Calma, Deus está no controle

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Calma, Deus está no controle

Genesis 21:1–21 RA
Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque. Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho. Isaque cresceu e foi desmamado. Nesse dia em que o menino foi desmamado, deu Abraão um grande banquete. Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.
Esse texto é uma caminha de alegria e de lagrimas, e essa é a caminhada da vida.
A história de Abraão é muito empolgante.
Fato é que Abrão morava em Ur dos Caldeus, a capital da caldeia. Ur era uma cidade idólatra, e a familia de Abraãon adorava os deuses pagãos.
Terá pai de Abraão teve 3 Filhos, Naor, Arã e Abrão. Naquela época o casamento era com sanguínieos, e Abrão se casa com Sarai. Sarai era filha do pai de Abrão (Terá) porém com outra mulher, ou seja Sarai era meia irmã de Abrão. E diz a biblia que ainda em Ur dos Caldeus, o filho Arã, irmão de Abrão morreu, quando ainda o pai (Terá) era vivo.
E ai então Deus fala com Abrão, “Sai da tua terra e da tua parentela, e vai para terra que eu te mostrarei”. Então ele sai de Ur (Sul da mesopotâmia) e vão morar em na cidade de Arã (Norte da mesopotâmia). Abrão nessa época tinha 75 anos de idade, e Sarai tinha 65 anos de idade.
A Bíblia informa que Sarai era Estéril, mas logo na saída Deus promete algo dizendo “Olha Abrão vou fazer de você uma grande nação, através de você eu vou abençoar todas as famílias da terra”, e mais tarde Deus diz pra Abrão que a decendência de Abrão sera numerosa quanto as Estrelas do Céu, e como o pó da terra.
Porém os anos se passaram e Abrão e Sarai tiveream algumas peripércias, como por exemplo descer ao Egito num tempo de fome, e Abrão mentiu dizendo que Sarai não era sua mulher, e acredito que Sarai era muito bonita pois ela tinha mais de 65 anos quando eles decem ao egito, e a Bíblia diz que ela era “Extremamente Formosa”, Abrão então pensa que se ele falasse que ela era mulher dele, eles então o matariam para ficar com ela e levariam Sarai para o Arem de Faraó. Abrão e Sarai então combinam isso, ele mente, e de fato Sarai foi parar lá no Arem de Faraó. E por conta disso a Biblia diz que faraó acumulou muitos bens á Abrão, como por exemplo, ouro, prata, ovelha, servos e servas. E Deus então pesa a mão na casa de Faraó, ele então entende que Abrão tinha mentido, procura Abrão, da um bronca nele, e os expulsa de suas terras. E Abrão então ia embora levando muitos escravos e escravas, e agora, 10 anos depois, Abrão estava então com 85 anos, e Sarai com 75 anos, quando então Sarai vira para Abrão e fala para ele então coabitar com Hagar , que era uma de suas escravas, e uma escrava Egípcia por sinal, pois ela acreditava que já com a idade avançada que ambos tinham, e sendo ela Estéril, o que dificultaria ainda mais para ela ter filhos, e fazendo isso ela então seria mãe desse menino. Nesse momento então Abrão deixa de ser lider, e de ser o cabeça da casa, ouve Sarai e então coabita com Hagar. Ou seja, Hagar seria uma barriga de aluguel, e o filho então de Abrão seria o herdeiro de tudo. E então nasce Ismael.
Passaram então os anos, e a Bíblia diz que estava Abrão com 99 anos e Sarai com 89 anos, quando Deus aparece para Abrão e diz: “Vou cumprir a promessa que fiz, o herdeiro não vai ser Ismael, vai ser Isaac, o filho da promessa”. Deus então fala para Abrão que o nome dele não será mais esse e sim Abraaão, porque ele seria pai de nações, e Deus também muda o nome de Sarai e ela então passa a se chama Sara, pelo mesmo motivo.
Então quando Abraão estava com 100 anos e Sara com 90, nasce Isaac.
Isso então foi uma alegria enorme. Mas diz a Bíblia que quando o menino desmamou, e segundo os estudiosos, que naquela época se desmamava o menino com 3 anos de idade. Mas notem uma coisa, Se Ismael nasceu quando Abraão tinha 86 anos, e Isaac nasce quando Abraão tem 100 anos, junta com mais 3 anos de aleitamento, Ismael então teria 17 anos de idade quando Isaac tem 3 anos. Na nossa cultura não há o custume de fazer uma festa quando a criança é desmamada, mais no oriente parece que isso é um costume, e então abraão da uma baita festa para comemorar. E no meio daquela festa, Sara então vê Ismael zombando de Isaac, (Na tradução que li está caçoando, porem no original é de zombar de forma dura)

