De manhã te apresento a minha oração - Salmo 5

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript

Introdução

1  Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras

e acode ao meu gemido.

2  Escuta, Rei meu e Deus meu,

a minha voz que clama,

pois a ti é que imploro.

3  De manhã, SENHOR, ouves a minha voz;

de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

4  Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade,

e contigo não subsiste o mal.

5  Os arrogantes não permanecerão na tua presença;

odeias todos os que praticam a iniquidade.

6  Tu destróis os que proferem mentira;

o SENHOR abomina o sanguinário e o fraudulento.

7  Eu, porém, pela riqueza da tua misericórdia,

entrarei na tua casa

e me prostrarei diante do teu santo templo,

no teu temor.

8  SENHOR, guia-me na tua justiça,

por causa dos meus adversários;

endireita diante de mim o teu caminho.

9  Porque na boca dos meus adversários não há sinceridade;

o íntimo deles está cheio de crimes;

a garganta deles é sepulcro aberto,

e com a língua lisonjeiam.

10  Declara-os culpados, ó Deus;

que eles caiam por seus próprios planos.

Rejeita-os por causa de suas muitas transgressões,

pois se rebelaram contra ti.

11  Mas alegrem-se todos os que confiam em ti;

cantem de júbilo para sempre,

porque tu os defendes;

e em ti se gloriem os que amam o teu nome.

12  Pois tu, SENHOR, abençoas o justo

e, como escudo, o cercas da tua bondade.

Não há evidencias claras do momento da escrita dos capítulos de 3 a 7, podemos usar como base o golpe de estado que seu filho o deu.
Davi perdou seu filho Absalão, após muito tempo longe de Jerusalém, seu pai permitiu que ele volte. O filho perdoado o trai, toma seu trono, rouba sua coroa. Davi foge para não ser morto, e seu filho inicia uma caçada contra o seu pai.
Em meio a essa turbulencia que ele estava vivendo os capítulos três e quatro encontramos a confinaça de Davi no Senhor quando ele declara que em paz se deitava e logo pegava no sono, pois o Senhor está no controle.
Perceba que mesmo com uma noite de descanso, Davi acorda como em um dia nublado, de céu escuro, com nuvens carregadas. Apesar de sua noite de descanso os problemas não sumiram, desapareceram, eles ainda estava ali.
Perceba que as coisas estão se complicando, parece que o cerco está se fechando, que as dificuldades devido a sua fulga estão cada dia pior. Neste contexto que Davi escreve esta música que é uma oração.
Este salmo, claramente é um apelo por socorro, bem cedo Davi entrega ao Senhor suas aflições, em oração levanta um clamor, seu pedido de socorro.
Quase todos os versículos há menção das palavras que o salmista dirigia a Deus, e também alguma indicação do mal sobre o qual ele estava enfrentando.

1. Escuta, Rei meu Deus meu - vs. 1-3

1  Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras

e acode ao meu gemido.

2  Escuta, Rei meu e Deus meu,

a minha voz que clama,

pois a ti é que imploro.

