O problema mais urgente - Mc 2.1-12

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Se você pudesse colocar em ordem de importância em uma lista todos os problemas que enfrentas nesse momento, de qualquer espécie. Qual colocaria no topo da lista? Qual é o mais urgente a ser resolvido?
Se Deus te dissesse que deseja resolver um problema seu, qual você levaria a ele, qual é mais urgente que Deus deve resolver?
Estamos diante de uma história de um homem que enfrentava um grande problema.
Quais as dificuldades que este paralítico enfrentava?
Penso que em todo tempo deve ser super difícil ser paralítico, mas nos dias de Jesus era muito mais penoso.
Ser paralítico naquele tempo, era não ter nenhum tipo esperança, não havia tecnologia médica e científica, não havia fisioterapia, analgésico para acalmar as dores, não havia neurocirurgia, e tão pouco, cadeira de rodas elétricas como hoje se tem em qualquer shopping e supermercado.
Sua manhã era olhar para o teto ao acordar, dependia totalmente de alguém para lhe ajudar, para comer, tomar banho, fazer suas necessidades, seu transporte era um lençol ou um cobertor carregado nas quatro pontas por pessoas dispostas a carregá-lo. Isso se repetia, dia após dia, mês após mês, ano após ano.
Podemos pensar também como era sua condição emocional, dependência, humilhação, solidão, frustração, desesperança, desprezo de si mesmo. Sem dúvida seu problema era gigantesco, não se tratava somente da paralisia, mas tudo que vem a reboque.
De fato, para este homem, o maior problema que listaria, seria a paralisia.
Mas, ouviu-se a respeito de Jesus. Pois vale ressaltar que a fama de Jesus corria por todos os cantos.
Surge então uma luz de esperança, seus amigos resolvem levá-lo até Jesus, que amigos preciosos foram aqueles.
Mas, eles chegam e dão de cara com uma muralha humana.
Mark 2:1–2 NAA
1 Dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum, e logo se ouviu dizer que ele estava em casa. 2 Muitos se reuniram ali, a ponto de não haver lugar nem mesmo junto à porta. E Jesus anunciava-lhes a palavra.
Havia muita gente, e Jesus pregava o evangelho do reino, anunciava sobre a chegada do reino e a necessidade dos homens arrependerem-se de seus pecados e crerem em Jesus. Mc 1.14-15.
Mas a multidão não parou o cortejo dos amigos com aquele paralítico, eles encontram uma forma de levar seu amigo a Jesus.
As casas da época tinham um terraço que era facilmente acessível por escadas ao lado da casa, porém nem tanto acessível para subir com um paralítico.
Mas eles estavam convictos que Jesus poderia sarar seu amigo, diante da primeira dificuldade que era a multidão, eles não pararam, encontram uma maneira de romper com o teto da casa para introduzir o homem a Jesus.
Mark 2:3–5 NAA
3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se encontrava e, pela abertura, desceram o leito em que o paralítico estava deitado. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: — Filho, os seus pecados estão perdoados.
Pense nessa cena, Jesus está pregando, de repente começa um barulho e com ele muita poeira, barro, galhos e todo o material de que se formava o telhado da casa, começam a cair sobre Jesus e os que estavam na casa.
Quem sabe Jesus para de falar e toda a atenção se volta para aquele buraco aberto no teto, e surge quatro homens e um paralítico sendo colocado teto a baixo.
Talvez eu daria uma bronca naqueles 4 atrevidos, afinal, o tempo destinado para a pregação é quase sagrado, chega a ser um sacrilégio ousar atrapalhar a pregação.
Mas Marcos e os demais evangelistas, Mateus e Lucas, nos dizem que Jesus não vê como nós vemos, ele enxerga a fé daqueles homens.
Havia nestes amigos e no paralítico uma grande fé. É importante mencionarmos que está fé, não é uma fé em sua própria força, tão pouco em sua estratégia.
Ainda que alguém te diga hoje, que basta ter fé que as coisas acontecem, talvez você já ouviu alguém dizer que não importa o tamanho do seu problema, importante é ter fé.
Não é verdade, o importante é ter fé de forma correta, pois esta fé precisa estar apoiada em quem de fato pode lidar com as nossas dificuldades, por maiores que sejam.
E estes amigos tinham uma fé correta, por isso eles levaram seu amigo a Jesus.
Mas todos estão esperando o que Jesus faria.
E a resposta foi surpreendente.
Mark 2:5 NAA
5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: — Filho, os seus pecados estão perdoados.
Matthew 9:2 NAA
2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo a fé que eles tinham, disse ao paralítico: — Coragem, filho; os seus pecados estão perdoados.
Ou seja, Jesus recebe diante de si um homem que tinha um problema seríssimo, crente que iria ser curado. Mas Jesus diz, alegra-te, tem bom ânimo, teus pecados estão perdoados.
