SALMO 101

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 52 views
Notes
Transcript

SALMO 101

ICT - Davi descreve os atributos de um rei perfeito para o povo de Deus.
TESE - Cristo é o Rei Perfeito que governa sobre o seu povo.
PROPÓSITO BÁSICO - Devocional/Evangelístico
PROPÓSITO ESPECÍFICO - Apresentar aos crentes, Cristo como o Único que tem os atributos de um rei perfeito a quem devem servir e se assemelhar, e persuadir os descrentes a se refugiar nesse Rei como seu Salvador.

INTRODUÇÃO

Nós brasileiros temos buscado e lutado por um país melhor há muitos anos. Em nossa nação sempre houveram grandes manifestações em busca de melhorias em nosso sistema de governo. Por exemplo, em 1984 a população saiu às ruas do Brasil pelas Diretas Já!, que tirou os militares do poder e deu à população o direito pelo voto direto em seus representantes. Mais recentemente, creio que todos devem lembrar, a população saiu às ruas em 2013 protestando contra a corrupção e outros problemas. Alguns anos depois, este movimento resultou no Impeachement de uma presidente . Em 2018, o Brasil inteiro parou, quando os caminhoneiros protestaram por melhores condições de trabalho.

TRANSIÇÃO

Essa atitude de protestar por um governo melhor não é apenas uma atitude de brasileiros, no mundo inteiro há um anseio por líderes que governem com justiça e bondade. Isso faz parte do coração de todos os homens, que apesar de rejeitar a Deus sempre entendem que precisam de um líder que os conduza para um caminho de alegria para toda nação. O texto que lemos aponta para as características do Único Rei que pode governar com Justiça e bondade para com seu povo.

ELUCIDAÇÃO

Quem escreveu este salmo foi Davi, o grande rei de Israel que foi chamado de o homem segundo o coração de Deus. O propósito desse homem de Deus era descrever os atributos de um aprovado por Deus, seja ele mesmo, como um rei, como aqueles que viessem depois dele. Para Davi, um verdadeiro rei deveria ter cada uma das características que ele descreve nestes versos.
Este salmo faz parte do 4º Livro dos Salmos, que vai do Salmo 90, até o Salmo 106. Ele se encontra entr os chamados Salmos reais, pois fala da figura de um rei que governa sobre o povo de Deus. Geralmente esses salmos reais te o propósito de falar de Deus como o Verdadeiro Rei de toda terra, ou mesmo de Davi, como o rei de Israel, que é o caso do salmo que temos diante de nós. Mas há uma característica básica desses salmos reais, é que todos eles apontam, acima de tudo, para um Grande Rei que ainda viria para governar sobre o seu povo e sobre todas as nações da terra.
Não sabemos exatamente quando Davi escreveu esta poesia, os comentaristas bíblicos colocam pelo menos três momentos que podem ter servido como ocasião para as palavras de Davi. O primeiro momento pode ter sido antes de Davi se tornar rei, quando ele já havia sido ungido por Samuel para ser rei de Israel, mas ainda estava sendo perseguido pelo rei Saul que não desejava perder o reinado para Davi. Ele então teria prometido ao Senhor, por meio deste Salmo que governaria de um modo diferente de Saul, com bondade e justiça. Calvino é um dos defensores dessa teoria.
Outra possibilidade é que Davi tenha escrito o Salmo no final de sua vida, quando já estava a ponto de passar seu reino a seu filho Salomão, que reinaria em seu lugar. Davi, então, estaria ensinando a Salomão o modo como deveria reinar em seu lugar, sendo um rei aprovado por Deus.
Mas existe ainda uma terceira possibilidade, que é a de Davi ter escrito o salmo 101 quando estava levando a Arca do Senhor para Jerusalém. Este episódio está registrado no 2 livro de Samuel e conta que Davi colocou no seu coração o desejo de levar a Arca, que representava a presença de Deus no meio do seu povo para Jerusalém, a Cidade escolhida por Deus para habitar no meio de Israel. Por isso Davi exclama no verso 2: Oh! Quando virás ter comigo? Indicando que Davi deejava a presença de Deus. Outra prova para esta tese estaria no verso 8, quando Davi promete destruir todos os ímpios da terra e limpar a cidade do Senhor. Se Deus habitaria naquela cidade, ela deveria, então estar limpa de todo pecado.
Mas o Senhor não nos deixou informações claras sobre o local ou o momento que Davi deixou essa bela poesia. O fato é que nas três opções há um propósito no coração desse servo de Deus, que é descrever o padrão do Rei que Deus exige de seu povo, e do Rei que Deus escolheu para reinar sobre seu povo. Esse Padrão de Rei serviria para que quando Israel olhasse para o Rei perfeito, todo o povo pudesse se assemelhar a ele. Vamos ver isso mais a frente, mas o fato é que até mesmo Davi reconhecia que nem mesmo ele poderia ser esse rei perfeito, mas era de outro Rei que ele estava falando, um Rei que tinha todas as qualidades para conduzir seu povo em bondade e justiça.

