Tu é s o Verbo de Deus

Quem é Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Ligando os pontos

Quem é o Jesus da Bíblia? Essa tem sido nossa pergunta durante essa série de mensagens. Não queremos saber sobre o Jesus dos filósofos nem tão pouco sobre o Jesus dos teólogos. Não nos importa o Jesus dos pastores, dos padres ou dos psicólogos. Não estamos interessados no Jesus dos céticos ou dos fanáticos. E nada temos a ver com o Jesus dos executivos que perseguem o sucesso empresarial. Queremos saber quem é o Jesus do Bíblia.
Fora da Bíblia, Jesus é percebido apenas pelas suas habilidades, pelo seu caráter ou pelas suas realizações. Por isso, muitos aceitam com facilidade que Jesus seja o maior psicólogo, o maior líder, o maior empreendedor, o maior professor, ou o maior qualquer coisa que ele faça. Mas, quando Ele é apresentado como o Cristo, o filho do Deus vivo, tapam-se os ouvidos e viram-se as costas.
Tu és o Cristo! O filho do Deus vivo. Essa foi a resposta do apóstolo Pedro. Ele estava afirmando que o Jesus da Bíblia é o cumprimento da promessa de Deus. Ele é o Cristo, o Enviado, o Messias. Jesus é o descendente da mulher sobre quem se fala no gênesis:
Genesis 3:15 NVI
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

O Verbo de Deus

Assim como Pedro, João, o mais jovem dos doze discípulos de Jesus, também recebeu uma revelação de Deus a respeito do seu mestre. Vejamos o que ele nos diz:
John 1:1–4 NAA
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
John 1:10–14 NAA
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O que diziam os filósofos?

Talvez na sua versão da Bíblia não esteja escrito Verbo, mas Palavra. Ambas são a tradução da palavra grega “Logos”. Não foi por acaso que o apóstolo a usou. Quando João escreveu seu evangelho há mais dois mil anos, o conceito por trás da palavra logos já vinha sendo construído pelos filósofos há pelo menos 400 anos.
As primeiras idéias sobre o Logos encontram-se nos escritos de Heráclito (filósofo grego 540-480 a.C.), embora o termo não tenha sido empregado explicitamente por ele. Platão se utilizou desse vocábulo para indicar uma força geradora, a força originadora da existência ou “motor primeiro” (todos conceitos impessoais). Nos escritos de Filo de Alexandria (filósofo dos judeus helenistas - 30 a.C. até 50 d.C.), o “Logos” é a razão divina e Universal, a palavra expressa que procede da parte de Deus e que se manifesta neste mundo em tudo quanto aqui existe (para ele um tipo de agente menor enviado por Deus).
João, então, tomou a palavra logos emprestado dos filósofos, e ampliou seu significado conforme a revelação do Espírito de Deus. João afirma que o logos investigado pelos filósofos não é apenas uma força criadora, mas uma pessoa: Jesus. Ele não é um deus menor, enviado por um deus maior: é o próprio Deus Criador.

O que dizem as Escrituras?

É Eterno

João afirma que o Verbo de Deus, o Jesus cuja história está registrada na Bíblia, existe desde a eternidade. Essa é a primeira revelação que ele recebeu: Jesus sempre existiu.
John 1:1 NAA
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
O Apóstolo do Amor não está criando isso da da sua própria cabeça. O Espírito de Deus apenas o lembrou das palavras que Jesus mesmo falou. Foi pela boca de Jesus que primeiro soubemos sobre sua pré-existência eterna, numa conversa entre ele e os religiosos judeus.
John 8:51–59 NVI
51 Asseguro-lhes que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Diante disso, os judeus exclamaram: “Agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém obedecer à sua palavra, nunca experimentará a morte. 53 Você é maior do que o nosso pai Abraão? Ele morreu, bem como os profetas. Quem você pensa que é?” 54 Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o seu Deus, é quem me glorifica. 55 Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e obedeço à sua palavra. 56 Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. 57 Disseram-lhe os judeus: “Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão?” 58 Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” 59 Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
O que isso significa e que implicações tem para nossas vidas?
Significa que Jesus é diferente dos todos que vieram antes e depois dele e que nenhum outro líder religioso pode ser comparada a ele.
Significa que Jesus não é apenas diferente, mas em sua natureza divina ele é anterior o superior a todo e qualquer ser humano.
Abraão, Maomé, Buda, Dali Lama, e todos os líderes religiosos desse mundo vieram a existência, foram criados, mas Jesus, desde o princípio, simplesmente é.
A natureza do Deus eterno tomou forma humana e manifestou-se visível e cheia de amor em Jesus, mas é desde a eternidade.
Por isso, quando você se aproxima de Jesus você não está dando uma chance pra um guru espiritual; você é que está tendo a chance de se aproximar do Deus eterno feito gente e isso pode mudar drasticamente sua vida.

