Romanos 8.1-11

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

A Nova Vida no Espírito Santo (Parte 1)

ICT - Paulo demonstrou como o Espírito Santo operou na vida dos salvos, salvando e libertando em Cristo.
Tese - O Espírito Santo opera em nossas vidas, salvando-nos e libertando-nos em Cristo.
Propósito Básico- Doutrinário/Evangelístico
Propósito Específico - Apresentar aos crentes a doutrina do Espírito Santo, bem como sua ação sobre os eleitos/Convidar aos crentes a crer em Cristo a fim de viver uma nova vida pelopoder do Espírito Santo.

Introdução

Filhos, carreira, casamento, saúde, aparência, familia, sonhos...
A primeira razão que leva à mudança é o conhecimento, seja de nós próprios, seja dos outros.
Alguém que quer terminar um ciclo de sofrimento sente-se mais motivado para mudar.
Alguém que se cansou de fazer e de sentir sempre as mesmas coisas terá mais motivos para mudar.
Somente o Espírito Santo pode produzir uma transformação verdadeira!

Elucidação

Desde o capítulo 6 Paul vem falando como aqueles que foram salvos em Jesus Cristo foram salvos para viver uma nova vida de santificação. Ele fala que nós fomos libertos da escravidão do pecado.
Fala da nossa nova condição, de modo que o pecado não é mais uma prática constante, mas um acidente de percurso para os crentes.
Fala da luta interior do salvo, dessa guerra entre fazer o mal que não quer e rejeitar o bem que deveria fazer.
Agora, ele começa o versículo 1 do capítulo 8 falando da alegria de estar em Cristo Jesus e do modo como o Espírito produz no crente uma nova vida.

Tema: A Nova Vida no Espírito Santo

Pergunta Sermonária: Como o Espírito Santo atua em nossa nova vida?

1º Nos Livrando da Condenação. V.1-4

Explicação

O primeiro versículo começa apresentando a nossa nova condição depois que estamos unidos a nosso Senhor Jesus Cristo. Ele diz que não há nenhuma condenação. Perceba que ele começa com a expressão: Agora pois, que se refere a tudo o que já havia falado antes. Quando falou que aqueles que estão em Cristo estão justificados dos seus pecados.
Não pesa mais sobre os salvos em Cristo mais nenhuma culpa, nenhum pecado, nenhuma falta, nenhum erro que possa levar novamente um salvo ao estado de condenação.
Mas o motivo de não haver mais nenhuma condenação está expresso nos versículos 2 a 4. Veja que no versículo 2 ele trás uma explicação através da palavra porque. Ele fala de duas leis, a lei do Espírito e a lei do pecado e da morte. A lei do Espírito, que é na qual os crentes se encontram produz vida, enquanto a lei do pecado produz morte.
Paulo nos diz que aqueles que estão em Cristo foram livrados da morte pelo poder do Espírito Santo. Que foi a terceira pessoa da trindade que operou em nós para nos dar liberdade da morte eterna.
Mas como o Espírito Santo fez isso? O texto diz que foi em Cristo que o Senhor nos libertou do pecado e da morte. Foi por meio do que Jesus Cristo fez que o Espírito Santo agiu em nós.
No versículo 3 ele diz que essa liberdade só pôde ser possível porque Cristo pagou o preço que nada mais poderia pagar. A lei não pôde pagar esse preço porque ela estava enferma, enfraquecida por causa da carne. A carne que estava maculada pelo pecado, sem poder de nos salvar diante de Deus. Mas Deus providenciou o meio para nossa libertação em Cristo.
Ainda neste versículo Paulo diz que Cristo se fez em semelhança de carne para que Deus punisse o pecado na carne. O que isso significa? Significa que o pecado entrou no mundo por causa do homem e por isso precisava ser punido também no homem. Foi a carne, ou a natureza humana que transgrediu a Lei de Deus, por isso, a carne deveria sofrer as consequências desse ato.

Ilustração

Para deixar isso mais claro, vou contar uma pequena história relatada no Livro “Por esta cruz te matarei”, do Missionário Bruce Olson. Ele pregou a Palavra de Deus para um povo indígena Motilone entre a Venezuela e a Colombia. Olson ficou vários anos buscando algo da cultura daqueles índios que pudesse explicar a obra de Cristo. Até que um dia ele ouviu um história sobre formigas, que era uma lenda contada para crianças. Que certa vez um índio Motilone estava caminhando na mata e se deparou com um formigueiro que estava pisoteado. As formigas pareciam desesperadas sem saber o que fazer. Então aquele índio teve uma ideia. Ele iria se fazer como uma formiga, iria diminuir e ajudar a reconstruir o formigueiro e salvar aquelas formigas. Foi isso que ele fez e por causa disso as formigas se tornaram amigas dos Motilones até hoje.

