Sem título Sermão (17)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

ROMANOS CAPITULO 8

INTRODUÇÃO
CONTEXTO ANTERIOR
CAP 7

3. O problema da santificação é que os crentes não serão capazes de completá-la por meio do próprio esforço para guardar a Lei, cujo propósito é revelar, e não reprimir o pecado (7.1–25).

• Os crentes não têm obrigação para com a Lei uma vez que morreram para ela por meio de Jesus Cristo (7.1–6).

• O casamento e a viuvez ilustram a libertação do crente para com a Lei (7.1–3).

• A escravidão do crente para com o pecado, acentuada pela Lei, foi removida em virtude de sua identificação com a morte de Cristo (7.4–6).

• A Lei, que não foi criada para reprimir o pecado, mas para revelá-lo, acentua o conflito interior do crente, do qual apenas Jesus pode livrar (7.7–25).

• O fato de que a Lei revela o pecado e expõe sua hediondez não invalida seu caráter santo, justo e bom (7.7–13).

• A realidade do conflito de que o pecado, embora derrotado, ainda se levanta contra o bem que o cristão deseja em sua alma, ressalta a inutilidade da Lei e nos impulsiona em direção à dádiva divina de libertação, Jesus Cristo (7.14–25).

▪ A incapacidade do homem de fazer o bem que ele aprova mostra que ele é o problema, e não a Lei (7.14–17).

▪ A incapacidade do homem de evitar o mal que ele desaprova mostra que um princípio mais forte que sua vontade está em operação (7.18–20).

▪ A falta de esperança quanto ao conflito interior conduz o crente desgostoso à dádiva divina da libertação, Jesus Cristo (7.21a).

▪ O princípio do conflito é recordado [para que os crentes possam lembrar da futilidade de se buscar solução na Lei] (7.21b).

RESUMO CAP 8

4. O poder da santificação permite que os crentes desfrutem do ministério do Espírito, que dá segurança de vitória na vida cristã (8.1–39).

• A vida em submissão ao Espírito traz liberdade da possibilidade sempre presente de controle pela natureza humana pecaminosa (8.1–11).

• A base da libertação dos cristãos não é a Lei enfraquecida pela carne, mas a morte vicária de Jesus Cristo aplicada pelo Espírito que neles habita (8.1–4).

• O processo de libertação do cristão é a superação da mentalidade carnal que conduz à morte pela mentalidade espiritual que conduz à vida (8.5–11).

• Uma mente inclinada para a carne está em oposição a Deus e em conflito com ele (8.5–8).

• Uma mentalidade controlada pelo Espírito traz harmonia com Deus por meio da justiça (8.9–11).

• A vida em submissão ao Espírito é um padrão que os crentes irão obedecer à medida que são guiados pelo Espírito a desfrutar de sua filiação (8.12–17).

• O padrão esperado para os crentes é a obediência à orientação do Espírito, abandonando os padrões antigos de pecado (8.12–14).

• O padrão esperado para os crentes é a alegria crescente em seu relacionamento de filhos, na segurança e esperança de glorificação (8.15–17).

• A vida em submissão ao Espírito fornece segurança de uma bênção futura incomparável, que capacita os crentes a perseverar nas tribulações do presente com esperança (8.18–30).

• Os crentes devem perseverar com esperança nas tribulações que ocorrem em sua vida no presente, à luz de uma glória muito maior reservada para eles (8.18–25).

• Os crentes podem perseverar com esperança nas tribulações que ocorrem em sua vida presente à luz do ministério do Espírito em suas mais íntimas necessidades (8.26–27).

• Os crentes irão perseverar com esperança nas tribulações de sua vida presente à medida que percebem Deus movendo todas as coisas para cumprir seu plano bondoso de redimir completamente os que são seus (8.28–30).

• A vida em submissão ao Espírito fornece segurança em Cristo pelas evidências do incomparável amor de Deus (8.31–39).

• A segurança do crente repousa na provisão única de Deus o Pai (8.31–33).

• A segurança do crente repousa na obra intercessória de Deus o Filho (8.34).

• A segurança do crente repousa no amor inabalável de Deus em Cristo, que supera qualquer circunstância (8.35–39).

Romans 8:1–4 RA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

• A vida em submissão ao Espírito traz liberdade da possibilidade sempre presente de controle pela natureza humana pecaminosa (8.1–11).

• A base da libertação dos cristãos não é a Lei enfraquecida pela carne, mas a morte vicária de Jesus Cristo aplicada pelo Espírito que neles habita (8.1–4).

