Quem é este?

Quem é Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Quem é este?

Naquele dia os ventos estavam muito fortes e o barco parecia que ia se romper pela força da tempestade. Os discípulos, pescadores experientes, estavam assustados. Jesus se levantou, repreendeu os ventos e o mar com palavras... A tempestade imediatamente se transformou em calmaria.
Matthew 8:27 NVI
27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Outro dia, ele estava em uma grande festa na casa de Simão, um líder religioso do grupo dos fariseus. Entrou uma mulher que não fora convidada, reconhecida como uma prostituta. Ela derramou sobre Jesus um perfume muito caro e cobriu os pés do mestre de beijos. O Senhor, cheio de compaixão virou-se para aquela mulher e perdoou seus pecados. Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si:
Luke 7:49 NVI
49 Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados?”
Quem é este a quem nós adoramos? Quem é este a quem o mundo inteiro reconhece como alguém especial? Quem é este a quem a igreja declara sua lealdade? Quem é este a quem louvamos com o coração compungido e de mãos levantadas? Quem é Jesus?

Uma pergunta inquietante

Não é demais afirmar que em seu ministério entre nós Jesus provocou mais perguntas do que apresentou respostas. A sua personalidade cheia de bondade e convicção, seu caráter irrepreensível e seu amor pelas pessoas rejeitadas pareciam não fazer parte da natureza humana pecadora; por isso as pessoas ficavam inquietas com sua presença e procuravam saber quem ele era.
E porque a presença de Jesus inquietava?
Ele era nobre como um rei, mas não tinha reino;
Ele tinha a autoridade como os generais, mas não tinha exército;
Ele tinha sabedoria além dos sábios, mas não se apresentava como mestre;
Ele tinha poder sobre a criação, mas não se apresentava como o criador;
Suas palavras eram cheia de graça, mas ele confrontava o pecado;
Ele conhecia as escrituras, mas não idolatrava a Lei.
Quem é este Jesus da Bíblia? Não é possível desprezá-lo! Todos sentem vontade de saber mais sobre Ele. Todos se sentem desafiados a descobrir quem ele é. Jesus dividiu a história, sua mensagem mudou a maneira de ver a vida e desafiou os homens de todas as épocas.

Todos querem saber

A cidade de Jerusalém quis saber...
Matthew 21:10 NVI
10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: “Quem é este?”
O sumo sacerdote quis saber...
Matthew 26:63 NVI
63 Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.
Pilatos, o governador romano, quis saber...
Mark 15:2 NVI
2 “Você é o rei dos judeus?”, perguntou Pilatos. “Tu o dizes”, respondeu Jesus.
Os Fariseus, líderes religiosos, quiseram saber...
John 8:25 NVI
25 “Quem é você?”, perguntaram eles. “Exatamente o que tenho dito o tempo todo”, respondeu Jesus.
Saulo de Tarso, o perseguidor da igreja, quis saber...
Acts 9:5 NVI
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Jesus deixa inquietos aqueles que o conhecem através de suas palavras. Ninguém permanece a mesma pessoa depois de ouvi-lo com atenção. Dos sábios e cultos aos simples e iletrados, todos somos chamados a responder a pergunta: quem é Jesus?
É bem possível que você também ja tenha perguntado: quem é mesmo esse tal de Jesus?

Jesus Customizado

Hoje a busca sobre Jesus é talvez mais intensa do que nos dias do seu ministério entre nós. Homens e mulheres de negócio descobriram que essa sede das pessoas sobre Jesus pode resultar em bons lucros e têm apresentado as mais diversas respostas à pergunta. Palestras, seminários e cursos são organizados e muitos livros são publicado tentando responder quem é Jesus.
· Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu – Mark Baker
· Jesus, o Maior Líder que Já Existiu – Laurie Beth Jones
· Jesus, o Maior Homem do Mundo – A.N. Wilson
· Jesus, o Maior Educador da História – Augusto Cury
· Jesus, o Maior Formador de Pensadores da História – Augusto Cury
· Jesus, o Maior Executivo que já existiu – Charles C. Manz
Seguindo a customização de nossa era, o mercado tem preparado um Jesus para cada cada cliente (Compre o seu e leve para casa!). Milhões de consumidores ansiosos, sedentos de alma, tentam encontrar alívio no Jesus que lhes pareceu mais interessante na prateleira e mais útil para suas vidas.
Para os atormentados de alma... Um Jesus com sessões de psicoterapia;
Para aqueles que empreendem... Um Jesus que alcançou o mundo;
Para os professores... Um Jesus com métodos revolucionários de ensino;
Para os pensadores... Um Jesus com habilidade de forma opiniões;
Para os que fazem as empresas funcionarem... Um Jesus com métodos de gestão.
Não há nada de errado em examinar a multifacetada personalidade de Cristo. Mas é só isso? Jesus é só um produto para satisfazer nossas necessidades ou talvez deva ser visto como um bom professor? Seria Ele apenas uma espécie de manual prático com orientações para viver melhor ou um tipo de guru espiritualista com segredos que precisamos descobrir?

