Coisas Novas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Passado Recente

Por vários motivos, hoje é um dia especial para nós.
Hoje estamos renovando a alegria de nos vermos face a face (ou presencialmente, como usamos nessa pandemia). Passamos meses sem nos encontrar, sem olhar nos olhos, sem nos alegrarmos pelo presente que é estar na companhia uns do outros adorando a Deus.
Retomamos nossos cultos públicos depois de enfrentar desafios que nos sacudiram a alma e testaram nossa confiança no Senhor: perdemos pessoas, rotinas nos foram levadas, nosso jeito de viver foi interrompido, nossa renda reduzida e nossa paz ameaçada.
As perdas trazidas por essa pandemia, que varreram o Brasil e o mundo, também nos alcançaram: Irmã Severina (mãe de Nilda e avó de Rodrigo), irmã Conceição (mãe de Rosa), seu José (pai de Cleber) são exemplos dessa perda que nos alcançou levando parentes, amigos e colegas de trabalhos.
Em 11/03/2020, quando foi declarado pela OMS que estávamos vivendo uma pandemia, a Igreja Batista Videira acabara de completar 1 mês de sua organização: uma bebezinha precisando de cuidados constantes.
Os planos que tínhamos para aquele ano foram interrompidos e colocados de lado. Entramos no turbilhão de incertezas e angústia que foi a marca desses quase dois anos.
Têm sido dias difíceis, sim, mas nunca estivemos sós! Em cada dia dessa pandemia o Senhor esteve com a gente! Fosse com sua presença consoladora nos dias difíceis ou através da mão amiga de alguém nos tirando do chão, o Senhor nos amou, sustentou e preservou para algo que ainda veremos acontecer.
Quando alguns de nós perderam seu sustento, imediatamente nos organizamos para suprir as necessidades básicas de suas famílias. Formamos um fundo com ofertas especiais, e também dispomos do caixa da igreja quando foi necessário, para que nenhum de nós passasse necessidades.
Socorremos também os de fora. Entre outras ajudas, cooperamos com o programa Mão Amiga, realizado pela OPBPB, para suprir a necessidade de pastores e suas famílias, ameaçados de passar fome pelo interior do nosso estado, e ajudamos uma irmã aqui de João Pessoa a comprar uma cama hospitalar e ter um pouco de conforto para sua condição de saúde.
Também fomos supridos de livros ( alimento para a alma). Por duas vezes eu e Marina fizemos com alegria a ronda da leitura, entregando livros para preencher os dias de reclusão a que fomos obrigados. De máscaras, à distância e sem abraços, entregamos pequenos tesouros com o desejo de que a leitura deles pudesse ser um alento.
Sofri no período em que não podíamos sequer nos encontrar: um grande desafio para quem foi chamado a pastorear.
Lembro que diversas vezes recorri ao WhatsApp e enviei mensagens, tentando encorajar e consolar. Na verdade, escrever aquelas mensagens era também um exercício pessoal de confiança, no Senhor, de que Ele mesmo estava cuidando de cada um de vocês. Assim eu buscava consolo para minha dor e coragem para viver com minhas limitações.
Algumas dessas mensagens foram apenas uma troca rápida de cumprimentos, como soldados deitados na trincheira, cutucando e conferindo se o amigo do lado ainda está vivo. Mas outra se transformaram em conversas longas, marcadas por confissão, perdão e ânimo para prosseguir; tanto umas quanto as outras me mantiveram vivo e confiando no Senhor.
Nesse período também vivemos o desafio de encontrar um lugar para nos reunir. Os protocolos de saúde tornaram inviável permanecermos no Sul Office, nossa casa por cerca de dois anos. No final de 2020, sem achar um lugar em Mangabeira, encontramos no Club Job, em Manaira, um abrigo para nos encontrar, realizar nosso cultos e transmiti-los para aqueles que não podiam ser fazer presentes.
Aliás, a transmissão dos cultos foi um capítulo à parte, precisamos adquirir equipamentos, conhecimentos e habilidades que não tínhamos para tornar a transmissão dos culto uma experiência agradável para quem participava de longe. Aquilo que era apenas para atender nossas necessidades acabou abençoando pessoas de outras cidades, estados e países.
Celebramos o nascimento de Jesus fazendo a ronda no Natal. Distribuímos cestas com pequenos presentes e com muito amor. Depois nos encontramos virtualmente e voltamos a nos presentear com poesias, canções, declarações de amor, slides de carinho e esperança. Um tempo precioso que nos encheu o tanque.
Não sabíamos ainda, mas precisávamos que alguém nos enchesse o tanque de amor! Porque 2021, prestes a chegar, traria o agravamento da pandemia com uma segunda onda maior e mais mortal que a primeira. Foi quando decidimos interromper os cultos presenciais até que aquela onda passasse. Mesmo a transmissão dos cultos online passou a ser feita sem que nos encontrássemos, cada um em sua casa.
Muitas coisas nos aconteceram nestes quase dois anos, meus irmãos. Nós mudamos, não somos mais as mesmas pessoas. Tudo que passamos e vivemos nos tornou pessoas diferentes. Mas o nosso Deus continua o mesmo! E o amor dele por nós não mudou! Também os seus planos para nós e para Igreja Batista Videira continuam de pé.
Ele é Senhor sobre todas as coisas! Nada o surpreende! Ele está conduzindo a história das nossas vidas para a glória de Deus! Ele nos salvou em Cristo, através de sua morte na cruz, e nos conduzirá à vida plena que Jesus prometeu no poder do Espírito Santo. Ele é digno de confiança e o seu amor dura para sempre!

