DEUS É BOM E SE PREOCUPA CONOSCO

Atributos de Deus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views

Este sermão fala a respeito da bondade de Deus seja em qualquer circunstancia.

Notes
Transcript
Data: 17/11/16
Texto: Nahum 1:7
Nahum 1:7 BEARA
7 O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.

INTRODUÇÃO

Nada se sabe a respeito de Naum (cujo nome significa “consolação”), exceto que ele é originário de Elcos, provavelmente outro nome para Cafarnaum.
Sua mensagem contra Nínive foi proferida para Judá, uma vez que o Reino do Norte, Israel, já havia sido levado cativo.
O Tema do livro é: A destruição de Nínive.
Nínive - Era uma cidade sumptuosa e rainha do mundo daquela época. Era capital do império Assírio, que destruíra Israel, fundada por Ninrode.
Naum profetizou juízo sobre a grande cidade de Nínive que há cento e cinquenta anos atrás havia sido evangelizado por Jonas. Com a mensagem de Jonas os ninivitas arrependeram-se e foram salvos do castigo eminente, mas depois mudaram de opinião e de tal maneira se entregaram à idolatria, por esta razão o julgamento de Deus.
O capítulo 1 deste livro apresenta uma magnifica descrição do caráter de Deus:
Deus é omnisciente (v.1);
Deus é Justo (v.2);
Deus é longânimo (v.3a);
Deus é omnipotente (v.3b-6);
Deus é Bom (v.7)
Deus é Santo (v.8).
Sendo que todos estes adjetivos de Deus davam inúmeras pregações, vou focar apenas no verso 7, sobre a bondade de Deus.
7O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.

1. O SENHOR É BOM

Para que os seus contemporâneos não ficassem com uma impressão errada de Deus, Naum enfatiza a verdade: “O SENHOR é bom”.
Naum descreve o juiz, Jeová, a quem nos apresenta não como um executor injusto e caprichoso, mas um que é tardio em irar-se e que espera pacientemente os frutos do arrependimento antes de castigar. Este texto é revelador da personalidade de divina. Por mais terrível que o Senhor possa parecer aos seus inimigos, nós, que confiamos a experiencia de Deus, o consideramos bom. Ele é bom para nós.

2. O SENHOR É FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA

Por ser bom, Deus é “um refúgio em tempos de angústia” (NVI). Ele é o refúgio incomparável para os Seus no momento do infortúnio, da desgraça.
O Senhor é bom - mas somente para com aqueles que nele se refugiam.
Refúgio é um local de segurança. Angústia é uma inquietação da alma. Quando estivermos aflitos por alguma coisa, saibamos que Deus pode nos socorrer. Não conseguimos prever os acontecimentos futuros da vida; mas, podemos sempre viver em descanso tendo como base a certeza da ajuda oportuna de Deus.

3. O SENHOR CONHECE OS QUE NELE SE REFUGIAM

A aproximação de Deus não deve ser em tempo de aflição apenas, mas sobretudo deve ser mantida uma relação saudável e em paz com o Senhor que é bom.
Deus conhece aqueles que nele buscam refúgio. Esse “conhecimento” do Senhor deve ser entendido no pleno sentido bíblico de “amor” com o mais intenso cuidado.
O Senhor conhece os que nele se refugiam, significando que os ama, cuida deles, trata com carinho seu bem-estar.
“Bondade” em Deus é mais frequentemente associada à fidelidade pactual (hesed; cf. 2Chr 5:13; 7:3; Ez 3:11; Ps 106:1; 136:1; etc.).
2 Chronicles 5:13 BEARA
13 e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem;
2 Chronicles 7:3 BEARA
3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Ezra 3:11 BEARA
11 Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa.
Psalm 106:1 BEARA
1 Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.
Psalm 136:1 BEARA
1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Nós estamos incumbidos de confiar em Deus e Ele de controlar as circunstancias. Afinal “Ele protege os que nele confiam”.

CONCLUSÃO

Conforme o exposto vimos Naum apresentar alguns aspetos do caráter divino de Deus. Naum expressa que Deus é um Deus zeloso que toma vingança contra os seus adversários, mas que é tardio em irar-se e que no julgamento lembra-se daqueles que confiam nele.
Desta forma precisamos aprender a confiar mais em Deus e em sua bondade, pois seus juízos são retos e Ele sempre agirá mediante ao seu grande amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more