Apresentação da Série

Durante quatro semanas, sob a orientação do Espírito Santo de Deus, iremos meditar sobre quem é Jesus. Acho justo dizer logo de início que não iremos estudar sobre o Jesus dos livros de auto-ajuda, nem sobre o Jesus dos livros de história. Não será sobre o Jesus dos céticos e descrentes nem sobre o Jesus dos filósofos ou mesmo dos teólogos.
Nossa fonte de pesquisa será a Bíblia. A Bíblia a única fonte capaz de apresentar Jesus em sua plenitude e é dela que vamos beber nestas semanas. Ela é revelação de Deus sobre os mais importantes mistérios da vida. Aliás, a Bíblia tem muito a dizer sobre Jesus aos teólogos, filósofos, céticos, humanistas, e também às pessoas comuns com nós.

A Bíblia é cristocêntrica

A título de introdução, nunca é demais trazer à memória que a característica mais marcante das Escrituras é a sua centralidade em Jesus. Tanto o AT quanto o NT apontam para ele. De Gênesis a Apocalipse a Bíblia gira em torno da pessoa de Jesus, sua vida e sua obra. Vejamos alguns exemplos:
Em Gênesis, é PROMESSA DE SALVAÇÃO (Gênesis 3:15)
Em Êxodo, é o CORDEIRO PASCAL(Êxodo 12: 5-11, 12:14)
Em Números, é a ROCHA que foi ferida (Números 20:7-11)
Em Jó, é o nosso REDENTOR (Jó 19:25)
Em salmos, é o nosso PASTOR (Salmos 23)
Nos profetas, é o MESSIAS prometido
Nos evangelhos, é o FILHO DE DEUS (Mateus 16:16); onipotente (Mateus 28:18); SALVADOR do mundo (Lucas 2:11); a nossa JUSTIÇA (Lucas 18:7); o enviado (João 17:3), o doador da vida (João 14:6), a PORTA (João 10:9), a nossa garantia (João 14:13); a VERDADE (João 16:16), o PÃO DA VIDA (João 6:35), o bom pastor (João 10:11), a VIDEIRA VERDADEIRA (João 15:1), a LUZ DO MUNDO (João 8:12), o CAMINHO (João 6:35), a RESSUREIÇÃO E VIDA( João 11:25).
Em Coríntios, é a nossa REDENÇÃO (1Cor 1:30)
Em Efésios, é a nossa PAZ (Efésios 2:14)
Em Timóteo, é o único MEDIADOR (1Timóteo 2:5);
Em Hebreus, é o sumo SACERDOTE (Hebreus 8:1)
Em Pedro, é a PEDRA ANGULAR (1Pedro 2:5)
Em Apocalipse, é o ALFA E O ÔMEGA(Apocalipse 1:8)
Então, é claro que você vai precisar de uma Bíblia para acompanhar esta série de mensagens. Use aquela que você tiver em casa. Se você não tem um, peça emprestado ou compre, conquanto que você tenha acesso ao texto sagrado para conhecer mais a respeito de Jesus.

