O governo sobre os ombros de uma criança

Natal  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Uma voz suave e misteriosa

Is 9.6
Isaiah 9:6 BHS
5 כִּי־יֶ֣לֶד יֻלַּד־לָ֗נוּ בֵּ֚ן נִתַּן־לָ֔נוּ וַתְּהִ֥י הַמִּשְׂרָ֖ה עַל־שִׁכְמֹ֑ו וַיִּקְרָ֨א שְׁמֹ֜ו פֶּ֠לֶא יֹועֵץ֙ אֵ֣ל גִּבֹּ֔ור אֲבִיעַ֖ד שַׂר־שָׁלֹֽום׃
No meio da mais profunda culpa e angústia do povo, uma voz fala suave e misteriosa, mas cheia da abençoada certeza da salvação através do nascimento de uma criança divina (Isa. 9:6-7).
Ainda faltam setecentos anos para o tempo do cumprimento, mas o profeta está tão profundamente imerso no pensamento e nos conselhos de Deus que fala do futuro como se já o visse, e fala da hora salvífica como se já estivesse em adoração diante da manjedoura de Jesus.
"Porque uma criança nasceu para nós".
O que acontecerá um dia já é real e certo aos olhos de Deus, e não será apenas para a salvação das gerações futuras, mas já para o profeta que o vê chegar e para sua geração, de fato, para todas as gerações na Terra.
"Porque uma criança nasceu para nós".
Nenhum espírito humano pode falar assim por si só.
Como nós, que não sabemos o que acontecerá no próximo ano, podemos entender que alguém pode olhar para frente muitos séculos?
E os tempos de então não eram mais transparentes do que são hoje. Somente o Espírito de Deus, que abrange o início e o fim do mundo, pode de tal forma revelar a uma pessoa escolhida o mistério do futuro, de modo que ela deve profetizar para fortalecer os crentes e advertir os incrédulos.
Esta voz individual acaba entrando na adoração noturna dos pastores (Lucas 2:15-20) e no júbilo total da comunidade crente-crente de Cristo:
"Porque uma criança nasceu para nós, um filho nos foi dado".
Uma balançada de cabeça, talvez até uma risada maligna, deve passar por nosso mundo antigo, inteligente, experiente, seguro de si, quando ouve o chamado de salvação dos crentes cristãos :
"Porque uma criança nasceu para nós, um filho que nos foi dado".

Deus se tourna humano

Jn 1.1-5
Jn 1.2-5
John 1:2–5 NAA
2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
Enquanto nos esforçamos para crescer fora de nossa humanidade, para deixar nossa natureza humana para trás, Deus se torna humano, e devemos reconhecer que Deus também quer que nos tornemos humanos - realmente humanos.
Enquanto distinguimos entre o divino e o sem Deus, o bom e o mau, o nobre e o comum, Deus ama os seres humanos reais sem distinção...
Deus toma o lado dos seres humanos reais e do mundo real contra todos os seus acusadores....
Mas

Deus não somente cuida dos seres humanos.

Não é suficiente dizer que Deus cuida dos seres humanos.
Esta frase repousa em algo infinitamente mais profundo e impenetrável,
ou seja, que na concepção e nascimento de Jesus Cristo:

Deus assumiu o corpo humano

Deus assumiu a humanidade de forma corporal.

Acima de toda censura

Deus elevou seu amor pelo ser humano acima de toda censura de falsidade e dúvida e incerteza, entrando por si mesmo na vida do ser humano como ser humano, tomando sobre si mesmo e suportando a natureza, essência, culpa e sofrimento do ser humano.

Por amor ao ser humano, Deus se torna um ser humano.

Ele não busca o ser humano mais perfeito para se unir a essa pessoa.
Ao contrário, ele assume a natureza humana como ela é.

O nascimento de uma criança

Trata-se do nascimento de uma criança,
não do trabalho espantoso de um homem forte,
não da descoberta ousada de um homem sábio,
não da obra piedosa de um santo.

Além da comprehensão humana

Está realmente além de toda nossa compreensão: o nascimento de uma criança trará a grande mudança, trará a toda a humanidade salvação e libertação.

O Grande Ponto de Virada de Todas as Coisas

Rm 8.31
Rm 8.32-33
Romans 8:32–33 NAA
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Rm 8.34
O que reis e líderes de nações, filósofos e artistas, fundadores de religiões e professores de moral tentaram em vão fazer - isso agora acontece através de uma criança recém-nascida.
Envergonhando os mais poderosos esforços e realizações humanas, uma criança é colocada aqui no ponto médio da história mundial - uma criança nascida de seres humanos,

Um filho dado por Deus (Isa. 9:6).

Esse é o mistério da redenção do mundo; todo o passado e todo o futuro está englobado aqui.
A infinita misericórdia de Deus Todo-Poderoso vem até nós, desce até nós sob a forma de uma criança, seu Filho.
Que esta criança nasce para nós, que este filho nos é dado, que esta criança humana e Filho de Deus pertence a mim, que eu o conheço, o tenho, o amo, que sou dele e ele é meu - disso depende somente minha vida agora.

