Suicídio e comportamento suicida

Apologética  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
APOLOGÉTICA IV - ESTUDO 546
1Coríntios 3.16-17
1 Corinthians 3:16–17 NAA
16 Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Porque o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

INTRODUÇÃO

A OMS - Organização Mundial da Saúde: Pensando a questão do Suicídio ao redor do Mundo! A discussão em torno do suicídio tem se espalhado cada vez mais por entre os mais distintos países do mundo como um problema de contornos internacionais e isso tem preocupado e alertado ainda mais os órgãos responsáveis pela saúde em âmbito mundial.
Conforme aponta o crescimento das estatísticas, ano após ano, tem-se que a maioria das causas do suicídio estão relacionadas com condições psiquiátricas, incluindo depressão severa, uso de drogas e substâncias abusivas e psicoses. Estudos também sugerem que o risco de suicídio incluí além da depressão, esquizofrenia e alcoolismo.
Dado a este contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assume, agindo em pról da proteção da vida e da saúde, incluindo o suicídio como uma das suas pautas fundamentais, tornando-se a patrocinadora do Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro – quando se propõe disseminar o saber de que os atos de suicídio podem ser prevenidos.
Mesmo assim, percebe-se que os mecanismos utilizados para conter ou prevenir esse alarmante quadro, têm sido insuficientes e inoperantes, tanto é, que a própria estatística, anualmente, vem demonstrando isso, num crescente!
Dentro deste quadro, infelizmente, faz parte desta estatística triste e lamentável, a ocorrência de suicídios e comportamentos suicidas, no meio do povo evangélico, que abordaremos neste breve e sucinto trabalho, sem a pretensão de cobrir o imenso mar que representa esse grande mal.
Portanto, o propósito deste estudo incipiente é demonstrar que a igreja não está “vacinada” contra esse terrível acontecimento, devendo buscar sempre conhecer as causas, não apenas os efeitos, de tal maneira que possamos contribuir com a visão bíblica para prevenir e debelar esse grande mal, entendendo, também, que devemos ancorar essa situação junto aos meios médicos e psicológicos, sempre que necessário, e não simplesmente julgar e atribuir possessão malígna, espiritualizando tudo.
Que Deus nos ajude!

PANORAMA MUNDIAL SOBRE O SUICÍDIO E COMPORTAMENTO SUICIDA

Banco Mundial em 2020

- A economia global perde cerca de 1 trilhão de dólares a cada ano em produtividade, devido à depressão e ansiedade, que são os principais fatores que levam ao suicídio.
- Estima-se que os transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias, contribuam para perdas de produção econômica na casa de 2,5/8,5 trilhões de dólares em todo o mundo, um valor que deve quase dobrar até 2030.

Organização Mundial da Saúde em 2019

- O suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos.
- Cerca de 10 milhões de adultos pensaram seriamente sobre suicídio; 3,2 milhões planejaram e 1,4 milhões se suicidaram, ou seja, uma pessoa a cada 40 segundos.

Nações Unidas

- A depressão ocupa o terceiro lugar na carga global de doenças, e projeta-se que ocupará o primeiro lugar em 2030. A depressão não tratada a tempo é, em muitos casos, um passo do suicídio.
Portanto, a depressão e o suícido caminham juntos, com uma estimativa de que até 60% das pessoas que cometem suícidio, têm uma depressão profunda. Convém ressaltar, no entanto, que nem todo estado depressivo leva ao suícidio. Cada caso é um caso e somente um médico ou psicólogo pode de fato, avaliar.

Focus on the Family em 2019

- Em um estudo co-patrocinado pela Lifewaye Focus on the Family, os pastores relataram taxas de doenças mentais semelhantes às da população em geral. De acordo com o estudo, “cerca de um quarto dos pastores (23%) dizem que experimentaram algum tipo de doença mental, enquanto 12% dizem que receberam um diagnóstico de um problema de saúde mental".

Outras publicações e considerações:

Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry

Um estudo de 2016, publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry, descobriu que as mulheres americanas que frequentavam um serviço religioso, pelo menos uma vez por semana, tinham cinco vezes menos probabilidade de cometer suicídio. Os resultados, baseados em dados de 90 mil mulheres, de 1996 a 2010, são consistentes com os resultados da Pew Researchde 2019, de que a participação regular na comunidade religiosa está claramente ligada a níveis mais altos de felicidade. É verdade que a correlação não prova a causa, mas há fortes evidências de que as pessoas que frequentam a igreja ou sinagoga regularmente estão menos inclinadas a tirar a própria vida.