É Deus

O Jesus da Bíblia é Deus. Ele participa da mesma natureza divina desde eternidade. Essa é a segunda revelação recebida por João.
John 1:1 NVI
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
O escritor de Hebreus também recebeu a mesma revelação sobre Jesus. Ele explicou assim:
Hebrews 1:3 NAA
3 O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
De onde o escritor do livros de Hebreus tirou essa ideia de que Jesus seja a expressão exata do ser de Deus? Ele não criou da própria cabeça, mas foi lembrado pelo Espírito Santo das palavras de Cristo.
Vejamos a conversa de Jesus com Filipe:
John 14:8–9 NVI
8 Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. 9 Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
O que isso significa e que implicações tem para nossas vidas?
Quem olha para Jesus, enxerga Deus. O criador de todas as coisas deixou de ser um mistério desconhecido e andou pelas ruas empoeiradas de Jerusalém, Cafarnaum, Caná, Jericó, Naim e Betânia.
Não precisamos mais ficar inseguros sobre quem Deus é. O caráter dele foi plenamente revelado através da vida de Cristo entre nós. Temos certeza que Deus é amoroso, misericordioso, verdadeiro e justo, porque Jesus é assim.
Isso significa também que não precisamos mais tentar adivinhar o que Deus pensa consultando anjos, cartas, horóscopos, estrelas, gurus espirituais, profetas, sacerdotes ou qualquer outra coisa; porque a maneira como Deus pensa e vê o mundo pode ser compreendida através de Jesus.
Essa é uma verdade poderosa que pode transformar sua vida. Ao se render a Jesus que é Deus, coisas diferentes acontecem, um novos horizontes surgem e você começa a viver um pouquinho da eternidade plena que ele prometeu.

É Criador

O Jesus da Bíblia é co-autor da criação. Essa foi a terceira revelação sobre Jesus que o apóstolo João recebeu do Espírito Santo.
John 1:3 NVI
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Essa mesma verdade, de que tudo que existe foi criado por Cristo, também foi revelada ao apóstolo Paulo. Escrevendo aos irmãos da cidade de Colossos ele se expressa assim:
Colossians 1:16 NVI
16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
O que significa isso e quais são as implicações para nossas vidas?
Uma das formas como essa verdade nos alcança e porque através dela podemos concluir que nada em nós é estranho ou desconhecido para Jesus. Como criador, ele esboçou e trouxe à existência a vida humana, portanto não há nada que esteja acontecendo com você que o Senhor Jesus não seja capaz de compreender e ajudar.
Não importa se as questões são orgânicas, emocionais ou espirituais, Jesus é plenamente capaz de compreender e ajudar. Porque ele é o criador e sustentador da vida, podemos recorrer a ele em nossas necessidades com a confiança de que seremos compreendidos e socorridos.
Nossas incertezas encontram nele segurança, nossas dúvidas encontram respostas, nossas angústias encontram paz, nossos medos encontram coragem. Quem segue a Jesus encontra significado já para esta vida e também para a eternidade.

