Uma vida livre de preocupações - Fp 4.6-9

Notes
Transcript

introdução

A era da tecnologia tem sido grande benção em nossos dias, mas também demonstra como a velocidade das informações podem afetar nossa vida de forma alarmante.
Hoje, muitos cristãos que confessam ter esperança em Jesus, estão abalados, preocupados, inquietos com muitas informações que recebem.
As preocupações podem ter diversos nomes, são vários os motivos de nossas atuais preocupações.
Este texto nos traz um imperativo bíblico, ou seja de um texto que diz que não deve haver nada, absolutamente nenhuma circunstância que deva nos preocupar.

Não fiquem preocupados com coisa alguma

E como é um imperativo, uma ordem de Deus para nós, caso alguma circunstância da vida nos deixe preocupados, estamos em desacordo com a palavra, e viver em desacordo com ela é pecado.

O NT compreende que a vida está cercada de cuidados. A preocupação é inevitável, mas recebe uma nova orientação. A libertação dela vem quando a pessoa a lança sobre Deus, não porque Deus atende a todos os pedidos, mas porque a oração concede libertação da ansiedade.

Jesus fez repreensões veementes sobre a preocupação. Temos exemplos disso:
Luke 10:41–42 NAA
41 Mas o Senhor respondeu: — Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, 42 mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Matthew 6:25–33 NAA
25 — Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? 26 Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 — E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33 Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
Eu sei que quando ouvimos algo assim, logo lembramos que neste exato momento tem coisas que nos preocupam, e as vezes assumimos uma postura de culpa, tristeza e mais preocupação, porque agora parece que não estamos agradando a Deus.
Mas como o evangelho é uma mensagem de esperança, há esperança para nós, mas precisamos abandonar a preocupação com as circunstâncias e nos apegar na palavra de Deus.

Qual a recomendação deste texto para nós? Como o pecado da preocupação pode ser vencido?

Na simplicidade do evangelho Paulo diz:
Philippians 4:6 RA
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Quando a preocupação se agiganta, cresce dia a dia, podemos perder essa perspectiva de levar a Deus o que nos tem perturbado.
Paulo está dizendo, que não devemos perder o conhecimento de Deus quanto aos seus atributos. Ele é soberano, é ele que deve ser o foco do nosso viver, é a Ele que devemos direcionar nossas ansiedades e preocupações, nele está nossa segurança e resposta em dias difíceis.
A preocupação unida a falta de fé, é pecaminosa, e como pecado ela nos cega para quem Deus é e para o que um cristão deve fazer.
Veja, as nossas petições devem ser conhecidas de Deus.
Através de um exercício cristão chamado oração, súplica e ações de graças.
Calvino diz:

Ele aqui emprega o termo “pedido” para denotar desejos ou aspirações. Ele quer que se façamos estes conhecidos de Deus por meio da oração e súplica, como se os crentes derramassem seus corações diante de Deus, ao confiarem-lhe a si próprios e também tudo o que possuem. Com efeito, todos os que olham para cá e para lá em busca dos insignificantes confortos do mundo podem, até certo ponto, parecer aliviados; mas só existe um refúgio seguro – descansar no Senhor.

O salmista sabe bem que refúgio é esse, por isso diz:
Psalm 46:1–5 NAA
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam. 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada. Deus a ajudará desde o romper da manhã.
Outro comentarista diz:
Filipenses: A Carta da Alegria Em Segundo Lugar, Temos que Orar Corretamente (v. 6–7)

Para orarmos corretamente o primeiro passo é adorarmos a Deus. E adorar é exaltá-lo. É glorificá-lo. Na adoração reconhecemos que Deus é poderoso para resolver qualquer problema que apresentamos a ele. Adoramos quando reconhecemos que é suficientemente grande para superar qualquer pressão das pessoas que se levantem contra nós. Adoramos quando deixamos que indique para nós as prioridades para as quais devemos dar atenção. Adoramos quando deixamos as preocupações em suas poderosas mãos e experimentamos a suficiência que só ele nos dá. Mas só agimos assim porque temos uma mentalidade segura em Cristo!

Devemos suplicar:
Filipenses: A Carta da Alegria Em Segundo Lugar, Temos que Orar Corretamente (v. 6–7)

Para orarmos corretamente necessitamos também suplicar. A súplica não é uma declaração normal de necessidade ou desejo. Não! A súplica não é uma oração superficial, não é despejar nossas questões diante de Deus só para aliviarmos a consciência. Não, de modo nenhum! Suplicar é colocar as nossas necessidades com sinceridade e intensidade diante de Deus. Suplicar é derramar o nosso coração, revelando os mais íntimos sentimentos diante de Deus. Suplicar tem a ver com clamor, com anseio, com busca verdadeira para a solução das nossas dificuldades.

Filipenses: A Carta da Alegria Em Segundo Lugar, Temos que Orar Corretamente (v. 6–7)

E, finalmente, oramos corretamente quando, junto com a adoração e a súplica, apresentamos ao Senhor as nossas ações de graças. Paulo estava convicto de que toda oração deve incluir ações de graças. O cristão deve sentir, como se tem dito, que a sua vida está suspensa entre as bênçãos do passado e do presente. A oração deve incluir as ações de graça, em primeiro lugar, pelo próprio privilégio de podermos orar. Nunca podemos nos esquecer de agradecer o fato de Jesus ter rasgado o véu que separava o ser humano de Deus. Hoje temos livre acesso à sua presença, e esse já é um grande motivo de gratidão a Deus.

