Qualidades de caráter

Caráter  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript
CARÁTER IV
QUALIDADES DE CARÁTER
Estudo 553 2Co 3.18[i]
2 Corinthians 3:18 NAA
E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.

INTRODUÇÃO

Este é o último estudo desta série e me dou conta de que mal exploramos a superfície do estudo do caráter, mal tocamos a ponta do iceberg. Há muito mais que se precise dizer e ensinar e eu rogo ao doce Espírito Santo de Deus que incentive e ilumine o seu coração para não parar aqui.
Mesmo com restrição de tempo e de espaço, já que o estudo não pode ser tão longo, vamos nos esforçar para trazer um resumo relevante o suficiente para imprimir no seu coração um desejo profundo por desenvolver qualidades de caráter que se espelhem no nosso modelo – o Senhor Jesus Cristo.
Observar a pessoa do Senhor Jesus é uma das mais deleitosas tarefas que um cristão pode desfrutar. Todos os atributos de retidão de caráter habitam no Senhor Jesus como uma plenitude harmoniosa e perfeita, e quando alguém aceita a Cristo como seu Salvador pessoal, recebe também esses atributos.
Portanto, creio que é dever de todo cristão estudar o caráter de Cristo. As lições que o Senhor ensinou aos seus discípulos, nem sempre harmonizaram com o raciocínio deles, com o ponto de vista deles. Havia um imenso contraste entre as verdades que Ele ensinou, que apontavam para o céu e cercavam a eternidade, daquelas coisas que se relacionam com a vida comum, temporal, terrena. Ele sempre estava preocupado em transportar a mente dos homens das coisas terrenas para as celestiais. Não é exatamente disso que estamos desesperadamente precisando hoje?
O Senhor Jesus sempre ensinou os seus discípulos, e os seus ensinamentos sagrados tinham uma influência que moldava o caráter deles. Judas foi o único que resistiu à verdade.
Concentre os olhos no Senhor Jesus para que não sejamos crentes com almas enfermas, que professam o nome de Jesus com um caráter distorcido. O desenvolvimento de um caráter semelhante ao de Cristo é um processo que, mesmo quando doloroso, traz um resultado final de gozo profundo, alegria profunda no coração.
Deus quer que sejamos parecidos com Ele. Jesus morreu na cruz, resgatando a imagem e semelhança perdidas no Éden. Por mais que a ciência queira defender a teoria da evolução, somente o ser humano têm a capacidade de reproduzir a imagem de Deus, mas o que o nosso Senhor na verdade deseja é que sejamos também semelhantes a Ele no seu caráter perfeito.
Sinceramente desejo que essa breve meditação contribua para que, espelhados no Senhor Jesus Cristo, desenvolvamos mais as qualidades do Fruto do Espírito para sermos uma influência maior e mais impactante na vida da nossa família, da Igreja e da sociedade.
Desfrute!

1 FUNDAMENTOS DO CARÁTER

Vamos lembrar aqui algumas coisas que estudamos em lições passadas mostrando sua importância no contexto geral do estudo do caráter.
Lembrando...

1.1 Caráter X Personalidade

Temos de nos lembrar de ser sempre cuidadosos e não confundir personalidade com caráter.

1.2 Personalidade

É a combinação única dos padrões que influenciam o comportamento, pensamento, motivação e emoção numa pessoa.
Logo que conhecemos, julgamos as pessoas como divertidas, extrovertidas, inteligentes, otimistas, espirituais, assim como preguiçosas, negativas, fechadas, etc. Mas nós vamos precisar de mais tempo para confirmar se essas características realmente estão presentes e permanecem, e quem essas pessoas, de fato são.

1.3 Caráter

No entanto, caráter toma muito mais tempo para se revelar. Ele inclui características e qualidades, ou ainda virtudes, que se revelam somente em determinadas circunstâncias, geralmente não comuns.
Ao contrário da personalidade, os traços do caráter são baseados em convicções (valores que temos como verdades) e é muito mais difícil mudar valores.
Qual a importância disso? É sempre estamos elegendo pessoas para importantes papeis na nossa vida; não escolhemos nossos chefes, mas escolhemos nossos líderes, escolhemos patrões ou funcionários, cônjuge, etc., e primeiro a gente se simpatiza com uma pessoa e depois é que vamos procurar verdadeiras qualidades de caráter nela, mas aí a gente já está gostando dela!
Quando alguém é extrovertido, auto-confiante, divertido, a gente já pensa que é honesto, moral.

