Não temas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Palavras iniciais

Boa noite, meus irmãos e irmãs!
O assunto sobre qual vamos tratar esta noite pulsa no coração de cada ser humano neste planeta: medo. Um sentimento básico que alcança mentes e corações sem barreira de raça, cor, religião, sexo, condição financeira ou status social.
Vivemos tempos em que o medo é constante: medo de perder o emprego, medo de ser assaltado, medo de não encontrar alguém pra dividir a vida, medo de não passar na prova, medo de ser rejeitado, medo de não ser bem sucedido, medo de não ser amado, medo da COVID, medo da gripe, medo da morte e também medo da vida.
Ninguém gosta de dizer que está com medo. E não é para menos, os medrosos são tratados com desdém. Eles não são apontados como exemplos nem ocupam lugares de honra nas narrativas históricas. Os medrosos quase sempre são desprezados, às vezes injustamente, mas ainda assim desprezado. Por essas e por outras, negamos o medo por vezes quer nos dominar.
Resolvi examinar as Escrituras para entender melhor como o Senhor lida com o nosso medo. E pelo que percebi, ao nos criar, Ele considerou o medo inerente à condição humana, mas, também, algo que deve ser enfrentado e vencido.

Oração

Os heróis também têm medo

É fácil confirmar nas Escrituras que o medo é inerente à condição humana! Numa pesquisa rápida é possível flagrar os grandes expoentes da fé tomados de medo e sendo encorajados por Deus a não permitirem que o medo os domine. Vejamos:
Abraão
Genesis 15:1 NVI
1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”
Abraão: fora chamado por Deus pra sair do lugar onde sua família morava para para uma terra desconhecida e cheio de perigos. Ele ainda não sabia muito bem como Deus faz as coisas e estava preocupado com segurança dele e das pessoas que iriam com ele.
Eu sou o teu escudo, disse o Senhor a Abrão. E escudo é proteção contra ameaças, ataques e agressões. O Senhor não nega os riscos, mas garante que vai protegê-lo.
Isaque
Genesis 26:24 NVI
24 Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.
Isaque ainda não tinha um relacionamento pessoal com o Senhor. Isaque conhecia as histórias que seu pai contava sobre Deus, mas ele mesmo nunca tinha experimentado.
Eu sou contigo e te abençoarei, disse o Senhor a Isaque. Assim como eu caminhei com seu pai, eu caminharei com você. O Senhor não nega a distância de Isaque, mas garante que está pronto para começar um história com ele.
Jacó
Genesis 46:2–4 NVI
2 E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: “Jacó! Jacó!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. 3 “Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse ele. “Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação. 4 Eu mesmo descerei ao Egito com você e certamente o trarei de volta. E a mão de José fechará os seus olhos.”
A seca acabara com tudo é só havia comida no Egito. A boa notícia era que seu filho José estava vivo e era uma autoridade por lá. Mas ir para o Egito, o centro do poder político é econômico mundial, deixava o ancião Jacó apreensivo e com medo.
Eu mesmo irei contigo e te trarei de volta, disse o Senhor a Jacó, agora idoso, conduzido pelos filhos e sem força para lutar. Jacó esconde o medo e fala apenas da alegria antecipada de ver seu filho José (45.28). Deus não dá bola para a estratégia e vai direto ao ponto: não tenha medo.
Josué
Joshua 8:1 NVI
1 E disse o Senhor a Josué: “Não tenha medo! Não desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra.
O grande general encheu-se de medo. Ele era um dos melhores naquilo que fazia, mas agora Moisés não estava mais ali para confirmar suas estratégias como Senhor. Será que Deus daria vitória nessa empreitada também?
Eu entreguei na tua mão o rei de Ai, disse o Senhor a Josué. Deus não removeu o obstáculo. A guerra ainda ia acontecer. Mas Josué e chamado pra deixar o medo de lado e avançar para o seu objetivo.
Gideão
Judges 6:14–16 NVI
14 O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?” 15 “Ah, Senhor ”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.” 16 “Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.
Gideão teve medo de Deus, porque a missão que ele recebeu era muito maior que ele. Gideão não conhecia o Senhor de perto. Ele achou, talvez, que precisa provar o seu valor lutando uma guerra impossível de ser vencida.
Não fique com medo, eu estarei com você, disse o Senhor a Gideão. Um chamado para confiar em Deus, mesmo sendo ele o mais fraco de um família comum e sem importância.
Jeremias
Jeremiah 1:6–8 NVI
6 Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. 7 O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. 8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.
O jovem Jeremias ficou apavorada quando Deus o Chamou para ser um de seus profetas. Ele sabia o que faziam com os profetas que desagradavam ao povo e ao Rei. Quem vai proteger? Quem será por mim? Como poderei falar a Palavra do Senhor com tantas ameaças?
Não tenha medo. Eu estou com você para protegê-lo, disse o Senhor a Jeremias

