O milagre do Natal

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

O nascimento de Jesus foi um sinal que abalou a vida de um grupo de pastores. Um milagre que transformou homens comuns e todo o universo.

Notes
Transcript
Texto-base:
Luke 2:8–20 NAA
Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.

Introdução

O nascimento de Jesus transformou a vida de pastores de ovelhas da região de Belém;
Homens desprezados: a elite e todo o império costumavam ver os pastores de forma negativa (8);
Mas Deus em sua bondade não os deprezou, tanto que ao invés dos poderosos da época, enviou a eles seu anjo mensageiro (9).
Com os pastores assombrados, ao acalma-los o anjo informa que veio lhes dar uma “boa-nova de grande alegria” (10);
Lucas, o autor do evangelho, escolhe bem a expressão boa nova, que era usada pelos mensageiros do imperador Augusto para proclamar o culto a ele e a comemoração de seu aniversário. Ele era saudado como Salvador e Senhor, por ter estabelecido, à época, a paz mundial (11);
A príncipio eu posso deduzir que os pastores imaginaram que encontrariam algo aparentemente extraordinário já que ouviram que um Salvador e Senhor mais importante que o imperador havia nascido;

TRANSIÇÃO

Mas havia um contraste gigante no anúncio dos anjos:
Luke 2:12 NAA
E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
Esse foi o sinal apontado pelos anjos;
A palavra sinal na Bíblia está conectada à milagres. É interessante, pois o Natal desperta o desejo de que um milagre aconteça. É bem provável que essa expectativa seja resultado da influência dos filmes e contos natalinos;
Luke 2:14 NAA
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Mas se um sinal é algo extraordinário, por que um bebê nascido de forma tão simples fez até os anjos cantarem? Qual é o milagre ali?

1 - O BEBÊ É O PRÓPRIO DEUS

Os anjos sabem bem o que estão cantando (14a). O A.T. esta cheio de cânticos de glória ao Deus que habitaria e salvaria com seu povo;
Foi sobre esse bebê o profeta Isaías escreveu:
Is 9.6
Isaiah 9:6 NAA
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”.
É sobre esse bebe agora crescido que o evangelista João também escreveu:
John 1:1 NAA
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Esse é o maior milagre que já aconteceu: Deus virou gente, nascido de uma virgem pelo poder do Espírito e habitou entre nós;
O desejo de Moisés realizado.

2 - O BEBE É O GLORIOSO SALVADOR

O bebê que nasce sem pompa e é anunciado a pessoas simples ao invés dos poderosos fez o impossível. Sua vida e seu ministério trariam glória a Deus nas maiores alturas. Por isso Paulo escreveu a Timóteo:
2 Timothy 1:9 NAA
que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
E também escreveu aos:
Colossians 2:13–15 NAA
E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
1 Thessalonians 1:10 NAA
e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Assim como aqueles dois astronautas fincaram a bandeira americana na lua confirmando sua vitória na corrida espacial, Cristo, o cavaleiro glorioso, fincou na cruz do calvário que fomos absolvidos da condenação.
Essa ira não é uma força impessoal, é a ira do próprio Deus.

3 - O BEBÊ TRAZ A PAZ

O menino Jesus veio trazer paz a quem ele quer bem (14b);
Algo só possível porque Jesus é o Princípe da Paz.
Em última análise, todos os problemas humanos são sintomas, e nossa separação de Deus a causa (Deus, Eu, Outro, Natureza). Por isso, a coisa mais importante que nos salvará é a restauração do nosso relacionamento com Deus. Só Cristo é capaz de fazer isso.
John 14:27 NAA
Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
Muitas vezes, o milagre que esperamos é o dinheiro que não temos, o sucesso que desejamos, amor não correspondido, a cura que precisamos, seja para tirar a dor do corpo ou a dor do coração pelo mal que fizeram a nós, ou que fizemos aos outros.
Mas Jesus tem o milagre ideal para nós: ele opera paz dentro de nós. Ele supre o necessitado; dá valor ao desprezado; se relaciona e preenche o carente, cura doentes, sara feridas e perdoa quem se sente culpado.

CONCLUSÃO

O que fazer diante desta incrível verdade anunciado aqui pelo mensageiro da igreja?

a) VÁ E VEJA (15)

Luke 2:15 NAA
Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Em nosso mundo acelerado e cheio de vaidosas distrações é fácil perder de vista o verdadeiro propósito na vida – amar e adorar a Deus:
Matthew 22:37 NAA
Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”
Faça como aqueles pastores. Vá depressa se entregar a Ele, conviver com Ele, esperar por Ele.

b) CONTE O QUE ACONTECEU (16-19)

Luke 2:16–19 NAA
Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
Já percebeu como as pessoas admiram os bebês quando apresenta-mos à elas;
Conte às pessoas, mas não foque em você, conte sobre o bebê; deixe as pessoas admirá-lo, mas também refletir profundamente sobre ele;
Festeje o Natal, encabece a festa. Deixe seus parentes enxergarem a alegria de seu novo nascimento em Cristo. Que se pode ser feliz sem ter que ficar embriagado para isso. Mostre como esse milagre de natal afetou sua vida e pode afetar a deles. Promova a reconciliação entre a família.

c) GLORIFIQUE E LOUVE A DEUS (20)

Luke 2:20 NAA
E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Os pastores voltaram aos seus rebanhos, alegres por tudo o que tinham ouvido e visto, transbordantes na sua adoração a Deus;
Nós também devemos viver uma vida alegre por tudo que o Senhor nos mostra e nos diz a respeito de Jesus:
1Jo 1.1
1 John 1:1 NAA
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida
Tudo o que Jesus fez honrou o Pai dele, que viamos, portanto, para glorificar nosso Deus em tudo
1Co 10.31
1 Corinthians 10:31 NAA
Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

PERGUNTAS PARA ORAÇÃO:

Há algo que me impede de ir a Cristo?
Por que eu tenho dificuldade de falar sobre Cristo para as pessoas?
Posso viver uma vida que glorifique mais a Deus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more