Podemos pensar, mas ele continuou sem caminhar, continuou fragilizado, humilhado, dependente, emocionalmente quebrado, e o Senhor diz que os pecados estão perdoados.
O que Jesus falou a ele, não mudou nada, ele continuava deitado em sua maca de transporte, sua condição física era exatamente a mesma.
O que Jesus nos ensina até aqui é que apesar do seu grande problema e de sua enorme necessidade e desejo de andar, Jesus lhe concede algo muito mais importante e superior e que é a necessidade de todos os seres humanos.
O perdão de todos os pecados.
Quando nós lemos este texto, num primeiro olhar, vemos que o principal problema deste homem era a paralisia, e sem dúvida, todos naquela casa pensavam da mesma forma. Este homem precisava de cura para seu corpo físico.
Assim como Jesus olha a fé que movia o coração daqueles homens, ele também vê que o problema do paralítico é interno, é mais profundo, é um problema mais urgente.
O problema mais urgente daquele homem não era sua paralisia, era seu pecado e as consequências dele.
Não estou falando apenas dos atos que entendemos que são pecados, matar, roubar, adulterar, mentir, enganar, etc, mas sim da fonte de todo pecado, que é um coração rebelde a Deus, uma vida contrária a vontade de Deus, uma vida voltada para seus próprios desejos.
A Bíblia diz que:
Romans 3:10–12 NAA
10 Como está escrito: “Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus. 12 Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Romans 3:23 NAA
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Pense um pouco neste paralítico, talvez ele não tivesse capacidade física e motora para cometer alguns pecados, ele não poderia roubar, matar, adulterar talvez.
Mas podia sim pecar, poderia pecar e pecava, porque o pecado é um problema de coração, Jesus concede o perdão dos pecados a este homem, porque este é o problema mais urgente, não só daquele homem, mas de toda a raça humana.
Agora, imagine, quantas vezes este homem sonhou e se viu a caminhar, a correr, a fazer as atividades que eram comuns aos seus amigos, quem sabe casar-se, ter filhos, viver uma vida normal.
E com isto, talvez pensasse que essa era a solução de toda a sua vida. Imaginava que no movimento dos pés e braços estaria toda a sua felicidade, e talvez nunca mais se queixaria de coisa alguma, pois teria seu maior problema resolvido.
Jesus olhou este homem mais profundamente, se Jesus apenas curasse sua paralisia, deixaria o homem viver ainda em uma situação terrível, pois ele não resolveria o maior problema dele.
Penso que este seja o problema da maioria das pessoas e também de muitos cristãos.
Ah, Se eu receber a cura, ah, se for amado, ah, se meu casamento for restaurado, se minha empresa for bem-sucedida, se meus filhos obedecerem…
Seja o que for que figure a primeira posição da sua lista de problemas, e que pensas que ao ser resolvido te trará felicidade. Estais profundamente equivocado.
A maior frustração de nossas vidas está em buscar alegria, amor, paz, felicidade em coisas, achar que seremos completos se problemas que enfrentamos forem resolvidos.
Uma pesquisadora americana chamada Cynthia Heimel, ao acompanhar de perto a vida de muitos famosos, escreveu um artigo sobre a frustração dos famosos.
Ela disse que muitos deles no começo da carreira pensavam que ao alcançar o topo do sucesso seriam felizes, completos, satisfeitos. Mas Cynthia concluiu sua pesquisa dizendo que quando estes alcançaram o sucesso, se tornaram pessoas irritadas, instáveis, iradas e que no dia seguinte após a fama, muitos desejavam ter uma overdose pra aliviar a sua frustração.
No fim, ela disse que morre de dó das celebridades.
Ela fez uma observação muito importante ao dizer: “Acho que quando Deus quer fazer uma brincadeira de mal gosto com a gente, ele realiza o sonho que mais queremos”.
Não foi isso que Jesus fez aquele homem, ele não faz uma brincadeira de mal gosto, não o concedeu aquilo que ele tanto queria apenas, mas antes lhe deu o que mais necessitava.
Não era a cura do seu corpo, mas a cura de sua alma, o perdão de seus pecados.
Isso era a sua necessidade mais urgente.
Qual é sua maior necessidade nesta noite? O que tem te feito sonhar, e te feito pensar que com isso serás completo, amado, e cheio de felicidade?
Se for algo que não está em Cristo e no perdão que somente ele pode dar, cometes o maior dos pecados, idolatria, ou seja, buscas propósito e significado para sua vida em coisas, e não em Cristo.
Sempre te frustrarás se estiveres pensando que as coisas deste mundo te satisfarão por completo, pois precisas na verdade de Cristo e o perdão dos seus pecados.