Explicação

É isso que Paulo está nos ensinando neste texto, ele demonstrou que o modo como Deus veio resolver a bagunça causada pelo pecado foi se fazendo carne como todos os homens. A fim de que o pecado fosse punido nele. 2Co 5.21 diz “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Se foi o homem que pecou contra Deus, então o único modo de Deus perdoar o homem, foi ele mesmo se fazendo como um de nós para pagar o nosso preço.
Agora, pelo que Cristo fez, diz o versículo 4, a Lei foi cumprida em nós pelo sacrifício de Jesus Cristo. Não há mais nenhuma condenação porque ele pagou toda nossa dívida.
Mas, meus irmãos, qual o modo de Deus nos fazer livres? O Texto diz que foi Cristo que pagou a dívida, mas no versículo 2 Paulo nos diz que foi o Espírito Santo que nos colocou em liberdade. Esse é o papel do Espírito Santo, ele aplica a obra de Jesus Cristo em nós e nos coloca em liberdade.

Ilustração

Para entender melhor o que o Espírito fez em nós imagine um criminoso que foi levado à prisão por seus delitos, mas alguém pagou a fiança para que ele pudesse receber a liberdade. Então o juiz emite uma ordem de soltura , ou um alvará de soltura, declarando que aquele criminoso deve ser posto em liberdade imediatamente. Mas não é o juíz ou quem pagou a fiança que leva esse alvará, mas o oficial de justiça é responsável por levar à ordem do juíz à prisão e garantir que as acusações não pesem mais sobre o réu.

Explicação

Foi isso que o Espírito Santo fez por nós. Nós estávamos condenados pelos nossos pecados, presos em nossa culpa, mas Cristo pagou nossa fiança, o Pai, como juíz nos declarou livres, mas foi o Espírito Santo, como nosso oficial de justiça que nos colocou em liberdade pelo seu poderm em nós. É o Espírito que pode libertar o homem de suas amarras.

Aplicação

Isso trás muita alegria para nossa vida, como crentes em Jesus Cristo. Pois não imposta a nossa antiga condição, não importa quantos pecados nós cometemos em nossa antiga vida, antes de conhecermos a Cristo. Nele, e pela obra do Espírito Santo em nós não existe mais nenhuma acusação que pese contra a sua vida.
Se você foi liberto pelo Espírito Santo de Deus de suas acusações, ninguém mais pode acusar a vida.
Satanás e seus demônios não podem mais lançar nenhuma acusação sobre o seu rosto. Por mais que você esteja vivendo uma verdadeira guerra espiritual, na qual o acusador tem feito você relembrar pecados, tenha trazido à sua mente lembranças que você só quer esquecer, nenhum poder do inferno pode mudar sua nova condição em Cristo Jesus.
Sua consciência não pode mais relembrar a você mesmo dos pecados que um dia cometeu. Mesmo que você tenha vivido como uma pessoa atormentada por uma consciência doente, que todos os dias tem te levado a sentimentos depressivos, a angústias infernais, mesmo que ela tem feito você lembrar de pecado que só você e Deus conhecem, lembre que não é a sua consciência que determina sua condição diante de Deus. Mas que o Espírito Santo já trouxe liberdade à sua alma e nada pode roubar isso de você.
Talvez outras pessoas busquem trazer tristeza ao seu coração pelos atos do seu passado. Algum familiar, amigo, ou qualquer outra pessoa. Por mais que os homens tenham algo do que acusar você pelos seus pecados. Mas lembre-se que diante do Senhor sua dívida já foi paga.
Em todos os momentos que as duvidas assolarem a sua alma, lembre-se do que o Espírito Santo fez através de Cristo. O próprio Deus morreu em uma cruz e sofreu os horrores do inferno em seu lugar. Nenhuma dívida paga pode ser cobrada novamente, ainda mais uma dívida paga pelo Filho de Deus.
É por isso que você deve se lembrar do Evangelho todos os dias, toda vez que alguma acusação pairar sobre sua mente, lembre do que Cristo fez!

Ilustração

Lutero sendo acusado por satanás. Lembre do que Cristo fez!

