Senhor, és meu escudo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto Bíblico: Salmo 3

1 SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários!

São numerosos os que se levantam contra mim.

2  São muitos os que dizem de mim:

Não há em Deus salvação para ele.

3  Porém tu, SENHOR, és o meu escudo,

és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.

4  Com a minha voz clamo ao SENHOR,

e ele do seu santo monte me responde.

5  Deito-me e pego no sono;

acordo, porque o SENHOR me sustenta.

6  Não tenho medo de milhares do povo

que tomam posição contra mim de todos os lados.

7  Levanta-te, SENHOR!

Salva-me, Deus meu,

pois feres nos queixos a todos os meus inimigos

e aos ímpios quebras os dentes.

8  Do SENHOR é a salvação,

e sobre o teu povo, a tua bênção.

O salmista Davi escreveu uma parte dos salmos, para entendermos melhos a situação qual Davi estava neste salmo precisamos olhar o contexto qual foi escrito. Para isso vamos relembrar o que está escrito em 2 Samuel 15.
Absalão era filho do rei Davi, ele se levantava cedo e ficava na entrada da cidade aguardando os que ali se aproximavam ou entravam, quando estavam próximo de Absalão ele procurava saber de qual tribo pertenciam. Se fosse de umas das tribos de Davi, qual eles traziam problemas para o rei resolver, ele os inflemava dizendo; “Olhe! A lei está do seu lado, mas não há um representante do rei para ouvir o seu caso.”
Absalão ainda continuava a inflamar o coração daqueles que vinham atraz de justiça, dizendo; “Ah! Se eu fosse o juiz aqui! Qualquer pessoa que tivesse uma questão ou um pedido poderia me procurar, e eu faria justiça.”
Quando alguém se aproximava de um rei ou de alguma autoridade as pessoas se curvavam em respeito, pois isso era um sinal de reconhecimento do autoridade e demonstrava submissão. Quando alguém se aproximava de Absalão e ele não deixava a pessoa curvar-se, ele o abrasava e beijava-o, ele fazia isso com todos os israelitas, que iam pedir ao rei Davi que fizesse jutiça. Assim aos poucos ele foi conquistando o coração do povo de Israel.
Quatro anos se passaram, então Absalão pede a seu pai o rei Davi, deixe-me ir a cidade de Hebrom para pagar uma promessa que fiz a Deus. o Senhor. Então ele expõe qual promessa foi essa. “Quando eu estava morando em Gesur, na Síria, eu primeti que, se o Senhor me trouxesse de volta a Jerusalém, eu o adoraria em hebrom.”
O rei Davi ao ouvir está promessa feita ao Senhor dos Senhor, ao único Rei, autoriza Absalão a ir. Quando Absalão se desloca para Hebrom, ele envia mensageiros a todas as tribos de Israel, para dizerem o seguinte:
“Quando vocês ouvirem o toque de cornetas digam; Absalão se torinou rei em Hebrom!”
Sem saber do golpe qual Absalão estava para dar, duzento homens acompanham ele até Hebrom, como convidados. Todos eles foram com toda a boa fé.
Enquanto o sacrifício estava acontecendo, Absalão manda chamar Aitofel, da cidade de Gilo. Ele era conselheiro de Davi. Assim a revolta contra o rei ficou mais forte, e os seguidores de Absalão aumentara.
Enquanto o golpe se concretizava, um mensagei vai de encontroo a Davi e informa-o que os israelitas haviam passado para o lado de Absalão.
Neste momento Davi chama seus oficias, os que estavam com ele em Jerusalém e informa-os do golpe sofrido por seu filho, e os chama para fugir o mais rápido possível. O filho Absalão traiu o próprio pai.
O rei Davi sai com sua família e todos os seus funcionários, deixando dez concubunas para cuidarem do palácio.
Absalão com sua revolta, com o coração endurecido, com sua ganancia exacerbada, convoca toda Israel, para perseguir o rei Davi, seu desejo era de matar o rei.
Esse é o contexto em que Davi escreve este salmo, o filho trai o pai e no auge de sua fúria, ele continua a perseguição para matá-lo.
Imagine o coração de Davi, foi traído pelo seu filho, sangue de seu sangue. Não contente com a traição, ele queria mata-lo, exterminar com a vida de seu pai.
Esse é o pano de fundo qual Davi escreve o Salmo 3, Quando a rebelião foi ventilada a Davi, ele foge, e a narrativa histórica fornece um quadro do rei chorando enquanto subia o Monte das Oliveiras, descalço e com a cabeça coberta. Agora neste Salmo vemos Davi apresentando a Deus seu apelo.
O semão de hoje terá o tema; Senhor, és meu escudo . Para isso inicaremos com o primeiro ponto:

