O Início, A Queda e A Promessa

Notes
Transcript
S01

Crianças

- Como o mundo começou?
No ínicio Deus criou todas as coisas. Uma a uma. E depois de criar cada coisa, Ele olhava e via que era boa.
Mas Ele deixou o melhor para o fim. A última coisa que Deus criou foi o homem e a mulher. E dessa vez ele não viu que era apenas bom. Ele viu que era MUITO BOM.
Ele colocou então, no meio do jardim uma árvore especial, da qual o homme não deveria comer, mas,
- O homem obedeceu a Deus?
- E vocês são sempre obedientes? Sempre? Mesmo? Nunca desobedeceram, nem uma vezinha?
Vocês sabem como a bíblia chama quando nõs desobedecemos? quando nós erramos? Pecado.
Deus é Santo e quem tem pecado não pode ficar perto dEle.
O pecado nos prende longe de Deus.
E sabem o pior? Nós não conseguimos limpar-nos a nós mesmos do pecado.
- Mas Deus desistiu de nós? Não
Quando o homem pecou Deus prometeu que nos limparia do pecado para podermos voltar a andar com Ele.
- Deus mente? Não.
S02

Oração pelas Crianças

S03

1. O Início

S04
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Gênesis 1:26
O relato na criação nos diferencia de todas as outras coisas criadas.
Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus.
Mas o que isso significa? Existem três diferentes visões na teologia sobre o que possivelmente significa ser feito a Imagem e semelhança de Deus.
(1) a visão substantiva, que identifica alguma qualidade particular do homem (como razão ou espiritualidade) como a imagem de Deus no homem (Lutero, Calvino, muitos escritores da igreja primitiva),
(2) visões relacionais, que sustentam que a imagem de Deus tem a ver com nossas relações interpessoais (Emil Brunner; também Karl Barth, que viu a imagem de Deus especificamente em sermos criados como homem e mulher), e
(3) a visão funcional, que sustenta que a imagem de Deus tem a ver com uma função que desempenhamos, geralmente nosso exercício de domínio sobre a criação.
Grudem, W. (2020). Systematic Theology: An Introduction to Biblical Doctrine (Second Edition). Grand Rapids, MI: Zondervan Academic. Page 567
O significado das palavras é de semelhança… não de algo que é idêntico. Não clones ou cópias.
Isso ocorre porque as palavras hebraicas para “imagem” (tselem) e “semelhança” (demût) referem-se a algo que é semelhante, mas não idêntico ao que representa ou é uma “imagem”. A palavra imagem também pode ser usada para designar algo que representa outra coisa.
Grudem, W. (2020). Systematic Theology: An Introduction to Biblical Doctrine (Second Edition). Grand Rapids, MI: Zondervan Academic. Page 568
Essas são as mesmas palavras que descrevem em Gênesis 5:3 a relação entre Adão e seu filho Sete.
S05
Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Gênesis 5:3
A criação de Deus foi perfeita e gloriosa e ao fim Deus viu que foi MUITO BOM.
S06
Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Gênesis 1:31
Mas nós sabemos que não continua assim.
S07

2. A Queda

O relato bíblico nos conta que Deus colocou todas as coisas criadas sob o domínio do homem, entretanto, colocou também UMA ÚNICA regra.
APENAS UMA.
O homem poderia fazer o que quizesse, comer o que desejasse…
Menos da árvore que estava no meio do jardim. A Árvore do conhecimento do bem e do mal.
Se avançarmos para o capítulo 3 do livro de Gênesis leremos:
S08
1. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2. Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3. mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:1-6
S09
O homem desobedeceu a Deus.
Há duas semanas quando pregava no Salmo 1 falei-lhes sobre o significado e uso antigo da palavra pecado.
Pecedo é errar o alvo, e o homem errou o alvo que era obedecer a Deus.
Deus havia deixado claro o resultado que isso traria:
S10
mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17
Fomos criados para viver para sempre, mas por conta do pecado estamos condenados a morte.
Não importa quanto tempo viveremos, como diria o meu avô:
- “Na vida só uma coisa é certa: a morte!”
Fomos desligados, cortados… da nossa fonte.
Lembram novamento do Salmo 1?
S11
Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Romanos 5:18
Fomos cortados da oliveira e como todo ramo cortado… já estamos mortos.
S12
1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e 2. todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 3. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 4. permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. João 15:1-6
A verdade é que todos nós já nascemos mortos.
S14

3. A Promessa

Mas Deus não permite que a história termine aí.
Ele promete que fará algo que há de mudar o final dessa história.
S15
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
S16
Esta passagem foi chamada de "protoevangelium", o primeiro evangelho, pelos primeiros intérpretes cristãos.
Steinmann, A. E. (2019). Genesis: An Introduction and Commentary. (D. G. Firth, Ed.) (Vol. 1). London: Inter-Varsity Press. - B. The fall into sin (3:1–24)
Aqui vemos a primeira promessa. O homem e a mulher pecaram no verso 6 e Deus não tarda em prometer uma solução.
Mas essa é apenas a primeira entre muitas promessas que Deus faz sobre o envio de Seu Justo:
S17
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Isaías 53:11
Nós como filhos certamente nos lembramos de promessas que nossos pais nunca cumpriram… e também como pais não estamos isentos de descumprir nossas promessas.
MAS...
S18

Deus não deixa suas promessas sem serem cumpridas.

Por que? Por sermos bons e merecedores? NÃO!
S19
Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. Ezequiel 36:22
Ele cumpre Suas promessas porque é Santo e Fiel.
S20
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Números 23:19
Portanto é isso que celebramos nesse tempo, a fidelidade do Deus que é Fiel a si mesmo e que por isso cumpre Suas promessas.
S21

DEUS É FIEL

Related Media
See more
Related Sermons
See more