O que Jesus nos ensina é que nenhuma necessidade humana é mais urgente do que o perdão dos pecados.
Porque Jesus nos ensina isso?
Por que a Bíblia diz que um dia terás de prestar contas diante do tribunal de Deus para dar conta por sua vida.
Hebrews 4:13 NAA
13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Diante desta situação toda, contém uma grande e maravilhosa notícia.
Este mesmo Deus contra quem pecamos, contra quem aquele paralítico pecou sua vida toda, decide resolver este grande problema, por meio de um grande sacrifício.
Vejamos os próximos versículos.
Mark 2:6–8 NAA
6 Alguns escribas estavam sentados ali e pensavam em seu coração: 7 — Como ele se atreve a falar assim? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, a não ser um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo imediatamente em seu espírito que eles assim pensavam, disse-lhes: — Por que vocês estão pensando essas coisas em seu coração?
Incrível, eles não disseram nada, mas falavam consigo mesmo em seu coração, Cristo é poderoso para saber do que conversamos conosco mesmo em nosso coração.
Ele viu o que os líderes religiosos tinham em seu coração.
E o mais surpreendente é que o que eles estavam pensando estava totalmente correto, as questões que eles levantaram eram pertinentes.
Eles estão perguntando: Jesus está dizendo que tem poder para perdoar pecados? Sim.
Jesus não disse ao homem, procure a Deus para que seus pecados sejam perdoados, mas ele disse: Tem bom ânimo filho, os teus pecados estão perdoados, eu te perdoo.
Eles estão perguntando: Jesus está dizendo ter autoridade para perdoar pecados? Sim.
Então ele está dizendo que é Deus, pois sabemos que somente Deus perdoa pecados? Sim, essa é a resposta.
Todos os pecados que são cometidos, são primeiramente cometidos contra Deus, por isso somente ele pode perdoar pecados, ele tem esse poder.
Davi, ao confessar a Deus seu pecado cometido com Bateseba e contra Urias ele diz:
Psalm 51:4 NAA
4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Davi ao se lembrar da misericórdia de Deus diz:
Psalm 103:3 NAA
3 Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades;
A resposta de Jesus ao questionamento interior dos líderes religiosos é que ele pode perdoar pecados. Neste sentido, Jesus está dizendo que é Deus, e portanto pode perdoar os pecados daquele homem e de todos que se achegam a ele em arrependimento e fé.
Em outras palavras, o que Jesus diz ao homem, é que todos os pecados que ele cometeu, cometeu contra Jesus.
Por isso ele diz, tenha bom ânimo, todos os teus pecados são por mim perdoados.
Pense comigo.
Se hoje você fosse assaltado, roubado e ferido por um grupo de assaltantes, passado o ocorrido, você está no hospital para tratar dos ferimentos, o pastor Bruno, seu pastor, chega lá e com um grande sorriso no rosto diz a você: tenho uma boa notícia, fique tranquilo, eu já perdoei todos os ladrões por você.
Você com toda certeza diria, quem te deu autoridade para perdoar aqueles homens, foi eu que sofri o dano todo, foi contra mim que eles causaram todo esse mal.
Em outras palavras, ninguém na terra tem autoridade para perdoar pecados, pois todos os pecados são primariamente cometidos contra Deus.
Os líderes religiosos não conseguem compreender isso e acusam Jesus de blasfemo, aliás a mesma acusação que usariam posteriormente para levá-lo a cruz. v.7
No verso 9 Jesus vai responder essa pergunta enigmática com outra pergunta.
Mark 2:9 NAA
9 O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levante-se, tome o seu leito e ande”?
Precisamos prestar bastante atenção para não respondermos a esta pergunta de Jesus com muita pressa, pois ela não é tão simples como parece.
Poderíamos responder dizendo que é mais fácil dizer: os teus pecados estão perdoados, porque não precisaria de uma comprovação visível, parece então fácil dizer.
De outro modo, dizer a alguém levanta e anda, isso teria de ser comprovado e visível a todos, e caso não acontecesse a pessoa seria envergonhada diante de todos.
Sendo assim, parece então mais fácil dizer, teus pecados estão perdoados.
Mas parece que Cristo nos quer fazer chegar a outra conclusão.
Porque já sabemos que ele tem poder para curar qualquer enfermidade, os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, estão cheios de relatos de curas de Jesus.
Jesus tem poder, para ele seria fácil demais curar o paralítico do que conceder o perdão.
Porque o perdão custaria a Jesus o maior de todos os sofrimentos e morte, mesmo que Marcos não revele ainda todas as implicações do que Jesus está a dizer.
Jesus pôde dar o perdão aquele paralítico, e a todos os que nele creem, pois ele pagaria toda a dívida destes pecados contra Deus na cruz.
Neste caso, para Jesus era muito mais fácil dizer, levanta-te e anda, do que dizer teus pecados estão perdoados.