1. Ó Senhor Deus - vs. 1-2

Davi fora expulso de seu reino, muito provalvelmente ele estava triste, sem qualquer esperança de encontrar lenitivo em alguma parte da terra. Davi estava sofrendo uma dor terrível, qual provinha da traição de seu filho.
Feche seus olhos e tente conjecturar essa imagem, você sendo traído pelo seu filho, você está em sua casa, onde seu conforto, suas coisas que lhe traz paz nos momentos difíceis, local em que você encontra conforto. Alguém chega e lhe informa que suas coisas foram tomadas, e você precisa sair correndo, deixando tudo para traz, pois a furia que está no coração de seu filho é para ceifar sua vida.
A história bíblica nos mostra Davi destronado, abandonado por quase todos os homens que eram seus súditos. Poucos foram os fiéis amigos que acompanharam Davi em sua fulga.
Ele escapa em segurança para o deserto, Davi era um homem muito temido, de estratégia, ele provavelmente não permanecia nas noites próximo de seus companheiros, provavelmente se escondia durante a noite em cavernas, tavel ao deitar para dormir, seu travesseiro fosse uma pedra. Ele não tinha mais o conforte, proteção de seu reino.
A primeira oração do Livro dos Salmos e a tríplice menção de “muitos”, demonstra o grito desolado de Davi. Ele diz, “Senhor , como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.”
O que estão dizendo é que Deus não o ajudará, que o Pai o abandonou. Davi recorre ao Senhor em oração dizendo essas palavras, dando um grito desolado, Senhor...
Davi sente a pressão que lhe foi engendrada por seus numerosos oponentes, então ele clama ao seu Deus pactual.
O verbo erguer tem a conotação profunda, ele reconhece a extensão da oposição contra si, numeroso eram os que falavam contra ele. A fala deles denegria a honra de Deus, a frase deles era que “Em Deus Não Há Nenhuma Salvação.”
Observe que Davi mesmo golpeado por tão grande consternação, ou seja tristesa, pesar profundo, constritação, dor, desolação, ele leva sua queixa a Deus, derrama sua alma no seio de divino.
Davi sabia que não adiantaria acusar os outros, buscar erro em alguém, condenar alguém, encontrar desculpas para seu sofirmente.
A fé de Davi nos ensina que o único remédio, poderia aplacar seus temores, suas preocupações das quais atribulavam seu coração, era colocar-se diante de Deus, o Senhor dos Senhores e abrir seu coração, contando para o Senhor, qual a tamanha dor, pedindo a Ele paz.
Davi clama ao Senhor, sabendo que somente Ele é seu escudo. A Sua proteção é infalível, isso nos leva ao nosso segundo ponto. Senhor, és meu escudo, és a minha glória.

2. És a minha glória - vs. 3.4

Davi estava ciente da oposição contra ele, também tinha em mente que não seria fácil, porém, ao clamar ao Senhor, derramar-se diante dEle, toda a sua aflição e dor, ele sabia que a proteção do Senhor era sólida.
Davi inicia o versículo três declarando que somente o Senhor o protege, “Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo”. Davi confiava em Deus, sabia que o único somente o Senhor poderia proteger, lhe dar paz em meio a tribulação. Os adiversários estavam zombando de Deus.
A confiança de Davi estava no Senhor, ele sabia que não havia sido totalmente excluído da generosidade de Deus e de que o fato de o Senhor o ter selecionado para ser rei permaneceria intocavel, não passaria por dificuldades.
Na provação qual ele estava passando, Davi encontrou sua coragem na esperança de que todas as coisas estão debaixo do governo do Senhor. No capítulo XVIII da Confissão de Fé de Westminster, traz sobre a certeza da graça e da Salvação, mesmo na dificuldade ele encontrava paz, segurança. O Senhor era a sua glória, ele clamava ao Senhor e sabia que Deus, responderia a sua oração.
Somente o Senhor poderia renovar a sua coragem, qual ele declara de forma convicta que o Senhor é a sua glória. A vitória está em Deus, a glória está em Deus, a força está em Deus.
Davi começa a petição com um argumento baseado no poder e na vontade de Deus. O Senhor está em seu santo monte, e sua vontade é revelada, aqui há uma demonstração fantástica da fé que Davi tinha no Senhor. Ele clama e o Senhor o responde.
Sua confiança está no Senhor e somente no Senhor, por isso Davi declara; És minha gloria.
O clamor de Davi era constatimento ao Senhor, esse deve ser nosso clamor, constatimento a Cristo e somente por Cristo.
Neste sentido que entendemos o versículo,de 1 Coríntios 10.31; “Quer comais, quer bebais ,ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Cristo é nossa fonte de segurança, nos guarda é a nossa glória. Cristo é a sua, minha, nossa fonte de justiça, força, somente Ele pode restaurar nossas forças e nos fortalecer nos momentos difíceis.
Cristo é nossa fonte, auxílio, o conforto e o livramento divino. Davi estava fugindo de seu filho Absalão, ele queria matá-lo, porém ele sabia que o Senhor era sua proteção infalível.
Neste sentido iremos para nosso terceiro ponto da mensagem, o Senhor, és meu escudo deito-me e pego no sono.