Canaltech, publicado em 8 de abril de 2021

Segundo essa fonte, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, Reino Unido, apontou que pessoas diagnosticadas com COVID-19 nos últimos seis meses foram mais propensas a desenvolver depressão, demência, psicose e derrame, e quem precisou de internação em hospitais ou de unidade de terapia intensiva (UTI) correu um risco ainda maior.

A PROFUNDIDADE DO "PROBLEMA" SUICÍDIO

Todo suicídio torna-se uma tragédia que afeta a família, a comunidade e países inteiros, deixando grandes efeitos colaterais prolongados, principalmente, sobre as pessoas que ficam para trás. Em se tratando de jovens entre 15 e 29 anos, tem-se que o suicídio acaba sendo a segunda maior causa de morte ao redor do mundo; pessoas economicamente ativas, com relativamente pouco tempo de vida, mas com ainda muita perspectiva para se viver (OMS, 2014).
Em escala global, o suicídio foi responsável por 1,4% de todas as mortes no mundo, assumindo o 17° lugar no ranking das principais causas de morte do período. Ainda é relevante mencionar que há mais causas de morte por suicídio do que por mortes em função da soma de baixas em guerras e homicídios ao redor do mundo (OMS, 2014).

O SUICÍDIO NO MEIO EVANGÉLICO

Suicídio coletivo na Guiana

Quem não se lembra daquele que foi o "maior suicídio coletivo da história", descrito pela mídia que na epoca cobriu a tragédia. "Vamos acabar com isso agora. Vamos acabar com essa agonia."
Depois de ouvir essas palavras do pastor evangélico americano Jim Jones, 918 pessoas perderam a vida em 18 de novembro de 1978 em uma parte remota da Guiana, no noroeste da América do Sul. O reverendo Jim Jones havia ordenado a toda sua comunidade, não muito modestamente batizada de Jonestown, que fizessem fila para beber um refresco em pó tratado com uma mistura de cianeto de potássio e calmantes, disposto em baldes industriais.

Suicídio coletivo na cidade de Waco, Texas

Em 19 de abril de 1993, o mundo viu um rancho nesta cidade ser incendiado, com 72 pessoas dentro. Lá dentro estavam o líder religioso David Koresh e dezenas de membros de sua seita, que estiveram sob cerco pelas autoridades americanas por 51 dias. Depois de uma tentativa malsucedida de prendê-lo e revistar o local que resultou na morte de quatro oficiais e seis davidianos, o cerco durou várias semanas até o incêndio repentino. Ali pereceram 72 pessoas e o líder Koresh.

Ondas de suicídio

Líderes e filhos de líderes evangélicos

Sem citar nomes atuais, para preservar as famílias e a memória dos que partíram, o suicídio de pastores, líderes e filhos de líderes cresce e preocupa, tendo sido até batizado de “onda de suicídios”, mesmo não sendo algo novo. Há registros bíblicos de líderes como Sansão, Saul e Judas que tiraram suas vidas. Van Gogh, que além de pintor foi pastor, é um dos mais famosos a aplicar a pena capital contra si mesmo.
Nos últimos anos, vários pastores americanos tiraram suas vidas e, assim como no Brasil, o fato passa a ter certa frequência. O que está acontecendo com os que estão na função de cuidado, mas não conseguem administrar suas próprias demandas? Por que pessoas que já ajudaram a tantos, desistem da própria vida? De acordo com o Instituto Schaeffer, “70% dos pastores lutam constantemente contra a depressão, 71% se dizem esgotados, 80% acreditam que o ministério pastoral afetou negativamente suas famílias e 70% dizem não ter um amigo próximo”.

