Até que Cristo seja formado em vocês

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Handout

Galatians 4:19 NVI
19 Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.
Este é um dos versiculos que tem me acompanhado a algum tempo em minha caminhada com Cristo pessoal e também modelando a maneira como enxergo a pratica pastoral na lideranca de uma igreja.

CONTEXTO

O Apostolo Paulo esta escrevendo esta carta aos cristaos da Galacia, um conjuto de igrejas espalhadas pela região da Galacia.
E aqui nesta parte do texto, Paulo direciona o escrito a uma igreja, onde Paulo nao estava planejando pregar o evangelho, nem mesmo fundar uma igreja. Mas ele estava de pasagem por la, e por que ele ficou doente, e as pessoas de Galatas cuidaram dele - muito provavelmente uma doenca dos olhos.
O grande problema foram os “mestres judaizantes” comecaram a entrar nessas comunidades, que queriam trazer para o meio das igrejas umas práticas e costumes do judaismo.
Paulo tematiza o perigo do Legalismo religioso - quando lideranças procuram impor regras religiosas sobre suas comunidades, buscando manipulacao religiosa ou cultural.
Quando as regras religiosas se tornam mais importantes do que o próprio Deus e o seu caráter.

FATO

Preocupação pastoral de Paulo

Bom, é neste contexto, que Paulo escreve estas palavras:
Galatians 4:19 NVI
19 Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.
Aqui nós vemos o coração pastoral do Apostolo Paulo e sua principal preocupacao:
Ver Cristo ser formado em cada pessoa.
Isso é algo muito interessante, porque a gente se vê sempre preocupado com o trabalho da igreja:
Como o pessoal esta colaborando com o trabalho
Frequencia de participacao nos cultos e eventos
Manter a estrutura fisica da igreja
Como os grupos estao se organizando.
Como fazemos os programas da igreja
Financas
Todas essas questoes objetivas que fazem parte do trabalho, principalmente num mundo como o nosso.
Porém, nos vemos nesta passagem aqui um Paulo pouco preocupado com com todas essas questoes objetivas, mas focado em uma questão subjetiva relacionado a a formação pessoal dos cristãos da Galacia:
que tipo de gente as igrejas estão formando?
gente espiritualmente madura, autônoma, viva
ou gente religiosa, espiritualmente infantil, dependente de Ritus impostos pelas lideranças
Paulo está preocupado em Ver Cristo ser formado em cada um.
Ver o Carácter de Cristo ser formado em cada um de nós.

”O Ser transformado em Cristo” ao longo do Novo Testamento

Quando nós lemos o Novo Testamento, vamos perceber que há um princípio/postura que deve nortear nossa vida.
Vamos ler alguns textos, para entendermos todo este contexto, que é também conhecido como o contexto do discipulado.

O rabino e seus discipulos

Um mestre, um Rabino judeu chamada seus alunos, seus discípulos para estarem com ele, e aprenderem a serem como ele.
Serem um tipo de gente que seguisse e vivesse seus ensinamentos. E foi assim que Jesus comecou a chamar seus dicipulos.
Estando com Jesus, vivendo, caminhando com ele, os primeiros discipulos foram conhecendo quem Jesus era, como ele vivia, pensava, seus valores, como ele lidava com a religião, com pecado, com o pecador: Resumindo: como era seu carácter.
Tudo se resumia a ser um tipo de gente como rabino era.
Logo na grande Comissão vemos Jesus passando esse conceito para os discipulos:
Matthew 28:19 NVI
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Ser um discipulo é muito diferente do que “ter uma religião” e também diferente do que simplesmente acreditar em Jesus.
Ser um discipulo é muito mais que simplesmente participar de cultos, e fazer orações .
Ser um discípulo de Jesus significa andar com Jesus, e no caminho com Jesus, passo a passo ser transformado para ser parecido com ele no seu carater.
É isso que Jesus ordena seu discípulos para fazerem. Fazerem Discipulos. Estarem com as pessoas, viverem com elas e ensina-las a serem discipulos - mostarem para as pessoa um jeito diferente de ser Ser humano.