TRANSIÇÃO

Diante dessas informações, quero convidar você a meditar sobre o seguinte tema...

TEMA: OS ATRIBUTOS DO REI PERFEITO

PERGUNTA SERMONÁRIA: QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS DE UM GOVERNANTE PERFEITO?

1º SUA VIDA DE LOUVOR A DEUS. V.1-2

EXPLICAÇÃO

O Salmo começa com uma afirmação de Davi quando ele diz que cantaria a bondade e a justiça. Duas vezes ele usa o verbo cantar, dizendo que ofereceria a Deus o seu louvor. Mas embora Davi use esta palavra, ele não está falando apenas de música, e de adoração por meio de um cântico. É consenso entre a maior parte dos interpretes do texto que Davi está falando de uma vida de louvor a Deus, uma conduta que glorifica a Deus. Davi cantaria com seu procedimento uma cânção de exaltação ao Senhor.
Isso fica ainda claro quando ele diz que cantaria a bondade e a justiça, ou a misericórdia e o juízo. O procedimento desse rei aprovado por Deus deveria ser baseado nessas duas palavras, primeiro bondade, porque esse rei seria misericórdioso com seu povo. Ele deveria guardar, proteger, socorrer os pequenos e fracos, demonstrar amor para com aqueles que amam ao Senhor e andam em seus caminhos.
Ao mesmo tempo, esse rei bondoso e amoroso para com os bons e retos, deveria também ser um rei justo, que exercesse o juízo e condenasse os infieis e os maus. Ele não poderia deixar o culpado como inocente, mas julgar retamente a todos os seus súditos. Portanto, o procedimento que louvaria a Deus deveria ser baseado nesses dois princípios.
Ainda mais à frente, no verso 2, podemos perceber que Davi está colocando seu louvor a Deus em termos práticos. Ele continua dizendo que atentaria sabiamente ao caminho da perfeição, que indica que seu proceder estaria nos caminhos retos, em um caminho excelente e aprovado por Deus. Isso indica que ele se compromete a viver de um modo irrepreensível, sem nada do que ser acusado.
Por fim, ele continua: portas a dentro da minha casa, terei coração sincero. Ele diz, dentro da minha casa, no íntimo da minha habitação, terei um coração sincero, ou coração perfeito. O que Davi está dizendo na primeira parte do verso, como na última, é o mesmo. A palavra sincero, no hebraico, tem a mesma raíz da palavra perfeição. Portanto, poderia ser traduzida também como: “Terei um coração perfeito”. Ele tanto deseja andar em um caminho perfeito, como também deseja guardar um coração perfeito dentro da sua casa. Casa aqui pode se referir ao seu palácio real, como também sua terra, seu povo. O fato é que seja no meio do seu povo, seja dentro do seu lar, seu coração seria um motivo de louvor ao seu Deus.
Observe que de um modo bem abrupto, como que cortando o que ele está dizendo, ele faz um pedido ao Senhor: Oh! Quando virás ter comigo? Davi está pedindo que o Senhor vem a seu encontro. Segundo a maioria dos comentaristas bíblicos, esse pedido de Davi é um pedido de ajuda ao Senhor, depois daquilo que ele se compromete a viver. Ele diz que viveria de modo irrepreensível, mas diante dessa promessa, ele roga ao Senhor que o socorra e o habilite a viver com um proceder que glorifique a Deus. A promessa de Davi não é uma promessa arrogante e impensada, mas, na verdade é totalmente dependente de Deus, entendendo que carecia da misericórdia de Deus para viver de modo louvável.
Portanto, o desejo de Davi, como rei, era o de viver uma vida tão irrepreensível, e ter um caráter tão aprovado, que sua vida fosse um Salmo de louvor ao Senhor. Essa é a marca de um rei perfeito.

