Tu és o Filho de Deus

Quem é Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Ligando os Pontos

Tu és o Cristo! É sobre essa afirmação do apóstolo Pedro que a igreja do Senhor Jesus tem sido edificada.
No começo havia uma relação perfeita de amor e confiança entre Deus e sua criação. Isso permitia que Deus mesmo fosse o Rei e conduzisse a vida diária na terra; ele falava diretamente com Adão e Eva e não precisava de profetas; ele também ouvia Adão e Eva sem necessidade de sacerdotes.
Mas o primeiro casal decidiu fazer seus próprios planos, ter seu próprio projeto de vida. Eles aceitaram a sugestão colocada em suas mentes pela serpente, de que Deus não era totalmente confiável. Assim, por livre vontade, afastaram-se de Deus que era o perfeito Rei, Profeta e Sacerdote.
Ainda assim, por causa do amor que Deus tem por nós, Ele prometeu que essa destruição provocada pelo engano e pela mentira da serpente seria reparada através de um descente do primeiro casal.
O Cristo era essa figura esperada pelo povo Judeu. Ele era o enviado especial de Deus, capaz de restaurar a vida plena e eterna para a qual fomos criados.
Genesis 3:15 NVI
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.
A promessa é de que um dia a perfeita comunhão que existia entre Ele e sua criação seria restaurada. O enviado prometido – o Messias, o Cristo, nasceria de uma mulher, possuindo assim uma dupla natureza: humana e divina. Ele seria capaz de viver a vida em plena confiança no Pai. Através dele tudo voltaria a ser como havia sido no começo.
Era isso que Pedro estava dizendo: Tu és o único capaz de devolver nossa confiança em Deus. O teu exemplo de vida, teu procedimento, a maneira como tu falas com o Pai, o teu poder sobre a criação, a tua sabedoria e o teu amor pelas pessoas nos mostram que tu estiveste com Deus e foste enviado por Ele. Tu és o Cristo!

O Filho do Deus Vivo

A frase dita por Pedro naquele momento tem duas partes. Na primeira parte ele afirmou “Tu és o Cristo”; na segunda ele disse: “O Filho do Deus Vivo”. Esse era um título messiânico equivalente a Messias e Cristo.
Jesus comentou que esse entendimento de Pedro era uma revelação de Deus. E ao aceitar ser chamado de Cristo e Filho de Deus, ele confirmou ser ele mesmo o cumprimento das promessas de salvação para Israel e para toda a humanidade.
No entanto, o título Filho de Deus também reflete a aceitação por parte de Jesus do tipo de ligação que ele tinha com Deus. Ele sempre falou de Deus não apenas como quem fala de uma divindade distante, mas como quem fala de um Pai, alguém que ele conhecia na intimidade, próximo dele e em quem ele podia confiar.
Muitas pessoas afirmaram sua convicção de que Jesus era o cumprimento das promessas de Deus. Esses testemunhos são uma mescla dessas duas percepções sobre Jesus: ele era o CRISTO DE DEUS: o messias enviado; e o FILHO DE DEUS, unigênito com Deus, a expressão perfeita do ser de Deus, existente desde a eternidade.

O Testemuho do Pai

Ainda que haja muitos testemunhos sobre a condição de Jesus como filho de Deus, um só seria suficiente, o testemunho de Deus Pai. E esse testemunho aconteceu no batismo de Jesus, sendo registrado pelos evangelistas (Mateus 3, Marcos 1 e Lucas 3).
Mateus 3.16,17
Matthew 3:17 NVI
17 Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
O fato de Jesus ser o filho de Deus não depende de nós. Essa é uma realidade que nos precede e que continuará sendo para sempre. Ela não vai se alterar por causa da incredulidade de alguns. Mesmo que você rejeite essa verdade ela continuará sendo verdade.
Portanto quando Pedro afirmou ser Jesus o Filho de Deus ele estava confirmando aquela afirmação feita pelo próprio Deus a respeito de Jesus. Por outro lado, aquilo foi um confirmação pessoal que envolvia um compromisso com aquela verdade.
Pedro e os discípulos acertaram ao afirmar que Jesus é o Filho de Deus, mas eles não fizeram apenas uma declaração formal, junto com aquela afirmação havia a decisão de viver conforme aquela verdade. Já pensou nisso? Talvez seja isso o que de mais urgente precisar ser feito em sua vida: começar a viver conforme aquilo em que você acredita.