O Alvo no Caminho, é vermos Cristo sendo formado em nós:

Em cima deste conceito, se constroi todo o ensinamento do Novo Testamento.
O apóstolo Paulo escreve aos Romanos, que o o sentido de Deus ter encarnado neste mundo, na pessoa de Jesus de Nazaré, é que ele seja o primeiro de muitos irmaos:
Romans 8:28–29 NVI
28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Ou seja, em todas as situações da vida (boas, ruins, saudaveis, doentes, na riqueza, na probreza, em tempos de paz ou tempos de guerra, se o sol esta brilhando ou chovendo, no trabalho ou no lazer) Deus esta agindo para que em cada uma dessas situações, sejamos transformados a imagem de Cristo.
Para que em nós seja formado um caráter completo: Para que eu saiba ser como Cristo (esse tipo de gente), quando estou sofrendo, ou quando está tudo bem.
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
A gente se define bastante em relação ao nosso sucesso: profissional, financeiro, material, físico. - Essas coisas objetivas. Isso tudo tem seu lugar. Queremos ser pessoas as quais os outro dizem: a vida desse aí deu certo.
Mas a gente olha muito pouco para as questões do ser, do caráter.
Uma coisa temos que aprender, que é o que a Fé em Cristo nos quer ensinar: Deus não está preocupado com vidas que deram certo, mas com pessoas que deem certo.
… e tem muita gente, que a vida toda tá dando errado, mas elas como pessoas estão dando certo.
olha pra Jesus: aos olhos humanos, uma vida onde deu tudo errado.
jesus não construiu nenhuma igreja de 5000 mil lugares.
jesus não deixou nada escrito. (Jesus poderia vender mais do que augusto cury)
tudo o ué ele ganhava e dva pra os outros. (Não tinha capital)
ministerialmente um fracasso: todos fugiram na hora que a crise bateu. (Ninguém defendeu ele)
traido, sentenciado a morte, zombaram da cara dele. (Imagina se Jesus tivesse tido um Couch)
morreu jovem, antes da hora, como um ladrao, deixou a família pobre.
uma vida que deu errado.
mas uma pessoa que deu certo, que em todas as situações nos mostrou o caracter de Deus. E deu a sua vida pra salvar o mundo.
E nós?
o que a gente procura: uma vida de sucesso, uma vida que deu certo, ou ser uma pessoa que deu certo?
podemos ter sucesso empresarial ou financeiro, mas se nosso caráter é ganancioso, mesquinho, apegado ao bens materiais, - demos errado como pessoa, aos olhos de Deus.
podemos ter status social, grande rede de relacionamentos, desfrutar da Admiração dos outros, mas se no meu coração eu me acho superior que outros, ou carrego ódio, desejo de vingança, não quero perdoar, então aos olhos de Deus dei errado como pessoa e vivo fora do reino de Deus.
a gente pode ter saúde, ter superado uma doença, um acidente … e talvez a gente até se sinta vitorioso por isso, mas se a doença e o sofrimento nos nos levaram a sermos seres humanos com compaixão e misericórdia em relação ao sofrimeto do próximo, então você é uma pessoa que não deu certo para o Reino de Deus.
Grandes dons, ser muito bom no que faz, mas se isso te faz soberbo e não se voltar para o mais fraco, não aceitar ajuda dos outros, você está dando errado - pois o caráter de Cristo não está sendo formado em você.
Sermos transformados a imagem de Cristo…
Em 2 Coríntios vemos o mesmo conceito:
2 Corinthians 3:18 NVI
18 E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
O Espírito Santo está formando em nós a imagem de Cristo.
Assim como um oleiro, que olha para um vaso de molde, e nos forma para sermos pessoas no carater como Cristo.
Não é uma obra nossa, do nosso esforço. É obra do Espírito Santo em nós.
por isso Jesus tem essa audácia de pedir de nós coisas do tipo:
Matthew 5:48 NVI