1.4 Caráter não é carisma!

Carisma é uma palavra grega que significa meios ou habilidade de conseguir favor de outras pessoas.
Caráter vem de outra palavra grega que significa talhadeira (peça para esculpir). Uma ferramenta aguda de metal usada para fazer uma escultura de materiais duros como mármore ou granito.
Caráter não vem da magia do carisma, vem da talhadeira. Você tem que ser talhado pelas qualidades do caráter, assim como se cria uma escultura na pedra. Tudo o que lhe acontece, bom ou mal, é uma oportunidade para edificar, desenvolver o seu caráter.
Mateus 23:27
Matthew 23:27 NAA
— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!
Carisma só se manifesta na presença de outras pessoas, enquanto o caráter é um assunto apenas seu, caráter é a pessoa que você é depois de se deixar esculpir muitas vezes com o formão de Deus.
Especialmente na igreja, onde nós estamos sempre cercados de muitos irmãos, é muito importante perceber a distinção entre pessoas de caráter e pessoas carismáticas – e o papel que, no mundo real, elas desempenham.

1.5 Caráter – Alicerce da Estrutura Humana

Muitos quase nunca escolhem cultivar um bom caráter, antes, deixam que as coisas aconteçam “naturalmente” e não se preocupam em disciplinar sua vida, especialmente suas escolhas. Quando são postos à prova, lhes falta o essencial, o caráter.
Poucos são os que de fato se dedicam a, intencionalmente, cultivar um bom caráter, no caso de pais, tanto em si mesmos como nos seus filhos.
O chá só revela o sabor que tem quando mergulhado na água fervendo. É na adversidade que se mostra o caráter que se tem. O caráter se prova na dificuldade, nas provas, quando a tentação chega.
Romanos 5:4
Romans 5:4 NAA
a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança.
A palavra experiência aqui vem do grego δοκιμήν – dikomén – que significa caráter aprovado.
No entanto, parece que o maior teste do caráter não é a adversidade, mas o sucesso!
1Coríntios 10:12
1 Corinthians 10:12 NAA
Por isso, aquele que pensa estar em pé veja que não caia.
É no topo que você vai experimentar um maior número de tentações e de fato o seu caráter vai ser provado pelo suas escolhas; você é quem escolhe na hora da tentação.
Mateus 11:29
Matthew 11:29 NAA
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.

1.6 Caráter Gera Respeito

O valor de um bom caráter vai aflorar quando se travam relacionamentos.
As pessoas se submetem à uma pessoa em posição de autoridade por ser um chefe, por ser a cabeça, mas isso não quer dizer que o fazem com prazer. Uma coisa é a submissão, outra a obediência.
As pessoas podem se submeter à autoridade, mas o que elas realmente respeitam é o caráter!

2 O PERFEITO CARÁTER DE CRISTO

Creio que o Senhor nosso Deus ainda tem uma enorme obra a realizar no mundo através da Igreja, mas creio que fará através dos que de boa vontade fazem o melhor de si para serem fiéis e santos tanto na conduta quanto na consagração, e no caráter.
O Senhor nunca escolheu seus servos porque fossem perfeitos, mas os que através da comunhão com Ele, pudessem ser aperfeiçoados. Os olhos do Senhor procuram os fiéis da Terra, Ele busca àqueles que estão dispostos a entregar tudo e se entregarem de coração e estarem comprometidos com a excelência da vida cristã, perfeição moral, que não aceitem baixar o padrão da retidão por qualquer outro interesse.
Precisamos entender que imperfeição de caráter é pecado; todos os atributos do caráter perfeito são parte da própria natureza do Senhor Jesus, nosso Salvador, perfeito, integralmente harmônico, e qualquer que O receba como Senhor tem o privilégio de receber também esses atributos.
Aqui é muito importante lembrar da doutrina da kenosis– mesmo sendo cem por cento Deus, o Senhor Jesus se esvaziou da sua glória e se fez cem por cento homem, por isso mesmo no momento do batismo com João Batista, o Espírito Santo vem sobre Ele na forma de uma pomba.
Através do Espírito Santo, o crente toma parte na natureza divina:
1Coríntios 6:17
1 Corinthians 6:17 NAA
Mas aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele.
O Senhor enviou o Seu Espírito com um poder divino para vencer a tendência humana para o mal e para imprimir o Seu próprio caráter na Igreja.