ILUSTRAÇÃO

Quando olhamos para a nossa nação, percebemos a diferença da conduta desse rei perfeito para os governantes que estão sobre nós. Talvez nós esperávamos que servos de Deus fossem os nossos políticos, e que suas vidas fossem vividas para a Glória de Deus. Mas na verdade, é o contrário. A vida dos governantes que estão sobre nós, seja no âmbito municipal, estadual, federal, seja em qualquer dos três poderes, tem sido na verdade o oposto disso. Temos governantes que odeiam tudo aquilo que é bom e justo. Eles não se preocupam em serem irrepreensíveis, pelo contrário, abertamente, suas vidas públicas são marcadas pela corrupção, e longe disso qualquer ideia de perfeição e temor a Deus.

APLICAÇÃO

Toda situação em que vivemos, toda desgraça, toda insatisfação da população brasileira, é fruto do pecado de um povo e de governantes ímpios, que rejeitam ao Senhor e odeiam suas Leis. Por isso, meus irmãos, não podemos esperar de ímpios, aquilo que só podemos esperar em servos de Deus. Muitas vezes olhamos tanto para a realidade que vivemos e desejamos ter nesse mundo uma vida perfeita.
Na verdade, nenhum homem sobre a terra pode governar sobre o povo de um modo tão íntegro como Deus exige de um Rei perfeito. Nem mesmo Davi pôde fazer isso. Até mesmo Davi fracassou em ser esse rei perfeito. Nem mesmo Davi guardou em seu coração a bondade e a justiça como ele desejava. Nem mesmo Davi foi reto e perfeito aos olhos do Senhor. Basta olhar para a vida desse homem. Lembrar do terrível pecado que cometeu, adúlterando com a mulher do seu próximo, tramando a morte do marido daquela mulher para que não descobrissem o adultério. Existe alguma perfeição nisso? Onde está o Davi que queria ser irrepreensível e perfeito.
Davi nos mostra que embora almejasse ser esse rei, jamais neste mundo poderemos encontrar um reino perfeito. Davi nos diz que nossa esperança não deve estar aqui. Nenhum reino deste mundo pode glorificar verdadeiramente a Deus.

TRANSIÇÃO

Meus irmãos, estamos meditando sobre o tema, Os Atributos do Rei Perfeito. Vimos que o primeiro atributo desse Rei é a sua vida de louvor a Deus, e o segundo atributo desse Rei é...

2º SUA REJEIÇÃO AO MAL. V.3-4

EXPLICAÇÃO

A partir do verso 3 encontramos outro atributo desse do rei perfeito descrito por Davi. Ele se compromete a se afastar e rejeitar todo mal. No início do verso ele afirma que não colocaria coisa injusta diante de seus olhos. Ele nem ao menos contemplaria qualquer tipo de impiedade ou imoralidade, nada daquilo que fosse vergonhoso aos olhos do Senhor. Mas quando diz que não poria coisa injusta diante de seus olhos, ele não fala apenas de olhar, ou contemplar, mas ele não faria isso para não praticar aquilo é mal. Na certeza de que a cobiça dos olhos é o que nos leva fazer aquilo que desagrada ao Senhor.
Mas a frente ele diz que aborrece o proceder dos que se desviam. A palavra “aborreço” tem também o sentido de odiar. O verdadeiro servo de Deus é aquele que não apenas rejeita, mas aquele que odeia aquilo que Deus odeia. Ele rejeita o procedimento, ou seja, o modo de agir dos que pecam contra o Senhor. Alguém que se desvia do mal, não é apenas o que rejeita o pecado, mas o que odeia até aquilo que os ímpios fazem que afronta a Deus.
No fim do verso 3 ele diz que nda disso se pegará a ele. Tanto o contemplar o mal, como o proceder dos pecadores, não se farão presentes em sua vida. Nada disso se agarrará a mim. Eu jamais viveverei como eles.
De modo semelhante, o sentido do verso 4 está relacionado ao verso 3. Longe de mim o coração perverso, indica que ele afastaria de perto de si qualquer intenção má do seu coração. A ideia é a de remover, arrancar de si mesmo o coração maligno, ou um coração falso, um coração torcido e inclinado para o mal. O verdadeiro rei, é aquele que se desvia do mal, e se desviar do mal não é apenas tirar de diante de seus olhos aquilo que é pecaminoso, mas arrancar do seu coração qualquer intenção que não glorifique a Deus.
Por fim, ele conclui o verso 4 dizendo que não desejava conhecer o mal. Essa é uma atitude de um verdadeiro servo do Senhor, ele não apenas rejeita o pecado, como ele também deseja não se inteirar nem daquilo que reprovável pelo Senhor. Quando a Bíblia usa a palavra conhecer, ela não fala apenas de saber o que é tal coisa. Claro que Davi sabia o que era bom e mal, mas conhecer tem um sentido de intimidade, de envolvimento. Ele propõe no seu coração o desejo de nçao ter nenhuma relação e envolvimento com o que desagrada a Deus.
De modo, que o rejeitar o mal para Davi, se resume aqui em quatro princípios, nem ao menos contemplar o mal para praticá-lo, odiar aquilo que Deus odeia, arrancar o mal de seu próprio coração, e não se envolver com qualquer prática pecaminosa.