Motivos aparentes ou reais

A causa mais comum noticiada para o suicídio de pastores e líderes, é a depressão associada a esgotamento físico e emocional, traições ministeriais e isolamento por falta de amigos.
Sim, pastores têm poucos amigos, e às vezes nenhum. Isso é visível em reuniões nas quais a maioria conta proezas, sucessos, vitórias e conquistas na presença dos demais, num clima de competição para mostrar que possui êxito no exercício ministerial. Entretanto, quando a conversa é íntima, o sofrimento se revela. Boa parte está cansada, desanimada, chateada com a igreja e com a liderança. Muitos possuem dificuldades no cuidado com a família e as finanças de alguns estão desequilibradas.
A figura do pastor-pai-cuidadorestá escassa; aquele que expõe a Palavra à comunidade-família, aconselha os que sofrem e cuida dos enfermos e das viúvas. Há uma crise de identidade funcional entre o chamado pastoral e as exigências do chamado mercado religioso institucional.

O QUE É O SUICÍDIO E O COMPORTAMENTO SUICIDA

De forma simples e objetiva, o suicídio é o ato de tirar a vida deliberadamente, enquanto, o comportamento suicida é qualquer ação que pode levar uma pessoa à morte, como tomar uma overdose de medicamentos ou bater um carro propositalmente, por exemplo.
Listando as causas de suicídio ou de comportamentos suicidas, geralmente ocorrem em pessoas com um ou mais dos seguintes fatores:
§ Transtorno bipolar
§ Transtorno de personalidade limítrofe
§ Depressão
§ Uso de drogas ou álcool
§ Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
§ Esquizofrenia
§ História de abuso sexual, físico e emocional
§ Questões estressantes de vida, como sérios problemas financeiros ou de relacionamento interpessoal
As pessoas que tentam o suicídio estão frequentemente buscando escapar de uma situação de vida que parece impossível de lidar. Muitos daqueles que cometem tentativa de suicídio estão buscando alívio de:
§ Sentir-se envergonhado, culpado ou um fardo para os outros
§ Sentimentos de rejeição, perda ou solidão
Os comportamentos suicidas podem ocorrer devido a uma situação ou evento que a pessoa vê como opressor, como:
§ Envelhecimento (adultos mais velhos têm a maior taxa de suicídio)
§ A morte de um ente-querido
§ Uso de drogas ou álcool
§ Um trauma emocional
§ Doença física grave ou dor
§ Desemprego ou problemas financeiros
Os fatores de risco para suicídio de adolescentes incluem:
§ Acesso a armas de fogo
§ Membro da família que cometeu suicídio
§ Uma história de automutilação deliberada
§ História de negligência ou abuso
§ Morando em comunidades onde ocorreram recentes surtos de suicídio entre jovens
Enquanto os homens têm mais probabilidade do que as mulheres de morrer por suicídio, as mulheres têm duas vezes mais chances de tentar o suicídio. A maioria das tentativas de suicídio não termina em morte. Muitas dessas tentativas são realizadas de forma que o resgate seja possível. Essas tentativas geralmente representam um pedido de ajuda.
Algumas pessoas tentam o suicídio de uma forma menos provável de ser fatal, como envenenamento ou overdose. Os homens são mais propensos a escolher métodos violentos, como atirar em si mesmos, enforcamento etc. Como resultado, as tentativas de suicídio em homens têm maior probabilidade de terminar em morte.
Os parentes de pessoas que tentam ou cometem suicídio muitas vezes se culpam ou ficam muito zangados. Eles podem ver a tentativa de suicídio como egoísta. No entanto, as pessoas as vezes lamentam por não terem percebido o distúrbio antes, a ponto de reverter a situação.
Por isso é importante ficar atento e observar, ao mínimo sinal, como por exemplo:
- Mudança drástica na personalidade, especialmente comportamentos em situações sociais.
- Viver isolado, sem vida social e sem interação com outros.
- Mudança drástica de humor, como espírito jovial em um dia e no outro totalmente rude, diferente...
- Gatilhos em situação de crises, perda de um ente-querido, ruína financeira, frustração amorosa, piora no relacionamento no trabalho etc.
- Comentários constantes sobre suicídios ou pensamento negativos, tais como "desejaria nunca ter nascido...".
- Depressão severa que afeta a habilidade no ambiente de trabalho, familiar, social, com agressividade ou comportamento como dirigir abusivamente em altas velocidades...
Estas, chamadas de "observações de campo", além de nossas orações e aconselhamento pastoral, devem merecer atenção e incentivar que se busque ajuda médica ou psicológica, afim de prover tratamento profissional especializado, evitando as crises e tentativas de suícidios.
Romans 12:2 NAA
2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

