Perguntas que incomodaram (ou incomodam)

Ético-Comportamental  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Jn.1.8,9

Introdução
Já lhe fizeram alguma pergunta que lhe tenha deixado incomodado? Lembra-se de alguma que possa compartilhar?
Há perguntas que nos incomodam a ponto de nos levar a mudanças, a reflexões sérias que nos acompanham por toda a vida.
Desenvolvimento
SETE PERGUNTAS QUE INCOMODARAM PERSONAGENS BÍBLICOS:
1) A pergunta de Deus a Adão - "...onde estás?" (Gn.3.9 - Cuidados com minhas ações, a quem ouço)
1Co.15.33.
Pv.1.10 - Muitos filhos criados com amor e desvelo pelos pais perdem-se nos labirintos da vida, porque em dado momento foram seduzidos por más companhias e arrastados para as regiões escuras dos vícios mais destruidores. Pecadores andam espreitando crianças, adolescentes e jovens para arrastá-los para o abismo da iniquidade.
Pv.14.7 - Quem anda com o tolo, tolo se torna. Porém, quem anda com os sábios aprende a sabedoria e encontra a felicidade. Não podemos colher figos de espinheiros nem bons frutos de uma árvore má; também não podemos encontrar conhecimento na presença do insensato.
A orientação de Deus não é filtrar aquilo que o tolo fala, mas fugir de sua presença. Precisamos nos afastar do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores (Sl.1.1).
Não podemos permanecer em más companhias e ao mesmo tempo deleitar-nos na presença de Deus. Não podemos viver no pecado e ao mesmo tempo ter prazer na leitura da Bíblia. Dwight Moody certa feita disse a seus ouvintes: “A Bíblia afastará vocês do pecado, ou o pecado afastará vocês da Bíblia”.
2) A pergunta de Deus a Caim - "...onde está teu irmão?" (Gn.4.9- Responsabilidade Social, solidariedade)
Esta foi a Campanha da fraternidade dos católicos em 2014, enfatizando os cuidados com os pobres. Não os matar nem os escravizar, mas ajudá-los a viver com dignidade.
Precisamos nos preocupar com nossos irmãos, em especial os mais fracos, mais pobres. Podemos exercer esses cuidados com nossos bens, nossos recursos. Cuidar dos necessitados fará bem a eles e alegrará o coração de Deus - Quem cuida do pobre honra a Deus – O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14.31). Quem socorre o necessitado agrada ao coração de Deus. Aquilo que fazemos para os pobres, isso fazemos para o próprio Senhor. Quem dá aos pobres empresta a Deus. A alma generosa prosperará. Deus multiplica a sementeira daqueles que semeiam a bondade na vida do pobre.
3) A pergunta de Isaque a Jacó - “É você mesmo Esaú?” (Gn.27.24- Sinceridade no que diz)
Gr. haplotes. = singeleza, simplicidade, honestidade de mente; livre de pretensão e hipocrisia.
Jacó pagou caro por sua insinceridade. Sofreu sérias consequências.
Somos o que dizemos ser?
4) A pergunta dos marinheiros a Jonas - "Que ocupação é a tua?" (Jn.1.8- Obscuridade descoberta)
Como respondemos a quem nos pergunta quem somos? - 1Pe.3.15 -
5) A pergunta de Jesus a Pedro - "...amas-me?" (Jo.21.15-17 - comprometimento por amor)
1Co.13.1-3 (Como seremos se não tivermos amor)
Se amamos o reino de Deus, nos empenhamos no seu progresso e no progresso dos nossos irmãos.
6) A pergunta de Pedro a Safira - "…é verdade?" (At. 5.8 - Sinceridade no que faz)
Nosso falar deve ser SIM, SIM e NÃO, NÃO. O que passa disso é de procedência do Maligno - Mt.5.37.
7) A pergunta de Jesus a Paulo - "…porque tu me persegues?" (At.9.4- Juízo de valores)
“Perseguimos” por questões pessoais, por antipatia a alguém, porque queremos que nossos pontos de vista sejam válidos e validados na comunidade. Pelo nosso ciúme “matamos” as iniciativas de nossos irmãos.
Jesus nos adverte: “quando fizestes isso a um desses pequeninos… a mim o fizestes”- Mt.25.34-40 (apenas citar ref.)
Conclusão
Se essas perguntas fossem feitas a você, como se sentiria?
Como você responde às indagações de Deus através de Sua Palavra, quando lhe questiona a respeito de seu testemunho cristão..., de seu relacionamento com sua esposa/esposo...; a respeito de sua fé, seus momentos devocionais..., como você responde a Deus quando Ele lhe confronta com a Palavra quanto à sua vida financeira, quanto às suas obrigações para com o Reino de Deus..., quando Ele lhe confronta lhe colocando um faminto, ou necessitado à sua frente... como você reage?
Tomemos cuidado para que perguntas como estas, se nos forem feitas, não nos peguem de surpresa.
Provocando respostas do público:
Levar o povo a orar a respeito para tomarem uma atitude que agrade a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more