2.1 A Superioridade de Cristo na Perfeição do Seu Caráter

Hebreus 7:26-28
Hebrews 7:26–28 NAA
Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus, que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer sacrifícios todos os dias, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo ofereceu. Porque a lei constitui homens sujeitos a fraquezas como sumos sacerdotes, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
O Salmo cento e dez fala do senhor Jesus sendo exaltado à mais alta posição nos céus e como Sacerdote eterno. De ambos os pontos o eco ressoa, nos versículos 26 e 28. Aqui está o perfil da perfeição pessoal do senhor Jesus Cristo em poucas e moderadas palavras.

3 A PERFEIÇÃO PESSOAL DO SENHOR JESUS CRISTO

Santo, inocente, imaculado, etc. – os muitos aspectos do Senhor que nunca pecou! O escritor aos Hebreus vê simbolicamente no sumo sacerdote, e fala literalmente na pessoa do Senhor Jesus.
O caráter perfeito de Deus se revelou no caráter do homem perfeito – Cristo.

3.1 A Perfeita Natureza de Cristo

3.1.1 📷A Perfeita Natureza Divina de Cristo

O Senhor Jesus é uma das três pessoas da perfeita Trindade divina – Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo –Mt 28:19; 2Co 13:14; Jo 14:16-17. Três personalidades distintas habitando num mesmo ser espiritual de maneira incompreensível e inescrutável – Jo 1:18; 15:26; 17:11; 17:21; Zc 14:9.
Matthew 28:19 NAA
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
2 Corinthians 13:14 NAA
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
John 14:16–17 NAA
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.
John 1:18 NAA
Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou.
John 15:26 NAA
— Quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.
John 17:11 NAA
Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.
John 17:21 NAA
a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Zechariah 14:9 NAA
O Senhor será Rei sobre toda a terra. Naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome.
Como essas três pessoas na Trindade vivem em estado de unidade, há, portanto, um só Deus e um só Senhor.

3.1.2 A Perfeita Natureza Humana de Cristo

a natureza humana foi criada por Deus em três partes de uma mesma pessoa:
· Deus formou o homem do pó da Terra – Gn 3:19,
Genesis 3:19 NAA
No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.
· Soprou nele o fôlego de vida, o alento – Gn2:7,
· ... e o homem foi feito alma vivente – Gn 2:7.
Genesis 2:7 NAA
Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

3.2 A Perfeita Composição do Caráter de Cristo

Existem pessoas que vivem vida dupla, uma aberta a todas as pessoas e outra secreta, escondida da maioria das pessoas. O Senhor Jesus, em uma única pessoa, possuiu duas naturezas que foram reveladas ao mesmo tempo. Certas qualidades que raramente coexistem na mesma pessoa combinavam n’Ele sem qualquer contradição. Uma mistura incomum de dependência e independência era observável na vida do Senhor.
Talvez a maior dessas combinações de qualidades seja a Sua majestade e humildade. Ele sempre foi manso e humilde:
Lucas 22:27
Luke 22:27 NAA
Pois qual é maior: aquele que está à mesa ou aquele que serve? Não é verdade que é aquele que está à mesa? Pois, no meio de vocês, eu sou como quem serve.
Sua majestade divina brilhou do véu da Sua humanidade. Quando foi preso, ele disse aos soldados: EU SOU, e eles recuaram e caíram no chão Jo 18: 6
John 18:6 NAA
Quando Jesus lhes disse: “Sou eu”, recuaram e caíram por terra.

