O Rei - Salmo 72

Salmos de Salomão  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 40 views
Notes
Transcript
Handout
OBS: Iniciar a mensagem apresentando o inicio da nova série “Salmos de Salomão” (Salmos 72, 127).
Psalm 72 ARA
Salmo de Salomão 1 Concede ao rei, ó Deus, os teus juízos e a tua justiça, ao filho do rei. 2 Julgue ele com justiça o teu povo e os teus aflitos, com equidade. 3 Os montes trarão paz ao povo, também as colinas a trarão, com justiça. 4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague ao opressor. 5 Ele permanecerá enquanto existir o sol e enquanto durar a lua, através das gerações. 6 Seja ele como chuva que desce sobre a campina ceifada, como aguaceiros que regam a terra. 7 Floresça em seus dias o justo, e haja abundância de paz até que cesse de haver lua. 8 Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra. 9 Curvem-se diante dele os habitantes do deserto, e os seus inimigos lambam o pó. 10 Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes. 11 E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam. 12 Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido. 13 Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos indigentes. 14 Redime a sua alma da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles. 15 Viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração, e o bendirão todos os dias. 16 Haja na terra abundância de cereais, que ondulem até aos cimos dos montes; seja a sua messe como o Líbano, e das cidades floresçam os habitantes como a erva da terra. 17 Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado. 18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios. 19 Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém! 20 Findam as orações de Davi, filho de Jessé.

Oração pelo Rei (Sl 72.1-4)

(Imagens) - instrumento musical e Oração[talvez uma pessoa orando] (neste momento de introdução explicaremos o papel do livro de salmos para a igreja e para o povo de Deus)
Contexto:
O que são Salmos?
O livro de Salmos foi escrito ao longo da história do povo de Israel, por isso, não podemos imaginar que sua compilação tenha sido próxima do período dos reinados em Israel, o mais provável que essa compilação tenha ocorrido no período posterior ao retorno do cativeiro Babilônico, judeus do segundo templo. E representam orações e canções que faziam parte da vida do povo Judeu na época que Jesus viveu, e também possuíam uma função litúrgica nas sinagogas, onde era ensinado a lei do Senhor.
Os salmos representam os registros pessoais e sinceros de uma legitima adoração a Deus, apesar de sua forma ser complexa eles mostram a nós quão Deus é grande em meio aos nossas circunstancias de vida, onde tanto o tempo, o espaço e a matéria são extremamente complexos de se entender se não nos revestirmos de uma cosmovisão divina sobre a nossa realidade.
Por que o salmo se inicia afirmando ser “de Salomão” e ao termino o descreve como “oração de Davi”?
Devemos levar em consideração alguns elementos antes de determinar sua autoria:
Ele possui diversos autores ao longo do livro todo, mesmo que em sua maioria tenha sido escrito por Davi.
Os títulos, não descritivos (geralmente nas bíblias estão em itálico), ele também são parte do texto. Esse é o único livro que possuem títulos escritos pelos autores bíblicos.
O titulo “de Salomão”, לִשְׁלֹמֹ֨ה , no inicio do salmo 72 pode apontar para essa autoria ou para uma possível dedicatória (“para Salomão”), tendo em vista que o termino descreve o salmo como “orações de Davi”.
Minha resposta a essa situação é que basicamente esse salmo foi orado por Davi para seu filho Salomão momentos antes dele assumir o reinado e no fim da vida de Davi. Então sim ele possui uma autoria “de Davi”. Porem é possível que Davi não tenha registrado o saltério, deixando essa tarefa para Salomão, que através desse registro, eterniza a oração de seu pai, Davi, para o seu Reinado, tendo em vista que a oração de Davi é claramente mais abrangente que o reinado que Salomão poderia, em seus mais belos sonhos, chegar.
Explicação
O salmo se inicia com um apelo por um Rei quase que Divino, e de fato é isso mesmo, o rei mencionado apesar de sabermos que é uma oração pelo reinado de Salomão está apontando para um outro Rei maior e da mesma dinastia. O salmo aponta para uma profecia que precisamos relembrar para que o compreendamos inteiramente. 2Sm 7.12-16 nos conta a história da aliança que Deus faz com Davi, afirmando que o trono do descendente de Davi seria Eterno, ele reinaria em um reino estabelecido por Deus, que Deus se relacionaria de Pai para Filho e que a misericórdia de Deus nunca se afastaria dEle.
Com certeza essa oração esta em vista dessa promessa, obviamente Davi ora por seu filho para que ele viva conforme a promessa, mas que ele se recorde da aliança que Deus tinha feito.
Salmos 1. Oração pelo Rei (vs. 1–4)

O apelo p 270 inicial aqui é pelo dom de um governo justo para ele, de modo que sua administração reflita o mesmo caráter do próprio Deus

Transição
A oração alem de pedir por um Rei ela também clama pelo Reino, que vamos descreve-lo através de 2 imagens básicas. A primeira delas é o “Trono” que ao mesmo tempo que é eterno também possui proporções mundiais ou universais. Em quando você, criança, está desenhando esse trono, leiamos os próximos textos com atenção.

O Trono eterno e universal

(Imagens) - O trono, será o primeiro desenho das crianças.