DE NOVO, O PERFIL DO SUICÍDIO E SEUS MÉTODOS

Então, recapitulando rapidamente o perfil do suicídio e seus métodos aqui mencionados, apesar de se saber que os transtornos mentais estão fortemente conectados com as tentativas de suicídio – em particular a depressão e o alcoolismo – principalmente nos países de alta renda, muitos dos casos acontecem em momentos de crise e altos níveis de estresse, como problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores e doenças crônicas.
Mais que isso, o vivenciar de conflitos, traumas, abusos e perdas também estaria recorrentemente associado ao comportamento suicida. Esses acontecimentos podem ter um impacto muito intenso e negativo na vida dos indivíduos que os sofrem.
Isso aconteceria, fundamentalmente, por conta da solidão que passa a acompanhá-los, de maneira que, em meio a pouquíssimo respaldo, passariam a cogitar o tirar da própria vida.

QUAL A VISÃO CRISTÃ A RESPEITO DO SUICÍDIO?

Desistir da vida - um ato de covardia

Não resta a menor dúvida o título dessa assertiva, sendo consenso de que, a vida é dom de Deus concedido ao ser humano e, entendendo desta maneira, toda concessão continua sendo de domínio do seu proprietário. Por assim ser, não é de a competência deste ser pensante decidir o momento em que sua vida deva ser extinta, por isso, grosso modo, se atribuiu ao suicídio um ato de extrema covardia, quando o ser humano, sentindo-se incapaz de lidar com suas próprias limitações, busca refúgio na morte. Não seria mais fácil permanecer vivo e admitir que fracassou? Qualquer forma de morte induzida é a legitimação de desistência da vida e, por extensão, da fé e da crença nos valores Eternos.
2 Corinthians 4:7–9 NAA
7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; 9 somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos.

O suicídio na Bíblia

Nas Escrituras, encontramos o registro de alguns casos de suicídio. Em todos eles, vemos que seus protagonistas foram pessoas que deixaram de lado a voz do Senhor e desobedeceram a sua Palavra.

O exemplo de Saul

Foi um rei fracassado, que deixou o Senhor, e foi em busca de uma médium espírita (cf. 1Sm 28.1-19; 31.1-4; 1Cr 10.13-14).
1 Samuel 28:1–19 NAA
1 E aconteceu que, naqueles dias, os filisteus reuniram os seus exércitos para a guerra, para lutar contra Israel. Então Aquis disse a Davi: — Fique sabendo que você irá comigo para a batalha, você e os seus homens. 2 Então Davi disse a Aquis: — Assim você saberá o quanto este seu servo pode fazer. Aquis respondeu: — Por isso, você será meu guarda pessoal para sempre. 3 Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade. Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos. 4 Os filisteus se reuniram e foram acampar em Suném. Saul reuniu todo o Israel, e eles acamparam em Gilboa. 5 Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. 6 Saul consultou o Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. 7 Então Saul disse aos seus servos: — Procurem uma mulher que seja médium, para que eu me encontre com ela e a consulte. Os servos responderam: — Há uma mulher em En-Dor que é médium. 8 Saul se disfarçou, vestiu outras roupas e se foi, acompanhado de dois homens. Chegaram de noite à casa da mulher, e Saul lhe disse: — Peço que você adivinhe para mim pela necromancia e me faça subir aquele que eu lhe disser. 9 Mas a mulher respondeu: — Você sabe muito bem o que Saul fez: eliminou da terra os médiuns e adivinhos. Então por que você está me preparando uma armadilha, que pode me levar à morte? 10 Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: — Tão certo como vive o Senhor, nenhum castigo lhe sobrevirá por isso. 11 Então a mulher perguntou: — Quem você quer que eu faça subir? Ele respondeu: — Samuel. 12 Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz e disse a Saul: — Por que você me enganou? Pois você mesmo é Saul. 13 Mas o rei disse à mulher: — Não tenha medo! O que você está vendo? A mulher respondeu a Saul: — Vejo um deus subindo da terra. 14 Ele perguntou: — Como é a sua figura? Ela respondeu: — Vem subindo um ancião e está enrolado numa capa. Então Saul entendeu que se tratava de Samuel. Ele se inclinou com o rosto em terra e se prostrou. 15 Samuel perguntou a Saul: — Por que você foi me perturbar, fazendo-me subir? Então Saul disse: — É que estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se afastou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos. Por isso o chamei para que você me revele o que devo fazer. 16 Então Samuel disse: — Por que você pergunta a mim, visto que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo? 17 Porque o Senhor fez com você o que havia anunciado por meio de mim: rasgou das suas mãos o reino e o deu a alguém outro, que é Davi. 18 Você não deu ouvidos à voz do Senhor e não executou o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso o Senhor fez isso com você, hoje. 19 O Senhor entregará também Israel, com você, nas mãos dos filisteus, e, amanhã, você e os seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o acampamento de Israel nas mãos dos filisteus.
1 Samuel 31:1–4 NAA
1 Os filisteus lutaram contra Israel. E os homens de Israel, fugindo da presença dos filisteus, caíram mortos no monte Gilboa. 2 Os filisteus seguiram de perto Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. 3 A batalha se intensificou contra Saul. Os flecheiros o avistaram e ele foi ferido gravemente. 4 Então Saul disse ao seu escudeiro: — Arranque a sua espada e atravesse-me com ela, para que não venham esses incircuncisos, me atravessem com a espada e zombem de mim. Mas o seu escudeiro não quis fazer isso, porque estava com muito medo. Então Saul pegou a sua própria espada e se lançou sobre ela.
1 Chronicles 10:13–14 NAA
13 Assim, Saul morreu por causa da transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele não tinha guardado; e também porque consultou uma médium 14 e não o Senhor, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

