Salmo 127

Salmos de Salomão  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript
Handout
Handout
Tradução
Psalm 127 LHB
1 שִׁ֥יר הַֽמַּֽעֲל֗וֹת לִשְׁלֹ֫מֹ֥ה אִם־יְהוָ֤ה׀ לֹא־יִבְנֶ֬ה בַ֗יִת שָׁ֤וְא׀ עָמְל֣וּ בוֹנָ֣יו בּ֑וֹ אִם־יְהוָ֥ה לֹֽא־יִשְׁמָר־עִ֝֗יר שָׁ֤וְא׀ שָׁקַ֬ד שׁוֹמֵֽר׃ 2 שָׁ֤וְא לָכֶ֨ם׀ מַשְׁכִּ֪ימֵי ק֡וּם מְאַֽחֲרֵי־שֶׁ֗בֶת אֹ֭כְלֵי לֶ֣חֶם הָעֲצָבִ֑ים כֵּ֤ן יִתֵּ֖ן לִֽידִיד֣וֹ שֵׁנָֽא׃ 3 הִנֵּ֤ה נַחֲלַ֣ת יְהוָ֣ה בָּנִ֑ים שָׂ֝כָ֗ר פְּרִ֣י הַבָּֽטֶן׃ 4 כְּחִצִּ֥ים בְּיַד־גִּבּ֑וֹר כֵּ֝֗ן בְּנֵ֣י הַנְּעוּרִֽים׃ 5 אַשְׁרֵ֤י הַגֶּ֗בֶר אֲשֶׁ֤ר מִלֵּ֥א אֶת־אַשְׁפָּת֗וֹ מֵ֫הֶ֥ם לֹֽא־יֵבֹ֑שׁוּ כִּֽי־יְדַבְּר֖וּ אֶת־אוֹיְבִ֣ים בַּשָּֽׁעַר׃
Cântico de romagem. De Salomão, Sl 127.título.( שִׁ֥יר הַֽמַּֽעֲל֗וֹת לִשְׁלֹ֫מֹ֥ה )
Quando eu era mais novo eu me lembro vividamente de andar de carro com meus pais como se fosse hoje, na epoca moravamos em São José dos Campos, tinha meus 9 anos de idade, e meu pai tinha um gol vermelho “quadradinho”. Mas tem um elemento mais marcante de todos era a musica, nunca me lembro de andar de carro com eles sem música, para todos os lugares que iamos, viajens, igreja, medico, escola tudo tinha que ter musica.
Inclusive tinha um CD que estava sempre tocando no carro que quando eu escuto a primeira nota da primeira faixa eu me recordo da sensação de andar de carro com meus pais, Papai dirigindo, mamãe ao seu lado (sempre falando, “Olha o caminhão!”, “ele está freiando” “Ficou vermelho”) eu e meus irmãos no banco de tras, os 3, eu sempre atras da minha mãe, meu irmão atras do meu pai e minha irmã mais nova, como todo irmão mais novo, no meio!
A musica tem a capacidade de trazer viva as memorias e de ensinar muito.
Autoria: Salomão, provavelmente, e uma curiosidade é que no salmo ele utiliza a palavra “amados” (לִֽידִיד֣וֹ), que como veremos descreve aqueles que descansam no Senhor, mas essa palavra
Cântico de Romagem: Salmo que os judeus cantavam durante a peregrinação a Jerusalem, durante as festas anual (3 no total). Também chamado de salmos dos degrais, por se tratar da peregrinação em subida(geograficamente) a Jerusalem.
