Quem nós somos em Deus

Exposições em Gálatas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views

Nós éramos escravos do pecado. Hoje somos filhos de Deus.

Notes
Transcript

Introdução

A nossa vida é marcada por um antes e depois;
Quem nós éramos e quem nós somos;
Assim foi com grandes personagens da história:
Moisés
Paulo
Santo Agostinho
O que o texto nos ensina sobre a nossa identidade?

I. Éramos escravos deste mundo (vs. 1-3)

Depois de falar sobre o propósito da lei antes da manifestação de Jesus Cristo, Paulo agora passa a falar sobre as bênçãos que temos em Jesus;
A figura do herdeiro menor de idade - imagine um garoto que herdou uma grande propriedade, mas que não pode desfrutar dela enquanto ainda é menor de idade, até que esteja de fato, preparado por seus tutores e governantes, com disciplina, para governar. Na Antiguidade, uma criança romana que herdava alguma coisa dependia de seus tutores até os 14 anos, dependendo destes até os 25 anos. Somente apenas esse período, eles podiam exercer controle completo do patrimônio.
A nossa situação perante Deus: Já no tempo do Antigo Testamento, antes de Cristo vir, estávamos debaixo da lei, éramos herdeiros da promessa que Deus fez a Abraão, mas não tínhamos condições de herdá-la de fato, pois estávamos escravizados aos ditames e rudimentos desse mundo, à forma mundana. Mas isso torna a lei ruim? De modo algum! A lei é boa, no entanto, foi utilizada para mostrar nossa escravidão:
Escravizados pelos rudimentos desse mundo;
Até que Jesus se manifestasse nada poderia nos libertar dessa condição;
Aplicações:
Sem Cristo, somos escravos do pecado, dos desejos e da maneira de pensar deste mundo. Mesmo sendo criados a imagem e semelhança de Deus, tendo recebido dele um mandato para governar sobre a terra que ele criou, fomos escravizados por causa do pecado aos ditamentes ou rudimentos desse mundo, e a lei de Deus é o tutor que nos mostrava essa condição.
A lei nos mostra essa realidade amplamente. Por revelar o caráter santo de Deus, a lei nos mostra o quanto nós estamos deformados e longe de fazermos a sua vontade de forma completa. Nosso pensamento não é dirigido pela lei de Deus, mas pelos ditames desse mundo secularizado.

II. Somos filhos de Deus (vs. 4-7)

Mas, essa não seria a nossa condição perpétuamente. Na plenitude do tempo:
A escravidão da lei durou 1.300 anos
Diversos acontecimentos marcam a plenitude do tempo: estradas romanas que ligavam todos os lugares, uma língua e cultura comum, um certo descontentamento com a religião pagã...
Deus enviou seu Filho - Jesus Cristo
nascido de mulher - nascimento virginal, de Maria;
nascido sob a lei - foi criado e cumpriu de forma perfeita as exigências da lei de Deus, para assim cumprir os propósitos estabelecidos por Deus, a saber:
para resgatar (redimir) os que estavam sob os auspícios da lei - devemos ter em mente a imagem de um mercado de escravos, no qual um senhor paga um preço total para resgatar um escravo do seu proprietário. Ou seja, Jesus cumpriu cabalmente as exigências da lei para nos resgatar da maldição do pecado.
para que recebêssemos a bênção da adoção, e nos tornássemos filhos - tenhamos a imagem de um homem rico e sem filhos que poderia adotar um escravo para se tornar o seu herdeiro legal, como era o costume da época - ou seja, Deus nos adotou por meio de seu Filho para nos tornar herdeiros de todas as bênçãos de Cristo.
Deus enviou seu Espírito - O Filho garantiu nosso status legal de filhos, em contrapartida, o Espírito nos garantiu a experiência real disso. O Espírito nos traz uma experiência subjetiva de quem Deus é:
em nosso coração - quando um escravo era comprado ele recebia um selo que o distinguia, mostrando que ele pertence a um dono. Assim, enquanto escravos resgatados, temos o selo do Espírito em nosso coração que nos mostra que somos filhos de Deus.
esse Espírito testifica dessa nossa filiação, pois clama Aba, Pai!
Destaca a profundidade desse relacionamento;
Destaca a vida de oração que marca esse relacionamento;
Destaca o senso da realidade da presença de Deus em nossa vida;
Destaca confiança no amor e certeza de acolhimentoç
Assim, nós hoje somos:
não mais escravos - fomos comprados por Deus, que pagou o preço por nossos pecados na cruz do Calvário;
somos filhos - temos um status que nos traz confiança e não precisamos ter medo de nada;
herdeiros por Deus - recebemos todas bençãos prometidas a Abraão por meio de Jesus Cristo.
Aplicações:
A plenitude do tempo revela o cumprimento de todas as promessas de Deus. Celebramos o natal, nos recordando que Deus enviou o seu Filho para transformar a nossa vida. Jesus veio para nos resgatar e nos adotar, ou seja, nos fazer herdeiros da promessa. Que mensagem maravilhosa! Que boas notícias para nós que jaziámos em um estado de maldição e escravidão.
A importância do ministério do Espírito Santo. Deus enviou o seu Espírito como um selo de que sua redenção nos alcançou de fato e de verdade. O Espírito Santo em nós é a prova de que somos herdeiros da promessa feita a Abraão e nosso status muito se excede a de um escravo, somos filhos de Deus e temos um relacionamento com o Pai.
A nossa identidade verdadeira é de filhos de Deus. Ainda que sejamos tentados em nossa verdadeira essência, devemos nos apegar com firmeza a verdadeira identidade que temos em Jesus. Não são as diversas filosofias que nos mostram quem somos, mas o filho de Deus. Filiação significa que somos herdeiros

Conclusão

Esse texto marca o nosso antes e depois. Conta-nos sobre a maior experiência que alguém poderia ter em sua vida. Nós que éramos escravos do pecado, do diabo e do mundo, fomos resgatados da nossa maneira vã de viver! Encontramos verdadeira liberdade em Jesus Cristo. Voltar para a lei seria um grande retrocesso, como afirma o apóstolo Paulo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more