Quais são suas expectativas para 2022? - Salmo 23

Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Introdução

Bíblia 365 - Salmo 23
Janeiro geralmente é o mês oficial do planejamento. Tecnicamente, como é um novo início pós férias, nós somos levados a fazer planos que nos impulsionam para alcançar os alvos que desejamos no ano. Não sei como você lida com esse período, seja você o mais organizado e determinado ou o mais tranquilo, há uma expectativa para esse ano. Todos nós desejamos algo para esse, não é mesmo?
A luz do texto que lemos, nós precisamos responder 2 perguntas no profundo do nosso ser:
Como seria sua vida se Deus te concedesse TODOS os seus desejos para 2022?
Como seria a sua vida, se nenhum dos seus planos Deus permitisse?
Quando lemos o salmo 23, essas duas perguntas estão presente de maneira direta, pois esse salmo com certeza tem algo para nos ensinar e nos desafiar para o ano de 2022.
O que podemos aprender com esse salmo tão conhecido salmo de Davi?

1) Deus quer nos ensinar a arte do contentamento - (Sl 23.1)

Pregar textos conhecido tem um desafio muito grande, porque geralmente as pessoas já tem um conceito formado com relação a ele, e tendem a pensar que não há mais nada de novo com ele. Porém, geralmente são nesses textos que temos a tendência de ter compreensões completamente distintas do que realmente o texto quis dizer. Esse salmo, provalvemente é um dos menos compreendidos. Enquanto estava estudando para preparar, pude perceber o quanto esse salmo é profundo e ensina-nos verdades tão grandes, e sinto o peso de estar ensinando-o nessa manhã.
A literatura que aparece nos salmos é um desafio bastante grande para nós, pela distância entre nossa cultura e a cultura hebraíca. Salmos por sua maioria são poemas cantados, com ênfase clara:

São canções destinadas a invocar, a celebrar e a agradecer a soberania de Deus sobre a vida de indivíduos e da nação eleita em termos típicos do Oriente Médio antigo

Se você nos acompanhou durante esse período da pandemia, diariamente fomos abençoados com o estudo dos salmos. E nesse contexto somos encorajados com figuras de linguagem vívidas do tempo bíblico. E o nosso texto de hoje utiliza de todos esses elementos, a partir da figura do Antigo Oriente do pastor que cuida das ovelhas.
A) O Senhor יהוה é o meu pastor
O livro de Salmos retrata Deus como o pastor. Que remonta a figura profunda de um relacionamento único. Deus é aquele que é o pastor.
Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento (Nova Edição) (Deus Como Pastor em Salmos)
Deus como pastor em Salmos - O rei ideal em Israel era retratado como um pastor, talvez derivado da imagem do grande rei Davi (cf. Sl 78.70–72). Desde a mais remota antiguidade, governantes foram legitimados por sua alegada capacidade de pastorear seu povo. Hamurábi e muitos outros governantes do Oriente Médio antigo foram chamados de “pastores” ou foram descritos, oral e pictoriamente, como “pastoreando” seus súditos. No Antigo Testamento, no entanto, é Javé quem cuida de Seu povo e o sustenta. A primeira referência surge em Gênesis 48.15, ao passo que Isaías (Is 40.11) representa os profetas que descrevem Javé como o pastor que reúne, cura e alimenta Seu rebanho, Israel.Em Salmos, a constância e fidelidade de Javé como pastor é invocada em 28.9 e sua função como רֹעֵה יִשְׂרָאֵל (rōʿēh yiśrāʾēl, “pastor de Israel”) serve para alavancar um pedido de restauração do povo em tempo de opressão pelos inimigos (cf. Sl 80.1).
A posição privilegiada de Israel nesse relacionamento é descrita no Salmo 100, em que a nação é retratada como צֹאן מַרְעִיתוֹ (ṣōʾn marʿîṯô “ovelhas do seu pasto”). Profetas como Jeremias, Ezequiel e Oseias utilizam essa figura que retrata o terno e amoroso coração de Javé.
Além desse relacionamento nacional, Javé é o Pastor do crente como indivíduo (Sl 23.1), em uma atividade que provê ao fiel tudo aquilo de que realmente necessita nesta vida. Essa individualização parece ser única no contexto religioso do Oriente Médio antigo, aproximando-se do relacionamento Pai-filho presente no Novo Testamento.
B) De nada terei falta (אֶחְסָֽר).
Essa é a melhor tradução para aquilo que o hebraíco quer trazer para nós. E toda o Antigo Testamento testemunha a provisão divina.
Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, Volumes 1–5 (חסר)
a. Falta de suprimentos para as necessidades físicas. a. A luxúria é descrita como um estado em que as melhores condições da vida não faltam: não faltava óleo para a cabeça (Ec 9.8), nem vinho na taça (Ct 7.2[3]). Tal estado de luxúria caracterizava a corte real de reis do OMA como no caso de Salomão ou Faraó (‘dr, 1Rs 4.27[5.7]; ḥsr, 11.22).
b. É Deus quem torna possível um ser humano prosperar, de modo que não lhe falta nada que possa querer (Ec 6.2). Quando o indivíduo reconhece Javé como seu pastor, nada lhe falta (Sl 23.1), porque os que temem e buscam Javé de nada têm falta (SL 34.10). Os prisioneiros libertos por Javé não sofrerão falta de pão (Is 51.14).
Meier, S. (2011). חסר. In W. A. VanGemeren (Org.), Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento (1a edição, Vol. 2, p. 1129 - Editora Cultura Cristã.
Esse é o entendimento que Davi queria nos ensinar, que quando reconhecemos que o Senhor eterno é o nosso pastor, não há nenhuma possibilidade de faltar algo.
“Deus só é pastor em relação àqueles que, tocados com o senso de sua própria fragilidade e pobreza, sente-se dependente de sua proteção, e que espontaneamente habita o seu redil e se deixa governar por ele. Davi, que excedia tanto em poder quanto em riquezas, não obstante confessa francamente não passar de uma pobre ovelha, com o intuito de fazer de Deus o seu pastor.” (Calvino, J. Salmos p. 459)
Aplicação
É por esse motivo, que é possível haver verdadeiro contentamento, apesar das circunstâncias ao nosso redor, e todo o restante do salmo tem como alvo retratar altos e baixos de uma vida que fielmente tem o Senhor Deus como o seu pastor.
Entender que o Senhor é o nosso pastor, significa agora que a grama do vizinho não é a mais verde, mas que a grama que Deus nos dá é a mais verde. Toda e qualquer circunstância que vivamos, é possível nos alegrar com a realidade que Deus nos proveu. Isso se chama na teologia de providência. Providência significa literalmente Deus por nós. Providência vem do latim que significa ver de antemão (SPROUL, R.C. p.124 Somos todos teólogos).