Se o SENHOR não edificar a casa, Sl 127.1. ( אִם־יְהוָ֤ה׀ לֹא־יִבְנֶ֬ה בַ֗יִת )
em vão trabalham os que a edificam; Sl 127.1. ( שָׁ֤וְא׀ עָמְל֣וּ בוֹנָ֣יו בּ֑וֹ )
se o SENHOR não guardar a cidade, Sl 127.1. ( אִם־יְהוָ֥ה לֹֽא־יִשְׁמָר־עִ֝֗יר )
em vão vigia a sentinela. Sl 127.1. ( שָׁ֤וְא׀ שָׁקַ֬ד שׁוֹמֵֽר׃ )
A construção textual “Se o Senhor” (אִם־יְהוָ֤ה) é muito forte, dentro do texto do Antigo Testamento ela aparece somente 5 vezes, duas das ocorrencias estão no mesmo discurso de confrontação de Davi a Saul (1Sm 26.10,19), uma delas está no discurso de Elias ao povo de Israel (1Rs 18.21) os confrontando sobre a adoração a Deus versus a adoração a Baal e as outras duas estão nesse salmo. Essa pesquisa nos auxilia a interpretar que Salomão, assim como seu pai Davi antes dele tinha confrontado Saul e inspirando Elias porteriormente a chamar o povo a uma adoração a Deus, quer alertar ao povo e a nação.
Lembre estamos em uma viagem, onde família cantavam esses salmos, e o salmo 127 em particular, de forma a lembra-los e alerta-los sobre a vontade de Deus, da mesma forma que cantam para ensinar suas crianças!
O alerta de Salomão é justamente sobre o reconhecimento de Deus e suas dádivas diarias. Portanto o povo deveria cantar para se lembrar que apesar de todo o trabalho arduo que realizaram durante o ano, quem os sustentava era Deus, quem provia o sacrifício era Deus!
A afirmação “Se o Senhor” repetida duas vezes é seguida, também duas vezes, pela expressão “em vão” (שָׁ֤וְא) utilizada 38 vezes no antigo testamento que significa vaziu e vaidade (BDB), indigno, vão e sem propósito (CHAL), nulo, discursos mentiroso e destruição (HAL). Em nosso texto ele claramente significa sem propósito, vão, inutil, nulo contrastando diretamente com o alerta da ausencia da ação de Deus diante do trabalho (“edificar a casaיִבְנֶ֬ה בַ֗יִת) e segurança (“guardar a cidade” יִשְׁמָר־עִ֝֗יר).
Um detalhe muito importante:
Apesar do salmo ser escrito por Salomão na época do reinado e periodo mais prospero do povo de Deus, o livro se Salmos foi compilado após o periodo do exilio e cantado por um povo que inicialmente estava lidando com a reconstrução de suas casas, muros e de toda a nação. Mais ainda a gloria do reinado de Salomão nunca retornou, então todos os leitores judeus desse salmo, considerando uma epoca posterior que vai até o perido de Jesus, estavam constantemente lidando com instabilidade política, imperios dominadores e falta de segurança.
O alerta particular desse salmo está ligado ao reconhecimento do SENHOR como aquele que provê, cuida, guarda, trabalha e vigia pelo seu povo.
Será que temos reconhecido esse mesmo Deus hoje?
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; Sl 127.2. ( שָׁ֤וְא לָכֶ֨ם׀ מַשְׁכִּ֪ימֵי ק֡וּם מְאַֽחֲרֵי־שֶׁ֗בֶת אֹ֭כְלֵי לֶ֣חֶם הָעֲצָבִ֑ים )
aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Sl 127.2. ( כֵּ֤ן יִתֵּ֖ן לִֽידִיד֣וֹ שֵׁנָֽא׃ )
A edição Revista e Atualizada (RA) que lemos deixa de traduzir um adverbio ken’(כֵּ֤ן) muito importante para a compreenção do paralelismo no verso 2 que podeia ser traduzido por “pois” como a RC e a NTLH fazem. Ele nos ajuda a compreender que assim como no verso 1, e seus dois paralelismos, o verso 2 fecha os mesmos padrões interpretativos de “se o Senhor não” (אִם־יְהוָ֥ה לֹֽא) e “em vão” (שָׁ֤וְא), que apesar de faltar elementos textuais (“se o Senhor não”, אִם־יְהוָ֥ה לֹֽא) o autor traz um verbo, que apesar de ser traduzido pela locução, “ele o dá” (יִתֵּ֖ן) indica a ação de Deus sobre o seus amados, essa ação tem um elemento em particular, pois o salmista a declara no Imperfeito do QAL, esse modo imperfeito indica uma ação incompleta ou que está descreve uma ação como completa, pois é certa, mas em sua natureza ela está sendo realizada por Deus.