O exemplo de Aitofel

Foi um conselheiro de Absalão, orgulhoso, que se matou por ver que sua palavra fora suplantada por outro. (2 Sm 17.23).
2 Samuel 17:23 NAA
23 Quando Aitofel viu que o seu conselho não tinha sido seguido, preparou o jumento e foi para casa, na cidade em que morava. Pôs em ordem os seus negócios e se enforcou; morreu e foi sepultado na sepultura do seu pai.

O exemplo de Zinri

Um rei sem qualquer temor de Deus, que usurpou o trono por traição e matança, e que por fim, se matou, quando se viu derrotado pelo exército inimigo (1Rs 16.18-19 ).
1 Kings 16:18–19 NAA
18 Quando Zinri viu que a cidade havia sido tomada, foi para a fortaleza do palácio real, pôs fogo no palácio real e morreu, 19 por causa dos pecados que havia cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão e no pecado que havia cometido, e fazendo Israel pecar.

O exemplo de Judas Iscariotes

Após trair Jesus, foi dominado por um profundo remorso, e, ao invés de pedir perdão ao Senhor, foi-se enforcar.

Especificamente o caso de Sansão

Foi perguntado ao ICP-Instituto Cristão de Pesquisas, se Sansão cometeu suicídio ao derrubar as colunas do templo, mesmo sabendo que poderia morrer? Ou se o seu ato não se classifica como suicídio?
Vejamos o que o ICP respondeu:
(note em primeiro lugar, o texto bíblico)
Judges 16:28–30 NAA
28 Sansão clamou ao Senhor e disse: — Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim. Dá-me força só mais esta vez, ó Deus, para que eu me vingue dos filisteus, que furaram os meus olhos. 29 Em seguida, Sansão abraçou-se às duas colunas do meio, que sustentavam o templo, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. 30 E disse: — Que eu morra com os filisteus. E empurrou com toda a sua força, e o templo caiu sobre os governantes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, foram mais os que Sansão matou quando morreu do que os que ele havia matado durante toda a sua vida.
O ICP continuou a resposta:
"Não encontramos nenhuma evidência de suicídio, ou de eutanásia. Se Sansão tivesse um desses objetivos, isto é, se desejasse a morte devido à frustração de ter sido capturado pelos filisteus, certamente teve diversas oportunidades para se matar. Se Sansão desejasse acabar com seu sofrimento devido à cegueira e às dores da mutilação, também poderia ter feito alguma coisa antes dessa ocasião. Além disso, a força de Sansão para tamanha destruição não veio dele, mas foi proveniente de Deus. Dessa forma, aceitar o ato de Sansão como suicídio significaria dizer que o próprio Deus o concedeu forças sobrenaturais para fazê-lo, o que não pode ser concebido diante da natureza divina".
O ICP finalizou:
"Devemos entender que os filisteus eram um povo que se opunha a Israel e não buscava a paz, como fizeram os gibeonitas (Js 9). Sansão estava lidando com inimigos irreconciliáveis, sabia que um confronto poderia causar-lhe a morte, quer essa morte fosse devido à queda do edifício, quer ocorresse após a queda do edifício por meio da retaliação de algum filisteu".
Não é por menos que, encontramos Sansão no ról de Hebreus 11, um homem que pela fé livrou Israel de seus inimigos.