2º Nos Libertando da Escravidão. V.5-11

Explicação

Além de afirmar que aqueles que estão em Cristo foram livrados da condenação, Paulo diz, a partir do versículo 5 que ele nos libertou da escravidão dos nossos pecados. Ele faz uma comparação entre os que vivem debaixo da escravidão da carne e os que vivem pela liberdade do Espírito Santo.
A primeira comparação está no início do versículo 5 e diz que os que estão na carne, que não estão ainda salvos em Jesus Cristo, só pensam e são guiados pelas coisas da carne. Seu coração é materialista e só busca satisfazer sua própria vontade. Mas os que foram regenerados pelo poder do Espírito Santo agora se inclinam e pensam nas coisas do Espírito, as coisas espirituais. É uma nova mente que é dada àqueles que são transformados pelo Espírito.
No versículo 6 ele diz que o pendor, ou a mentalidade da carne dá para a morte, esse é o futuro dos que não são transformados, mas a mentalidade dos que são regenerados é para a vida e a paz! Esta é a segunda comparação. Então no versículo 7 ele diz que a mentalidade daqueles que vivem para satisfazer sua carne é imiga de Deus, porque nem está, nem pode estar de forma alguma debaixo da vontade de Deus.
No versículo 8 ele termina essa conclusão mostrando que os que estão na carne, que não receberam a ação do Espírito Santo não podem agradar a Deus. Essa é a condição de todos os que estão mortos espiritualmente. De todos os homens que não experimentaram um novo nascimento. Por mais que sejam até religiosos, ou que pareçam ser boas pessoas. Nem eles, nem aquilo que fazem pode agradar a Deus. Somente a atitude de alguém que nasceu de novo pelo poder do Espírito Santo pode fazer algo que Deus se agrada.
Mas Paulo não termina aqui, ele não fala apenas sobre os que não conhecem a Cristo, ele fala, agora, no versículo 9 aos que tem o Espírito de Cristo, demonstrando que aqueles que foram salvos por Jesus Cristo tem em si o Espírito Santo habitando. De modo que é impossível ser um crente em Jesus Cristo sem ter a presença do Espírito Santo. Aqueles que não foram selados pelo Espírito Santo não são de Deus. O Espírito Santo não é dado como uma segunda bênção, mas no momento que nós cremos em Cristo o Espírito habita em nós.
Então, diz o versículo 10, que se o Espírito Santo habita nos crentes, eles não estão mais debaixo do poder da carne. O nosso velho eu está morto, nosso corpo está mortificado, mas nós recebemos uma nova vida no poder do Espírito. Aqueles que estão em Cristo passaram por uma transformação, uma reforma espiritual pelo trabalho do Espírito Santo, que os fez renascer.

Ilustração

Essa comparação que Paulo faz entre os que tem o Espírito e os que não tem pode ser comparado à seguinte situação: Havia uma casa muito velha, abandonada, toda cheia de rachaduras, com parte do telhado caindo e o dono da casa contrata uma empreiteira para reconstruir aquela residência. Ele passa a responsabilidade para o construtor, que faz uma demolição daquilo que está por ser destruído e reconstrói toda casa, de modo que ela fica novamente habitável, com uma bela aparência, uma bela recuperação estrutural, uma boa pintura, de modo que a nova casa não trás mais nenhuma lembrança da casa antiga.

Explicação

Foi isso que Deus fez em nós por meio do Espírito Santo, ele reconstruiu, restaurou nosso espírito, nos fez novas criaturas pelo seu poder. Ele produziu em nós uma revitalização e mudou nossa antiga condição.
E essa obra do Espírito Santo em nossas vidas e diz o versículo 10 que essa obra que foi começada pelo Espírito ainda está e andamento em nossas vidas. Ele já nos transformou, mas ainda existem traços do nosso velho homem em nós. Mas ele nos traz a esperança de que o mesmo Espírito que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos, também resuscitará nosso corpo mortal. Que um dia, no dia em que Cristo voltar, esse nosso corpo manchado pelo pecado será glorioso, semelhante ao corpo de Jesus Cristo. Não haverá mais pecado. A obra do Espírito estará completa.
Por isso, nós como crentes não devemos temer a morte, pois ela vai nos levar a estar perfeitos na presença do Senhor, onde o pecado não terá poder algum sobre nós.

Ilustração

Há pouco falei do Espírito Santo como nosso oficial de justiça, que vem nos colocar em liberdade da nossa condenação. Mas imagine que além de um condenado à morte você ainda é um escravo. Quando o Espírito santo veio nos libertar da condenação, ele nos deu também a carta de alforria, declarando que não somos mais escravos do pecado.

Aplicação

Outro exercício que o Senhor nos leva a fazer nesse dia é relembrar nossa nova condição como libertos dos nossos pecados.
Talvez você esteja em um momento de tentação, uma grande tensão espiritual tomou conta de sua alma. Alguma tentação específica.
Talvez você tenha caído em algum pecado específico e está caído espiritualmente.
Existem dois exercícios espirituais que você deve buscar. O primeiro é relembrar que você foi liberto do pecado, não deve mais nada a ele. Você vive uma nova voda em Cristo. Uma vez livres, não podem mais ser escravos.
O segundo exercício é buscar o poder do Espírito Santo. Ele é nosso ajudador, ele se põe ao nosso lado. Ele nos assiste em nossas fraquezas. Ele habita em nossas para nos socorrer.
Relembre que o que começou a boa obra vai terminar até o dia de Cristo Jesus.

APLICAÇÃO FINAL

Conclusão

Filhos, carreira, casamento, saúde, aparência, familia, sonhos...
A primeira razão que leva à mudança é o conhecimento, seja de nós próprios, seja dos outros.
Alguém que quer terminar um ciclo de sofrimento sente-se mais motivado para mudar.
Alguém que se cansou de fazer e de sentir sempre as mesmas coisas terá mais motivos para mudar.
Somente o Espírito Santo pode produzir uma transformação verdadeira!
Related Media
See more
Related Sermons
See more