Vejam, já está surgindo!

Hoje à noite quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o texto que está em Isaías 43.19
Isaiah 43:19 NVI
19 Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
O Deus quem servimos é especialista em fazer coisas novas. No texto que lemos, o profeta Isaías relembra essa verdade para os seus ouvintes, mas desde o princípio é assim que Deus se apresenta: como aquele que faz coisas novas.
Em gênesis, primeiro livro da Bíblia, somos apresentados ao Deus que decidiu criar o que ainda não existia. Pela sua palavra ele fez coisas novas, ordenando que o universo como conhecemos viesse à existência.
Do nada, a luz passou a existir; do nada, pela voz de Deus, coisas novas tomaram forma: galáxias, nebulosas estrelas e planetas, coisas novas e lindas saíram do nada para existência.
É fácil nos acostumarmos com os nossos dias e não nos darmos conta de que Deus gosta de fazer coisas novas. De alguma maneira, o repetir dos nossos erros faz parecer que é a própria vida que está se repetindo, um dia depois do outro; e a desesperança, então, toma conta de nós. Passamos a não acreditar que coisas novas possam acontecer e nos tornamos céticos, descrentes e amargos.
No texto que lemos, o profeta Isaías parece chamar a atenção de seus ouvinte, para algo que eles, assim como nós, não estavam percebendo: Deus tem poder para fazer coisas novas na vida de seus filhos!
Vejam, disse ele. Olhem com atenção. Não fiquem aí com pena de vocês mesmos, achando que tudo vai ficar como está. Vejam, o novo já está surgindo!
Hoje você precisa saber que os dias tenebrosos da vida podem ser iluminados pela presença do Deus criador. Por causa de seu amor por nós ele está pronto a fazer coisas novas em nossas vidas. Seus dias podem ser diferentes, meu irmão! Aquela sensação de que a vida parou, numa repetição sem fim, pode ser iluminada pelo agir de Deus, fazendo coisas novas que você nem sabia que eram possíveis.

Vejam, vocês não reconhecem?

Quando a gente está sem esperança, entristecido, achando que os dias são filmes repetidos, o sentidos da gente se obscurecem. A gente olha pra coisas, não enxerga o que elas realmente são. Às vezes até as coisa novas que Deus começa na vida da gente passam despercebidas e envelhecem antes que a gente se dê conta.
O profeta Isaías parece entender essa cegueira que toma conta da gente e chama a atenção dos seus ouvintes. Vejam, vocês não reconhecem que Deus começou a fazer algo novo na história de vocês? Vocês não percebem que ele já começou a mudança? Ergam a cabeça, abram os olhos para enxergar as coisas nova de Deus.
Aqueles que seguem a Jesus receberam em suas vidas a maior de todas as novidades, do tipo que se renova todos os dias: uma nova natureza inclinada para Deus; é a nova vida de que falam os escritores do novo testamento.
Quem se rendeu a Jesus recebeu também o Espírito de Deus, o mesmo que estava lá no começo de tudo, co-criador das coisas novas que Deus trouxe à existência. É o Espírito Santo que nos diz quem é Jesus, nos lembra quem somos e nos revela as coisas novas que Deus faz.
As coisas novas de Deus não são truques de mágicas. Elas vêm através da nossa resposta ao agir poderoso de Deus. Depois de nos fazer ver o seu amor por nós, provado através da morte de Cristo, ele nos dá a certeza de que não seremos humilhados se admitirmos quem somos, mas, sim, socorridos pela presença curadora do seu Espírito Santo em nós.
As coisas novas de Deus começam quando você desiste de agradar a Deus, tentando se tornando uma pessoa de bem, e confia que a bondade de Cristo é suficiente para curar a maldade do seu coração. A coisa boas de Deus começam quando você deixa de brigar com Ele e descansa no amor do criador do universo.
Talvez você já não se lembre disso, meu irmão, mas Deus já começou coisas novas em sua vida. E aquele que começou a boa obra em você irá concluí-la até vinda de Cristo Jesus.

