AVIVA-NOS SENHOR!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 487 views
Notes
Transcript
O QUE FOI REFORMA PROTESTANTE, E COMO ELA SE DEU?
OS HISTORIADORES VER EM TRÉS PONTOS DE VISTA:
ALGUNS VÊM O FATOR POLÍTICA COMO PREPONDERANTE PARA O INÍCIO DA REFORMA, E OUTROS PONTOS SEGUNDARIOS.
O PONTO DE VISTA DA IGREJA CATOLICA ROMANA, OU IGREJA UNIVERSAL. - EM QUE FOI APENAS UMA REVOLATA POR PARTE DOS PROTESTANTES CONTRA A IGREJA.
DO PONTO DE VISTA DOS PROTESTANTE A REFORMA É A VOLTA DA IGREJA AOS PADRÕES BIBLICOS, VOLTAR A PUREZA ORIGINAL DO CRISTIANISMO DO NOVO TESTAMENTO.
A REFORMA PROTESTANTE FOI UM GRANDE AVIVAMENTO DE DEUS!
UM DESPERTAMENTO DO POVO DE DEUS!
A REFORMA PROTESTANTE NÃO SE DAR OU ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA.
MARTINHO LUTERO NÃO É O ÚNICO REFORMADOR.
NELE A REFORMA PROTESTANTE GANHA FORMA, CHEGA NO CLIMAX: MAS DEUS JÁ HAVIA LEVANTADO OUTROS HOMENS PARA CUMPRIR SEUS PROPÓSITOS!

Os pré-reformadores

Dois nomes são reconhecidos como tendo sido verdadeiros pré-reformadores que exerceram grande influência nos reformadores do século 16: John Wycliffe (c. 1325-1384) e John Huss (c. 1372-1415).
1. John Wycliffe era um sacerdote na Inglaterra, ESTUDOU E FOI PROFESSOR na Universidade de Oxford. John Wycliffe se levantou contra pontos centrais dos dogmas adotados pela Igreja Medieval.
Ele protestou contra as irregularidades do clero (CARDIAIS, BISPOS, ARCEBISPOS E O PAPA) UMA MELHOR DEFINIÇÃO: “ERAM OS MEDIADORES ENTRE DEUS E OS HOMENS”, rejeitou os ensinos acerca da transubstanciação (TRANSFORMAÇÃO DO PÃO E DO VINHO, NO CORPO E NO SANGUE DE JESUS) na Ceia do Senhor, do purgatório (LUGAR ONDE SE PURIFICAM AS ALMAS QUE, NÃO MERECENDO O INFERNO, NÃO PODEM, CONTUDO ENTRAR NO CÉU SEM EXPIAREM A CULPA)
SEGUNDO O FREI JOSUÉ: “SÓ ENTRA DIRETO NO REINO DOS CÉUS AS ALMAS PURAS”
WYCLIFFE PREGOU CONTRA O celibato e até das indulgências.
John Wycliffe - também pregou contra as superstições e sincretismos que inundavam a Igreja da época, como a fé em relíquias sagradas, peregrinações com propósitos místicos e veneração de santos.
COM ISSO, NÃO PRECISA DIZER QUE John Wycliffe foi muito perseguido por conta de suas ideias, mas acabou morrendo devido a uma enfermidade. Alguns anos depois de sua morte, John Wycliffe foi conciderado como herege pela Igreja no Concílio de Constança.
Seus restos mortais foram exumados e queimados, para que lhe fosse aplicada a sentença mesmo depois de morto. Os seguidores de John Wycliffe ficaram conhecidos como “Os Lolardos”, e valorizavam a Bíblia como regra de fé e prática.
2. John Huss era um sacerdote na Boêmia, professor da Universidade de Praga, e foi muito influenciado pela obra de John Wycliffe. John Huss defendia que o cabeça da Igreja é Cristo, e não o Papa, e pregava que essa Igreja deveria ser mais e mais semelhante à Cristo.
Além disso, JOHN WYCLIFFE E JOHN HUSS - entendia que as Escrituras possuem autoridade suprema, acima de tudo e todos.
HUSS acabou sendo condenado como herege pelo Concílio da Igreja e sentenciado à fogueira, onde morreu cantando salmos.
Os seguidores do John Huss ficaram conhecidos na História de Igreja como Irmãos Boêmios, que se tornaram precursores de outro importante grupo protestante conhecido como Irmãos Morávios.
O APCE ACONTECEU EXATAMENTE HÁ 504 ANOS COM O MONGE E PROFESSOR DE TEOLOGIA PERTUBADO PELO PECADO, CHAMADO MARTINHO LUTERO.