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.
Ele sabe que nós mesmos não conseguimos isso. Mas Jesus nos dá essas orientações através da perspectiva daquilo que o evangelho produz em nós, e não na perspectiva daquilo que a gente por nós mesmos somos capazes de ser/produzir.
Martin Loyd-Jones tinha um pergunta que ele fazia pra descobrir em qual perspectiva uma pessoa entendia evangelho e salvação:
“Voce consegue afirmar com convicção que você é salvo/cristão verdadeiro?”
Se a pessoa começa a resposta com “eu acho que não sou bom o suficiente...” então ele sabia que a perspectiva de salvação desta pessoa estava totalmente baseada nos seus próprios meritos, na sua própria moral … e não na fé em cristo.
Nós partimos muito forte da perspectiva de nós mesmos quando pensamos nos mandamentos de Cristo… achando que somos nós que vamos ter que gerar/ter forças … ou impomos uma carga muito grande sobre os outros. porque eles tem que se esforçar mais, serem moralmente melhores por elas mesmas pela própria força de vontade para seguirem a Cristo. Sendo que na verdade, deveriamos focar no fortalecimento da fé e da nova consciencia sobre a nossa condição de filhos e de já salvos em Cristo.
Ninguém merece ser cristão. Ninguém vai ser salvo, porque se esforçou bastante. Somos salvos por tudo aquilo que Cristo já fez por nós, e por nos deixarmos moldar pelo Espírito Santo, que cria em nós o carater de Cristo.
Então, quando Paulo escreve aos cristãos da Galácia, ele faz essa comparação muito forte:
Galatians 4:19 NVI
19 Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.
Ele compara todo este processo como um tempo de gravidez e parto.
Um processo que demanda muito tempo e paciência. E principalmente um processo doloroso, tanto para a mãe como para a criança.
Se pegarmos um parto normal: A Mãe sofre para dar a vida a uma criança.
Deus está sofrendo para fazer nascer em você o caráter de Cristo.
Paulo está sofrendo como Pastor dessas igreja.
Deus não quer fazer de você simplesmente um frequentador de igreja, um cumpridor de ritos religiosos, um seguidor de regras morais. Deus quer transformar o teu ser.
Costumes, Tradições, liturgia são apenas um caminho. O alvo é a pessoa de Cristo, o novo ser humano, sendo formado em cada um de nós.
É um processo doloroso para Deus: O ápice dessa dor, vemos no próprio sofrimento de Cristo.
E é doloroso pra nós: Somos confrontados com a nossa arrogância, nosso egoismos, nossas limitacoes, imperfeicoes. Temos que enchergar a realidade do nosso pecado. Deixarmos o velho homem para tráz, mudar a maneira de pensar (metanoia, arrependimento) E isso nao acontece de uma hora pra outra. É um processo doloroso para a vida toda.
São dores de Parto:
Junto com essas dores, Paulo escreve aos Colossenses da alegria pelo sofrimento de Cristo:
Colossians 1:24 NVI
24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.
Colossians 1:28 NVI
28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
Tudo o que Paulo faz e sofre como apóstolo, como pastor dessas igrejas, seja ensinamento, aconselhamento, repreensão e tudo mais, tem um objetivo:
trazer amadurecimento.
apresentar todo ser humano perfeito em Cristo.
O mesmo conceito lemos também em:
Ephesians 4:13 NVI
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Maturidade, plenitude de Cristo....
Todo o trabalho da liderança espiritual de uma igreja é levar cada membro a uma emacipacao de todo crente - nos tornamos cristãos adultos, não dependentes dos lideres que tem mais fé, que tem mais poder …
Ephesians 4:14 NVI
14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Deus quer criar em nós gente espiritualmente adulta, que coopera com seus dons uns dos outros.