Além disso, só atribuímos a Deus o ofício de Pastor com a devida e legítima honra, quando formos persuadidos de que sua exclusiva providência é suficiente para suprir todas as nossas necessidades.

Deus é o seu pastor realmente, ou você quer controlar tudo que acontece para ser da sua maneira?
Você já foi persuadido pela Providência Divina? (Rm 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”)

1) Na jornada da vida, o gosto sempre será agridoce (Sl 23.2-5)

Essa é a realidade que nós cristãos vivemos, quando compreendemos que a vida com Deus não é regada por parques lindos apenas, mas por vales e campinas, a jornada que vivemos passa a realmente ter sentido. Essa é a pintura exposta por Davi a partir do verso 2 até o 5. O pastor conduz sua ovelhas de acordo com a realidade vivida do seu tempo.
Qual era a rotina de um pastor no Oriente Médio?
Acordar cedo
Contar as Ovelhas
Levar as Ovelhas para pastar - A realidade do Oriente era de deserto. Por isso, os pastores as vezes percorriam 3 a 4 km de distância para chegar a um lugar de pastagem onde as Ovelhas iriam se alimentar, para depois retornar para o Aprisco e dependendo onde for, terão que ficar na região e dormir por ali. A cena clássica é no momento da unção de Davi, ele estava distante cuidando do rebanho.
A ovelha é um animal muito parecido conosco - Precisa de todo o cuidado e apoio do pastor para os mínimos detalhes. Desde beber água em momentos de medo, até se locomover. E toda essa realidade é muito conhecida pelo autor do salmo, Davi. Era um animal muito importante para diversos aspectos econômicos e cerimoniais de adoração ao Senhor.
- v.2-4
Desde locais de descanso ----> Pastos Verdejantes, Águas de descanso
Locais de extremo medo -----> Vale Sombra da Morte
A realidade é a mesma, o pastor age em favor da ovelha a protegendo e cuidando dela de maneira peculiar. Observe com mais detalhe, sempre é o pastor que conduz a ovelha para os locais necessários. E lá, a sua presença é mais importante que o próprio local. E todo o Antigo Testamento nos mostra com detalhe o agir de Deus como pastor cuidando e protegendo suas ovelhas
Salmo 31.3 “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.”
Salmo 80.1 “Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.”
Isaías 40.11 “Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.”
Hebreus 13.20 “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,”
Apocalipse 7.17 “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”
- v.4 De maneira mansa, mas também de maneira dura. “Tua vara e teu cajado me consolam (Sl 23.4)” Enquanto a vara (שֵׁבֶט) é muito utilizada para a ideia da disciplina, o cajado (מִשְׁעֶנֶת) é utilizado como a figura de auxilio para caminhar e direcionar a ovelha. Há uma riqueza de detalhes nesses aspectos que demonstram o tanto que o Senhor é essa figura de cuidado contínuo com aqueles que o tem como o seu pastor.
- v.5 E mesmo diante dos inimigos (figura muda para a realidade de um enfrentamento da pequena nação de Israel diante das gigantes nações ao seu redor) o Senhor honra e preserva através da figura da unção, guardando e os honrando de maneira sobrenatural. Porém, não os livra de estar diante de perigo.
Aplicação
É por isso que a Bíblia é tão incrível, porque na jornada de nossa vida, há sempre uma realidade agridoce, tomada por momentos de calmaria e momentos de profundas crises. O famoso salmo 23 nos mostra que mesmo diante desse contexto, não nos faltará nada em nenhum lugar. a grama do vizinho não é a mais verde, mas que a grama que Deus nos dá é a mais verde.
