Jesus nos ensina a orar: nossas necessidades diante de Deus

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Matthew 6:11–13 RA
11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!

O pão de cada dia

Nossas necessidades cotidianas estão representadas na expressão “o pão nosso de cada dia”.
Pedimos o sustento diário e também o estarmos livres de ansiedades quanto às coisas de que precisamos.
O contentamento também está presente neste pedido.
A gratidão: se todos os dia pedimos, também todos os dias devemos agradecer a Deus por seu sustento.

Perdoa-nos as nossas dívidas

Pecados são dívidas impagáveis (Mt 18.23-34)
Em nossa relação com o Pai é imprescindível que reconheçamos nossos pecados, confessemos e lhe peçamos perdão.
A condição: “como perdoamos os nossos devedores”. Aqui Jesus não que apenas que estabeleçamos uma condição para sermos perdoados (Mt 6.14-15), mas que nos lembremos que também há os que nos devem e que devemos perdoá-los. Pedimos um coração grato pelo perdão e disposto a perdoar.

Não nos deixes cair em tentação

A estrutura do verso é um paralelismo, cujo sentido é pedir a Deus que não deixa ter que passar por algum teste difícil que é o mesmo cair na garras do Maligno (Satanás). Efésios 6.10-18
Exemplos de situações de teste difícil: Adão, Abraão, Jó, Jesus e os mártires da igreja.

Conclusão da oração

Mateus 6.13b (RA)
13b [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
A oração termina fazendo-nos voltar para Deus novamente. O Reino, o poder e glória de Deus são exaltados. Aqui, além de um doxologia final de louvor a Deus, há nosso reconhecimento de somente Deus pode de fato nos atender, posto que Ele é o Rei todo poderoso cuja glória enche a terra.

Conclusão

Orar é um privilégio e um mandamento, sobretudo é um meio de graça que liga a alma do crente com o Pai pela intercessão do Filho e do Espírito Santo. De várias formas somos chamados a orar: com urgência, prontidão, incessantemente, fervorosamente, sem esmorecer. As orações tratam nossas ansiedades que perturbam nosso mente e coração, alivia a tristeza do coração e nos ajuda a tomar decisões rápidas e ou difíceis. Sobretudo, a oração nos enleva até o trono da graça onde podemos encontrar misericórdia que nos ajude em tempo oportuno. Orar é falar com Deus é um exercício necessário, obediente e prazeroso de fé em Deus e de dependência Dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more