3  De manhã, SENHOR, ouves a minha voz;

de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

Davi bem cedo apresenta todo o seu ser ao Senhor, apesar de encontrarmos a palavra oração no versículo terceiro, no original não está oração, os tradutores encontraram o significamos mais apropriado na espressão oração. Orar ao Senhor significa entregar seu ser, todo ao Pai, ao Rei dos Reis, Senhor dos Senhores. Neste sentido bem cedo Davi entrega todo o seu ser ao Pai.
Davi inicia com as palavras “Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras...”, encontramos aqui um urgente apelo a Deus, o salmista estava já por longo tempo gemendo em sua aflição, “…a minha voz que clama, pois a ti é que imploro…”.
Davi levava sua queixa para Deus, seu clamor era colocado diante do Rei, no final do primeiro versículo encontramos a palavra gemido, que significa exprimir um sofrimento, murmurar, queixar-se, meditar.
Há uma oração inaudível a Deus, mas também apelo direto em voz audível, parecia que Davi havia sido esquecido por Deus, que o Senhor o abandonara, ele está implorando ao Senhor para ouvir sua oração.
Aqui encontramos o porque Davi era segundo o coração de Deus, mesmo em meio ao que parecia, nublado, sem esperança, acabado, sem rumo, ela ora ao Senhor dizendo, “...apresento minha oração e fico esperando...”, encontramos que o homem segundo o coração de Deus, em meio a uma das maiores tribulações de sua via, ele espera no Senhor.
Davi estava sendo gravemente oprimido pela crueldade de seus inimigos, suplica ardentemente que Deus o socorresse, ele confia e espera no Senhor.
Uma aplicação para nossas vidas aqui, Davi estava orando e parece que sua oração não estava sendo respondida, quantas vezes temos passado por lutas, oramos ao Senhor e nos parece que o Senhor não está ouvindo. Davi nos mostra através deste salmo que nós pedimos, clamamos ao Senhor, porém Ele responde no Seu tempo.
Existe tempo para todas as coisas no reino de Deus, no momento em que fora deternado o Senhor irá agir. Assim como Davi coloca “…apresento minha oração e fico esperando.”, assim devemos ser, apresentar ao Senhor e confiante esperar, que Ele responderá.

2. Senhor, guia-me na tua justiça - vs. 4-8

4  Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade,

e contigo não subsiste o mal.

5  Os arrogantes não permanecerão na tua presença;

odeias todos os que praticam a iniquidade.

6  Tu destróis os que proferem mentira;

o SENHOR abomina o sanguinário e o fraudulento.

7  Eu, porém, pela riqueza da tua misericórdia,

entrarei na tua casa

e me prostrarei diante do teu santo templo,

no teu temor.

8  SENHOR, guia-me na tua justiça,

por causa dos meus adversários;

endireita diante de mim o teu caminho.