No deserto, um caminho

Isaías continua ilustrando que as coisas novas que Deus faz são como abrir um caminho no deserto. Os ouvintes de Isaías sabiam que não há caminhos no deserto. Os desertos são onde as pessoas morrem andando em círculos. Perdem os referenciais, ficam atordoados sem saber para que direção ir.
Os dias podem se tornar insuportáveis se não sabemos para onde ir. Não fomos feitos para vagar pelo deserto. Por isso, quando Deus quer fazer coisas novas, ele abre caminhos no deserto. Ele aponta a direção para deixarmos de andar em círculos, vivendo vidas vazias.
Quero compartilhar com você um texto belíssimo das escrituras. Nesse texto Deus aponta para um modo de vida que nos ajuda a ver as coisas novas que Ele está fazendo.
Ephesians 4:17–24 VFL
17 Portanto, em nome do Senhor eu quero avisá-los disto: Não continuem a viver como aqueles que não conhecem a Deus. Os pensamentos deles são inúteis, 18 eles não têm entendimento, são ignorantes e os corações deles estão endurecidos. Por causa dessas coisas, eles estão separados da vida que Deus nos dá. 19 Eles perderam toda a vergonha, entregaram-se à sensualidade e praticam todo o tipo de impureza, sem qualquer restrição. 20 Mas não foi isto que vocês aprenderam a respeito de Cristo. 21 Eu estou certo de que vocês ouviram falar a respeito dele e foram ensinados de acordo com a verdade que há em Jesus, uma vez que vocês eram seus seguidores. 22 Com respeito à maneira que viviam, vocês foram ensinados a abandonar a natureza velha de vocês, que está sendo destruída pelos seus maus desejos. 23 Vocês foram ensinados a viver com um espírito novo e com uma nova maneira de pensar 24 e também, a se vestir com uma natureza nova. Essa natureza nova é criada para ser semelhante a Deus, e é demonstrada com uma vida verdadeiramente justa e pura.
Se você continuar nesse texto verá que alguns passos desse novo caminho são: preferir a verdade à mentira; controlar a ira; trabalhar honestamente; usar as palavras para construir.
São passos práticos em direção a um jeito de viver que abre a vida para as coisas novas de Deus. E você pode fazer isso enquanto vai ao mercado, faz o almoço, vai à escola, leva o carro na oficina, atende um cliente, assina um contrato, caminha até o ponto do ônibus ou leva seu filho na UPA.
O caminho que vai nos tirar do deserto e nos ajudar a perceber as coisas novas de Deus passa por deixar de lado o modo de pensar que a gente tinha e abraçar um novo modo de pensar, que é o modo de pensar de Cristo. O jeito que ele vê a vida precisa ser o nosso jeito de ver a vida.

No ermo, riachos

O profeta Isaías também ilustra as coisas novas que Deus já começou a fazer em nossas vidas com riachos no deserto.
Ora, se caminhos no deserto são improváveis, riachos no deserto são ainda mais. Nos desertos você espera encontrar areia, pedras, sol, espinhos, mas encontrar riacho, e ainda no plural, com certeza é uma coisa nova.
A vida pode ser terrível para quem está com sede. E se essa sede for uma sede da alma, então os dias podem ser tenebrosos. A alma sedenta de razão para viver se volta pra si mesma e perde o brilho. A vida se torna monótona, sem nada novo acontecendo.
Mas Deus é especialista em fazer coisas novas. Para saciar a sede que a gente sente na alma ele enviou Jesus. Foi numa conversa que Jesus teve com um mulher da região de Samaria, enquanto falavam sobre tirar água de um poço, que isso nos foi revelado. Vejam:
John 4:13–14 VFL
13 Jesus respondeu: —Toda a pessoa que bebe desta água, voltará a ter sede. 14 Mas aquele que beber da água que eu dou nunca mais terá sede. A água que eu dou se tornará numa fonte de água viva dentro dele. Ela lhe dará a vida eterna.
As coisas novas que Deus está fazendo vão saltar diante do seus olhos quando sua alma estiver bebendo da água viva que é Jesus! Coisas novas na sua vida, na sua família, na sua vida!
Além de matar a sua sede, você vai se tornar uma fonte de água para saciara sede de outras pessoas. Coisas novas que você nem imagina possível vão se descortinar diante de seus olhos.

Coisas novas em Paratibe

Coisa novas estão surgindo em Paratibe: novos comércios, novos prédios novas casas. Este é um bairro novo quando comparado ao restante da cidade.
A Igreja Batista Videira é algo novo que Deus está fazendo aqui. Não porque sejamos especiais, mas porque o evangelho de Jesus que nós anunciamos é a grande novidade de Deus para este bairro.
Deus tem muito povo em volta de nós, gente que ele ama e deseja salvar. Gente que já consegue enxergar o brilho da vida. E nós, como fez o profeta Isaías, precisamos dizer: vejam, já está surgindo.
Ele quer abrir caminhos e resgatar do deserto aqueles que há tempos andam em círculos. Ele quer saciar a sede daqueles que pedem por água e transformá-los em fontes de água viva, que transbordam até que vejamos riachos no ermo.
Quem está disposto a fazer parte daquilo que Deus fará?
Isaiah 43:19 NVI
19 Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more