Integridade, um valor moral que passa para a eternidade.

COMPORTAMENTO CRISTÃO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 88 views

Usar como fonte o livro "VIVER COM INTEGRIDADE E SABEDORIA" em Bíblia Logos.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Sl.15.1-5

Introdução
Integridade e Honestidade são primas entre si e não se separam uma da outra.
Sobre a honestidade, Rui Barbosa escreveu em seu tempo:
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Que tristeza sentia Rui Barbosa ao analisar assim o homem de sua época e - na sua visão - os que viriam pelas gerações futuras. Fico imaginando como pensa Deus a respeito da desonestidade do ser humano a princípio criado ÍNTEGRO, como íntegro é o seu Criador.
Desenvolvimento
O que é INTEGRIDADE?
Integridade (latim Integritate, qualidade ou estado do que é íntegro ou completo) é uma conduta que se caracteriza por uma convergência entre palavras e ações.
Uma pessoa íntegra tem uma conduta reta; faz o que fala, o que pensa, pautando-se pela ética e pela honestidade.
No Antigo Testamento, a palavra hebraica traduzida como “integridade” significa “a condição de ser sem defeito, perfeição, sinceridade, solidez, retidão, inteireza”. A integridade no Novo Testamento significa “honestidade e aderência a um padrão de boas obras." (Got Questions).
Infelizmente nossa sociedade pós-moderna se caracteriza pela mentira e pela falsidade, que têm trazido como consequência grandes problemas morais nos âmbitos pessoal, familiar e institucional; e tudo isto tem sua origem na falta de integridade dos indivíduos que formam a sociedade.
No caso de Adão e Eva, o que é que a integridade teria requerido deles? Teriam simplesmente de ter cumprido com o combinado (Gn 2:17). Não foram íntegros ao comer da árvore proibida. Mesmo assim, Adão e Eva, ao serem confrontados por Deus, deveriam ter respondido algo assim:
“Senhor, sou responsável; decidi comer ao ouvir que poderíamos vir a ser como o Senhor é”.
Ao contrário, Adão disse:
“A mulher que tu me deste por companheira me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
Por outro lado, Eva respondeu:
“A serpente me enganou, e eu comi”. Isso não foi íntegro. Para ser íntegra teria que responder:
“Eu quis comer porque a serpente nos disse que os nossos olhos seriam abertos e nós gostamos da ideia de ser como é o Senhor”. Esta teria sido uma resposta honesta e íntegra.
Quais as características de uma pessoa íntegra?
1. Fala toda a verdade e não somente verdades
2. Fala com clareza, sem deixar dúvidas no que fala. Pequenas falas falsas podem se tornar em pequenas fendas de caráter que aumentarão com o correr do tempo.
3. A pessoa íntegra honra sua palavra, seus compromissos e suas promessas. É melhor não prometer do que prometer e não cumprir. Ec.5.5.
4. A pessoa íntegra, pela sua integridade é capaz de tomar decisões que desfavorecem sua posição ou seus próprios interesses. Sl.15.4.
5. A pessoa íntegra não é evasiva, é direta.
6. A pessoa íntegra é fiel na administração de suas finanças e sua integridade financeira permite que Deus lhe confie riquezas espirituais - Lc.16.11.
Quais as razões que nos levam a deixar de ser íntegros?
a. A Avareza – desejo desenfreado de adquirir todo tipo de riqueza, tudo quanto se deseja.
b. A pressão de atender certos padrões ou expectativas – pressões das empresas e da sociedade para que nos mostremos “importantes” para a sociedade.
c. A busca do prazer e do interesse pessoal – busca de dinheiro rápido e de se atingir em 5 anos o que outros levaram a vida para alcançar.
d. Mentira em currículos para dizer que é o que não é. O desejo de ganhar passa a ser mais importante e viola a integridade sem se importar com as consequências.
Como Deus vê a Integridade? -
Dois exemplos Bíblicos:
Integridade de Jó - Jó 1.1,8;2.3. Apesar de seus sofrimentos, manteve sua integridade, mesmo quando instigado a abandonar a sua fé por sua esposa (Jó.2.9-10).
Integridade de Abrão - Gn.14.21-22; 17.1.
Jesus, Deus-homem íntegro - Jesus é o exemplo perfeito de um homem íntegro. Depois de ser batizado, Ele foi ao deserto para jejuar por quarenta dias e noites, durante os quais Satanás veio a Ele em Seu ponto mais fraco para tentar quebrar a Sua integridade e corrompê-lo. Totalmente homem e totalmente Deus ao mesmo tempo, foi tentado, mas nunca pecou (Hebreus 4:15).
Conclusão
Todos os cristãos são chamados a serem como Jesus. Em Cristo, somos nova criação e podemos ser considerados sem defeito diante de Deus (2Co.5.17, 21; Ef.1.4).
Os cristãos devem ser aqueles que não podem ser subornados ou abaláveis porque servem a Deus em vez de aos homens.
Como temos pautada a nossa integridade quanto à nossa mordomia para com Deus? (Dízimos e Ofertas; aplicação de nossos dons)
Ainda dá temo de nos corrigirmos para recebermos o “bem-vindo de Jesus”. Sendo fiéis no pouco, sobre o muito seremos colocados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more