Jesus cura o paralítico como evidência de que tinha poder e autoridade para fazer mais do que fazê-lo andar sobre seus pés.
Mark 2:10–12 NAA
10 Mas isto é para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados. E disse ao paralítico: 11 — Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa. 12 Ele se levantou e, no mesmo instante, pegando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de todos se admirarem e darem glória a Deus, dizendo: — Jamais vimos coisa assim!
Duas coisas ocorrem simultaneamente aqui, sua paralisia cessou, seus músculos foram fortalecidos, e ele saltou sobre os pés e saiu a caminhar, e sua alma foi liberta do pecado que o levaria a morte e condenação.
Nossa reação seria a mesma da multidão, olhar para o visível e comprovado, e nem perceber o invisível e mais necessário, o perdão dos pecados.
É como certa vez aconteceu em uma destas igrejas baseadas em curas e milagres. Certa vez uma senhora foi dar seu testemunho e disse: “eu estava morta e revivi, Cristo me encontrou cheia de pecado e me perdoou”.
O pregador disse, que bom, mas qual a benção que a senhora recebeu e quer nos contar?
Mas veja, o paralítico a andar é algo incrível, mas não foi o mais extraordinário e importante. O milagre que Jesus fez sinalizava algo muito maior, o perdão de todos os pecados daquele homem.
Psalm 32:1 NAA
1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.
Irmãos e amigos, aquele paralítico saiu andando, a multidão ficou maravilhada, nunca viram nada como aquilo. Por mais incrível que foi ver aquele paralítico a andar, ainda sim, o milagre era temporário, pois um dia aquele homem morreria, e com ele o milagre também.
Ainda que você receba hoje uma grande benção física, material, são temporárias, pois quando a morte chegar, estas bençãos chegarão ao fim.
Por mais extraordinário que foi aquela cura, Jesus quer chamar nossa atenção para algo mais extraordinário ainda.
A cura daquele homem foi temporária, mas o perdão dos seus pecados o garantiram vida eterna e o asseguraram a eternidade diante de Jesus.
Este homem, antes desprezado, humilhado, aprisionado aos problemas decorrentes da paralisia, agora é aceito por Deus, torna-se um filho amado de Deus, pois tem seus pecados que o separavam do amor do Pai, perdoados por Jesus.
De forma gratuita, amorosa e graciosa ele tem seus pecados perdoados.
Por isso, o problema mais urgente dos homens, é o pecado, e todos necessitam ter seus pecados perdoados, que sejam aceitos por Deus, que possam desfrutar das bençãos do reino de Deus.
Eu não sei como você chegou aqui hoje, o que figurava o primeiro item da sua lista de problemas e dificuldades.
Ainda que seus problemas não sejam resolvidos, ouça Jesus dizer, “tenha bom ânimo filho, teus pecados estão perdoados”.
Não fique satisfeito em ter seus problemas terrenos resolvidos, e morrer sem ter seus pecados perdoados.
Melhor é ter os pecados perdoados do que fama, prestígio, amigos nas redes sociais, dinheiro, carreira bem-sucedida, nada disso de fato trará alegria e vida verdadeira.
Cristo diz, por pura graça, tem bom ânimo filho, teus pecados estão perdoados.
Por meio da fé em Cristo, temos todos os pecados perdoados, não estamos mais em dívida com Deus, se crermos em Jesus, nele somos perdoados.
Todos os problemas são temporais, mas o problema do pecado tem repercussões eternas, lembre-se, haverá um grande julgamento diante de Deus, nenhum ser humano será absolvido.
A não ser que tenha tido seus pecados perdoados por meio da fé na obra salvadora de Jesus Cristo.
Assim como o paralítico foi perdoado, assim Cristo pode e quer perdoar você hoje, agora, neste momento.
Porque ele tem autoridade e poder para perdoar pecados, creia nele, confie nele, somente em Cristo temos perdão de pecados, salvação e vida eterna.
O que farás neste momento?
Estamos diante da oferta do evangelho, estamos diante da oferta de Cristo, como reagiremos?
Se você nada fizer diante dessa oferta, e deixar tudo como está, te colocas na mesma posição dos líderes religiosos, e acusas indiretamente a Jesus como blasfemo.
Ou tratas Jesus como blasfemo, ou te colocas com fé diante de Cristo como Deus encarnado que veio ao mundo salvar pecadores por meio de sua morte e ressurreição.
Podes sair hoje daqui sabendo que todos os teus pecados foram perdoados.
O pecado é o problema mais urgente, o qual Cristo resolveu com sua morte e ressurreição, e diz em alto e bom som ao que nele crê: filho, tenha bom ânimo, teus pecados são perdoados.
S.D.G
Related Media
See more
Related Sermons
See more