Como lidar com o medo?

O que nos dizem esses textos? Acho que podemos tirar duas conclusões importantes sobre essas histórias:
A primeira é que nenhum de nós deve se sentir inferior porque está com o medo. Aos sentirmos medo estamos na companhia dos grandes Heróis da Fé! Assim, quando o medo vier, ao invés de negá-lo ou de se entristecer, você vai se lembrar que Abraão, Isac, Jacó, Josué, Gideão e Jeremias também se sentiram com medo.
A segunda é que não devemos deixar que o medo se aloje e fique à vontade em nossas almas; o medo eventual faz parte da vida, mas o medo constante pode tornar a vida algo terrível.
Para ajudar nossos heróis da fé, o Senhor disse para cada um deles: NÃO TEMA!
Abraão: Eu sou o teu escudo
Isac: Eu sou contigo e te abençoarei
Jacó: Eu te farei ali uma grande nação
Josué: Eu entreguei na tua mão o rei de Ai
Gideão: Eu estarei com você
Jeremias: Eu sou contigo para te livrar
Essa também é a palavra dele para você hoje à noite: NÃO TEMA!
Essas duas conclusões são muito importantes mas precisam ser aprofundadas. Como podemos nos apropriar delas na prática? Como lidar com um sentimento que passa por cima de tudo e nos alcança como um flecha?
Quero ajudá-lo a encontrar o caminho proposto pelo Senhor para quem quer aprender a lidar com o medo. É claro que não há uma fórmula mágica para isso, mas podemos abrir algumas janelas e deixar a luz que vem do Espírito de Deus iluminar.

