Fundamentos da Esperança

Esperança Cristã  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Palavras Iniciais

Será que há esperança no cristianismo para a terrível armadilha em que nós nos caímos lá no jardim? Será que há alguma resposta capaz de solucionar o dilema da eternidade em nossas almas?
Há na mensagem do evangelho alguma promessa sobre o destino eterno da vida humana? E o que está reservado no futuro para aqueles que são discípulos de Cristo? Essas foram algumas das perguntas que levantamos em nosso última reflexão e hoje espero responder algumas delas.
De início é bom explicar que a Esperança, sobre a qual começamos a refletir, não é o mero desejo de que alguma coisa aconteça. Também não é uma espécie de sonho ou o de pensamento positivo para que coisas boas aconteçam. Ela não é uma aventura que mistura realidade e ficção.
A Esperança Cristã é a certeza que têm os seguidores de Jesus do cumprimento das promessas que receberam de Deus. Ela é parte da vida de fé. Ela está bem fundamentada na confiança que temos naquele que fez as promessas.
Dois pontos importante sobre promessas:
(1) Promessas podem ser maravilhosas (como aquelas feitas pelos políticos em tempos de eleição), mas se aquele que prometeu não tiver a intenção de cumpri-las, a frustração é certa.
(2) Promessas podem ser desejáveis (como as juras de amor entre os namorados), mas se aquele(a) que prometeu não pode cumpri-las, também haverá frustração.
A Esperança Cristã, por outro lado, antecipa para os seguidores de Jesus a alegria das promessas feitas pelo filho de deus, porque confia completamente que ele não só tem a intenção de cumprir o que prometeu, como também tem o poder para cumpri-las.
Além de ser esse exercício de confiança, a Esperança Cristã está baseada em provas já colecionadas, pelos que vieram antes de nós, de que o Senhor honra suas promessas. Ele não é um embusteiro tentando nos enganar.
É sobre os fundamentos da Esperança Cristã que vamos meditar hoje à noite. O Espírito de Deus nos ensinará sobre a importância desses fundamentos e trará consolo para nossas vidas à medida que formos nos apropriando dessas verdades.

O Caráter de quem promete

Vale a pena confiar em Deus? Será que Ele é cumpridor de suas promessas? Será que Deus agiria de má fé conosco? Porque se Deus for um mal-caráter, então nem adiante continuarmos. Se não tivéssemos certeza da intenção do Senhor em cumprir aquilo que ele promete, nossa Esperança estaria apoiada em areia movediça.
Vamos ver juntos alguns testemunhos bíblicos:
Numbers 23:19 NVI
19 Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?
Por cinco vezes, Balaque, rei de Moabe, tentou que o profeta Balaão disse que Deus estava amaldiçoando Jacó. Na segunda tentativa para que Balaão amaldiçoasse a Jacó, foi isso que Balaque ouviu do profeta. Deus não é volúvel. Ele já prometera abençoar Jacó e não ia roer a corda, não. O que Ele promete, ele cumpre.
Titus 1:1–2 NVI
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade; 2 fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.
O apóstolo dos gentios, escrevendo ao jovem pastor Tito, começa sua carta dizendo com clareza, nós servimos ao Deus que não mente. E a esperança da vida eterna é uma promessa dele.
2Tm 2.11-13
2 Timothy 2:11–13 NVI
11 Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Deus é totalmente confiável. Jesus Cristo, o filho de Deus que se fez gente, é totalmente digno de confiança. Se a sua Esperança é nas promessas feitas pelo Deus de Abraão, Isac, Jacó, Davi, Daniel, Elias, Pedro, Paulo, Tiago e João, você não tem motivos para duvidar. Mas, se sua esperança está apoiada sobre qualquer outra coisa ou pessoa, você está correndo um sério risco de se frustrar.

O poder de quem promete

O Senhor é íntegro! Mas será que ele pode cumprir as promessas que faz? Porque, se apesar de bem intencionado, o Senhor não pudesse realizar o que Ele promete, então certamente seríamos frustrados em nossa esperança.
Psalm 89:5–8 NVI
5 Os céus louvam as tuas maravilhas, Senhor, e a tua fidelidade na assembléia dos santos. 6 Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor? 7 Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam. 8 Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade.
A apóstolo Paulo confirma isso:
Ephesians 3:20 NVI
20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
João afirma no seu evangelho que assim com o Pai o filho também tem poder para cumprir o que prometeu. Sim, o Pai tem poder, e o Filho também tem poder. O nosso salvador Jesus Cristo recebeu do pai toda a autoridade e todo poder para cumprir aquilo que ele nos prometeu. Diz assim o texto bíblico:
John 17:1–2 NVI
1 Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. 2 Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Nessa maravilhosa oração de Jesus ficamos sabendo que o autoridade que Jesus recebeu sobre a humanidade permite que ele nos conceda vida eterna.
Em Mateus 28.18, um pouco antes de voltar aos céus, Jesus afirma que nada ficou fora da sua autoridade:
Matthew 28:18 NVI
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
No primeiro capítulo do apocalipse, ele é o Todo-poderoso:
Revelation 1:8 NVI
8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”
E no capítulo 19 é dito que a salvação, a glória e o poder pertencem a ele, ao nosso Deus.,
Revelation 19:1 NVI
1 Depois disso ouvi nos céus algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,
Sim. Além do caráter idôneo, isto é da intenção de cumprir, aquele nos prometeu também tem o poder para realizar tudo que prometeu. Mas o que ele nos prometeu?