O Testemunho de João Batista

John 1:34 NVI
34 Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.
Nem sempre é possível obter algum reconhecimento na própria família. Jesus disse que... Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. (Mc 6.4) . Mas João Batista, primo de Jesus, foi a excessão da regra e o reconheceu como o Filho de Deus.
João era um profeta de destaque. Os seus discípulos aumentavam de número todos os dias. As pregações de João eram concorridas e os líderes religiosos de seu tempo lhe pediam conselhos. Até as autoridades políticas se incomodavam com o que ele dizia. João era um profeta em ascensão. As pessoas chegaram a pensar que João e que era o Cristo, mas ele desfez esse engano, testemunhou sobre Jesus e colocou as coisas na perspectiva certa. Uma das frases mais marcantes de João Batista está em João 3.30.
John 3:30 NVI
30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Uma lição importante que podemos aprender aqui é que o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus não pode conviver com uma postura arrogância. Ele é o criador de todas as coisas, Ele domina sobre os poderes e principados tanto terrenos quanto celestes e o seu nome está acima de todo nome.
O sucesso da humanidade de uma forma geral e o seu sucesso de um forma específica não é sobre você sentir-se mais forte e melhor, sobre ter a vida tomada pelo caráter perfeito de Jesus e pelo amor sem medida de Deus. Por isso faz todo sentido quando João Batista diz que “Ele cresça e que eu diminua”.
Essa é uma lógica que não está na cartilha dos coaches dos nossos dias e foi riscada da crença de muitas igrejas; mas é assim que a Bíblia revela Jesus: Ele é o Cristo, o Filho de Deus e não precisa nem depende de nós; mas nós precisamos e dependemos dele para que a vida seja tudo aquilo que Deus planejou para nós; por isso a afirmação de João Batista.
Talvez hoje o dia de você reconhecer Jesus como o Filho de Deus e declarar junto com João Batista “...que Ele cresça e que eu diminua”.

O Testemunho de Natanael

John 1:49 NVI
49 Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”
Natanael era um homem com uma fé simples. Ele era um dos discípulos de João. Ele já havia ouvido João dizer que Jesus era o Filho de Deus. Na primeira vez que ele encontrou com o Senhor, essa afirmação maravilhosa saiu de sua boca, apenas porque Jesus disse que o tinha visto debaixo da figueira: “Tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
Jesus viu que a fé de Natanael era com um uma semente que germinou em terra rasa. Só por isso, Natanael? Só porque eu o vi debaixo da figueira? Você ainda verá provas bem maiores do que essas.
Pode ser que sua fé seja como a de Natanael. Uma fé simples, mas sem profundidade. Você não precisou de muita coisa para crer que Jesus é o filho de Deus, mas não passou disso. Você tem fé em Jesus, mas coisas estão um pouco sem graça e você se pergunta o que foi mesmo que aconteceu com a alegria que você teve no começo.
Quando vamos à praia, temos todo o cuidado com as crianças pequenas. Seguramos pela mão os pequeninos, não deixamos de forma alguma que eles tentem entrar no mar por conta própria e ficamos com eles na parte mais rasa.
O raso é mais seguro para crianças, mas não é a melhor parte para você usufruir tudo o que o mar oferece. Tem muita areia, as ondas quebram o tempo todo e é onde ficam as algas. Os adultos normalmente se dirigem para as partes mais fundas, onde a água é mais limpa e cristalina e é possível nadar.
É ótimo que você, assim como Natanael, tenha reconhecido a Jesus como o Filho de Deus. Esse é o primeiro passo. Mas chega uma ora que você precisa se levantar da areia e procurar águas mais fundas. É lá que estão os tesouros de uma vida com Deus, onde se aprende a confiar, obedecer, seguir os passos de Jesus, amar as pessoas, perdoar e pedir perdão, perseverar na oração e na comunhão, ansiar pela eternidade e viver o presente.