ILUSTRAÇÃO

Ao olhar para as Palavras de Davi, lembro da história de um homem de Deus que também foi um governante, que foi José. Quando estava servindo como escravo na casa de Potifá, a mulher de seu senhor tentou a José várias vezes para que se deitasse com ela. Em um desses momentos quando ela se lançou sobre ele, José fugiu para não pecar contra o Senhor, nem trair a Potifá, que colocou toda confiança em José.

APLICAÇÃO

É isso que Deus exige de seus governantes, daqueles que o representam, que estes se desviem do mal, fujam para não pecar contra o seu Deus. O verdadeiro governante, aprovado por Deus, rejeita tudo aquilo que o Senhor rejeita.
Mas uma vez quero fazer uma comparação entre o que Deus exige de um Rei perfeito e o modo como se comportam os nossos governantes. Enquanto esperamos que eles rejeitem o mal e tomem decisões boas, é o contrário que fazem. Vivemos dias em que os homens chamam o amargo de doce e o mal de bem. Há uma inversao nos valores e nos princípios, quando se rejeita aquilo que é bom e se aprova o que é mal. Muitos dos nossos governantes são os que aprovam ideologias antibíblicas, como o aborto, mas rejeitam que nossas crianças aprendam a Palavra de Deus nas escolas. Nossos governantes são aqueles que não apenas tem comtemplado o mal, mas tem praticado abertamente. Seus olhos estão cheios de ganância, por isso eles roubam sem nenhum constrangimento.
E mais uma vez eu afirmo, isso é mais uma prova de que não devemos esperar bondade dos homens, ou um proceder correto, ou que eles tomem decisões conforme a Palavra de Deus. Nem mesmo Davi foi esse rei perfeito. Ele que deveria se desviar do mal, na verdade caiu em pecados terríveis. Ele que não deveria colocar o mal diante de seus olhos, olhou para uma mulher casa enquanto se banhava e cobiçou para si aquela mulher, a ponto de tomá-la para si. Ele que não dejeva um coração perverso, na verdade maquinou todo tipo de maldades em seu coração, inclusive o assassinato do marido de Batseba.
Davi falhou horrivelmente em sua promessa de rejeitar o mal, a fim de nos mostrar que nenhum reino deste mundo pode ser verdadeiramente bom.

TRANSIÇÃO

Meus irmãos, estamos meditando sobre o tema, Os Atributos do Rei Perfeito. Vimos que o primeiro atributo desse Rei é a sua vida de louvor a Deus, o segundo atributo desse Rei é sua rejeição ao mal, e o terceiro atributo do Grande Rei é...