Uma criança tem nossa vida em suas mãos!

Como devemos lidar com uma criança ?

Será que nossas mãos, sujas de trabalho diário, se tornaram muito duras e orgulhosas demais para serem dobradas em oração à vista dessa criança?
Será que nossa cabeça ficou muito cheia de pensamentos sérios ... que não podemos curvar nossa cabeça com humildade diante da maravilha desta criança?
Não podemos esquecer todas as nossas tensões e lutas, nosso senso de importância e, por uma vez, adorar a criança, como fizeram os pastores e os sábios do Oriente, curvando-se diante da criança divina na manjedoura, como crianças?

Sobre os ombros fracos de uma criança

A autoridade repousa sobre seus ombros (Isa. 9:6).
Phil 2.9-11
A autoridade sobre o mundo deve estar sobre os ombros fracos desta criança recém-nascida!
Uma coisa sabemos: estes ombros virão para carregar todo o fardo do mundo.
Com a cruz, todo o pecado e angústia deste mundo será carregado sobre estes ombros.
Mas a autoridade consiste no fato de que o portador não cai sob o fardo, mas o carrega até o fim.
A autoridade que repousa sobre os ombros da criança na manjedoura consiste em carregar as pessoas e suas culpas.
Essa carga, entretanto, começa na manjedoura; começa onde a eterna palavra de Deus assume e carrega a carne humana.
A autoridade em todo o mundo tem seu início na baixeza e fraqueza da criança....
Ele aceita e carrega os humildes, os humildes e os pecadores, mas rejeita e traz em nada os orgulhosos, os altivos e os justos (Lk 1:51-52).
Luke 1:51–52 NAA
51 Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. 52 Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes.
Do ponto de vista cristão, não há nenhum problema especial sobre o Natal em uma cela de prisão.
Para muitas pessoas neste edifício, será provavelmente uma ocasião mais sincera e genuína do que em lugares onde nada além do nome é mantido.
A miséria, o sofrimento, a pobreza, a solidão, o desamparo e a culpa significam aos olhos de Deus algo bem diferente do que significam no julgamento do homem, que Deus se aproximará de onde os homens se afastam, que Cristo nasceu em um estábulo porque não havia lugar para ele na hospedaria - estas são coisas que um prisioneiro pode entender melhor do que as outras pessoas; para ele são realmente boas notícias.

O Sábio Conselheiro Insondável

Maravilhoso conselheiro (Isa. 9:6) é o nome desta criança.
Nele ocorreu a maravilha de todas as maravilhas; o nascimento da criança-salvador saiu do eterno conselho de Deus.
Na forma de uma criança humana, Deus nos deu seu Filho; Deus se fez humano, o Verbo se fez carne (João 1:14).
Essa é a maravilha do amor de Deus por nós, e é o Conselheiro insondavelmente sábio que nos ganha esse amor e nos salva.
Mas como este filho de Deus é seu próprio Conselheiro Maravilhoso, ele mesmo é também a fonte de todas as maravilhas e de todos os conselhos.
Para aqueles que reconhecem em Jesus a maravilha do Filho de Deus, cada uma de suas palavras e ações se torna uma maravilha; eles encontram nele o último, mais profundo e mais útil conselho para todas as necessidades e perguntas.
Sim, antes que a criança possa abrir seus lábios, ela está cheia de maravilhas e cheia de conselhos.
Vá até a criança na manjedoura.
Acredite que ele é o Filho de Deus, e encontrará nele maravilha sobre maravilha, conselho sobre conselho.
No inverno parece que a estação da primavera nunca virá, a espera é difícil, o meio da promessa divina e seu cumprimento.... A maioria de nós se encontra pendurada neste hiato, que no intervalo pode parecer uma perda de tempo....
Mas "quanto mais esperamos, maior nos tornamos, e mais alegre é nossa expectativa". Com tal motivação, podemos esperar enquanto sentimos que Deus está de fato conosco, e trabalhando dentro de nós, como Ele estava com Maria enquanto a Criança dentro dela crescia.

Deus se tornou uma criança forte

Jn 1.14
John 1:14 NA28
14 Καὶ ὁ λόγος σὰρξ ἐγένετο καὶ ἐσκήνωσεν ἐν ἡμῖν, καὶ ἐθεασάμεθα τὴν δόξαν αὐτοῦ, δόξαν ὡς μονογενοῦς παρὰ πατρός, πλήρης χάριτος καὶ ἀληθείας.
Deus forte/poderoso" (Isa. 9:6) é o nome desta criança.
A criança na manjedoura não é outra coisa senão o próprio Deus. Nada maior pode ser dito: Deus se tornou uma criança.
Em Jesus, o menino de Maria, vive o Deus Todo-Poderoso.
Espere um minuto! Não fale; pare de pensar! Fique quieto diante desta afirmação! Deus se tornou uma criança!
Aqui está Ele, pobre como nós, miserável e indefeso como nós, uma pessoa de carne e osso como nós, nosso irmão.
E no entanto, ele é Deus; ele é poderoso.