As Promessas

Há muitas promessas nas Escrituras. Hoje vamos nos voltar para três promessas que têm influência direta em nossa Esperança sobre o futuro. E o que Jesus nos prometeu que implicação direta com a eternidade e com nossas Esperança sobre o futuro?

Ele prometeu vida eterna

John 5:24 NVI
24 “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.
John 10:27–28 NVI
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.
Jesus prometeu dar vida eterna àqueles que o seguem. Aqueles que atendem à palavra de Cristo e crêem em Deus recebem de volta a perspectiva da eternidade. O Senhor Jesus veio para recuperar o projeto inicial de Deus, veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Quando colocamos nossa confiança no Senhor e no Seu Cristo, a vida por aqui não precisa mais ser uma busca desesperada para ser reconhecido ou realizar algo; o tempo deixa de ser um inimigo e se torna um amigo que nos leva aos braços do nosso Senhor: onde seremos tudo que ele deseja que sejamos.
Quando a eternidade é colocada de volta em nosso coração, ele pode voltar a bater no ritmo certo; os 80 anos que vivemos aqui são o laço e o papel do presente chamado eternidade. Para abrir o presente precisamos tirar o laço e desembrulhar o papel (precisamos viver nossas vidas aqui com alegria e intensidade). Mas, o laço e o papel de presente não são mais importantes que o próprio presente.

Ele prometeu nos buscar

John 14:1–3 NVI
1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. 3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Matthew 24:27 NVI
27 Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.
Matthew 24:30 NVI
30 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.
A igreja não mais fala sobre a vinda de Cristo. Estamos tão mergulhados em nossas vidas pequenas e agitadas que paramos de ansiar pela volta do Senhor. Temos tantos projetos que julgamos necessários e maravilhosos que chegamos a desejar que Ele demore um pouco mais, que não venha tão rápido. Estamos tão entretidos com o laço e o papel de presente que chegamos ao ponto de desprezar o presente.
Jesus prometeu que voltaria. Ele vai voltar! Ele nos quer perto dele, junto dele. Isso não é história de contos de fada, não! Foi o próprio Cristo que prometeu e ele cumprirá sua promessa.
Durante toda a história do cristianismo, nossos irmãos têm esperado pelo Senhor. Essa promessa alimentou seus corações e serviu de ânimo para que eles enfrentassem as dificuldades da vida.
O Senhor virá. Não sabemos quando, mas sabemos como (como poder e grande glória) e sabemos também o porque (para encerrar essa parte da história humana e inaugurar um novo tempo que se chama eternidade).
(MÚSICA : Rei da Glória).

Ele prometeu nos ressuscitar

John 6:38–40 NVI
38 Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
Nós seremos ressuscitados no último dia! É o próprio Jesus que o diz, meus irmãos. Quem crer nele terá vida eterna.
John 11:23–26 NVI
23 Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”. 24 Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”. 25 Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
O nosso Senhor tem autoridade sobre a morte. Aqueles que morrerem antes da segunda vinda do Senhor serão ressuscitados por Ele. A morte perdeu seu poder sobre nós.
1 Corinthians 15:54–57 NTLH
54 Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa!” 55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” 56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei. 57 Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!
Aqueles que entregaram suas vidas nas mãos do Filho de Deus serão ressuscitados pelo poder de Cristo. Que grande esperança o Senhor planta em nosso coração! A morte, o mais terrível dos inimigos, está derrotada. Onde está a tua vitória, morte. Em Cristo temos vida, vida abundante, vida eterna que começa agora!
O Senhor é confiável e poderoso. Suas promessas serão cumpridas. Ele ressuscitará a todos os que crêem no seu nome. Nenhum se perderá. Todos seremos novamente reunidos em um mesmo lar no qual no qual o reinado será entregue pelo Pai ao Filho. Um reino eterno de paz e alegria. Essa é a promessa e seu fundamento é sólido.

Palavras finais

A Esperança Cristã é a certeza que têm os seguidores de Jesus do cumprimento das promessas que receberam de Deus. Ela é parte da vida de fé. E ela está bem fundamentada na confiança que temos naquele que fez as promessas.
Por causa da esperança que temos somos cheios de alegria antecipada no cumprimento das promessas feitas pelo filho de deus, porque confiamos ele não só tem a intenção de cumprir o que prometeu, como também tem o poder para cumpri-las.
Ele prometeu vida eterna!
Ele prometeu que virá nos buscar!
Ele prometeu que vai nos ressuscitar!
É esse amor dele por nós que lança fora o medo de viver e nos refaz, nos satisfaz e muda as nossas vidas.
Não é mais segredo
Sol a meia noite
Related Media
See more
Related Sermons
See more