TOCADO PELO ESPIRITO SANTO, CONSEGUIU PERCEBER QUE ATRAVÉS DO EVANGELHO É REVELADA A JUSTIÇA DE DEUS, ISTO É, A JUSTIÇA ATRAVÉS DA QUAL O DEUS MISERICORDIOSO NOS JUSTIFICA PELA FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ”
O JUSTO TEM UMA VIDA FOCALIZADA EM CRISTO!
GEORGE WHITEFIELD. UM DOS GRANDES AVIVALISTAS DO SECULO
AO COMPREENDER A JUSTIÇA DE DEUS, MATINHO LUTERO DECLARA: “ENTÃO ME SENTI RENASCIDO, (NASCI DE NOVO) E ENTREI PELOS PORTÕES ABERTO DO PROPRIO PARAISO!
ALÍ, FOI UM MOMENTO DE DESPERTAMENTO ESPIRITUAL PARA LUTERO,
ELE MESMO ENSINAVA QUE PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO, CADA INDIVÍDUO PRECISAVA ACUMULAR MERITOS PERANTE DEUS.
PEDRAS E MAIS PEDRAS, QUE DIFICULTAVAM AS VERDADES DO EVANGELHO TRANSFORMADOR, FORAM REMOVIDAS DA VIDA DESSE REFORMADOR.
ELE CORAJOSAMENTE DESAFIOU TODOS OS TEOLOGOS DA SUA ÉPOCA PARA UM DEBATE TEOLOGICO.
PARA ISSO FIXOU 95 TESES NA PORTA DA IGREJA, NO CASTELO DE WITTENBERG. NELAS CONDENAVA OS ABUSOS DA IGREJA.
A IGREJA PREGAVA QUE, SE ALGUÉM COMPRASSE UMA INDUGÊNCIA, NÃO HAVIA NESSECIDADE DE ARREPENDOMENTO DOS PECADOS. (INDULGÊNCIA, VEM DO LATIM- PERDÃO DE UMA PENA)
OU SEJA, SÓ O PAPA TINHA O PODER DE PERDOAR PECADOS.
UM DOS PILARES DA REFORMA: SOLA FIDE - SOMENTE PELA “FÉ” EM CRISTO ERA POSSÍVEL ALGUÉM TORNA-SE JUSTO DIANTE DE DEUS.
ELE ENTENDEU QUE O EVANGELHO É PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE NELE CRER.
E QUE PELA FÉ EM CRISTO NOSSOS PECADOS SAO PERDOADOS POR DEUS.
ENTÃO A REFORMA PROTESTANTE NO SÉCULO 16 FOI O PRIMEIRO GRANDE AVIVAMENTO TEOLÓGICO, ESPIRITUAL E MISSIONÁRIO.
A INTEÇÃO DOS REFORMADORES NÃO ERA UMA RUPTURA NA IGREJA, CONTUDO, MUITOS AJUSTES ERAM NECESSÁRIO.
LOGO FOI INEVITAVÉL O SURGIMENTO DE NOVAS IGREJAS DURANTE A REFORMA PROTESTANTE E UMA SUCESSÃO DE REAVIVAMENTOS, OBRA UNICAMENTE DO ESPÍRITO SANTO.
E AS IGREJAS FORAM ABOLINDO AS PRÁTICAS QUE ENTENDIAM NÃO ESTAR DE ACORDO COM O NOVO TESTAMENTO.
ESSAS IGREJAS TOMARAM A BÍBLIA COMO AUTORIDADE FINAL E ENTENDERAM QUE NÃO ERA NECESSÁRIO NENHUM MEDIADOR HUMANO ENTRE O HOMEM E DEUS PARA OBTENÇÃO DE PERDÃO E DA SALVAÇÃO, JÁ ADQUIRIDA POR CRISTO JESUS NA CRUZ PARA TODO AQUELE QUE NELE CRER.
MAIS TARDE, CERCA DE 01 SECULO APÓS REFORMA, SURGI NÓS, OS BTISTAS ORGANIZADOS NA INGLATERRA COM THOMAS HELWYS E JONH SMYTH EM 1612,
EM 1882 OS BATISTAS CHEGAM AO BRASIL NA PESSOA DO CASAL WILLIAN E ANNE BAGBY, EM SANTA BARBARA DO OESTE E AMERICANA EM SÃO PAULO.