É IMPOSSÍVEL SERMOS SALVOS PELA OBEDIÊNCIA A LEI;
Romans 3:12 RA
12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Romans 3:19–20 RA
19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
É IMPOSSÍVEL SERMOS SANTIFICADOS PELA OBEDIÊNCIA LEI;
Hebrews 12:14 RA
14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
1 Peter 1:16 RA
16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Romans 7:14 RA
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
PAULO FECHA O CAPITULO 7 COM UMA NOTA DE ESPERANÇA;

24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor

1 Agora, pois, já nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

1) neste tempo, o presente, agora

AGORA NÃO HÁ NENHUMA CONDENAÇÃO;
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2631 κατακριμα katakrima

1) sentença condenatória, condenação

ANTES HAVIA CONDENAÇÃO, MAS AGORA NÃO HÁ MAIS. O QUE ACONTECEU ENTRE O ANTES E O AGORA QUE MUDA TÃO DRASTICAMENTE A VIDA DE UM HOMEM E UMA MULHER?
Onde esta o castigo que nos merecemos? nos pecamos que merecemos a condenação, merecemos o castigo, merecemos o inferno, merecemos a inimizade de Deus..........
porque agora não há mais condenação?
se trata de algo que eu fiz, tenho que fazer?
entre este antes e agora acontece a mudança mais poderosa, mais radical da vida de uma pessoa, mais importante da vida de uma pessoa.
Porque não há nenhuma condenação? o que ACONTECEU?
JOÃO 3.16-19 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
DEUS CUMPRE A PROMESSA DE:
Genesis 3:15 RA
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Genesis 12:1–3 RA
Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Luke 1:15–17 RA
15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
Luke 1:30–33 RA
30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
Luke 2:7–14 RA
7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Luke 2:25–31 RA
25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 porque os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual preparaste diante de todos os povos:
A VINDA DE CRISTO É O MAIOR EVENTO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
PORQUE ELE VEIO TEMOS ESPERANÇA.
POR CAUSA DA OBRA QUE ELE FEZ É POSSÍVEL TER ESPERANÇA
JESUS FEZ POR NOS O QUE NÃO PODERÍAMOS FAZER......
Romans 8:3 RA
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
ELE É CUMPRIMENTO DE ISAIAS 61
Isaiah 61:1–2 RA
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
ELE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA
John 14:6 RA
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
John 1:29 RA
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
POR ISSO O APOSTOLO PODE DIZER:
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
o nosso texto ensina universalismo?
já que não há condenação, ninguém vai pro inferno, todos serão salvos.....
o universalismo é uma PERIGOSA heresia....
[A redenção do diabo: Uma Nova História e Interpretação do Universalismo Cristão-Michael James McClymond é um leigo anglicano e professor de Cristianismo Moderno na Universidade Católica de Saint Louis, Estados Unidos.]
O Universalismo, longe de ser uma doutrina uniforme, grosso modo teoriza que todos os seres humanos acabarão por ser salvos por Deus. Algumas vertentes do Universalismo sustentam até que o diabo e todos os seus anjos caídos serão eventualmente reconciliados com Deus. O que distingue muitas dessas doutrinas universalistas é o mecanismo pelo qual Deus restaurará todas as coisas: enquanto uns advogam que todos irão diretamente para o céu após a sua morte (os ultra-universalistas), outros defendem uma espécie de purgatório, por onde terão de atravessar um processo de purificação dos seus pecados antes de poderem ascender ao céu.
A tese desta monumental obra pode ser sintetizada essencialmente em dois pontos. Primeiro, a doutrina do Universalismo não surge fruto da reflexão teológica dos primeiros pais da Igreja nem de qualquer cristão, mas foi importada de ideias heréticas gnósticas e que influenciaram posteriormente o pensamento de Orígenes.
O UNIVERSALISMO NÃO PODE SER SUSTENTADO BIBLICAMENTE....NEM MESMO PELA HISTÓRIA DA IGREJA
Matthew 7:13–14 RA
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
John 8:21 RA
De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
John 3:17–19 RA
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
a condenação é claramente demonstrada na Bíblia;
o inferno é real, todos deviam se preocupar; é maligno tentar convencer as pessoas que não existe inferno, que todos serão salvos.
E o nosso próprio texto diz:
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
SOMENTE ESTES TEM ESPERANÇA.
SOMENTE AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO PODEM ESTAR SEGUROS.
estar em Cristo

preposição primária denotando posição (fixa) (de lugar, tempo ou estado), e (por implicação) instrumentalidade (mediana ou construtivamente), i.e. uma relação do descanso (intermédia entre 1519 e 1537); TDNT - 2:537,233; prep

fora de Cristo não há esperança;
ninguém deveria estar tranquilo, se não estiver em Cristo;
MAS NOTE BEM, O TEXTO NÃO DIZ:
QUE BASTA ESTAR NUMA IGREJA;
QUE BASTA DIZER QUE CRER EM CRISTO;
QUE É BATIZADO;
É NECESSÁRIO ESTAR EM CRISTO.
2 Corinthians 5:17 RA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
estar em Cristo
preposição primária denotando posição (fixa) (de lugar, tempo ou estado), e (por implicação) instrumentalidade (mediana ou construtivamente), i.e. uma relação do descanso (intermédia entre 1519 e 1537); TDNT - 2:537,233; prep
1) em, por, com etc.
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
John 14:6 RA
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus é o caminho, Ele não apenas ensina o caminho;
Ele é a verdade......Ele é a vida.......
Para sermos salvos precisamos estar unidos a Ele;
Romans 12:4–5 RA
4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
John 6:54–57 RA
54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
Sem Cristo estamos condenados. Não podemos, ninguém pode cumprir as justas exigencias de Deus.
Salvação somente em Cristo;
Em Cristo estamos seguros, estamos salvos. Certeza da salvação é um tesouro do Cristão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more