Qual a diferença entre repousar e dormir?
R: A ideia da palavra repousar (שֶׁ֗בֶת) está ligada a sentar e a palavra dormir (שֵׁנָֽא) está ligada ao sono. Em nosso dia e preocupações, temos oportunidades de relaxar dos problemas, entretenimentos que nos fazem esquecer das situações que vivemos mas de fato nunca descansamos, e o stress nunca se vai. Porem quando descansamos profundamente em Deus nós aproveitamos das dádivas divinas para nossa vida.
Não viva uma vida para prover coisas e recursos, mas viva a vida aproveitando daquilo que Deus já nos deu. (Salvação, família, amigos, irmãos, filhos)
Benjamim ao receber a benção de seu pai Jaco foi descrito como “amado” (יְדִ֣יד), a mesma palavra que o salmista utiliza, e as palavras de Jacó afirmam que: De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.
Os “amados” (לִֽידִיד֣וֹ) dos Senhor são aqueles que descansam em seus braços (Dt 33.12)
Descanse no SENHOR!
Herança do SENHOR são os filhos; Sl 127.3. ( הִנֵּ֤ה נַחֲלַ֣ת יְהוָ֣ה בָּנִ֑ים )
o fruto do ventre, seu galardão. Sl 127.3. ( שָׂ֝כָ֗ר פְּרִ֣י הַבָּֽטֶן׃ )
O Livro de Salmos é um compilado de poesias, e como toda poesia ela possui algumas estruturas. Diferente da estrutura poética do portugues a estrutura da poesia hebraica não está na rima. Uma das estruturas poeticas do povo hebreu, assim como a repetição que vimos nos versos anteriores, é o paralelismo. Claramente vemos um paralelismo nas orações e frases dos versiculos 1 e 2 porem quando nos deparamos com os versos 3-5 podemos sentir certa confusão entre a corelação dos assuntos.
O parelelismo encontrado nessa etapa do Salmo 127 é um paralelismo complementar, é como se o salmista olhasse para o mesmo ensino agora de outro angulo, de alguma forma veremos que os versos 3-5 ilustram o alerta dado nos versos 1-2. O texto hebraico faz essa mudança de olhar através de uma palavra não traduzida na ARA (Almeida Revista e Atualizada) “hinneh הִנֵּ֤ה” que significa “Olhe”, em nossa lingua talvez a escreveriamos “Por Exemplo”
Para começarmos a compreender esses ultimos versos temos que relembrar um particular ensino do verso 2, o Senhor “”! O povo de Deus deve repousar nas dádivas de Deus e que através dela Ele proverá, cuidará e dará segurança. Conforme Harmam afirma:
A edificação de uma família é em última análise uma dádiva do próprio Senhor
Allan Harman, Salmos, trad. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 434.
Portanto texto nos chama a entender que “os filhos” (בָּנִ֑ים) são dádivas do SENHOR e os descreve como “Herança” (נַחֲלַ֣ת) e “galardão” (שָׂ֝כָ֗ר). “Herança” (נַחֲלַ֣ת) no antigo testamento é intimamente ligada a Terra Prometida, que também era uma herança dada por Deus, e que era passada de Pai para filho, uma honra. Já o “galardão” (שָׂ֝כָ֗ר), diferentemente do novo testamento que fala de um galardão escatológico, o povo do Antigo testamento compreendia o galardão como sinonimo de salário pelo trabalho realizado, somente salomão em eclesiastes faz uma menção de galardão no AT com um vislumbre escatológico, porem também intimamente ligado ao fruto de uma vida e trabalho do indíviduo. Quando Salomão aplica a paternidade como herança e galardão ele quebra muitos paradigmas mentais pois afirma que (1) não somente a terra era uma dádiva de Deus, mas também a descendencia, e (2) que os filhos são recompensas do SENHOR.