Sugestão de uma esposa sem fé

A mulher de Jó sugeriu, diante de seu sofrimento, que ele amaldiçoasse a Deus e morresse (se suicidasse). Ele, porém, não aceitou tal ideia, e de modo resignado, confiou integralmente no Senhor. Sua esposa lhe disse:
Job 2:9 NAA
9 Então a mulher dele disse: — Você ainda conserva a sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!

A Opinião dos teólogos

De um modo geral, todos os teólogos condenam o suicídio. "Crisóstomo, Eusébio, Ambrósio e Jerônimo apoiaram as mulheres cristãs que cometeram suicídio para escapar das mãos sujas de perseguidores que queriam colocá-las em bordéis". Agostinho, por sua vez, apesar de louvar lhes a fé, condenou o suicídio dessas mulheres, ensinando que a pureza reside no coração e não no corpo físico.
Tomás de Aquino, classificou o suicídio como o pior de todos os pecados e ensinou que a pessoa que se suicida mata o próprio corpo e a alma. Os católicos são contra o gesto de desespero. Os espíritas não o aceitam. "As igrejas evangélicas tradicionalmente condenam o suicídio, mas não o suicida..." (A Ética dos Dez Mandamentos, p. 123). Segundo Gilbert Meilaender: "Não cabe a nós fazer qualquer tipo de julgamento definitivo sobre as pessoas, e é possível condenar o suicídio sem, contudo, condenar o suicida" (Bioética, um Guia para os Cristãos, p. 84).