Jesus deseja ser conhecido

Ainda à guisa de introdução, devo falar que Jesus deseja ser conhecido plenamente. Ele não é indiferente à compreensão que temos dele. Jesus tem interesse que o nosso conhecimento sobre ele seja correto e corresponda à verdade. Certa vez, ele procurou saber o que as pessoas pensavam sobre Ele. Vejamos?
Matthew 16:13–16 NVI
13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. 15 “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
Os discípulos pouparam Jesus de repetir a opinião dos adversários, já que alguns o viam como filho de Belial, também da opinião de seus familiares que certa vez o consideraram louco, bem como da fala daqueles que o acusavam de comilão e beberrão. Jesus já sabia disso.
Mesmo assim, o resultado da pesquisa que Jesus encomendou aos apóstolos não foi muito animador. Uns diziam que ele era João Batista, que morrera há pouco tempo, e havia ressuscitado Mt. 14.2); outros diziam que ele era Elias (uma má interpretação de Ml. 4.5); outros achavam que Jesus era Jeremias, que séculos atrás atormentara os líderes de Israel com suas profecias; e havia também os que achavam que Jesus era um profeta qualquer do passado que havia ressuscitado Lc 9.19.
As opiniões eram confusas, mas em todos os casos parece claro que Jesus era visto como um precursor do Messias prometido. Aquelas pessoas estavam dizendo claramente: “Nós não sabemos muito bem quem ele é. Parece ser uma pessoa que fala sobre Deus, assim como fizeram os profetas. Mas certamente ele não é o Messias enviado por Deus.”.
Jesus, então, volta-se para os seus discípulos e pergunta a opinião deles. A resposta era crucial para todo o resto da história da salvação. O que pensavam aqueles que andavam diariamente com Jesus?
15 “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?
Quem é Jesus para você? É claro que você tem uma opinião. Pode ser que nunca tenha parado para refletir objetivamente sobre esse assunto, mas você deve ter seu próprio ponto de vista sobre quem é Jesus. Quero lhe desafiar a responder essa pergunta.
Quem é Jesus para você? Nos passado essa pergunta foi feito para Mateus, João, Tiago, Pedro e os demais discípulos, mas hoje ela é feita para você. Qual é a sua resposta? Você consegue explicar ou só consegue dizer que ele é uma boa pessoa, gente fina, sangue bom, um cara legal, uma pessoa do bem?

O Pai revela o Filho

Foi Pedro quem respondeu Jesus em nome do grupo. Ele disse: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.
No entanto, a compreensão de Pedro sobre quem é Jesus não nascera no coração dele. Não era um pensamento humano. Não era fruto de estudo acadêmico ou teológico. Também não era um ditado popular ou a opinião das massas. Jesus diz que Deus mesmo tinha mostrado a Pedro aquela verdade.
Matthew 16:17 NVI
17 Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
Aqui podemos aprender pelo menos duas coisas muito importantes:
Primeiro: Você não pode chegar à correta compreensão de quem é Jesus se o próprio Deus não lhe revelar isso. Não é fruto do esforço humano, mas uma revelação do Senhor.
Segundo: Aquele que recebe essa iluminação de Deus sobre quem é Jesus é bem-aventurado, isto é, se torna uma pessoa feliz. Em outras palavras, a vida passa a fazer sentido quando de fato somos alcançados pela pessoa, vida e obra de Jesus.

Palavras finais

Assim como aconteceu no passado, qualquer pessoa que hoje se aproximar um pouco mais de Jesus é levado a perguntar: Quem este que tem poder sobre a vida e morte, que fala e a natureza obedece, que tem poder para perdoar pecados, que acolhe com amor os cansados e sobrecarregados?
Para responder à pergunta é preciso deixar de lado o Jesus customizado que o mercado quer nos vender e avançar direto para a Bíblia Sagrada. Isso se queremos de fato conhecer as ideias revolucionárias, o caráter íntegro e a ação salvadora de Jesus.
Quem desejar conhecer a Jesus encontrará um Jesus que deseja ser conhecido. Por amor a nós, para que tenhamos uma vida plena, ele quer que sejamos iluminados com a verdade a respeito dele.
Essa compreensão transformadora sobre quem é Jesus chega a nós vinda de Deus Pai, através da ação do Espírito Santo, que nos revela o Cristo de Deus. Foi assim com Pedro e é assim com todos que seguem Jesus.
Assim como Pedro foi chamado de bem-aventurado porque recebeu clareza de Deus sobre Jesus, você também pode encontrar sentido para sua existência a partir dessa dessa descoberta a respeito de quem é Jesus.
Se você tem vivido sem dar muito importância a essa questão, hoje você tem a oportunidade de pedir a Deus que lhe revele quem é Jesus. Fale ao Senhor do seu desejo de conhecer o Jesus da Bíblia. Ele certamente vai atender sua oração. E continue a ouvir o restante desta série; pode ser que seja através dela que sua oração seja respondida
Se você já tinha ouvido antes que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo, mas essa verdade é apenas um conhecimento que não faz parte de sua vida, sua oração nesta noite pode ser uma oração de rendição e aceitação. Primeiro a rendição, quando você entrega os ponto e para de lutara contra Deus; depois a aceitação, quando você recebe pela fé a salvação que Ele tem pra você.
Se você é um discípulo de Jesus, que vive neste mundo a serviço do Filho de Deus, sua oração nesta noite pode ser um clamor sincero a Deus, pedindo a Ele mais de Jesus. Com disse João Batista, que ele cresça e que diminua. Mais de Jesus para que você viva mais como Jesus.
Que o Senhor nos abençoe e guarde nesta semana que está começando.
Related Media
See more
Related Sermons
See more