Expondo o medo

Analisando essas passagens, constatei duas janelas importantes que precisam ser abertas para expor a forma como o medo se torna um inimigo tão poderoso e assim nos ajudar a vencê-lo.
A PRIMEIRA é que o medo nos alcança nas tempestades da incerteza: é porque o futuro é incerto. Ele se alimenta das nossas dúvidas, das inconstâncias da vida e de tudo que é desconhecido para nós.
O que vai acontecer este ano? Não sabemos. Será que vai dar certo? Não sabemos. Ela vai gostar de mim? Você não sabe Eu vou conseguir sustentar minha família? Você não sabe. Quando as coisas vão melhorar? Você não sabe.
O que fazer? Saul o primeiro rei de Israel decidiu procurar uma pitonisa, uma mulher que dizia prever o futuro. Ele queria saber se iria ganhar a batalha que estava prestes a acontecer.
Algumas pessoas procuram cartomantes, leem horóscopos, frequentam reuniões de oração com profetisas, procuram videntes nas mesas brancas, tudo em busca de algo que amenize o medo instalado em suas almas a respeito do futuro.
Há também os que se cercam planejamento. Fazem seguros, criam reservas financeiras, assinam resenhas políticas e econômicas e tentam de toda forma controlar o futuro, como o fazendeiro rico da história que Jesus contou. O que você faz?
Parece que Deus não tem muito interesse em revelar o futuro. Vez por outra ele fez isso a alguns profetas, mas nunca foi a regra; é sempre uma exceção. A regra é que o futuro é imponderável.
Qual a saída? Deus propôs a Abraão, Isac, Jacó, Josué, Gideão, Ezequias e Jeremias o seguinte: Confie em mim! Eu estou no controle do universo! Essa é solução de Deus para as incertezas que nos metem medo: confiar que ele é bom, todo poderoso, e que seu planos para nós são de vida, vida abundante como falou Jesus.
Ah, pastor, mas não é fácil! Você tem razão, não se confia em alguém assim do nada. Confiança é algo que se constrói com o tempo, através de um relacionamento. A confiança se desenvolve pela constância das decisões do outro no contexto de uma caminhada de vida.
E talvez seja exatamente por esse o motivo que nossa confiança no Senhor seja tão frágil: conhecemos Deus de ouvir falar, pelos livros ou pelo testemunho de outros irmãos, mas nós mesmos pouco sabemos sobre ele. Como confiar em um Deus de quem apenas ouvimos falar?
Nesse ponto quero abrir a SEGUNDA janela para iluminar ainda mais a questão: o espaço que o medo tem para se alojar em nossas almas e do tamanho das nossas dúvidas sobre o poder e o caráter de Deus.
Há pessoas que não acreditam, por exemplo, que Deus está conduzindo a história do mundo para um grande e glorioso desfecho, que resultará no reconhecimento da soberania e da bondade que lhe são inerentes. Ele não acreditam que toda autoridade neste mundo vai dobrar os joelhos diante de Jesus e reconhecer que ele é Senhor, para a glória de Deus pai.
Por outro lado, tem gente que morre de medo de orar pedindo que Deus faça a vontade dele, porque simplesmente não acreditam de fato que Deus fará o melhor para eles.
Essas dúvidas sobre o o poder e o caráter de Deus, parecem nos consumir e são a prova da distância a que nos encontramos dele.

A proposta de Deus

Deus chamou Abraão, Isac, Jacó, Josué, Gideão, Ezequias e Jeremias para andarem com ele e para o conhecerem melhor e proposta dele para nós continua sendo a mesma: um relacionamento pessoal com ele que ultrapassa as paredes dos templos e invade nossas vidas.
Cada vez que seu relacionamento com o Senhor se estreita nas pequenas decisões do dia a dia e você experimenta na prática o cuidado, o amor, a misericórdia, a correção amorosa de Deus em sua vida, as dúvidas sobre o caráter dele vão-se dissipando e sua confiança nele vai se tornando mais forte.
Precisamos insistir nessa caminhada diária até chegar ao ponto de dizermos aquilo que Jó corajosamente admitiu:
Job 42:5 RA
5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.

Palavras finais

Para finalizar nossa reflexão, quero dizer que estou convencido de que o medo não sairá vitorioso se tivermos um relacionamento de amor e confiança com o Senhor. E a base dessa caminhada é a revelação que recebemos dele e sobre ele, na pessoa de Jesus, a se tornar um novo modo de vida. Por isso, o profeta Oseias nos conclama dizendo:
Hosea 6:3 NVI
3 Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”
Quando nos aproximamos do Senhor e nos damos conta do grande amor que Ele tem por nós, somos atraídos por esse amor e o medo é lançado fora. É isso que diz o apóstolo João.
1 John 4:18 NVI
18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Patriarcas, Juízes, Reis, Profetas e Apóstolos aprenderam sobre o Senhor andando com Ele no dia-a-dia de suas vidas. Para eles o Senhor não era um Deus distante e remoto; eles experimentaram a presença de Deus, aprenderam a confiar Nele e adquiriram força para enfrentar os seus medos. É esse também o nosso caminho como discípulos de Jesus.
Que o Senhor nos abençoe e se faça presente em nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more