3.3 O Perfeito Equilíbrio do Caráter de Cristo

O Senhor Jesus revelou aos homens a perfeição do caráter de Deus; mostrou aos homens o modelo ideal. Fê-lo, porém, num caráter humano.
Ele se tornou 100% homem, enquanto continuava também 100% Deus!
O Senhor Jesus se despojou/esvaziou da sua glória, então precisou ser ungido com o Espírito Santo!
Filipenses 2:7-8; Atos 10:38
Philippians 2:7–8 NAA
Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Acts 10:38 NAA
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele.
Portanto, o Senhor Jesus, ao mesmo tempo tinha um caráter divino e um caráter humano, perfeito equilibrado e perfeitamente revelado. Como homem, Ele precisou ser cheio do Espírito Santo para aperfeiçoar as qualidades do seu caráter; uma delas é a obediência:
Hebreus 5:8
Hebrews 5:8 NAA
Embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu
Então, o Senhor Jesus como Deus, tem um caráter perfeito, e como homem, desenvolveuum caráter humano perfeito!
O caráter do nosso Senhor era maravilhosamente equilibrado, sem qualidades excessivas ou deficientes.[ii]

3.4 O caráter perfeito de Cristo manifestado na Sua pureza

Essas atribuições, Santo, Inculpável, Imaculado etc., representam a pureza de Cristo de diferentes pontos de vista. Santo– no Seu relacionamento com Deus; Inculpável(Inocente) – em ralação aos homens; Imaculado– em relação a Si próprio; e etc., a soma da plenitude – glória a Jesus!

3.5 O caráter perfeito de Cristo na consciência de nunca haver cometido pecado

Em todas as direções e em cada uma delas, Jesus estava sem pecado; todos eram testemunhas disso ao ponto de Ele poder perguntar: Quem dentre vós me convence de pecado?
Que não necessita... Cristo não ofereceu sacrifício por si próprio.

3.6 O caráter perfeito de Cristo no reconhecimento do Pai

... e feito mais sublime que os céus...

4 A PERFEIÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO NO FRUTO DO ESPÍRITO

Gálatas 5:22
Galatians 5:22 NAA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

4.1 O Fruto do Espírito manifestado na vida de Cristo

4.1.1 Amor

Do grego:

4.1.1.1 Phileo

Amor fraterno – fraternidade

4.1.1.2 Storge

Amor àqueles especialmente queridos – pais, filhos, irmãos…

4.1.1.3 Eros

Amor sensual.

4.1.1.4 Ágape

Amor divino, ardente, compassivo, devotado ao bem-estar da humanidade.
Todo o ministério do Senhor Jesus foi caracterizado por amor e a maior demonstração disso foi o Seu sacrifício por nós, desde deixar a Sua glória no céu com o Pai (Jo 1:1), despojar-se da Sua glória fazendo-se homem, sujeitando-se à humilhação... (Fp 2:5-11).
John 1:1 NAA
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Jesus declarou o Seu amor por nós na última páscoa através dos discípulos:
Jo 15:9.
John 15:9 NAA
Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor.
Jesus te ama!

4.1.2 Gozo

Alegria, contentamento, regozijo.
Do grego – Chara – Regozijo interior, deleite, felicidade, Jo 15.11.
John 15:11 NAA
Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa.
O Senhor Jesus era pleno de gozo por trazer muitos filhos à glória Hb 2:10.
Hebrews 2:10 NAA
Porque convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
Alguma vez ele realmente riu? Certamente, se Ele foi ungido por Deus com o óleo da alegria acima de seus contemporâneos (Jo 15:11; Hb 1:9), deve ter havido espaço para um riso santo.
John 15:11 NAA
Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa.
Hebrews 1:9 NAA
Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.”

4.1.3 Paz

Do grego Eirene – Estado de quietude, descanso, repouso, harmonia, ordem, segurança em meio a tentação…
um dos seus títulos é – Príncipe da Paz! (Is 9:6). Ele se referiu a essa virtude do Fruto do Espírito na última páscoa quando disse:
Isaiah 9:6 NAA
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”.
Jo 14:27
John 14:27 NAA
Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
Na plenitude dos tempos haverá paz que não terá fim!