Um reino eterno (Sl 72.5-7)

(Imagens) - Aliança de casamento, falarei sobre a aliança de Deus com seu povo e especificamente ao longo da pregação toda farei referencia a aliança de Deus com Davi(Promessa do Messias).
Explicação
A figura de uma aliança de casamento nos faz referencia a um pacto de Deus com Davi mas também nos mostra a constância, que aparentemente ela não possui um inicio ou um fim, que também vemos neste trecho que aponta para um reinado eterno e perene.
Reino de bençãos constantes e permanente abundancia!
Salmos 2. Uma Realeza Perene (vs. 5–7)

A promessa foi reiterada várias vezes no Antigo Testamento (Sl 89.28,29; 132.11,12; Is 9.7), e foi renovada nas palavras de Gabriel a Maria, quando anunciou o nascimento iminente de Jesus (Lc 1.31–33).

Gabriel em Lc 1.31-33, ao anunciar a gravidez a Maria e anunciar que seu filho cumpriria a promessa a Davi, afirma que seu reinado seria eterno!

Um reino universal (Sl 72.8-11)

(Imagens) - Globo terrestre, ou até mesmo o universo (se Conseguir) - para explicar sobre o domínio de Deus!
Explicação
O texto continua e nos versos Sl 72.8-11 é apresentado as fronteiras desse reino eterno.
Ao contrario das alianças territoriais que Deus fez com seu povo, que possui limites, este reino é universal indo até os confins da terra. Não só em aspectos territoriais mas sua extenção também em domínio sobre todos os habitantes da terra e sobre todas os reinos/autoridades.
Salmos 3. Um Reino Universal (vs. 8–11)

o cumprimento final desta promessa será quando Jesus, como o Cordeiro, vence, porque ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis (Ap 17.14; 19.16)

Em Apocalipse temos varias referencias a isso, inclusive chamando o próprio Cristo de “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
Transição
Continuando a leitura sobre o Reino, veremos mais uma imagens para que vocês desenhem, agora dentro desse trono (Deixe um espaço para um escrito dentro da coroa, ou acima dos desenhos), a Coroa! Nesse salmo somos lembrados que o Reino possui uma coroa justa e abundante!

Uma Coroa justa e abundante

(Imagens) - Coroa, será o segundo desenho das crianças.

Um reino justo (Sl 72.12-14)

(Imagens) - uma pessoa dando as mãos para a outra (pode ser só a mão) - a ideia é explicar que o reino de Deus é um lugar onde Deus, através da comunidade(seu povo, nós), auxilia o próximo.
Explicação
O mesmo tempo que esse reino é grande em extensão, ele é pessoal em seu cuidado, por esse motivo também podemos chama-lo de um reino junto ou de equidade, pois o Rei olha para o seu povo, cada individuo e diante das suas necessidades e aflições os acode, acolhe e salva.
Redimir = יִגְאַ֣ל como em Rute 4 o Rei resgatará o seu povo individualmente!

Um reino de abundancia (Sl 72.15-17)

(Imagens) - Mesa farta - para explicar a benção de Deus para seu povo e para com todo o mundo.
Explicação
A abundancia do reino não pode ser entendida somente em aspectos materiais mas também em bençãos para a humanidade!
Salmos 5. Bênção Universal (vs. 15–17)

De fato, a promessa da aliança com Abraão (Gn 12.2,3) se destinava a achar seu cumprimento através da realeza davídica de Jesus, quando as nações recebessem a bênção do Espírito (Gl 3.14).

Através do cumprimento da aliança com Davi, se dará o cumprimento da aliança com Abraão, conforme reafirmado pelos apóstolos em Gl 3.14.
Transição
Esse é o Reino, um trono de eternidade e domínio e uma coroa de justiça e benção! Mas quem é o Rei?
Como falamos anteriormente a oração foi destinada a Salomão e apesar da oração de Davi estar destinada a ele, não me parece que Deus como autor divino do Salmo 72 está mirando em um Rei maior e com um reino mais extenso e sem falhas.
Muitos aspectos dessa oração podem ser oradas pensando em Salomão, mas me parece que elas foram registradas justamente pelos elementos que não podemos atribuir a Salomão, o salmo é classificado com um salmo de Realeza, que não só fala do rei humano, mas principalmente do MAGNIFICO REI, para que assim o povo de Deus continuamente cantasse e ora-se pelo único e suficiente REI!
O salmo que inicia com um clamor por um Rei, agora louva ao REI dos reis e SENHOR dos senhores!

Louvor pelo rei (Sl 72.18-20)

(Imagens) - A palavra “CRISTO”, será o Ultimo elemento da tarefa para as crianças.
Proposição

Cristo é o Rei!

Somente Cristo pode ser esse Rei, filho de Deus, perfeito, único justo e justificador, Nome acima de todo o Nome, Deus e poderoso!
Aplicação
Quem nós somos no Reino de Cristo?
Salvos
Filhos de Deus
Co-herdeiros com Cristo
Quando assumimos essa posição?
Hoje
Lembre disso todos os dias quando você acordar, “Eu sou salvo, Cristo me libertou do pecado” e então:
DESFRUTE de Cristo hoje
Viva esse reino hoje
Seja canal de Bençãos abundantes para todos ao seu redor!
Mas:
Não faça pelas suas forças!
E quando fizer, prostre-se diante de CRISTO!
Related Media
See more
Related Sermons
See more