JESUS E O NATAL

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

O SALVADOR DA HUMANIDADE VEIO HABITAR ENTRE NÓS (26-30)

Lucas descreve a narrativa do nascimento em 100 versículos, trás a genealogia e deixa claro o objetivo de seu livro.
Luke 19:10 RA
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Acts 4:12 RA
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Nesta passagem temos o anúncio do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Finalmente chegara o grande momento que todas as gerações estavam esperando. O Messias está para surgir em cena e Gabriel recebeu a ordem de anunciar seu iminente advento, o qual ocorrerá por meio da concepção e do nascimento.
O nascimento de Jesus foi profetizado desde o jardim do Éden
Genesis 3:15 RA
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Importante ver a genealogia da casa de Davi.
Os patriarcas apontaram para esse dia. Os profetas descreveram esse momento.
Isaiah 7:14 RA
Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
Revelation 12:9 RA
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
Todo o Antigo Testamento foi uma preparação para esse glorioso acontecimento. Através dos gregos, Deus deu ao mundo uma língua universal. Através dos romanos, Deus deu ao mundo uma lei universal. Através dos judeus, Deus deu ao mundo uma revelação sobrenatural. Agora, na plenitude dos tempos, Deus enviou o anjo Gabriel para comunicar o raiar desse glorioso dia.
Se vc pudesse escolher onde nascer o que escolheria.
O anjo foi a Nazaré, uma aldeia da Galileia não foi a Roma (poder político), Jerusalém (poder religioso), o ventre que guarda o maior tesouro de todos não é de uma princesa.
1 Samuel 16:7 RA
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.
Isaiah 9:1 RA
Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios.
Mateus confirma a profecia:
Mateus 4.15–16 (RA)
Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
João 1.45-46
45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
Foi um nascimento revestido de humilhação, Jesus escolheu a pobreza.
Isaiah 57:15 RA
Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.
O Filho eterno abriu mão de sua glória e, através da encarnação, tornou-se um pobre homem e um religioso intruso. Finalmente, por meio de um julgamento-exibição e de uma inescrupulosa manipulação da fraqueza moral de Pilatos, ele se tornou um criminoso condenado, sofrendo uma terrível morte como portador do pecado da raça humana.
Isaiah 55:8–9 RA
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
“Sendo rico, se fez pobre por amor de vós” (2Co 8.9).
Fp 2.6-8 “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”
Gl. 4.4-5 “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”

O anjo Gabriel passa a detalhar para Maria as características singulares de seu filho. (31-33)

Os anjos cumprem uma missão:
Salmo 103.21 (RA)
Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.
lc 1.31 “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.”
Jesus é salvador do povo:
Luke 1:31 RA
Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
Quanto ao nome Jesus a explicação está em Mateus
Mt. 1.21 “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”
Isaiah 7:14 RA
Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
Apocalipse 1.5 (RA)
e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Ele é incomparavelmente grande:
Luke 1:32 RA
Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Isaiah 9:7 RA
para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Ele é o filho do altíssimo
Ele é igual ao Pai em todas as coisas. Como Deus, Jesus não teve mãe; como homem, ele não teve pai. Ele é eterno e preexiste ao universo. Ele é o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Antes de Maria, sua mãe, existir, ele já existia eternamente com Deus:
John 1:1 RA
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
e tinha glória excelsa junto com o Pai:
John 17:5 RA
e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
Ele é Rei eterno:
Luke 1:32–33 RA
Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
O filho de Maria não é apenas o Filho do Altíssimo, mas é também o Rei cujo reinado é eterno e não tem fim. Seu reino não é terreno ou político, mas espiritual, um reinado da graça e da verdade estabelecida no coração de todos aqueles que têm o Deus de Jacó como refúgio. Esse reino é de justiça e paz e alegria no Espírito Santo.
Romans 14:17 RA
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
A manifestação externa final desse reino será “o novo céu e a nova terra” e todas as bênçãos que acompanham este universo gloriosamente renovado. Todos os reinos do mundo cairão, mas o seu reino jamais findará.
Revelation 19:16 RA
Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
Revelation 17:14 RA
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
Ele é Santo em seu ser:
Luke 1:35 RA
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
Ele é o único ser humano que entrou no mundo sem herdar o pecado original. Ele é semente da mulher, e não semente do homem (Gn 3.15). É essencialmente santo, pois não herdou o pecado da raça nem cometeu pecado algum. Jesus não compartilhou da natureza humana pecaminosa. Não conheceu pecado.
2 Corinthians 5:21 RA
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
, não cometeu pecado
1 Peter 2:22 RA
o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;
e nele não existe pecado
1 John 3:5 RA
Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.
Ele é gerado pelo Espírito Santo:
Ele foi gerado no ventre de Maria não por concepção humana, mas por obra sobrenatural do Espírito Santo.
Por isso, Jesus foi chamado Filho de Deus. Seu corpo foi preparado para ele pelo Espírito Santo.
Hebreus 10.5 (RA)
Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste;
Aplicação
“Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai”, diz Gabriel; “ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó”.Finalmente, Gabriel diz: “E o seu reinado não terá fim”. Diante de seu reino glorioso, os impérios deste mundo irão desmoronar-se e passar. Assim como Nínive, Babilônia, Egito, Tiro e Cartago, um dia todos acabarão em nada e os santos do Altíssimo deverão assumir o reino. Diante de Jesus, um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é o Senhor. Somente seu reino será eterno, e seu domínio não passará.
Daniel 7:27 RA
O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.