4.1.4 Longanimidade

Do grego Makrothymia – Paciência, suportar ofensas, provocações, injurias, sem murmurar, sem ressentimento.
Talvez essa tenha sido uma das virtudes que o Senhor Jesus mais manifestou. O apóstolo Paulo fala da longanimidade de Cristo confessando-se o principal dos pecadores onde o Senhor mostrou toda a sua longanimidade para exemplo dos que haviam de crer n’Ele, ara a vida eterna – 1Tm 1:16.
1 Timothy 1:16 NAA
Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna.

4.1.5 Benignidade

Do grego Chrestotes – Atitude do Bem – Rm 2.4, Col 3.12.
Romans 2:4 NAA
Ou será que você despreza a riqueza da bondade, da tolerância e da paciência de Deus, ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento?
Colossians 3:12 NAA
Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.
Benignidade é outra marca registrada do ministério do Senhor Jesus. Paulo reconhece essa virtude no Senhor Jesus e afirma que Ele é a aparição, ou revelação do amor e benignidade de Deus – Tt 3:4.
Titus 3:4 NAA
Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos,

4.1.6 Bondade

Do grego Agathosune – Estado de ser bom – At 27.3.
Acts 27:3 NAA
No dia seguinte, chegamos a Sidom. Júlio, tratando Paulo com humanidade, permitiu que ele fosse ver os amigos e obter assistência.
O apóstolo Pedro quando deu testemunho do ministério do Senhor Jesus enfatizou o que ele pessoalmente viu: Jesus de Nazaré... o qual andou fazendo o bem... At 10:38. O próprio Senhor Jesus referiu-se a si mesmo como o bom pastor – Jo 10:10 – Glória a Jesus!
Acts 10:38 NAA
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele.
John 10:10 NAA
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

4.1.7 Fé

Do grego – Pistis, que originalmente significa fidelidade.
Em ambos os casos, como fidelidade, encontramos farta evidência da perfeição do caráter de Cristo nas suas manifestações.
Embora encontremos na Bíblia a presença da fé em diferentes manifestações – fé para a salvação (1Co 4:13), fé como dom do Espírito Santo (1Co 12:9) e a fé como virtude do Fruto do Espírito (Gl 5:22), desenvolvida pelas experiências com o Pai (Jo 11:41-42 ).
Galatians 5:22 NAA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
John 11:41 NAA
Então tiraram a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: — Pai, graças te dou porque me ouviste.
John 11:42 NAA
Eu sei que sempre me ouves, mas falei isso por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
No aspecto da fidelidade, a perfeição do caráter de Cristo é igualmente maior. Jesus tinha total fé e confiança em Deus, o Pai, e Ele próprio era fiel à responsabilidade que o Pai deu a Ele – Hb 2:17.
Hebrews 2:17 NAA
Por isso mesmo, era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.

4.1.8 Mansidão

Em grego, a palavra mansidão é Praotes, que significa gentileza e humildade. A raiz dessa palavra é praus, que significa suavidade. A Bíblia diz que Ele era manso e humilde de coração (Mt 11:29). Mas mansidão não quer dizer fraqueza; Jesus nunca foi fraco[iii].
Matthew 11:29 NAA
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.

4.1.9 Temperança

Do grego Enkrateian que significa autocontrole, a habilidade de controlar o comportamento. Isto significa que devemos evitar os extremos de comportamento ou expressão, conservando os apropriados e justos limites.
Obviamente há coisas das quais o cristão tem que se privar totalmente (Gl 5.19-21; Rm 1.29-31; Rm3.12-18; Mc7.22,23). Entretanto, Deus criou coisas boas para delas desfrutarmos com prudência, sob a orientação do Espirito Santo e da sua Palavra[iv]:
Galatians 5:19–21 NAA
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Romans 1:29–31 NAA
Estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avareza e maldade. Estão cheios de inveja, homicídio, discórdia, engano e malícia. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, orgulhosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, desleais, sem afeição natural e sem misericórdia.
Romans 3:12–18 TOB 2010
Ils sont tous dévoyés, ensemble pervertis, pas un qui fasse le bien, pas même un seul. Leur gosier est un sépulcre béant ; de leur langue ils sèment la tromperie ; un venin d’aspic est sous leurs lèvres ; leur bouche est pleine de malédictions et d’amertume ; leurs pieds sont prompts à verser le sang ; la ruine et le malheur sont sur leurs chemins ; et le chemin de la paix, ils ne le connaissent pas. Nulle crainte de Dieu devant leurs yeux !
Mark 7:22 NAA
os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo.
Mark 7:23 NAA
Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa.
i. Controle da língua - Tg 3.2.
James 3:2 NAA
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo.
ii. Moderação nos hábitos cotidianos. 1Co 6.12-20.
1 Corinthians 6:12–20 NAA
“Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago existe para os alimentos. Mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos. Porém o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder. Vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo? E será que eu tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? De modo nenhum! Ou não sabem que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, “os dois se tornarão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.
iii. Autodomínio da mente. Fp 4.8.
Philippians 4:8 NAA
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.