3º SUA RETA JUSTIÇA. V.5-6

EXPLICAÇÃO

Nos versículos 5 e 6, temos mais uma característica desse Rei Perfeito, que é a manifestação da sua justiça. Davi coloca duas atitudes diferentes desse rei, a justiça exercida sobre os perversos, no verso 5 e a justiça para com os retos e fieis, no verso 6.
No verso 5, Davi diz que destruirá, fará calar o que calunia o seu próximo ás ocultas. A palavra próximo se refere a um amigo, alguém que se ama, portanto, é uma traição que é feita às escondidas. Alguém que diante daquela pessoa tem palavras agradáveis, que finge amar e ser amigo, mas pelas costas lança palavras mentirosas sobre aquela pessoa. Davi condena a falsidade como um pecado grave, inclusive que deveria ser punido com a morte. Davi diz, que como rei, seria justo com pessoas que procedem assim.
Ele diz no fim deste verso que não pode suportar aqueles que tem olhar altivo e coração soberbo. Pessoas de olhar altivo são aquelas que olham para os outros como sendo superiores, alguém que em nossa linguangem, tem o nariz empinado e olha por cima dos outros. Ele detesta também aqueles que têm o coração soberbo, que na verdade estão relacionados aos que tem olhar altivo. A imagem de um coração soberbo é um coração inflado, cheio de ar, um coração amplo. É alguém cheio de si, de seu próprio ego. Davi se coloca de modo tão duro contra essas pessoas, porque a arrogância de seu coração as leva para desonrar a Deus e cometer coisas perversas achando que estão seguras, sem ter a quem prestar contas.
No verso 6, entretanto, Davi faz um contraste. Enquanto em seu juízo ele condenou os ímpios, agora ele mostra a justiça para com os que servem ao Senhor. Os olhos desse rei, que não se inclinam para o mal, na verdade buscam ansiosamente por aqueles que são fieis em seu coração. A palavra habitar pode ter dois sentidos, primeiro, ele deseja que os fieis habitem em sua casa, em seu palácio, o que é uma honra habitar com o rei. O outro sentido, ainda mais íntimo, pode indicar que ele deseja os fieis da terra para assentar-se com o rei à mesa. Ele quer ter intimidade com os fieis.
Além dessa honra de habitar e assentar-se à mesa com o rei, os justos também são procurados pelo rei para que o sirvam. Ele diz que são os que andam em reto caminho, ou em caminho perfeito. Assim como o rei é perfeito e anda pelo caminho da perfeição, os que estarão em sua presença para serví-lo são os que também andam pelo caminho da perfeição. Servir ao rei é um grande privilégio, que é dado ao Rei pela justiça perfeita.
A justiça do rei está baseada em sua atitude para com os perversos, bem como em sua justiça em abençoar os justos, que andam nos caminhos do Senhor. A Justiça é marca do reinado do Rei Soberano!

ILUSTRAÇÃO

Mais uma vez, olhando para o país em que vivemos, é triste notarmos para o contraste que há com a verdadeira justiça que Deus exige de seus representantes. Ansiamos por um país justo, mas na verdade a injustiça reina. Temos leis injustas, que favorecem os criminosos e punem as pessoas de bem. Enquanto criminosos estão em liberdade, os retos perdem sua liberdade. Nossos juízes estão vendidos e julgam conforme aquilo que é conveniente a eles. Aqueles que deveriam ser os defensores da justiça, na verdade, torcem o direito. As pessoas clamam nas ruas pela justiça.

APLICAÇÃO

Outra vez, percebemos, que o propósito dos governantes injustos é nos mostrar que não podemos esperar justiça dos homens, principalmente dos que não conhecem ao Senhor. Mas esperar na Justiça do Senhor.
Nem mesmo Davi pode ser o verdadeiro rei justo, pois cometeu muitas injustiças contra o Senhor. Quando o profeta Natã foi a Davi para falar sobre seu pecado de Adultério e contou uma pequena história de um homem que tinha muitas ovelhas, e outro, que tinha apenas uma ovelhinha. Quando chegaram os convidados do homem rico, ele tomou a ovelhinha do que tinha apenas uma. Então Natã perguntou a Davi, a fim de que o rei julgasse a história. E Davi disse: Esse homem deve morrer! Até que Natã respondeu: Este homem és tu! Davi então caiu em si, percebendo sua injustiça, que enquanto julgava outra suposta causa, ele mesmo foi injusto para com seu próprio pecado.
A injustiça do homem segundo o coração de Deus aponta a fragilidade da justiça dos homens e nos mostra a necessidade de termos sobre nós um Rei Justo.

TRANSIÇÃO

Meus irmãos, estamos meditando sobre o tema, Os Atributos do Rei Perfeito. Vimos que o primeiro atributo desse Rei é a sua vida de louvor a Deus, o segundo atributo desse Rei é sua rejeição ao mal, o terceiro atributo do Grande Rei é sua Reta Justiça, e o quarto atributo desse Rei é...