3. Deito-me e Pego no Sono - vs. 5-7

Davi estava no deserto sendo perseguido pelo seu filho, muitos homens estavam atrás dele, tinham ordens para encontrá-lo. Neste cenário que nos é apresentado, o rei Davi declara que ao deitar ele pegava no sono.
Ele dormia sossegadamente e isso era possível, porque sua salvação era o Senhor. Mesmo Absalão contando com tantos seguidores, Davi estava seguro pois o Senhor está acima de todos.
Uma vez que Davi declarou que o Senhor era a sua glória, ou seja, seu escudo, ele podeia repousar em segurança durante a noite, e o apoio que recebia significava que a mão de Deus era seu travesseiro.
Quando Davi no salmo escreve deito e pega no sono, demontra a grande confiança e segurança que ele tinha no Senhor.
A confiança no Senhor a certeza do livramento que Davi tinha em Deus, demonstra que o Senhor era capaz de salvá-lo ou de evitar rapidamente, sem qualquer esforço, o livramento necessário, o que ele sempre pode fazer.
No final do salmo, Davi afirma que isso não lhe foi dado individualmente, e sim para todo o povo, para que a igreja universal, cujo bem-estar dependia da segurança e prosperidade do seu reino, fosse preservada da destruição.
Davi reconhece que a conspiração perversa foi destruída porque a supervisão de Deus protege a igreja. Nessa passagem aprendemos que a igreja sempre será liberta das tragédias que recaírem sobre ela, pois Deus, que é capaz de salvá-la, jamais deixará de derramar sua graça e bênçãos sobre ela.
O Senhor vem sem demora, não se atrasa, chega no momento certo. Davi relembra os livramentos anteriores que ele tivera. Ele alimente e fortalece a confiança no Senhor trazendo a memória os acontecimentos anteriores, qual o Senhor agiu e o livrou.
Davi fora ungido rei e foge para o deserto, para que não morrresse, o Senhor o livrou das mãos de seus inimigos, ele foi arrancado das mãos de seu inimigos.
Assim como Davi, nós devemos relembrar dos atos de bondade de Deus, dos quais desfrutamos até os dias de hoje, olhe a grandeza de sua bondade, generosidade e providência divina em nosso favor. Confie no Senhor que o mais Ele fará.
Essa confiança encontramos no Credo Apstólico:
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra.
Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades (Essa palavra grega é usada para indicar o lugar e o estado dos mortos); ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está assentado a mão direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição do Corpo; na Vida Eterna. Amém.
Assim como Davi deitava e pegava no sono, esse sinal de confiança no Senhor nós também devemos ter. Pois o Senhor é nosso refugio, fortaleza, socorro bem presente.

Conclusão v. 8

A conclusão do salmo constitui uma expressão de serena consiança e esperança no Senhor. A palavra livramento, em hebraico é yeshu’a, da qual de deriva a palavrar Jesus.
Davi sabia que este livramento de Deus era não só uma veradade pessoal, mas também para o povo. Nesse sentido que ele ora, que a bênçao do Senhor fosse concedida à nação como um todo.
Os problemas pessoais não turvavam sua visão espiritual, ela sabia que a salvação vinha do Senhor e ele derramaria sobre o teu povo. A salvação pertence a Deus, esse é o maior milagre, a benção derramada sobre o teu povo.
O Senho, és meu escudo, nos momentos mais díficeis clame ao Senhor, mesmo que você se sinta desolado, diga Ó Senhor meu Deus, És a minha Glória e por isso deito e logo pego no sono. O Senhor é meu escudo, proteção infalível e livramento seguro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more