CHEGAM A SALVADOR, JUNTAMENTE COM O EX-PADRE ANTONIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE EM 31 DE AGOSTO DE 1882, E NO DIA 15 DE OUTUBRO, ORGANIZARAM A PIB DO BRASIL COM 05 MEMBROS.
25 ANOS DEPOIS O TRABALHO BATISTA NO BRASIL, CONTAVA COM 83 IGREJAS E APROXIMADAMENTE 4.200 MEMBROS.
O IMPACTO DA REFORMA PROTESTANTE ECOOU POR SÉCULOS!
DEUS LEVANTOU HOMENS E MULHERES PARA PRESERVAR SUA MENSAGEM E CHEGAR ATÉ NOSSOS DIAS!
HÁVIA UMA SERIE DE AVIVAMENTOS SIMUTANEOS, RESULTOU NA CONVERSÃO DE MUITAS PESSOAS.
QUE SE TORNAVAM FIÉIS PARCIPANTES DA “FÉ CRISTÃ GENUINA E VIVIAM UMA VIDA PIEDOSA EM SUA CASA E NO SEU TRABALHO!
MANTIAM “UMA VIDA FOCALIZADA E CENTRADO EM CRISTO”
AÍ, JA ESTAMOS FALANDO DO SÉCULO XVIII E SÉCULO XIX
MUITO FALAMAOS DOS HOMENS LEVANTADOS POR DEUS, MAS QUERO DESTACAR UMA MULHER PIEDOSA, MULHER DE ORAÇÃO QUE MUITO CONTRIBUIU PARA OS REAVIVAMENTOS NO SÉCULO 18.
ELA ERA CONHECIDA COMO MÃE DE ORAÇÃO
O NOME DELA É SUZANA WESLEY, MÃE JOHN E CARLOS WESLEY:
• Susanna mantinha um horário rigoroso em seu lar e era disciplinada e metódica na direção de suas atividades diárias.
• Seus filhos eram ensinados sobre a importância da confissão. Quando eles faziam algo errado e o confessavam completamente, ela não os punia, mas os louvava por sua honestidade.
• Ela sempre recompensava a obediência.
• Quando era necessário disciplinar seus filhos, Susanna era moderada e gentil, mas muito consistente. Ela nunca se permitia ser manipulada pelo choro.
• Susanna não permitia que as crianças deixassem a casa sem autorização.
• Conferências semanais eram realizadas com cada filho, e ela os tratava de acordo com seus temperamentos individuais. (Susanna gastava duas horas ininterruptas todas as noites de quinta-feira com John Wesley.)
• Exercícios religiosos eram dados às crianças cedo e à noite. Todos eram ensinados a orar em alta voz, e a oração do Senhor era repetida cada manhã e noite.
• As crianças liam em voz alta as Escrituras todas as noites. Os filhos mais velhos liam para os mais jovens, e grande parte da noite era gasta com cânticos de louvor.
• Orações com toda a família eram realizadas todas as manhãs.
Susanna Annesley nasceu em 1669 em Londres, Inglaterra, a vigésima quinta (sim, 25ª!) criança de uma puritana devota. Quando menina, ela estava acostumada ver seu pai ler 20 capítulos da Bíblia por dia. Um hábito que ele começou quando tinha só cinco anos e que manteve até a morte, isso teria um impacto duradouro sobre a jovem Susanna ao longo da vida.
Aos 19 anos ela se casou com Samuel Wesley e começou seu próprio ministério dentro de casa. Nos 19 anos seguintes, Sam e Susanna Wesley tiveram 19 filhos, dois dos quais cresceram para trazer milhões de almas para Cristo: John e Charles.
Estes dois irmãos “salvaram o mundo” COM A MENSAGEM DO EVANGELHO em seus dias. Atribui-se a Charles Wesley ter escrito milhares de hinos da igreja, muitos dos quais ainda são cantados hoje. John Wesley pregou a quase um milhão de pessoas em mais de 42.000 sermões, e escreveu centenas de publicações. Ele foi a definição de um pregador itinerante. Durante seu ministério, John Wesley andou mais de 400.000 quilômetros a cavalo, uma distância que equivaleria a circular o globo ao longo do equador 10 vezes! No final da vida, aos 70 anos, este inglês de 1 metro e sessenta e 58 quilos, pregou a mensagem da salvação a 32.000 pessoas sem microfone! Ele levou o reavivamento a todos os lugares a que viajou em seu dia. A que o mensageiro da sexta Era da Igreja atribuiu seu fundamento?
JOHN WESLEY DECLAROU - Aprendi mais sobre o cristianismo com minha mãe do que com todos os teólogos da Inglaterra.