4º SUA IRA PARA COM OS ÍMPIOS. V.7-8

EXPLICAÇÃO

Anteriormente, vimos a justiça desse Rei perfeito para com os ímpios e os retos, mas agora, Davi mostra qual será a atitude final desse rei para com os homens perversos. Ele mostra que será a destruição final de todos aqueles que se rebelaram contra o Senhor.
No verso 7, ele diz que não permaneceria em sua casa o homem fraudulento, ou seja, o enganador, o que usa mentiras para enganar outras pessoas. Não ficará, indica não morar, não estar na presença de alguém. Casa, pode ignificar mais uma vez, tando o palácio de Davi, como rei, como a terra de Israel. Por isso ele está dizendo que vai banir, vai retirar do meio do seu povo todos os enganadores.
O sentido da segunda parte do verso 7 é bem semelhante à primeira, ele fala dos mentirosos, aqueles que proferem mentira, bem semelhantes aos enganadores da primeira parte. Esses aqui são aqueles que transformam a verdade em uma mentira, ou agem como se uma mentira fosse uma verdade. Davi diz que estes não permanecerão diante de seus olhos. O grande compromisso de Davi é arrancar o mau pela raíz do meio do seu povo.
No verso 8 Davi faz outra promessa quanto aos ímpios, ele diz que manhã após manhã destruiria todos os ímpios da terra. A expressão manhã após manhã tem dois significados claros, o primeiro, segudo alguns comentaristas indica um costume dos reis daquela época, que era se assentar na porta da cidade e julgar as causas do povo logo pela manhã, punindo assim aqueles que fossem culpados. O outro sentindo é que manhã após manhã indica uma ação que é continua, que se repete diariamente e não cessa. Por isso, Davi se compromete, a todos os dias, sem cessar e sem dar trégua a destruir todos os maldosos de coração, todos aqueles que não temem a Deus. Esse Rei não se cansaria de condenar os maus.
Na segunda parte do verso 8, ele vai dizer o motivo pelo qual ele faria isso. Ele diz que essa atitude de destruir os ímpios serviria para limpar a cidade do Senhor dos que praticam a iniquidade, ou os que praticam aquilo que é mal. Provavelmente essa é uma referência de Davi a Jerusalém, que era conhecida por todo Israel como a cidade escolhida pelo Senhor para habitar no meio do seu povo, a Cidade Santa, a habitação de Deus, o monte Sião, onde Deus se faz presente.
Por isso, Davi faz uma promessa a Deus como Rei, que agiria assim, para extirguir, arrancar, cortar daquela cidade todos os que não temiam ao Senhor. De modo que nela habitasse a justiça, somente os justos e os verdadeiros servos de Deus estariam na Cidade Santa. A atitude de Davi é a de purificação.

ILUSTRAÇÃO

Meus irmãos, imagem uma cidade perfeita. Nela não há injustiça, nela não há problemas sociais, nem existem pessoas passando fome, não existem roubos, porque todos são honestos, não existem assassinatos, porque todos são pessoas boas. Todas as ruas são bem cuidadas, sem buracos, as casas tem todas uma bela arquitetura. Essa é a cidade ideal que todos gostaríamos de morar.
Agora faça uma comparação dessa cidade perfeita com a nossa cidade e o nosso país. A diferença é incalculável. Um dos maiores males da nossa nação é a impunidade para com os maus. As leis brasileiras não favorecem essa situação, elas favorecem os criminosos. Temos leis tão injustas, que em alguns casos alguém que mata um animal é mais punido do que alguém que mata um semelhante. As penas nunca são cumpridas, se um criminoso tiver um bom comportamento ele pode ser solto com poucos anos de cadeia. Os corruptos que roubam nossa nação não apenas são soltos, como também se candidatam a cada nova eleição.

