Não adem ansiosos

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução - Proteja seu coração da ansiedade

Jesus tem nos ensinado sobre o perigo de buscar e acumular tesouros na terra. Ele quer que aprendamos sobre o perigo a que os expomos quando confiamos em coisas que por sua natureza são temporais e podem simplesmente desaparecer: podem ser corroídas pela ferrugem (inflação), comidas por bichos ou podem ser roubadas. Quando confiamos nessas coisas corremos os seguintes riscos segundo Jesus:
Podemos perdê-las e ter o nosso coração magoado por causa disso, porque onde está o tesouro de alguém ai estará também o seu coração.
Nós podemos andar em trevas espirituais por causa do compromisso do nosso coração com os tesouros terrenos.
E podemos nos tornar idólatras, pois se servimos às riquezas, não serviremos a Deus. A idolatria, além de nos fazer amar muito uma coisa, também nos faz sentir medo de perdê-la. Por isso que há muitas pessoas que vivem ansiosas: porque têm medo de perder os tesouros que acumularam.
O que vimos no domingo passado nos prepara para o que Jesus nos ensinará hoje em Mateus 6.25-34. Seu interesse a respeito de seus discípulos é que eles não “andem ansiosos”, ou seja, inquietos e preocupados e isso tem a ver com o nosso relacionamento com Deus: se confiamos ou não Nele; se cremos em sua providência; se servimos a Ele ou ao dinheiro. Por incrível que pareça, Jesus nos mostrará que ansiedade não é um problema psicológico ou emocional (embora envolva essas coisas) mas é, sobretudo, um problema espiritual.

Resumo

Não devemos andar ansiosos porque temos um Pai que cuida de nós. Ele quer nos preocupemos apenas com o seu Reino e a sua justiça. (Mt 6.33)

O que é ansiedade

Um conceito mundano

A Sociedade Americana de Psicologia diz que Ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas como aumento da pressão arterial.
Portanto, Ansiedade é sobre o que acontece com:
Seus pensamentos (intrusivos preocupados)
Seus sentimento (tensão)
Corpo (sintomas físicos).
Causas: genética, sexo, traumas na infância, uso de drogas, problemas externos.
Tratamento: Dependo da gravidade do problema você tratar a ansiedade com meditação (autoconhecimento) e atividade física. Casos mais graves exigem terapia com profissionais e medicamentos.
O mundo considera a ansiedade apenas naquilo que se pode ver, suas reações físicas. O problema pode o meio em que se vive, a criação, a carga genética ou um falsa percepção de si mesmo ou da realidade. Logo, a solução para ansiedade é se controlar. Contudo, aqui está o problema. Ansiedade é provocada porque nos sentimos sem controle da situação. Mas há outro problema: a alma. Ela não é considerada no mundo.
Jesus, que conhece o que é a natureza humana pode então nos dizer o que ansiedade e como tratar dela.

Jesus nos ensina sobre ansiedade

Matthew 6:25 RA
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Matthew 6:31 RA
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Matthew 6:34 RA
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Jesus se refere a ansiedade como inquietação quanto ao futuro. Portanto, ansiedade é a inquietação produzida pelos cuidados da vida: comer, berber, vestir etc. Essa inquietação rouba nosso sono e nos tira a paz.
Jesus parece nos dar as mesma causas que o mundo dá para a ansiedade. Mas, não é bem assim. Jesus sabe que os cuidados da vida são, de fato, uma fonte de ansiedade. Contudo, a questão principal para Jesus não é O QUE causa minha ansiedade, mas POR QUE eu fico ansioso. Por exemplo, alguém pode saber que o chocolate lhe provoca dor de estômago, mas não saber porque chocolate lhe dá dor de estômago. Assim, muitas pessoas sabem que pensar sobre o futuro causa ansiedade, mas ignoram porque elas ficam ansiosas quando pensam sobre o futuro.
O ensino de Jesus sobre ansiedade é poderoso para nos ajudar a lidar com esse inquietação que nos distrai das coisas que realmente importam - as celestiais - , que tem roubada alegria de muitos crentes e condenado muitos outros depressão.
Jesus não quer que andemos ansiosos e inquietos quando a nossa vida, pelo contrário Ele quer tenhamos paz de coração para cumprirmos o nosso ministério. Por isso, por três vezes Ele ordena “não se preocupem”.
Então, para sabermos porque ficamos ansiosos, vejamos o Jesus nos ensina.