MAS HOJE, MUITO SE FALA EM AVIVAMENTO, SOBRETUDO, NO MEIO PETENCOSTAL.
O PROBLEMA É O CONCEITO DE AVIVAMENTO PARA ESSES IRMÃOS, NADA TEM HAVER COM OS AVIVAMENTOS HISTORICOS:
O QUE É PERCEPTIVÉL NESSAS MANIFESTAÇÕES DOS MOVIMENTOS AVIVALISTAS DOS NOSSOS DIAS:
É UM ESTADO DE EXALTAÇÃO VIOLENTA QUE PÕE O INDIVÍDUO FARA DE SI, UMA ESPECIE DE “FRENESI” OU SEJA , PURA EMOÇÃO.
NÃO TRAZ TRANSFORMAÇÃO DE VIDA, ARREPENDIMENTO DE PECADOS, CERTEZA DA SALVAÇÃO.
AVIVAMENTO É ENCONTRO REAL COM DEUS.
É CERTEZA DA SALVAÇÃO.
É A CONFIRMAÇÃO QUE VOCÊ É FILHO DO DEUS ALTISSIMO, ESSA CONFIRMAÇÃO CRAVA NA MENTE E PRINCIPALMENTE EM SEU CORAÇÃO.
NÃO EXISTE AVIVAMENTO SEM CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO DE PECADOS.
AVIVAMENTO É VOLTAR AS BOSES DO ENSINAMENTO DA BÍBLIA. - ELA É PALAVRA DE DEUS, PORTANTO, AUTORIDADE DIVINA. ÚNICA REGRA DE FÉ E CONDULTA.
O AVIVAMENTO É JUSTIÇA DE DEUS NA VIDA DO PECADOR, O MESMO VIVERÁ SOMENTE PELA FÉ.
NO AVIVAMENTO ENTENDEMOS QUE SOMOS SALVOS PELA GRAÇA.
QUE CRISTO JESUS É O ÚNICO CAMINHO PARA SALVAÇÃO E QUE ELE É O UNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
NO AVIVAMENTO TEMOS COMPREESSÃO QUE DEUS É DIGNO DE GLORIA E TODA ADORAÇÃO.
SALMO 115.1 “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.”
O PROPRIO DEUS NOS ENSINA O CAMINHO PARA QUE ELE ATRAVES DO SEU ESPIRÍTO FAÇA A OBRA DO REAVIVAMNETO:
2Cr 7.14 “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”
O REAVIVAMENTO TRAZ DE VOLTA ESSES PILARES BÍBLICOS: SOBRETUDO, O JUSTO VIVERÁ PEL AFÉ.
QUANDO JOHN WESLEY TINHA 5 ANOS A CASA EM QUE MORAVA PEGOU FOGO, TODA SUA FAMILIA SAIU JOHN.
APÓS UM MOMENTO DE ORAÇÃO OS VIZINHOS FIZERAM UMA TORRE HUMANA PARA TIRAR -LO DO FOGO, ASSIM QUE TIRARAM DA CASA A MESMA DESMORONOU.
JOHN WESLEY FICOU CONHECIDO COMO “O TIÇÃO TIRADO DO FOGO” ELE CGEGOU A PREPARAR E PREGAR MAIS DE 700 SERMÕES NO ANO.
EM UMA DE SUAS MENSAGENS, JOHN WESLEY CITOU UM COMENTARIO DE LUTERO SOBRE ROMANOS, ONDE LUTERO COMENTOU: “TEVE A EXPERIÊNCIA DO CORAÇÃO AQUECIDO” ONDE EXPERIMENTEI A DOCE PAZ DO SENHOR.
JOHN WESLEY JUNTAMENTE COM GEORGE WINTERFIELD PREGAVA PELAS RUAS, PELAS PRAÇAS E ALCANÇOU MILHARES DE PESSOAS. QUANDO PERGUNTARAM A ELE O QUE ELE FAZIA PARA ATRAIR TANTA GENTE. ELE DISSE: “O EVANGELHO ME PÕE EM CHAMAS E AS PESSOAS VEM PARA VER EU PEGANDO FOGO”.
HISTÓRIA DE GEORGE MULLER!
TEMA E DIVISA:
Certamente os pré-reformadores foram homens levantados por Deus para protestar com coragem num período em que a Igreja havia se distanciado da verdade das Escrituras, e que acabaram contribuindo de forma muito importante para a Reforma Protestante no século 16.
Related Media
See more
Related Sermons
See more