O posicionamento cristão

A vida é sagrada e somente Deus pode dar e tirar a vida. Moisés pediu a Deus que tirasse a sua vida (Nm 11.15).
Numbers 11:15 NAA
15 Se me tratas assim, mata-me de uma vez. Se achei favor aos teus olhos, peço que não me deixes ver a minha miséria.
O profeta Elias também fez o mesmo pedido (1Rs 19.4) e da mesma forma o profeta Jonas (Jn 4.3).
John 4:3 NAA
3 deixou a Judeia, retirando-se outra vez para a Galileia.
Deus não atendeu a nenhum desses pedidos. Isso mostra que a vida pertence a Deus e não a nós mesmos. Deus sabe a hora em que a vida humana deve cessar e Ele é o soberano de toda a existência.
Fiquem certos de que as Sagradas Escrituras condenam o suicídio pelos seguintes motivos:
a) É assassinato de um ser feito à imagem de Deus (Gn 1.17; Êx 20.13 ; Jo 10.10);
Exodus 20:13 NAA
13 — Não mate.
John 10:10 NAA
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Genesis 1:17 NAA
17 E os colocou no firmamento dos céus para iluminarem a terra,
b) Devemos amar a nós mesmos (Mt 22.39; Ef 5.29);
Ephesians 5:29 NAA
29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja;
Matthew 22:39 NAA
39 E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”
c) É falta de confiança no Deus, visto que Ele pode nos ajudar (Rm 8.38,39);
Romans 8:38 NAA
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
Romans 8:39 NAA
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
d) Devemos lançar as nossas ansiedades sobre o Senhor, e não na morte (1 Jo 1.7; 1 Pe 5.7).
1 John 1:7 NAA
7 Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 Peter 5:7 NAA
7 Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
Corroborando essa visão bíblica, o Presbitério Geral das Assembleias de Deus Americana, aprovou na sessão de 9 a 11 de agosto de 2010, um documento denominado Santidade da Vida Humana, onde, entre outros importantes posicionamentos, definiu:
- Enfática oposição à extinção de humanos:
A vida deve ser entendida em termos espirituais e deve ser guiada por princípios bíblicos. E, neste propósito maior, a igreja do Senhor Jesus deve:
1) proclamar a dignidade da humanidade como soberana de Deus;
2) reafirmar a autoridade de Deus sobre a vida desde a concepção até a morte; e
3) afirmar o sentido e esperança para a humanidade sofredora.
- O suicídio é o ato de causar a própria morte de forma deliberada e proposital.
A afirmação de que a vida humana é valiosa, até mesmo sagrada, tem seu fundamento na criação de Deus:
Genesis 1:27 NAA
27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Esta verdade confere valor extraordinário a cada vida, independente de sexo, raça, posição socioeconômica, idade ou estado de saúde.
- Nossa criação à imagem de Deus está no cerne da injunção bíblica contra o assassinato.
Genesis 9:6 NAA
6 Se alguém derramar o sangue de uma pessoa, o sangue dele será derramado por outra pessoa; porque Deus fez o ser humano segundo a sua imagem.
Ao colocar sua marca sobre a humanidade, Deus claramente estabeleceu sua própria autoridade sobre a vida humana e responsabiliza aqueles que iriam usurpar isso. O valor intrínseco dos seres humanos é confirmado pela expressão de amor de Deus no sacrifício de Seu Filho que pagou o preço pelo pecado e transgressão humana. Deus, com razão, reivindica a propriedade daqueles que comprou:
1coríntios 6:19
1 Corinthians 6:19 NAA
19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos?
Poderíamos continuar desfrutando do conteúdo do documento do Presbitério Geral das Assembleias de Deus Americana, denominado Santidade da Vida Humana, porém, para não ficar muito extenso este estudo, sugerimos que os senhores pastores o consultem com mais vagar, no entanto, só mais uma palhinha extraída do documento:
- Deus determina os limites da vida e tem em Suas mãos as duas frágeis extremidades da experiência humana. Ele é ativo na concepção da vida e na conclusão da vida, em nascimento e na morte.
1Samuel 2:6
1 Samuel 2:6 NAA
6 O Senhor é quem tira a vida e quem a dá; ele faz descer à sepultura e faz subir.
Portanto, o ser humano deve respeitar seu corpo como propriedade de Deus. Por isso, não compete ao homem tirar a sua vida. Ao contrário, tudo ele deverá fazer para protegê-la.

CONCLUSÃO

Por favor, percebam que, desde que o suicídio se tornou uma realidade recorrente e discutida no cenário mundial, a Organização Mundial da Saúde passou a identificá-lo como um assunto prioritário, principalmente, levando-se em conta que, hoje em dia, com o aumento das pressões sociais e um mercado diversas vezes instável e provedor de inseguranças, não é à toa que se observa que as taxas de suicídio têm crescido.
Desta forma, nós pastores e líderes da igreja do Senhor Jesus, devemos focar o nosso olhar com bastante cuidado, amor e carinho nessa grave situação que a cada ano aumenta as estatísticas, redobrando nossas orações e aconselhamentos e adotando as medidas preventivas sugeridas neste pequeno trabalho, lembrando de nunca desprezar os recursos médicos e psicológicos, de preferência cristãos, para prevenir e tratar aqueles que, infelizmente, estejam transitando nesta senda cinzenta e escura da vida.
James 5:13 NAA
13 Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.
Pr. Alcir Florentino dos Santos
Lighthouse Point FL
Abril de 2021

BIBLIOGRAFIA

- Bíblia, Nova Versão Transformadora
- Bíblia, Almeida Revista e Corrigida - www.gotquestions biblical answers
- revistaveja.abril.com.br
- https://sepal.org.br
- Suicídio e Eutanásia, à luz da Bíblia, por Júnior Mendes
- Ética Cristã, Elinaldo Renovato de Lima, edição CPAD. - https://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/en/suicideprev_phc_port.pdf
Colaboraram neste estudo:
- Dr. Daniel Galeli, Medicina Integrativa e Ortomolecular
- Alcir F. Santos Neto, Mestrado em Saúde Internacional (Georgetown University- Washington/DC-EUA).
- Psicóloga Raquel Santos Paiva, Pós-graduação em Neurociências da Aprendizagem
Related Media
See more
Related Sermons
See more