Qual o efeito de fazer conhecidos de Deus nossos pedidos?

Philippians 4:7 NAA
7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Olha só como Deus sabe o que precisamos, como vemos ele dizer em Mateus.
Matthew 6:32 NAA
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas.
Sabemos que a preocupação como pecado, não só nos cega a respeito de quem Deus é, mas nos rouba algo precioso que Cristo nos deu.
John 14:27 NAA
27 Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
Fazer conhecidas as nossas preocupações diante de Deus, nos traz a paz que a preocupação levou.
Paz, que já foi dada por Jesus aos seus servos.
Essa paz tem uma ação poderosa e transformadora, ela age sobre aquilo que não temos controle, ela guarda exatamente onde a preocupação trabalha, na mente e coração.
Veja, nosso ser fica tomado de preocupação. Mas a paz de Deus nos toma por inteiro.
Calvino diz:

“A paz de Deus vos guardará a ponto de impedir que volteis as costas para Deus com pensamentos ou desejos perversos.”

É com boa razão que ele chame isto de a paz de Deus, visto que ela não depende do presente aspecto das coisas nem pende conforme as várias oscilações do mundo,26 porém se fundamenta na sólida e imutável palavra de Deus.

Perceba a riqueza destes termos, paz que guarda mente e coração e que excede a compreensão da circunstâncias, em Cristo Jesus.
Mesmo diante daquilo que você sabe que o preocupa, podemos descansar, podemos confiar e viver em segurança, mesmo em fraquezas, somos fortalecidos, mesmo destituídos de todas as coisas, temos sua graça que suficiente.
Os alicerces de nossa mente e coração tem seu sustentáculo em Jesus, e nada, absolutamente nada o abala.

Paulo nos da por fim, uma receita para mudança e transformação de vida.

Filipenses: A Carta da Alegria Em Terceiro Lugar, Temos que Pensar e Viver Corretamente (v. 8–9)

Quais são as suas preocupações no momento? O que ocupa a sua mente? O que ocupa o seu pensamento nesses dias? As preocupações têm roubado a sua alegria?

Philippians 4:8 NAA
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
É provável que o pecado da preocupação tenha lhe afetado, porque muitos tem emprestado sua mente às notícias da TV, da internet, e isso tem preenchido sua mente o tempo todo
Mas veja, Paulo mostra uma outra via, muito mais superior e transformadora.
Deus nos chama para sermos homens e mulheres da Palavra, e a qualidade disso que Paulo nos manda encher a mente, só pode ser encontrado nas escrituras sagradas.
Quando nos encontramos preocupados, fica claro, não é a palavra que tem ocupado lugar absoluto em nossa mente.
Precisamos voltar ao exercício de busca a inerrante, suficiente, poderosa, eterna e graciosa palavra de Deus.
Paulo demonstra que não basta buscar a palavra por mero conhecimento teológico e intelectual, mas a palavra é poder de Deus e sua observância amorosa e constante transforma nossa vida prática em todas as áreas.
Ele diz.
Philippians 4:9 NAA
9 O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.
Paulo se coloca aos filipenses e a nós como um modelo, tudo isso que ele nos escreveu, o fez, aprisionado, ele viveu a palavra, não se deixou vencer pela preocupação, pelas circunstâncias pela iminência da morte.
Paulo nos chama a viver livre das preocupações porque podemos confiar no Deus do Evangelho.
Que enviou seu único filho a morrer na Cruz, e foi desamparado pelo pai por causa dos nossos pecados, para que eu e você não tenhamos mais que viver tomado por preocupações, pois em Cristo somos amados pelos Pai.
Por meio de Jesus, o Deus da paz, não só nos da suas promessas, sua palavra, mas sua presença, ele está conosco.
Se vivermos apegados nessa verdade, no Deus da paz que nos guia, a preocupação se desfará como pó.
Vença agora a preocupação:
Lembre-se, de que Deus prometeu cuidar de você em qualquer circunstância, mesma diante de grandes incertezas.
1 Corinthians 10:13 NAA
13 Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.
Confesse a Deus todos os seus pensamentos pecaminosos que vem por causa das circunstância e recorra a sua palavra para mudar os pensamentos pecaminosos.
1 John 1:9 NAA
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Alegre-se e de graças por tudo em todas as situações sabendo que perseverar nas provações coopera no processo de conformá-lo à imagem de Cristo.
1 Thessalonians 5:16 NAA
16 Estejam sempre alegres.
1 Thessalonians 5:18 NAA
18 Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Concentre os seus pensamentos em glorificar e agradar a Deus em todas as situações.
Não se detenha nas preocupações, detenha-se no Senhor, use a palavra de Deus, a esperança do Evangelho para edificar você e os outros ao seu redor.
Por fim,
Caso precisa de ajuda, compartilhe suas dificuldades com outro cristão a quem você preste contas sobre sua vida com Deus até que vença os pecados que o afastam da confiança em Deus.
Ponha em prática a palavra de Deus, não seja um ouvinte que não pratica, assim viverá sob engano.
Jesus está com você, se apegue nessa verdade e desfrute do cuidado contante de Jesus sobre sua vida.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more