Davi traz uma lição contrastante, nos versículos de quarto até o oitavo, ele cita a iniqüidade . . . e me prostrarei. Existe aqui no texto um contraste duplo: As atitudes dos justos e dos ímpios para com o pecado, também o texto nos fala da adoração aqui colocadas em contraste, com as diferentes reações de Deus para com os dois grupos.
O salmista reconhece que Deus não pode tolerar o pecado, não compactua, o Senhor não permanece onde há pecado, o Senhor abomina o pecado. Não estou dizendo que o Senhor abomina o pecador, mas ele abomina o pecado. Neste sentido que podemos afirmar, o Senhor não convive com o homem ímpio.
No texto hebraico, a ênfase do quarto versículo está nas palavras “Tu, porém...”, Deus não se deleita na pervesidade, o Senhor não tem prazer na maldade. Sua santidade é para eles um fogo consumidor. Davi está aqui invocando a justiça perfeita de Deus, o Senhor é perfeito e sua justiça é boa, os ímpios receberam o juizo do justo Juiz.
Davi não está neste momento condenando os impios, pois ele sabe que a natureza do homem é caída, ele era humano e também poderia errar e receber o justo julgamento do Senhor. Seu medo era de ser corrompido pela iniquidade e tronar-se um homem longe dos caminhos de Deus. A salvação não é volátil, ou algo que posso ganhar ou perder. Nós não escolhemos ao Senhor, mas o Senhor nos escolhe, nossa vontade não está em seguir ao Senhor, mas quando Ele entra na vida dos seus escolhidos, somos moldados, lapidados, transformados, segundo o coração do Senhor. A palavra do Senhor nos ensina que a salvação é eficaz, uma vez que estamos salvos, assim permaneceremos, esperando a volta do nosso Senhor, e um dia com o Senhor estaremos para toda a eternidade.
Davi está aqui pedindo pela vida dos ímpios, de seus inimigos, a palavra nos ensina a amar nosso inimigo, a perdoar, a olhar com olhos divinos, pregando a verdade e somente a verdade para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Ele pede ao Senhor que o Guie pelo caminho da justiça. Cansado devido a circubstância, com medo de ser corrompido pelos ímpios, ele clama ao Senhor para ser fortalecido e guiado segundo a vontade do Pai.
Davi neste cântico está colocando que Deus não tem prazer na maldade, nos orgulhosos, os praticantes da maldade (esses os fazem por prazer), os mentirosos, falsos, os violentos, esses o Senhor não suporta, detesta, não o quer em sua presença. Deus não compactua com o pecado.
Os que rejeitam a sabedoria do Senhor e vivem por sua própria loucura não podem permanecer firmes diante dEle. Aqui, os perversos, são caracterizado como mentirosos, homicidas e fraudulentos. A atitude de Deus contra eles é de ódio, aversão, o único destino para eles é a destruição, a condenação eterna.
Deus não permitirá que os arrogantes permaneçam na Sua presença. Ele considera detestável todos os que praticam a iniqüidade. O fim destinado àqueles que proferem mentira é a destruição completa, e o sanguinário e o fraudulento são uma abominação que Deus detesta. Enquanto esses homens ímpios lidam traiçoeiramente, o salmista prostra-se diante de Deus, orando por orientação divina.
O salmista não está excluído da presença de Deus ou da casa de Deus. Ele vai lá unicamente fundamentado no amor pactual de Deus para com ele, e por isso, ele pode entrar no lugar santo.
O salmista coloca-se no altar do Senhor, pedindo para que Deus o guie no caminho da justiça, como homem falho e imposibilitade de agradar a Deus, devido a natureza pecaminosa, o salmista pede ao Senhor para não deixa-lo desviar do caminho da justiça. O homem segundo o coração de Deus, reconheçe que sua confiança está em permanecer firme no Senhor até que ele volte para buscar os seus. Perseverar é a chave para continuar a caminhada para o lar celestial.
Uma aplicação para nossas vidas aqui, Davi estava vivendo momento tensos de sua vida, talvez ele não conseguia enxegar a luz no fim do túnel. No capítulo três e quatro ele coloca que em paz me deito e logo pego no sono, aqui ele levanta cedo e as nuvens estão lá, talvez agora ele enfrentasse problemas relacionando a mantimentos, além da dificuldade que sofria por ser perseguido. Mas ele continuava firme no Senhor, perseverando no caminho pedindo que o Senhor não o deixe sair do caminho da justiça.
Todos os cristão nos dias atuais estão presenciando momentos de tristeza, o aparecimento de pastores segundo seus próprios prazeres, lideres políticos escarnecendo de Deus, culturas zombando do Senhor, sociedades sendo corrompida pelo pecado, cristãos estão sendo perseguido. Sua vida está em dolorosos momentos de tribulação, talvez seus olhos não consegue enxegar alívio para o sofrimento, suas aflições estão cada dia o consumindo mais. A palavra nos ensina que esses dias viriam, Davi estava vivendo momentos difíceis, seu filho antes de traí-lo usou o nome de Deus, como base para completar seu golpe. No capítulo segundo Abslão disse irei adorar a Deus, como havia prometido se o Senhor me concedesse o perdão para voltar a Jerusalém.
Davi não pede a condenação de seus inimigos, ele perde a missericódia do Pai, também pede ao Senhor que o fortaleça para que ele não se desvie dos caminhos do Senhor. Você, eu, nós podemos fraquejar, somos falhos, o que podemos fazer é pedir ao Senhor, para nos ajudar a sermos perseverantes. O salmista Davi perseverou, todos nós somos encorajados a permanecer nos caminhor do Senhor, sendo perseverantes. Por isso, peça ao Pai guia-me pelo caminho da justiça.

3. Declara-os culpados - vs. 9-10

9  Porque na boca dos meus adversários não há sinceridade;

o íntimo deles está cheio de crimes;

a garganta deles é sepulcro aberto,

e com a língua lisonjeiam.