Mas para entendermos a ilustração sobre a provisão e segurança que vem do SENHOR temos que continuar e compreender o que significava ter filhos para o povo de Deus.
Como flechas na mão do guerreiro, Sl 127.4. ( כְּחִצִּ֥ים בְּיַד־גִּבּ֑וֹר )
assim os filhos da mocidade. Sl 127.4. ( כֵּ֝֗ן בְּנֵ֣י הַנְּעוּרִֽים׃ )
Feliz o homem que enche deles a sua aljava; Sl 127.5. ( אַשְׁרֵ֤י הַגֶּ֗בֶר אֲשֶׁ֤ר מִלֵּ֥א אֶת־אַשְׁפָּת֗וֹ מֵ֫הֶ֥ם )
não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta. Sl 127.5. ( לֹֽא־יֵבֹ֑שׁוּ כִּֽי־יְדַבְּר֖וּ אֶת־אוֹיְבִ֣ים בַּשָּֽׁעַר׃ )
Para o povo de Deus no Antigo Testamento os filhos eram ativos e não passivos. Nossa sociedade ocidental recorentemente vê filhos como passivos financeiros, portanto quando se pensa em ter filhos a primeiro elemento que vem a nossa mente é o custo financeiro ou de atenção que aquele filho dará. O povo hebreu via de forma diferente, os filhos eram ativos valiosos para a familia, deles viriam cuidado, mão obra, segurança e status social já que se trata de uma sociedade patriarcal o ter filhos te coloca em um ambiente social para o mundo bíblico do antigo testamento de honra e respeito pelos demais. Sobre esse assunto harman também afirma:
A ilustração aqui é da sociedade do Oriente Próximo, com o pensamento de os filhos provendo proteção em tempo de tribulação e velhice. Uma aljava cheia ajudaria a defender a família quando diante de um ataque.
Allan Harman, Salmos, trad. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 435.
Salomão ao ilustrar seu ensino sobre o descansar em Deus, ele nos mostra que socialmente em sua época, que possuima muitos relacionamentos com diversos póvos visinhos, seus filhos eram instrumentos de Deus para oferecer status e cuidado do SENHOR, reconhecendo que essa provisão não viria de sua prolê mas do próprio Deus.
Por outro lado essa salmo é compilado e cantado inicialmente por um povo reconstruindo uma nação e caminhando uma subida dificil para Jerusalem, viagem que é feita a pé levando toda a familia, bagagem e comida e animais para os sacrificios, não era nada seguro imaginem todo ano tinham 3 festas judaicas e ladroes sabiam que viajariam familias inteiras desprotegidas com seus bens preciosos por uma estrada perigosa, não era uma viagem facil e segura. Mas ao cantar o salmo o povo deveria (1) lembrar que todo o trabalho só pode ter sido realizado durante o ano devido a mão de Deus e reconhecer que a segurança em momentos que a vigia deve estar atenta, só pode prover do SENHOR em segundo lugar (2) que quando cantarem deveriam olhar para seus filhos pois estão com você nesse momento de peregrinação insegura e longa.
Segue abaixo, uma demonstração de como a família, e os filhos também, podem ser usados por Deus para demonstrarem o cuidado de Deus:
Patrick: “Descobri mais uma vez que a minha família me ama de verdade e oro para que não sejam infectados.”
Conclusão
Durante as minhas viagens em família, com meus pais quando era criança, eu nunca ficava com medo de acontecer alguma coisa, algumas vezes até dormia. Pois sabia que meu Pai estava no volante, e que enquanto eu dormia ele cuidava de mim.

Enquanto dormimos Deus cuida de nós, sempre se lembre e reconheça todo o louvor ao SENHOR!

Related Media
See more
Related Sermons
See more