Quem pega coronavírus está sendo punido por Deus?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

O fato de toda miséria ser resultado da queda — resultado da entrada do pecado desdenhoso no mundo — não significa que todo sofrimento individual seja um julgamento específico de pecados pessoais. Por exemplo, o sofrimento de Jó não era devido a seus pecados particulares. A primeira frase desse livro deixa isso claro:
Job 1:1 BEARA
1 Havia um homem na terra de Uz,cujo nome era Jó;homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
O próprio povo de Deus experimenta muitos dos efeitos físicos de seu juízo. O apóstolo Pedro colocou desta forma:
1 Peter 4:17–18 BEARA
17 Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 18 E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?
Para “a casa de Deus”, esse juízo divino é purificador, não punitivo — não é uma condenação. Portanto, nem todo sofrimento é devido aos juízos específicos de Deus sobre pecados específicos. Contudo, às vezes, Deus usa doenças para trazer juízos particulares sobre aqueles que o rejeitam e se entregam ao pecado.

Exemplos de juízos específicos sobre pecados específicos

Vou dar dois exemplos de juízos específicos sobre pecados específicos.
Em Atos 12, o rei Herodes se exaltou, deixando-se chamar de deus.
Acts 12:23 BEARA
23 No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.
Deus pode fazer isso com todos os que se exaltam. O que significa que devemos nos surpreender que mais de nossos governantes não caiam mortos todos os dias por causa de sua arrogância diante de Deus e do homem. É uma grande misericórdia Deus se refrear.
Outro exemplo é o pecado da relação homossexual. Em Romans 1.27, o apóstolo Paulo diz:
Romans 1:27 BEARA
27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
Essa “merecida punição” é apenas um exemplo do juízo de Deus que vemos em Romans 1.18, o qual diz:
Romans 1:18 BEARA
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
Portanto, embora nem todo sofrimento seja um juízo específico para pecados específicos, alguns o são.

Que toda alma seja sondada

Portanto, o coronavírus nunca é de forma simplista um castigo a qualquer pessoa. O cristão mais amoroso e cheio do Espírito, cujos pecados foram perdoados por meio de Cristo, pode morrer da doença do coronavírus. Mas é apropriado que todos nós sondemos nosso próprio coração para discernir se nosso sofrimento é o juízo de Deus sobre a maneira como vivemos.
Se formos a Cristo, podemos saber que o nosso sofrimento não é o juízo punitivo de Deus. Podemos saber disso porque Jesus disse:
John 5:24 BEARA
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Romans 8:1 BEARA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Hebrews 12:6 BEARA
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
Artigo adaptado do livro Coronavírus e Cristo, de John Piper.
Related Media
See more
Related Sermons
See more