Não basta ser justo tem de ser sincero

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Matthew 6:1 RA
1 Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

Introdução

Jesus tem nos ensinado a importância de sermos justos de uma forma que a nossa justiça exceda a dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Além disso, em Mateus 5.16, Jesus também considerou a necessidade de nossa justiça (boas obras) serem vistas, pois assim os homens glorificarão a Deus .
Matthew 5:16 RA
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Porém, nesse momento, parece que Jesus está se contradizendo, posto que Ele nos manda ter cuidado exercer a nossa justiça diante dos homens”. Contudo, a contradição é somente aparente e logo se resolve.
A diferença entre Mateus 5.16 e 6.1 é que ,no primeiro, a nossa justiça visa glorificar a Deus e no segundo visamos a nossa própria gloria por meio de praticar a justiça.
Mesmo praticando o que justo e piedoso podemos pecar. E pecamos de fato quando nossa justiça não está acompanhada de sinceridade. Um justiça hipócrita (farisaica) não agrada a Deus e não a justiça que o discípulo de Jesus deve buscar.

Resumo

Não sejam como os hipócritas

Nos exemplos da piedade judaica Jesus mostra que a hipocrisia é a tentativa disfarçar o pecado com uma capa de justiça e piedade.
Matthew 6:2 RA
2 Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Matthew 6:5 RA
5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Matthew 6:16 RA
16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Veja que o ponto de Jesus é a falta de sinceridade daqueles que praticam essas boas obras. Na verdade, esta falta de sinceridade é vista apenas por Deus. Para os homens, tudo parece normal, ou seja, parece mesmo que estamos diante de pessoas piedosas que dão esmolas, oram e jejuam. Mas, como sabemos, Deus ver o coração.
John 2:23–25 RA
23 Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; 24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. 25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
Não ser como os hipócritas é considerar que Deus vê o que estamos fazendo e por quias motivos estamos fazendo - Nós podemos pecar em ambas coisas: fazendo sinceramente o errado, hipocritamente o certo . Portanto, guardar-se de exercer a justiça diante dos homens, não significa que não devemos exercer justiça alguma, mas que devemos exercê-la diante de Deus.

A hipocrisia e sua recompensa imediata

Os exemplos que Jesus traz da “piedade” farisaica revela um desejo por recompensa (reconhecimento) pelo exercício da justiça. Eles praticam a justiça para serem visto pelos os homens e serem admirados por eles.
Matthew 6:2b RA
2 Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Matthew 6:5b RA
5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Matthew 6:16b RA
16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Observe que há um jogo de cena aqui. Um teatro que os atores assumem o papel de pessoas justas e piedosas com desejo de receber os aplausos da plateia. No v. 2, Jesus deixa bem claro que o desejo é de ser “glorificado pelos homens”.
Há um grande tentação na piedade: a de usá-la para sua própria glória. Sobretudo em nosso meio, embora devamos mesmo ser piedosos, facilmente nos vemos orgulhosos por fazer isso ou aquilo que nos identifica como pessoas piedosas.
Não deveríamos pensar que isso é um problema dos fariseus apenas, mas vemos na Bíblia pessoas realmente piedosas que se deixaram levar pela tentação de receberem o louvor dos homens pela sua piedade.
Gálatas 2.11–13 (RA)
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. 12 Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. 13 E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.
Praticar a justiça sem sinceridade é um perigo real mesmo para crentes sinceros. Sermos reconhecidos e honrados por nossa piedade por se tornar uma tentação e um tropeço que nos levará a temer os homens e não a Deus.
A prática da justiça nem sempre traz recompensa imediata. Pelo contrário, muitas vezas a verdeira piedade pode trazer para nós injúria, calúnia e perseguição, em vez de admiração dos homens.

A justiça sincera e sua recompensa eterna

Neste sentido, nossa justiça tem que se manter em segredo. Ainda que seja impossível esconder uma cidade construída na montanha. O Jesus está nos ensinando é que não devemos nos esforçar para ser visto e reconhecido pelas pessoas (elas verão nossa piedade, mesmo que não tenhamos Instagram), mas, em vez disso, deveríamos oferecer nossas obras a Deus. Apresentá-las a Ele, não como uma moeda de troca, mas como um ato de adoração.
Matthew 6:4 RA
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Matthew 6:6 RA
6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Matthew 6:17–18 RA
17 Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, 18 com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Esse segredo em mim e Deus é sobre minhas motivações. O temor do Senhor deve ser minha motivação para a piedade e para a justiça. Embora possam ser feitas publicamente e beneficiar os outros e nem sempre possam ficar em segredo, o que me move a fazer o que é justo é o fato de eu amar a Deus e ser constrangido por seu amor por mim que chegou primeiro.

Jesus

Hebrews 5:7–10 RA
7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Related Media
See more
Related Sermons
See more