APLICAÇÃO

Esse ideal de de cidade ou de um país jamais pode existir enquanto houver impunidade, enquanto os maus continuarem governando sobre nós. Existe uma Lei que Deus colocou no coração dos homens, de que os pecadores devem sofrer as consequências de seus pecados. Mas quando há impunidade, essa Lei é quebrada e todo sistema se afasta da vontade de Deus.
Mas, meus irmãos, não podemos esperar de ímpios que eles mesmos punam os que são maus. Até mesmo Davi falhou em sua promessa. Ele que disse que os maus não permaneceriam em sua casa, em muitos momentos fez vista grossa para o que era mau, inclusive, dentro de sua própria casa.
Além de todos os pecados de Davi em seu adultério, Davi pecou contra sua própria casa. Ele ficou inerte quando seus próprios filhos pecaram contra o Senhor. Davi se calou quando seu filho Amnon abusou de sua filha Tamar, Davi parece ter ficado inerte quando Absalão, seu filho matou Amnon por este incesto. Davi não se posicionou quando Absalão tentou usurpar seu próprio trono e a situação ficou tão grave que Absalão seu filho foi morto pelas mãos do general de Davi, Joabe.
O rei que deveria ser o rei perfeito sobre Israel não pôde arrancar o mal de dentro de sua própria casa. Mostrando que nenhum governo terreno pode nos fazer alcançar o ideal de uma nação perfeita neste mundo.

TRANSIÇÃO

Davi nos ensina por meio deste texto, que mesmo ele, o homem segundo o coração de Deus não pôde ser um rei perfeito e nos apontou para a necessidade que temos de outro Rei. Davi sabia que não era dele mesmo que este Samo falava, mas do verdasdeiro descendente de Davi, o verdadeiro Rei de Israel. E Davi nos deixa algumas lições sobre os atributos desse verdadeiro Rei.

APLICAÇÕES FINAIS

1ª APLICAÇÃO

Davi nos mostra que o Rei perfeito teria todos estes atributos e somente em um Rei nós podemos encontrá-los. Esse Rei é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é o Rei Perfeito! Ele é aquele que governa com bondade e Justiça sobre o seu povo. Ele o Rei que gloficou ao Pai com o seu procedimento cumprindo a obra que veio fazer. Ele é aquele que foi obediente até a morte e morte de Cruz. Ele é aquele que de desviou verdadeiramente do mal, sendo tentado em todas as coisas, mas que não cometeu o pecado.
Ele é o Rei perfeito, Justiça e direito são os fundamentos do seu trono. Ele julga os ímpios pela maldade do seu coração, mas ao mesmo tempo salva os humildes de espírito. Ele recolhe seu trigo em celeiro, mas lança a palha em fogo inestinguível. Ele corta toda árvore que não produz bom fruto, mas ao mesmo tempo ele não esmaga a cana quebrada nem pisa a torcida que fumega, pois se compadece do seu povo.
Ele o Rei que virá como um juiz, ele separará as ovelhas dos bodes, separará o joio do trigo. Ele não tomará o culpado por inocênte, mas punirá a todos aqueles que rejeitaram ao Senhor. Ele virá para limpar a Cidade Santa, ele virá para limpar o mundo dos que praticam o mal. Ele virá para se vingar dos inimigos do seu povo. Quando ele voltar, todos os ímpios serão destruídos apenas pelo sopro de sua boca.
Nós não habitaremos em uma Jerusalém terrena, nem em uma cidade humana. Mas habitaremos na Jerusalém Celestial. Esta cidade é aquela descrita em apocalípse: “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. Ap 21.22–27
Todos aqueles que forem servos desse Rei Perfeito, habitarão nessa cidade e glorificarão ao Rei pelo séculos dos séculos.

2ª APLICAÇÃO

Sabendo que o Rei perfeito é Cristo, isso tem algumas implicações para a nossa vida. Primeiro, que se ele é o Rei perfeito, e se não há nenhum outro rei ou senhor que secompare a ele. Se ele é o Rei de toda a terra, então todos nós devemos nos submeter ao seu Senhorio. Nós fomos criados para servir e adorar a esse Rei, não podemos servir a nenhum outro Senhor, a não ser ele.
Se você não tem vivido em obediência às Palavras de Cristo, quero convidar você a se submeter a Cristo como o Senhor da sua vida, pois em breve esse Rei virá, seja como seu Salvador, seja como seu Juiz. Diante dele, todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Quando ele vier, ele não será apenas Rei de alguns, mas ele reinará sobre todos os homens, queiram eles ou não. Aqueles que forem seus, estarão em segurança, mas aqueles que vivem no pecado serão julgados pelo Senhor.
Se você tem vivido na prática do engano, da corrupção, da mentira, se você tem vivido uma vida perversa na prática do pecado, se tem sido soberbo de coração, cheio de arrogância, sem o temor de Deus, saiba que o Senhor virá como o seu juiz e você não poderá habitar em sua preença eternamente. Seu lugar será na condenação eterna.
Por isso, hoje mesmo, renda-se a Jesus Cristo e você estará seguro da condenação eterna. Bem aventurados todos os que nele se refugiam. Se abrigue na pessoa de Jesus Cristo. Arrependa-se dos seus pecados e olhe para aquele que na cruz pagou a sua dívida eterna. Se hoje, você buscar nele a salvação, encontrará a promessa que ele faz aos que o servem, que habitarão em sua casa e o servirão eternamente. Olhe para Jesus Cristo como sua esperança, Ele é a única e verdadeira Esperança da sua vida!