Onde está a divindade, onde está o poder da criança?

No amor divino, no qual ele se tornou como nós. Sua pobreza na manjedoura é sua força.
No poder do amor, ele supera o abismo entre Deus e a humanidade, ele supera o pecado e a morte, ele perdoa o pecado e desperta dos mortos.
Ajoelhe-se diante desta miserável manjedoura, diante deste filho de pessoas pobres, e repita com fé as palavras gaguejantes do profeta: "Deus Forte!" E ele será seu Deus e sua força.
Mas agora é verdade que o Natal chegará novamente. A grande transformação acontecerá mais uma vez. Deus quer que assim seja.
Do mundo da espera, da esperança, da saudade, virá um mundo no qual a promessa será dada.
Todo o choro será silenciado.
Nenhuma lágrima fluirá.
Nenhuma tristeza solitária nos afligirá mais, ou ameaçará.

Pai Eterno e Príncipe da Paz

Pai da Eternidade

Como pode uma criança ter esse nome?

Somente porque nesta criança é revelado o eterno amor paternal de Deus, e a criança não quer outra coisa senão trazer à terra o amor do Pai.
Assim, o Filho é um com o Pai, e quem vê o Filho, vê o Pai.

Esta criança não quer nada para si mesma.

Ele não é um prodígio no sentido humano, mas um filho obediente de seu Pai celestial.
Nascido no tempo, ele traz a eternidade com ele para a terra; como Filho de Deus, ele traz para todos nós o amor do Pai que está nos céus.
Vá, procure e encontre no presépio o Pai celestial que aqui também se tornou seu querido Pai.

Príncipe da Paz

onde Deus vem em amor aos seres humanos e se une a eles, há paz entre Deus e a humanidade e entre os homens.

Você tem medo da ira de Deus?

Então vá até a criança na manjedoura e receba lá a paz de Deus.

Você já caiu em contendas e ódio com sua irmã ou seu irmão?

Venha e veja como Deus, por puro amor, se tornou nosso irmão e quer nos reconciliar uns com os outros.
No mundo, reina o poder.
Esta criança é o Príncipe da Paz. Onde ele está, reina a paz.

O Grande Reino de Paz Começou

Mt 1.18
Mt 1.23

A autoridade desta pobre criança vai crescer (Isa. 9:7).

Isaiah 9:7 NAA
7 Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Ela abrangerá toda a terra e, consciente ou inconscientemente, todas as gerações humanas até o final dos tempos terão que servi-la.
Será uma autoridade sobre os corações das pessoas, mas tronos e grandes reinos também crescerão fortes ou se desfarão com este poder.
A autoridade misteriosa e invisível da criança divina sobre os corações humanos é mais solidamente fundamentada do que o poder visível e resplandecente dos governantes terrestres.
Em última análise, toda autoridade na Terra deve servir apenas à autoridade de Jesus Cristo sobre a humanidade.

Com o nascimento de Jesus, o grande reino de paz começou.

Não é um milagre
que onde Jesus realmente se tornou Senhor sobre as pessoas, reine a paz?
Que existe uma cristandade em toda a Terra, na qual há paz no meio do mundo?
Somente onde Jesus não pode reinar - onde a teimosia humana, a rebeldia, o ódio e a avareza são permitidos viver em paz inquebrantável - não pode haver paz.
Jesus não quer estabelecer seu reino de paz pela força, mas onde as pessoas se submetem a ele voluntariamente e o deixam governar sobre elas, ele lhes dará sua paz maravilhosa.

Durante a Noite

A noite é o momento da revelação da verdade (Gn 40, Est 2; 6) Estou nas profundezas escuras da noite, e meus pensamentos estão vagando para longe.
Agora que toda a alegria e alegria e a luz das velas acabaram e o barulho e a agitação do dia foram substituídos pelo silêncio, por dentro e por fora, outras vozes podem ser ouvidas.... O vento frio da noite e a misteriosa escuridão podem abrir os corações e liberar forças insondáveis, mas boas e consoladoras....
Você consegue pensar em um tempo melhor do que o da noite? É por isso que Cristo, também, escolheu vir até nós - com seus anjos - à noite.

Conclusão

O vencedor é Jesus

Em nossas vidas, não falamos prontamente de vitória. É uma palavra grande demais para nós.
Sofremos demasiadas derrotas em nossas vidas; a vitória tem sido frustrada repetidas vezes por demasiadas horas de fraqueza, demasiados pecados grosseiros.
Mas não é verdade que o espírito dentro de nós anseia por esta palavra, pela vitória final sobre o pecado e pelo medo ansioso da morte em nossas vidas?
E agora a palavra de Deus também não nos diz nada sobre nossa vitória; ela não nos promete que seremos vitoriosos sobre o pecado e a morte a partir de agora; ao contrário, ela diz com todas as suas forças que alguém ganhou esta vitória, e que esta pessoa, se o tivermos como Senhor, também ganhará a vitória sobre nós. Não somos nós que somos vitoriosos, mas Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more