamente reconhecida, será que 10 anos fizeram tanta diferença assim? As vezes, algumas experiências longe de Deus nos marcam cruelmente, as vezes envelhecemos em dias o que envelheceriamos em anos, as vezes sofremos em minutos o que alguns levarão a vida inteira para sofrer. A agradável Noemi agora preferia ser conhecida como amarga Mara, sua fé estava vacilante, mas peço que deem um desconto afinal de contas ela passou exatamente pelos mesmo problemas de Jó, e assim como Jó questionou ao Senhor, sem blasfemá-lo, Noemi e a versão feminina de Jó na Bíblia, indo além dele, perdendo também seu conjuge.
Não podemos controlar as circunstâncias da vida, mas podemos controlar nossa reação a elas. Essa é a essencia da fé. Crer que Deus está trabalhando até nos problemas. Talvez ela jamais tivesse voltado para casa do pão se não tivesse vivido a desgraça de Moabe. Ela agora era uma mulher com mãos vazias, lar vazio e coração vazio. Aqui ela confessa razoavelmente suas faltas em ter ido a Moabe buscando o alimento, voltando agora sem nada.
Noemi chama Deus duas vezes de Todo poderoso - El shaddai, mas é bem diferente, conhecer o nome de Deus e confiar no nome de Deus, permitindo que ele trabalhe nas situações difíceis da vida.
Psalm 9:10 BEARA
Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.
Noemi e Rute mal sabiam, mas a decisão de voltar para graça e misericórdia de Deus era a decisão mais importante de suas vidas.
Noemi estava sendo abençoada, mesmo sem conseguir ver. Afinal tinha sua vida - uma dádiva de Deus. Ela deixou três sepulturas em Moabe, mas poderiam ser quatro. As vezes preferiamos que houvesse mais uma, porém cada fim é um novo começo.
Como disse Newman: Não tenha medo da sua vida chegar ao fim, tema que ele nunca recomençará.
Noemi achava que havia chegado ao fim do poço e da vida, mas o fim na verdade é sempre um recomeço, quando chegamos na situação mais profunda, a única direção possível é para cima. Sua fé e esperança poderiam estar a ponto de sucumbir, mas Deus age com misericórdia.
Ela tinha oportunidades, apesar de não conseguir ver agora, ela tinha amigos, acima disso ela tinha um grande amigo.
Até na noite mais escura da alma, ao olharmos para o céu, poderemos ver estrelas.
Noemi tinha Rute, um dos seus recursos mais preciosos, na verdade é Rute que aparece como canal de bençãos ao longo do livro, ela confiou em Deus e agiu, a mão de Deus a abençoou e realizou grandes coisas por meio dela.
Mas acima de tudo, Noemi, tinha o Deus todo poderoso, Deus de Israel. Deus é mencionado, 25 vezes nesses 4 capítulo de Rute, quer Noemi tivesse consciencia ou não, Deus é o ator principal de sua história. Deus estava com ela, mas além disso era por ela.
Romans 8:31 BEARA
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Conclusão

Quando as viúvas chegaram em Belém era a época da colheita de cevada, em meados de Abril, época de alegria e louvor a Deus pelas bençãos recebidas, época da primavera, tempo de uma nova vida, e de novos começos. Uma vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços.
Com Deus nunca é tarde de mais para recomeçar, era o que Noemi e Rute estavam prestes a descobir
Ao recomeçar sua vida,você está colocando sua fé em Deus? A final, com ele ao seu lado, seus recursis são muito maiores do que seu fardos. Qualquer desgraça que você já tenha vivido, é esmagada pela graça que você viverá.
Não olhe para as paredes, levante-se e pela fé abra a porta para um novo amanha.
Related Media
See more
Related Sermons
See more