Recentemente, uma das série fez sucesso entre muitos telespectadores que gostam de drama. Ela se chama “This is us”. Ela retrata a história da família Pearson e todos os desdobramento de fatos que geram através dessa família. Logo no ínicio de sua tragetória, a série trás o dilema da família que perde um filho logo ao nascer. E no momento do nascimento. Jack, o pai desolado pela notícia dada pelo médico, tem uma cena de conversa com o médico que tenta o confortar contando a sua histrória. Ele tinha perdido recentemente sua esposa após 53 anos de casamento, mas que havia perdido também seu primeiro filho logo após nascer, como havia acontecido com Jack. O que o médico decidiu fazer após o baque de perder seu filho, foi trabalhar como obstetra, para auxiliar no nascimento de crianças. O desafio dele para Jack foi, siga o meu exemplo. “você pegou o limão mais azedo que a vida te ofereceu e o transformou em algo parecido com limonada” Ou seja, desfrute do agir de Deus, pois ele sempre terá um gosto agridoce.
Dr Rodrigo Silva, Arqueólogo, retratou certa vez, que havia um grupo de turistas visitando a região entre Israel e o Egito. Naquela expedição, pararam para tirar fotos do rebanho ovelhas junto com o pastor e se depararam com uma cena curiosa. O pastor pegou um pedaço de pau e quebrou a perna da ovelha e logo após já começou a enfaixar e arrumar a sua perninha. O grupo de turistas ficou indignado com esse pastor. O guia vendo essa realidade foi traduzir o que estava ocorrendo e disse: essa ovelha sempre foge, era sempre uma dificuldade. A única maneira de fazer com que ela parece de fugir era quebrando sua pata. Esse pastor amava essa ovelha e não queria perdê-la. Só que agora a locamoção dessa ovelha estava comprometida, levando o pastor a ter que carrega-la em seus próprios ombros.
Como você encara a sua jornada da vida cristã?
Você consegue observar a providência de Deus tanto em momentos de bonança quanto em momentos de tempestade? - Nós não somos triunfalistas nem pessimistas com relação a vida, quando entendemos esse salmo sempre é possível ver beleza nas crises e dilemas em momentos de bonança. Crises, benditas quando nos aproximam de Deus.

3) Nossa maior expectativa deve ser: permanecer na presença do Senhor (Sl 23.6)

Nova Versão Internacional 23.1 Salmo davídico.

Sei que a bondade e a fidelidade

me acompanharão todos os dias da minha vida,

e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.

A bondade e a fidelidade de Deus nunca nos desampararão. Essa é a nossa maior alegria, pois mesmo que estivermos sozinhos e sem nada, teremos a tudo! A bondade de Deus é a mesma ideia usada para caracterizar a criação e a fidelidade é com relação ao seu amor, hesed.
E vai além pela força utilizada no verbo traduzido por acompanharão. Uma sugestão é utilizar a palavra perseguir.“Sei que seu caráter bom e amoroso me perseguirá (seguirá de perto) todos os dias da minha vida!”
E somente após essa declaração profunda, vem a resposta do salmista: e voltarei a casa do Senhor todos os dias da minha vida. Essa é a realidade pulsante que leva o salmista a viver a sua maior expectativa, voltar todos os dias para a presença do Senhor. Para nós, a casa do Senhor não tem tanta força, mas para Davi estar na casa do Senhor é estar na sua presença!
A maior expectativa para ele deve ser continuamente permanecer na presença do pastor de sua alma. Da mesma forma deve ser a nossa reação diante do falar do nosso pastor.
Jesus usa a figura do pastor para caracterizar o que ele fez.
João 10.11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
João 10.27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”
Aplicação
Quando Deus fala, você corre em sua direção para estar com ele, ou você apenas quer os verdes pastos?
Quanto as suas expectativas, você já cogitou estar mais tempo diante do Senhor?

brutos são aqueles que se propõem qualquer felicidade além daquela que emana da intimidade com Deus

Conclusão
Retorno a pergunta do tema: Quais são suas expectativas para o ano de 2022? Não tenho como te promter nada, se serão novos dias alegres e floridos, ou tempestades assustadoreas e vales sombrios, a única certeza que eu tenho é, se o Senhor é o meu pastor, de nada eu sentirei falta.
Related Media
See more
Related Sermons
See more