Tornou-se gente

Depois dessas três revelações: Eterno, Deus, Criador, João afirma que em Jesus Deus se fez um de nós. De uma forma que não podemos compreender, o verbo eterno de Deus se fez gente.
John 1:14 NAA
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Esse foi um acontecimento tão importante que foi motivo de festa entre os anjos.
Luke 2:13–14 NTLH
13 No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: 14 — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
Não era para menos, o Messias, o Cristo, o Prometido de Deus havia nascido. Aquele que seria a salvação do seu povo e de toda humanidade deixara a sua glória e havia se feito gente para cumprir a promessa do Pai feita lá no Jardim
O que isso significa e quais as implicações para nossas vidas?
Lembra que a promessa de Deus era de que um descendente de Eva iria esmagar a cabeça da serpente, isto é, iria provar serem falsas as insinuações do Diabo que provocaram a desconfiança do primeiro casal em Deus, levando-os à desobediência e à fulga, e inaugurando uma guerra com Deus?
Veja o que diz o verso 14 do Texto de Lucas: paz na terra!
O fato de o verbo eterno ter-se feito gente inaugurou uma nova temporada na história da salvação na qual é possível fazermos as pazes com Deus através de Jesus.
Porque o Verbo de Deus se fez gente e entregou-se em nosso lugar podemos pedir perdão a Deus por nossa desconfiança a respeito do amor dele. Porque o verbo de Deus se fez gente, seu saldo devedor de pecados pode ser coberto pelas provisões do amor de Deus. Porque o verbo de Deus se fez gente, nossas vidas tumultuadas pelo medo e pela insegurança podem encontrar a paz no amor de Deus.

O que diz você?

Por fim, de nos brindar com essas tremendas revelações sobre Jesus, o apóstolo João explica que Jesus, o verbo eterno de Deus, esplendor da glória de Deus, criador e sustentador do universo, foi rejeitado.
Veja como João descreve isso:
John 1:10–13 NVI
10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13 os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
O que isso significa e quais as implicações para nossas vidas?
Você precisa saber que Jesus sabe exatamente qual é dor da rejeição. Ele mais do que ninguém sabe quão doloroso é ser colocado de lado, esquecido, desconsiderado, apagado da memória, tratado como se não existisse.
Isso quer dizer que ele pode compreender e ajudar quando você passar pela mesma coisa. Você não precisa amargar sozinho essa dor. Pode compartilhar seu coração partido com ele e pedir que ele o ajude a superar essa situação da maneira correta.
No entanto, esse recurso, de pedir ajuda a Jesus, só funciona bem quando a gente é amigo dele. Se Jesus for um estranho o constrangimento vai grande e a gente acaba não falando tudo, não abrindo tudo, não confiando completamente. Por isso, antes de tudo você precisa se perguntar se está entre aqueles que receberam Jesus ou entre os que têm rejeitado Jesus.
Qual tem sido sua atitude para com o verbo de Deus? Essa é uma decisão importante porque não é só para agora, tem efeitos por toda a eternidade.
Aqueles que recebem o filho de Deus e confiam em Suas promessas levarão para eternidade a convicção sobre o amor de Deus por eles e a certeza de que todas as suas necessidades serão atendidas pelo Senhor.
Aqueles que rejeitam o verbo eterno de Deus e confiam apenas em si mesmos, infelizmente levarão para eternidade a mesma vida que já têm agora: medo, angústias, falta de um propósito e a distância do único que pode realmente saciar nossa sede de amor.

Palavra Final

Hoje concluímos esta série de mensagens sobre quem é Jesus. Vimos que ele é o Cristo de Deus, O filho de Deus e o Verbo de Deus.
Vimos que ele tornou-se gente e entregou sua própria vida para provar que o amor de Deus é real. Eu desejo que você pense sobre isso e, se ainda não o fez, peça perdão a ele por desconfiar desse amor, deixe que o Espírito de Deus incline seu coração para esse a amor e renda-se completamente a Ele.
Que o Senhor nos abençoe e guarde!
Related Media
See more
Related Sermons
See more