O Testemunho de Marta

Marta estava vivendo uma tragédia. Seu irmão havia morrido e por mais que ela e sua irmã Maria houvessem mandado chamar a Jesus, o Senhor não chegara a tempo.
Seu coração estava tomado de dor e dúvida. Porque o mestre não chegara? Não era Jesus um grande amigo da família? Porque Jesus não evitou a morte do seu irmão? Todos sabiam que eles eram amigos de Jesus, o que as pessoas iriam dizer vendo aquela tragédia acontecer com eles?
Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, correu para Ele e o cobriu de perguntas. A certa altura da conversa, o Senhor faz um desafio à Marta em forma de pergunta e respondeu do profundo da sua alma.
John 11:25–27 NVI
25 Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” 27 Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.
As circunstâncias da vida não mudam a realidade de quem é o Jesus da Bíblia. Ele é o filho de Deus esteja você rico ou pobre, alegre ou triste, sorrindo ou chorando, no prazer ou na dor. Ele é o Cristo, o filho de Deus. Não se esqueça disso! Sofrendo sua tristeza ou chorando a sua dor você deve lembrar: quem crê nele, ainda que morra viverá.
Ele sabe de tudo o que está se acontecendo na sua vida e quer encher seus dias de paz. Mas não é a paz da ausência de problemas, é a paz da confiança no amor dele por você, uma paz real mesmo em meio aos problemas e às dores da alma, como aconteceu com Marta.
A verdade é que o reconhecimento de Jesus com o Filho de Deus planta em nós uma paz que começa agora e avança para a eternidade ao lado do Senhor.
Romans 8:18 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Hoje é dia de responder junto com Marta a pergunta de Jesus e dizer com ela: “Sim, Senhor. Eu tenho crido que tu é o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”

A Obra do Filho de Deus

Eu quero concluir, falando sobre a obra do filho de Deus e o que faremos a respeito dela. Deus enviou o seu Cristo, o Messias, o seu filho e temos visto aqui que o filho de Deus não veio a este mundo sem propósito, sem objetivo.
A sua vinda foi prometida no Gênesis, anunciada pelos profetas e aguardada com ansiedade pelo santos de todas as épocas. A promessa de Deus foi clara, mas só foi claramente compreendida após a vida, morte e ressurreição de Cristo.
1 John 3:8 NTLH
8 Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.
O filho de Deus tem poder para destruir as obras do Diabo. Foi para isso que ele veio a esse mundo.
Ele fez isso através de sua vida sem pecado, de sua morte injusta e de sua ressurreição gloriosa. A vitória do Filho de Deus sobre o pecado pode ser a sua vitória sobre o pecado. Você precisa apenas desejar crer nele e pedir a Deus que o faça confiar no seu Filho.

Sua Decisão

O Jesus da Bíblia é o Filho de Deus. Você já decidiu como vai lidar com isso? Se ainda, você precisa decidir, porque não há como alguém ficar indiferente diante do que Jesus foi, disse e fez.
Hebrews 2:3 NVI
3 como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
Portanto, não seja descuidado com a salvação que há no Filho de Deus. Se você ainda não decidiu como vai se relacionar com Jesus, não perca tempo e faça isso hoje mesmo. Faça como Pedro, João Batista, Natanael e Marta e declare: “Tu é o Cristo, filho de Deus que havia de vir ao mundo, e minha vida é tua.”

Não Despreze o Filho de Deus

Também quero deixar uma palavra para aqueles que já creem em Jesus.
Precisamos pedir coragem ao Senhor e enfrentar o nosso pecado. Será que nos tornamos crentes velhos e amargos. Freqüentadores de igreja desanimados e e sem compromisso. Será que estamos deixando de lado a alegria da salvação e a missão que recebemos do filho de Deus?
Se é essa a nossa situação temos negligenciado a graça e pisado o filho de Deus anulado em nossas vidas o poder da morte de Cristo na Cruz. O escritor de Hebreus explica assim a seriedade dessa condição:
Hebrews 10:28–29 NTLH
28 Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos. 29 Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer!
Enquanto estamos vivos a misericórdia do Senhor sempre está disponível para quem o busca de coração rendido. Nunca é tarde para recomeçar a caminhada.
Jesus disse que veio a este mundo para nos dar vida, uma vida abundante e eterna. Ele não veio em busca dos sãos, mas dos doentes. Daqueles que reconhecem sua condição de pecadores carentes da gloriosa presença salvadora de Deus.
Que o testemunho do Filho de Deus seja tão real transformador em sua vida como foi nas vidas de Pedro, João Batista, Natanael e Marta.
Related Media
See more
Related Sermons
See more