MARIA QUESTIONA O ANJO GABRIEL (34-35)

Deve ser suficiente saber que “o Verbo se fez carne” (Jo 1.14) e que, quando o Filho de Deus veio ao mundo, um corpo verdadeiro lhe foi dado (Hb 10.5), de modo que ele participou de nossa carne e de nosso sangue (Hb 2.14), e foi “nascido de mulher” (Gl 4.4). E aqui devemos parar. O modo como tudo isso veio a acontecer nos foi sabiamente ocultado. Se ousarmos intrometer-nos além disso, só faremos obscurecer os fatos com palavras sem conhecimento, ousando invadir um terreno que os anjos temem tocar. É necessário que uma religião que verdadeiramente vem do céu tenha seus mistérios. A encarnação é um dos mistérios do cristianismo.
Meditações no Evangelho de Lucas (A Pergunta que Maria Fez ao Anjo e a Resposta Dele (Leia Lucas 1.34–38))
observemos o princípio poderoso que o anjo Gabriel estabelece para fazer silenciar todas as objeções à encarnação: Gn. 18.14 “Para Deus, não haverá impossíveis”.
Não há pecado grande ou ruim demais que não possa ser perdoado. O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Não há coração tão embrutecido e mau que não possa ser transformado. O coração de pedra pode ser transformado em coração de carne. Não há tarefa difícil demais que o crente não possa realizar. Podemos todas as coisas no Cristo, que nos fortalece. Não há provação severa demais que não possa ser suportada. A graça de Deus é nossa suficiência. Não há promessa grande demais que não possa ser cumprida. As palavras de Jesus jamais passarão; e aquilo que prometeu, ele é fiel em cumprir. Não há dificuldade que seja tão grande que um crente não possa vencer. Se Deus é por nós, quem será contra nós? A montanha se tornará plana. Que esses princípios estejam constantemente em nossos corações! A receita do anjo é um remédio de valor incalculável. A fé nunca descansa tão calma e pacificamente quanto no momento em que repousa a fronte no travesseiro da onipotência de Deus!

AQUI ESTÁ A SERVA DO SENHOR (36-38)

Por fim, observemos a aquiescência imediata e humilde da virgem Maria à vontade revelada de Deus em relação a ela. Maria diz ao anjo: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”. Há muito mais graça admirável nessa resposta do que é possível observar à primeira vista. Se refletirmos por um instante, perceberemos que tornar-se a mãe do Senhor por esse método desconhecido e misterioso não era uma questão insignificante. Em longo prazo, traria consigo grande honra; todavia, na ocasião, representava um risco enorme para a reputação de Maria e uma grande prova para sua fé. Ela estava disposta a enfrentar todo esse risco e toda essa provação! Não fez nenhuma outra pergunta. Não levantou qualquer objeção. Aceitou a honra que lhe foi conferida, tanto quanto os perigos e as inconveniências que a acompanhavam. “Aqui está”, diz ela, “a serva do Senhor”.
Será que podemos dizer “Eis aqui a serva do Senhor” etc. Ainda que Maria não compreendesse plenamente tudo, ela creu! A fé significa entregar alguém seu caminho ao Senhor, confiando nele, sabendo que ele fará tudo que for melhor (Sl 37.5). Para outras descrições de fé, veja C.N.T. sobre Marcos 11.22, 23.
Related Media
See more
Related Sermons
See more