A tristeza pode nos aflingir no meio da festa

Genesis 21:9–10 RA
Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
Olhando para a perspectiva de Hagar, algumas coisas nos chamam a atenção.
1º: A dor de Ser Rejeitado
Gênesis 21.10 (RA)
disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho;
Só rejeita uma pessoa que um dia foi presado,
Só é jogado fora alguem que um dia valeu pra alguma coisa.
Só é consideravel inutil ou descartável, alguem que já foi útel e importante.
2º Sara diz: Rejeita ESSA
Coloca Hagar como um objeto, ela não tem mais nome, ela não tem mais valor algum.
3º Sara diz: Rejeita também o seu FILHO
Ninguem mais tem nome, e o filho que outrora Sara disse que seria dela, agora nem dela mais ele é

Por qual razão Sara faz isso?

Gênesis 21.10 (RA)
disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
Ismael pode ter zombado de Isaac porque era ele quem iria receber toda a herança de Abraão

A crise vai se estabelecendo por nos sentirmos sem rumo

Genesis 21:14 RA
Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba.
Deserto de Berseba era muito quente, areia escaldante, cheio montes, e pedras ou seja era a mesma coisa que mandasse Hagar e Ismael para a morte
Andar errante é o mesmo que andar sem rumo.

Hagar entra em desespero

Genesis 21:15–16 RA
Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.
Acaba os Recursos humano: Água
Levantou a voz e chorou quer dizer que chorou de desespero

A situação está inteiramente no controle de Deus

Genesis 21:17 RA
Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.
O Anjo do Senhor (Malárr)
O Anjo de Deus: Segunda pessoa da dinvindade: Cristo (Teofania)
O que é Teofania? A aparição de um deus a uma pessoa, normalmente para entregar uma mensagem.
A expressão (Malárr) ocorre 4x na Bíblia (Ex 23,20)(Nm 20.16)(Os 12.5)(Zc 3.3)
Note que Hagar chora. mas não ora. Porque chorar sem orar é o último grau de desespero. Por isso Deus pergunta “Que tens, Agar?
Deus diz “Não temas” é a mesma coisa se Deus estivesse dizendo: “Calma, vai dar tudo certo”
Deus ta mostrando que ela tem liberdade para falar. Nós temos liberdade para falar para Deus o que está acontecendo

Deus sempre nos ensina algo em momentos difíceis

Genesis 21:18 RA
Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.
1º Ergue-te
Se levante
2º Levanta o Rapaz
Levante seu irmão
3º Segura-o pela mão
Ajude-o a caminhar ou seja caminhe junto.

Deus pode mudar tudo na crise

Genesis 21:19 RA
Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.

Deus está com o seu povo

Genesis 21:20–21 RA
Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.

Deus sempre está no controle de tudo

Genesis 21:11–13 RA
Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente.
Era penoso para Abraão porque Ismael era seu filho
Ismael não deveria mesmo ficar próximo a Isaac. Eram 2 povos, eram nações distintas, eram crenças distintas, eram valores distintos.
Alegoricamente Sara e Agar representavam as duas alianças
Os 2 filhos representavam os Escravos e os Livres
Paulo da essa explicação
Galatians 4:21–31 RA
Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar. Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos. Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe; porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido. Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.
Paulo pega essa história, esse episódio, para explicar as duas alianças
Históricamente o homem pode errar, mais mesmo quando homem erra, o plano de Deus não pode ser frustado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more