5 A SINGULARIDADE DO CARÁTER DE CRISTO

A singularidade do caráter de Cristo é demonstrada mais claramente nas coisas que todos os outros grandes mestres humanos têm feito, mas que Ele não fez:
a. Nenhuma das suas palavras tiveram de ser modificadas ou retiradas,
b. Ele nunca teve de se desculpar por palavra ou ação,
c. Ele nunca teve que confessar pecado, porque nunca pecou!
d. Ele nunca precisou de conselho,
e. Ele nunca teve de se justificar por má conduta; nunca teve,
f. Ele nunca pediu oração. Mt 26:36-46.
Matthew 26:36–46 NAA
Em seguida, Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E disse aos discípulos: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro: — Então nem uma hora vocês puderam vigiar comigo? Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirando-se pela segunda vez, orou de novo, dizendo: — Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os olhos deles estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e lhes disse: — Vocês ainda estão dormindo e descansando! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantem-se, vamos embora! Eis que o traidor se aproxima.

CONCLUSÃO

O propósito maior do Senhor, em dar Seu Filho pelos pecados do mundo, é que as pessoas podem ser salvas, e não em transgressão e injustiça, mas no abandono do pecado, lavando suas vestes de caráter, e fazendo-as brancas no sangue do Cordeiro.
Mas Cristo nunca nos deu garantia alguma de que atingir a perfeição de caráter é uma tarefa fácil. Um caráter nobre não é herdado. Ele não acontece por acidente. Um caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo.
Deus dá os talentos que formam o caráter. Ele é formado por combates árduos e duros dentro de nós. Conflito após conflito é guerra travada contra tendências hereditárias.
Lembre-se que você nunca vai chegar a um padrão mais elevado do que você mesmo estabelece. Coloque a sua marca bem alta, e passo a passo, mesmo que seja por penoso esforço, abnegação e sacrifício, vá até o topo da escada. Que nada possa lhe impedir
Tenha muito zelo em cultivar cada qualidade de caráter. Em cada fase de sua construção, lembre-se, que o que você quer é agradar a Deus.
Isso você pode fazer! Enoque agradou ao Senhor embora vivendo em uma era degenerada.
Seja um Enoque nos nossos dias!
O esforço e entrega do Senhor Jesus em viver um caráter perfeito foi para que nós pudéssemos ter a disposição de imitá-lo em tudo.
Para sermos cristãos de verdade, precisamos ter profunda comunhão com o Senhor Jesus.
Não há aperfeiçoamento de caráter se não houver vida devocional.
Em Cristo,
Joel Freire Costa Pastor
Junho/2021
[i] Almeida, João Ferreira de. Todas as citações bíblicas são da Bíblia Sagrada, tradução de João Ferreira de Almeida, versão ACF – Corrigida Fiel, exceto menção. [ii] Sanders, J. Oswald,31 Days on the Life of Christ - Moody Press, Chicago, IL, 2001, cap. 1, pag. 11-16 [iii] Szymkowiak, Vince - https://www.ucg.org/user/vince-szymkowiak, postado aos 03 de janeiro de 2010. [iv] Souza, Marquês Santos, Lições Bíblicas O fruto do Espírito, A plenitude de Cristo na vida do crente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more