PROBLEMA

Pra mim este é o conceito central de todo o evangelho.

Fé cristã é muito mais do que uma escolha entre céu e inferno

A gente sempre pensa que crer no evangelho ou evangelização é uma questao sobre Céu ou Inferno depois da morte. Isto tem o seu lugar sim na proclamação.
Mas o evangelho mais mais profundo do que isso. Tem muito mais com o aqui e agora, e com o tipo de gente que está sendo formado em mim e em você aqui e agora.
A gente tem que ser salvo do tipo de gente que a gente se torna, quando nao olhamos para Jesus. O tipo de gente que é egoista, que só corre atras de riquezas, que quer ser melhor do que os outros, que destrói a natureza, que odeia e abusa do próximo, que se sente superior.
Porque não adianta nada, voce ter ser convertido, ter se batizado e frenquentar todos os domingos os cultos, se você ainda é um tipo de gente que vive com as motivações (com o caráter) do inferno.

SOLUÇÃO

O nosso jeito de ser gente e que está sendo redimido.
E à medida que nos tornamos novas pessoas que se tornam mais semelhantes a Cristo, caminhamos por um caminho de salvação onde tudo com que nos relacionamos é restaurado.
Nossos relacionamentos, família, amizades, nossos negócios.
Cristo sendo formado em nós. Para que você também possa ser um Cristo … poder carregar o nome “Cristão”

O que é que vai se formar de verdade novo em nós?

O que difere uma pessoa que é parecida com Cristo, com uma pessoa que não é parecida com Cristo (Adão/Eva)?
Precisamos olhar para a pessoa de Cristo e aquilo que Cristo ensinou e viveu:
Estando em Cristo, o Espirito Santo vai fazer você por exemplo:
Amar e fazer o bem para seu inimigos. - Retribuir o mau com o bem
Saber ser o último. (Vamos ficar felizes com isso)
Aprenda a compartilhar suas riquezas - ser generoso até com quem não merece
Solidário - se importar com seu vizinhos
Engajar pelos mais fracos, para os que sofrem
Amar seu conjuge mais do que voce ama a si mesmo
Cuidar da criação - Mordomo fiel. (Criacao toda como quintal da tua casa)
Fazer a oração do pai nosso: pedir que a vontade de Deus e seu reino sejam vistos aqui nesta vida, e nao so ficar esperando pra fugir pro céu
Parar de ser um legalista religioso e moral, que precisa controlar os outros, e seja sábio em suas escolhas e deixe os outros viver em sua liberdade
E a maior de todas: voce vai ser transformado a dar a tua vida em favor dos outros, assim como Cristo fez por você.
A Logica inversa do reino de Deus.
O espírito não vai gerar em você somente uma versão melhorada, mais moral correta de você mesmo. - Ele vai gerar Cristo em você: E Cristo é aquele que da a sua vida para salvar os outros.
Então quando você aceita a Cristo, voce está aceitando que o Espírito acabe o que o velho eu e faça de voce um novo tipo de gente, segundo o caráter de Cristo. (Com a sua personalidade - mas com um novo carater, com novas motivacoes. )
A salvação é um dom, a santificação é um processo de crescimento nesse dom.
Nascer de novo é uma obra do Espírito.
Ser transformado na mente de Cristo é uma obra desse mesmo Espírito.
Aqui está o importante a lembrar, é um processo.
Amadurecer significa crescer na graça da salvação de Deus e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus.
O desenvolvimento da mente de Cristo em nós. É um processo conduzido pelo Espírito que envolve arrependimento por um lado e renovação por outro.
Arrependimento: reconhecer em nós as ideias e imagens que aí foram colocadas pelo mundo e afastar-nos delas.
Renovação: substituição dessas imagens e ideias por realidades do reino implantadas pela Palavra de Deus.

FINAL

Desafio: ficar perto de Jesus, para apreder a ser como ele

1. Se renda ao Espírito Santo - Ele não esta ali pra te dar boas sensações durante o culto (se é só isso que você espera, você está ma religião errada). Ele esta aqui pra restaurar o teu ser.
2. Olhe para Jesus - leia os evangelhos, e tente ver o tipo de gente que Jesus é.
3. Olhe para pessoas que seguem a Cristo - Saiba de duas coisas:
1) Elas não serão perfeitas. Elas vão falhar com você, assim como voce falhar com elas. Elas também estão no caminho aprendendo a ser como Cristo.
2) Entenda que precisamos uns dos outros. Até mesmo quando falhamos um com os outros. Ali está a oportunidade de por exemplo, aprendermos a perdoar, assim como Cristo nos perdoa.
Musica: Meu alvo é Cristo
Deus quer nos levar a um lugar mais alto. Não um lugar geográfico.
Mas um lugar de ser … ser o ser humano, que reflete a imagem de Cristo.
Nosso alvo é Cristo. Ver Cristo sendo formado em nós.
É um processo caminho doloroso, assim como um parto.
Deixamos o passado pra tras. Seguimos no aqui agora com a esperanca desse futuro, onde todos alcançaremos a estatura de Cristo.
Mas é um processo que traz vida. Vida de qualidade eterna, que não acaba com a morte.
O passado fica pra tras. O que vale e o que se faz novo, o que está sendo feito novo todos os dias dentro de você, dentro de mim: e que vai ser consumado no final dos tempos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more