3ª APLICAÇÃO

E a você, que é um salvo em Jesus Cristo, lembre-se que ele é também o seu Senhor, aquele que governa a sua vida, a quem você deve obediência e louvor. Porque Cristo é seu Senhor, você deve fazer com alegria a sua vontade revelada em sua Palavra. Se Cristo é o seu Salvador, ele é também o Rei da sua vida. Você servo dele, e o servo faz aquilo que ordena o seu Senhor.
Assim como já dissemos, o Rei, é na verdade, o padrão dos seus súditos. O Rei perfeito aponta para a necessidade de que todo o seu povo busque se assemelhar a ele. Portanto, como um servo do Rei Jesus, ele exige de sua vida os mesmos atributos. Assim como ele glorificou ao Pai com o seu procedimento, que a sua vida seja vivida em louvor ao Nome do Senhor. Assim como se apartou do mal, que você tire de sua vida tudo aquilo que o Senhor odeia. Que você tire de diante de seus olhos toda imagem obcena e pecaminosa, toda impureza e pornografia dos nossos dias.
Que você reprove tudo aquilo que Deus reprova. Que você rejeite aquilo que os homens pensam e praticam, mesmo que todos estejam praticando. Que você rejeite toda ideologia que afronta a Deus, como aborto, homossexualismo, essa visão politicamente correta, o feminismo e muitos outros ismos que vão contra a Palavra de Deus.
Se você é um súdito desse Rei, que você viva debaixo de sua justiça, e seja justo com os pecadores, não aceitando os seus pecados como se fossem normais. Mas que você rejeite e se afaste de todos aqueles que tem vivido vidas que desagradam a Deus. Não se associe a eles, não se envolva com eles, a fim de que seu coração não se contamine com o mal. Ao mesmo tempo, que você procure os fieis da terra para que estejam com eles. Que sua companhia seja os servos de Deus, que as pessoas mais próximas a você sejam aquelas que amam ao Senhor e que contribuem com a sua santificação. Que você ame aqueles que amam ao Senhor, porque você é uma só familia com eles, a família de Deus.
Se você ama esse Rei, o desejo maior do seu coração não deve estar nas coisas deste mundo. Você deve odiar toda injustiça e corrupção desse mundo, não associar a ela. Mesmo que você ainda pertença a essa nação, lembre-se que você faz parte, acima de tudo, de uma nação celestial. Portanto, o que deve mover a sua vida não são os princípios e costumes desse mundo, mas os princípios do Reino dos Céus, revelados na Palavra de Deus.
Se você ama esse Rei, deve ansiar o dia que Ele virá para julgar o mundo conforme a sua justiça. Os maiores desejos do seu coração não podem estar em suas conquitas neste mundo, mas sua principal oração deve ser: Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O desejo do verdadeiro servo de Deus é que o Reino de Cristo seja estabelecido em todo o mundo e que a vontade do Senhor seja obedecida por todos os homens.

CONCLUSÃO

Talvez você deseje um país melhor. Como aqueles que saem às ruas para protestar por melhorias em sua nação ou em sua cidade. Mas quero lembrar a você que todos os reinos, todos os governos, todos os presidentes das nações da terra são falhos e pecadores. Toda imperfeição desses reinos apontam para a necessidade de que o verdadeiro Rei reine sobre Nós. Ele é a esperança da nossa vida. Embora busquemos melhorias neste mundo, embora esperemos um país melhor, ou uma cidade melhor, Jesus Cristo é a única esperança para este mundo perdido.
Que você abandone as esperanças em buscar qualquer ideia de buscar perfeição em homens neste mundo e que você almeje o Verdadeiro Reino de Deus sobre os homens. Ao olhar para todas as injustiças desse mundo, que você clame ao Rei verdadeiro: MARANATA, ORA, VEM SENHOR JESUS!
Related Media
See more
Related Sermons
See more