A ansiedade é um problema espiritual

Matthew 6:26–30 RA
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Ficamos ansiosos porque nossa fé é pequena (Mt 6.30)

Matthew 6:30 RA
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Segundo Jesus, a ansiedade não é um problema mental ou cerebral. Não se trata de uma doença nem tem o seu porque nos problemas externos, os cuidados da vida. Antes, Jesus ensina que ficamos ansiosos porque nossa fé é pequena, ou seja, não acreditamos nem nos que nossas olhos veem e não confiamos em Deus. Eu sei que isso é radical. Afinal 20% da população mundial, acredita-se, sofre com algum tipo de transtorno de ansiedade, inclusive cristãos. Isso quer dizer que todas essas pessoas estão ansiosas porque não creem? Sim. Não só os 20% que tem algum transtorno de ansiedade, mas também os 80% restante que tem ansiedade comum.
Observe que este ensino de Jesus é direcionado em primeiro lugar para seus 12 discípulos. Homens que parecem ter fé. Por exemplo, Pedro, André, Tiago e João deixaram “as redes” e seguiram a Jesus sem questionamentos. A mesma coisas fez Mateus, que abandonou seu emprego de coletor de impostos e seguiu a Jesus sem questionar. Esses homens deixaram seus negócios e foram atrás de Jesus, mas Ele olha para eles e os chama de “homens de pequena fé”. Portanto, não se ofenda em ter a sua fé questionada nem de ter que encarar que por trás de sua ansiedade há incredulidade.
Bem. É verdade que Pedro, André, Tiago, João e Mateus seguiram a Jesus sem questionar. Mas é possível que, algum tempo depois, andando com o Mestre diariamente e percebendo que Ele não tinha, sequer, onde reclinar a cabeça, seus discípulos começassem a se preocupar: o que comeremos, o que beberemos ou com o que nos vestiremos? Como seguir a Jesus e buscar o Reino poderá garantir a satisfação de nossas necessidades? Sim! Jesus sabia que, mais cedo ou mais tarde, seus discípulos iriam começar a se preocupar com suas próprias necessidades e colocá-las à frente do Reino de Deus.
Assim como os primeiro discípulos, somos nós também: “homens e mulheres de pequena fé”. Nós duvidamos de que Deus possa satisfazer as nossas necessidades. A prova disso é a nossa relação com o dinheiro, estudos e trabalho. Nós nos dedicamos prioritariamente a elas porque acreditamos que elas irão garantir que nossas necessidades sejam satisfeitas. Colocamos nosso coração nesses tesouros terrenos e ficamos ansiosos quando percebemos que elas apenas se vão. Isso nos mantem num ciclo vicioso de buscar tesouros que se vão e precisam ser procurados de novo e de novo. Eu fico ansioso porque eu confio em mim e em meus tesouros e não confio em Deus.
A vida de um homem não sobre a quantidade de bens que ele tem
Luke 12:19–20 RA
19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
A ansiedade é um ateísmo funcional , é quando crentes se comportam como ateus (Mt 6.32).
A ansiedade é uma das causas da apostasia, pois ela mina a fé sufoca a Palavra de Deus (Mt 13.22).
No final das contas temos que admitir que Jesus está certo: andamos ansiosos porque temos uma fépequena que não nos permite ter certeza de que Deus vai cuidar ou de não de nós. Eis o PORQUÊ fico ansioso. Eu fico ansioso porque eu nào creio em Deus. Ansiedade é um problema espiritual.

Como não andar ansioso?

Bom. Para ser domiinadoo pea ansiedade, eu terei que amadurecer a minha fé. Jesus nos mostra como fazer isso. Ele não está apenas nos acusando de ser incrédulos e dizendo para não sermos, mas ele está nos mostrando como podemos ter mais fé e assim ser menos ansiosos.

1. Jesus nos ensina a observar e considerar a providência de Deus

Matthew 6:26 (RA)
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Matthew 6:28b (RA)
E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
Pode parecer bem eestranho, mas Jesus nos diz que uma forma de tratar a aansiedade é praticar a comtemplação. Observar e considerar a craição.
Observar a criação lhe permitirá ver o trabalho diário do Craidor para sustentá-la.
Observar a criação lhe permitirá a realidade como ela é, não como você está pensando sobre ela.
Observar a criação lhe permitirá entender de forma aplicada a doutrina da providência.
A ignorância de Deus e de nós mesmos é o grande princípio e causa de toda a nossa inquietação; e isso surge principalmente não por falta de luz e instrução, mas por falta de consideração e aplicação. (John Owen)

2. Jesus nos ensina a considerar nossa falta de controle sobre nossa vida

Matthew 6:27 RA
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

3. A ansiedade se vence com a oração

A oração exercita nossa fé. O contexo dessa passagem é a vida devocional, em especial a oração. Jesus nos ensina a pedir o pão de cada dia (Mt 6.10) e nos diz que o Pai sabe de nossas necessidades antes de lhe pedirmos (Mt 6.8). Na oraçao domincal, Jesus nos ensina a colocar o Deus antes de nós, assim a oração nos treina sobre a prioride, o Reino em primeiro lugar.
A oração carrega a promessa de que teremos paz:
Philippians 4:6–7 RA
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Conclusão

Cumpra seu ministério sem ansiedade
Observe e considere a cruz
Related Media
See more
Related Sermons
See more