Fostes Selados com Espírito Santo

As Bençãos da Trindade  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 28 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico:

12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Introdução

As escrituras nos ensina sobre a trindade, o Apóstolo Paulo trata aqui no capítulo primeiro sobre as bênçãos da trindade na vida do cristão, qual encontramos claramente O Pai, O FIlho e O Espírito Santo.
Neste primiero capítulo o apóstolo Paulo foi inspirado pelo Espírito Santo, claro que toda a escritura é inspera por Deus, mas ele enfatiza que o Senhor nos escolheu, por isso somos predestinados, a eleição é um ato da livre e soberana graça de Deus, o Pai. Não fomos nós quem escolhemos ao Senhor, mas é o Senhor quem nos escolheu.
Alguém que está morto em seus delitos e pecados, que não tem vida, não pode jamais escolher algo, mas o Senhor e aprouve a Ele o fazer isto. Deus em seu amor é quem procura o pecador. O Senhor não nos escolhe porque creríamos em Jesus Cristo, mas nos escolhe para crermos em Jesus, não nos escolhe por causa da nossa santidade, mas para sermos santos e irrepreensíveis. Não fomos escolhidos por sermos obedientes, mas para sermos obedientes.
Neste sentido concluimos que não fomos escolhidos por causa das nossas obras, santidade ou obediencia, isso não é a causa, mas sim, o resultado evidencia estas coisas.
O Senhor nos escolher, adotou e aceitou-nos, nos redimindo, perdoando , revelando a Sua vontade e fanzendo-nos sua herança.
Em Cristo Jesus temos e somos uma herança, somos a herança de Deus, por intermédio de Cristo Jesus. O verbo se fez carne, habitou entre nós, morreu por amor ao seu povo (nós), resurgiu dentre os mortos e um dia irá voltar para buscar-nos, então viveremos para todo o sempre com o nosso Senhor e salvador.
Paulo está destacando duas bençãos gloriosa procedentes do Espírito Santo, O Espírito Santo nos selou e nos foi dado como garantiam que sua obra será completada.
Jesus Cristo nos fez herança, nEle também fomos feitos herança, predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o desígnio da sua vontade, a fim de sermos para o louvor da sua glória. Deus pagou um alto preço para que nEle fossemos feitos herança.
Somos a herança de Deus, o corpo de Cristo, a sua noiva a menina dos olhos de Deus. O povo de Deus são os santos de Deus, a herança de Deus e a possessão de Deus.
Neste sentido iremos ver as benção procedentes de Deus, O Espírito Santo quando nos selou.

O Espírito Santo Selou-nos - v.13

Um cristão não torna-se cristão por acordar um dia e dizer, hoje tenho fé em Cristo. Os esforços de uma pessoas sem a ação do Senhor em sua vida, não tem efeito nenhum, este versículo nos mostra todos os processos da salvação. Observe como está escrito o versículo:
“em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;”
Ele mostra como um pecador torna-se santo, ele ouve o evangelho da salvação, entende como Cristo morreu pelos seus pecados e ressucitou, crê com a Fé que Cristo Jesus é o único Senhor e salvador, e depois é selado com o Espírito Santo.
Observe que o versículo nos mostra que você recebe o Espírito Santo imediatamente após confiar em Cristo. Ao confia no Senhor Jesus, recebemos o Espírito Santo, uma vez que você confia verdadeiramente no Senhor, como seu único salvador, você já o recebe e está selado.
Mas o que significa este selo, quando você vai até o cartório para fazer um documento, é colocado um selo, como garantia de que aquele documento é seu. O selo garante a autenticidade daque documento.
Neste sentido o Senhor nos selou, somos sua propriedade, o Espírito Santo nos selou, por isso estamos seguros em suas mãos, não há nada que possa revogar o chamado do Senhor na sua vida. O Espírito Santo selou-nos. Somos marcardo a fim de indicar a quem pertencemos.
Essa palavra selo remete a autenticidade, segurança e proteção, os romanos selaram a tumba de Jesus Cristo, como garantia de que a tumba não seria violada. Assim o crente pertence a Deus. O Espírito Santo nos foi dado para estar sempre conosco, Ele não nos abandona, jamais nos deixa.
A experiencia do Espírito Santo que temos é uma antecipação das alegrias e bençãos do céu, qual teremos no dia em que o Senhor voltar para nos buscar. Até o dia de sua volta, Sua segunda e defenitiva volta, para buscar os seus, aqueles a quem Ele selou.
Neste sentido o selo é a comprovação da glória por vir, glória que não se manifestará apenas quando a alma e o corpo se separarem, mas também, e especialmente, na grande consumação de todas as coisas, na segunda vinda de Cristo.
O Espírito Santo selou-nos e nos foi dado como garantia.

O Espírito Santo nos foi dado como garantia - v. 14

O Espírito Santo é o selo de Deus de que lhe pertencemos e seu depósito ou penhor nos garante de que O Fará o prometido. O Espírito Santo é uma antecipação, um depósito, uma assinatura válidade em um contrato. Sua presença em nossas vidas ratifica que temos uma fé genuína e prova que somos filhos de Deus.
A transformação de nossas vidas é um adiantamente da mudança total que experimentaremos na eternidade. O Espírito não é somente uma promessa cumprida por Deus, a de habitar em seu povo, mas também uma garantia de que Deus os conduzirá à herança que é dEle para sempre.
Como sinal ou primeira prestação da redenção em sua plenitude, no antigo testamento temos Deus escolhendo um povo como sua herança, os resgatou da escravidão para que viessem a ser uma propriedade peculiar.
O Espírito Santo é a garantia de todo o resto que virá depois. Jesus nos comprou para Si mesmo e deu-nos o Espírito Santo como garantia de que a redenção, teve início e será completada.
Novamente encontramos o refrão, “em louvor da sua glória”, A repetição deste refrão faz nos lembrar novamente o Deus triúno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, três pessoas, mas um só Deus.
O Senhor nos remiu e justificou, estamos sendos remidos e santificados e um dia seremos remidos e glorificados. A palavra garantia tem o sentido de anel de noivado, de relação com Deus, compromisso com o Senhor.
É a garantia da promessa, ou seja, é a garantia de que a promessa de fidelidade será guardada. Nossa relação com Deus é uma relação de amor.
Jesus é o noivo e a sua igreja é a noiva, todas as riquezas vêm pela graça de Deus e são para a glória de Deus. Toda a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tem uma única fonte, a graça, e um único propósito a glória de Deus.
O nosso fim principal é glorificar a Deus, e o fim principal de Deus é gloficar a si mesmo.

Conclusão

O Espírito Santo selou-nos, Ele nos mostra como um pecador torna-se santo, a saber, ouvindo o evangelho da salvação, como Cristo morreu pelos meus pecados e como ressucitou, ele cre com fé e depois é selado com o Espírito Santo. Estamos seguros nas mão do Senhor, estamos selados pela graça.
Você sabendo disso, de que você está selado, que esse selo não tem como ser quebrado, que tem uma aliança com o Senhor, gostaria de lhe perguntar.
Você entendeu o que o Deus trino fez por você, entendendo exatamente o significado do selo, quanto tempo você tem dedicado de sua vida para o Senhor.
O graça de Cristo nos constrage, pois sabemos que fazemos muito pouco, quando poderíamos fazer mais.
O Espírito Santo nos foi dado como garantia, vimos que essa palavra representa a primeira parcela, garantia essa de que o pagamento total será dado no grande dia, onde naquele dia eu e você veremos o céu se rasgando, as trombetas anunciado que o Senhor está voltando para nos buscar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more