10  Declara-os culpados, ó Deus;

que eles caiam por seus próprios planos.

Rejeita-os por causa de suas muitas transgressões,

pois se rebelaram contra ti.

A oração continua com um pedido de justiça sobre aqueles inimigos. Davi estava orando pedindo a Deus que sua justiça fosse aplicada na forma de misericórdia, mas agora, ele pede ao Senhor, esses homens estão vivendo por seus prazeres, satisfazendo seus egos, ele se rebelam contra o Senhor, eles devem ser considerados culpados, deve-se permitir que caiam e que sejam rejeitados completamente.
Davi agora está pedindo a Deus, que os declare culpados. O culpado seria levado a expiação ou à destruição. Davi não estava pedindo uma vingança pessoal ao Senhor, as palavras de Davi foram, “...rebelaram contra ti.” Seu pedido de justiça nunca fora referente ao que estava acontecendo em sua vida, mas contra o reino de Deus.
Ele era um servo pactual leal, pede que Deus exerça seu juízo contra seus súditos rebeldes. Davi coloca diante do Senhor, os ensinamentos, que nós não devemos proferir palavras de maldição a ninguém, a justiça não pertence a nós, mas cabe somente a Deus.
No livro de Judas no capítulo primeiro no versículo nono, está escrito; “Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Adiversário acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!”
Davi não ousou proferir palavras de condenação, mas suplica ao Senhor que a justiça fosse aplicada aos que são contra Deus.
Jesus foi leva na frente de Poncio Pilatos, o Senhor, Rei, o verbo que se fez carne, ao ver uma multidão o condenando, gritando soltem Barrabas, crucifica Jesus, ousou proferir palavras de condenação. Muito pelo contrário, Jesus Cristo pede ao Pai, perdoe-os, pois não sabem o que fazem.
O juízo de Deus recairá sobre os impios, não podemos proferir palavras de condenação, mas podemos pedir ao Senhor que todo aquele que é adversário de Cristo Jesus, receba o justo julgamento.
Mais uma aplicação Davi não buscou ao Senhor justiça para seu dano pessoal, ele solicita a Deus justiça para todos os que são inimigos do Pai celestial.
Quando sofremos alguma injustiça, não cabe a nós colocarmos os joelhos no chão e pedir justiça própria, defesa em nosso nome. A veradeira justiça que podemos pedir é quando os inimigos estão o escarnecendo, zombando do nome de Deus.
Quando você orar, caso tenha um inimigo, que proferiu mentiras contra você, não peça a condenação dEle, confie no Senhor que o mais Ele fará.

Conclusão - vs. 11-12

11  Mas alegrem-se todos os que confiam em ti;

cantem de júbilo para sempre,

porque tu os defendes;

e em ti se gloriem os que amam o teu nome.

12  Pois tu, SENHOR, abençoas o justo

e, como escudo, o cercas da tua bondade.

Encontramos aqui a evidencia do homem segundo o coração de Deus. Davi mesmo enfrentando tais horas de crise e dificuldade revelou essa intensa confiança, de que Deus estava com ele, mesmo parecendo que ele estava desamparado por Deus. Davi sabia que o Senhor estava com Ele.
Mesmo quando a paz sumir ela porde ser restaurada, confie no Senhor.
O carater do povo de Deus como aqueles que buscam refúgio no Senhor é ilustrado neste salmo pela própria atitude de Davi. Os que vivem sob proteção de Deus podem cantar de alegria porque ele provê um abrigo que os envolva em momentos de tempestades intensas.
Deus cerca seu povo com um escudo protetor para que seja guardaro do inimigo. “Cercas da tua bondade”, a bondade de Deus nos protege como um escudo. A bênção do Senhor é a porção de seus filhos crentes.
Que vivamo como Davi, que foi segundo o coração de Deus. De manhã apresente-se ao Senhor dando-lhe todo o seu ser, para a glória dEle.
Toda a honra e glória pertence a Cristo Jesus nosso Senhor e salvador.
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more