MAKARIOS –SERMÃO DO MONTE

SERMÃO DO MONTE  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
FELIZES OS QUE CHORAM
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Mateus 5.4
Esse texto faz parte do sermão do monte pregado por Jesus, e como vimos semana passada, ele esta falando a respeito do reino de Deus. E na primeira parte do sermão ele fala sobre os cidadãos do reino dos ceus. Como eles são? Quais suas caracteristicas? Como vivem? Vimos que este cidadãos do reino de Deus são humildes de espírito, ou seja, são pessoas que reconheceram sua pobreza espiritual diante de Deus. chegaram a conclusão que são espiritualmente miseraveis, e totalmente necessitados e dependentes de Deus em sua alma. Humildes de espirito são aqueles que reconhecem que não teem nada a oferecer a Deus que tudo já tem, não podem exigir nada de Deus, e por isso clamam a Deus por graça e misericordia.
Hoje veremos que esta segunda bem aventurança esta totalmente ligada a primeira. Ora, o que acontece quando uma pessoa tem tamanha compreensao de sua miseria e carencia diante de Deus? só resta uma coisa a ser feita, chorar! É disso que se trata essa segunda bem aventurança: felizes aqueles que choram, porque seram consolados!
Logicamente o choro da qual Jesus se refere aqui, não é o choro da dor, da tristeza pelas tribulações da vida, o choro do luto, ou qualquer outro tipo de choro causado pelas aflições desta vida; embora de todas essas coisas, tambem recebemos o consolo de Deus.
Mas essas tristezas da vida, não faz de ninguem por isso só um cidadão do reino do ceus. E Jesus esta falando que os cidadãos do reino são aqueles que choram, mas não é esse tipo de choro que ele se refere aqui, e sim o choro pelo pecado e a realidade da condição do homem em si. O choro da qual ele fala aqui é o choro do arrependimento.
Quando o Espírito Santo mostra a alguem sua real condição de miseria espiritual diante de Deus, este homem é levado ao choro. Quando isaias viu o Senhor assentado no alto e subliem trono, ele chorou: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! (Is. 6.5) diante da revelação da graça e da gloria de Deus choramos copiosamente.
Quando o Espírito Santo revela o pecador que o homem sem Cristo é, essa é sua reação natural, como o homem que é representado por Paulo em romos 7. 24 “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”. Assim reagem com choro aqueles que são alcançados pela graça salvadora de Deus. eles lamentam e choram sua condiação de miseria diante de Deus. eles choram sua incapacidade de salvar a si mesmo, eles choram sua indignidade diante do Deus tres vezes santo. Eles choram ,pois não há nada que possam fazer para mudar sua historia se Deus não inteferir nela.
Percebam que antes da certeza da salvação, precisa existir uma certeza da condenação. É necessario que a convicção de pecado venha antes da conversão. É necessário um verdadeiro senso da pecaminosidade e sua miseria, antes da alegria da salvação. Os cidadãos do reino passaram por esse processo de tristeza profunda da sua condição de pecado, antes da convicção da salvação.
Vejam como Jesus vai na contra mão deste mundo. Este mundo diz que voce não pode chorar, diz que voce precisa eliminar o choro da sua vida. Este mundo mal diz que voce precisa fazer de tudo, para evitar o choro. Trabalhe, conquste as coisas, tenha prazer, faça uso de drogas e bebidas, seja feliz, não chore! Este mundo diz que somente os fracos choram, os derrotados, etc. Isso tudo é uma grande ilusão, pois essa falta de choro pelo pecado, apenas demontrar a dureza do coração, a sua rebeldia e insensibilidade. Todo homem sem Cristo se sentirá miseravel no fim, pois não há consolo para sua tristeza fora de Cristo, não existe bem aventurança, sem Deus, não existe alegria no Espírito sem Cristo.
O mundo diz felizes aqueles que não choram, são brutos, endurecidos, aqueles que não se curvam, que são independentes. Isso não é ser feliz, isso é ser insencivel, e insencibilidade é uma caracteristica de quem está morto, e está é a real condição do homem sem Cristo; morto, insencivel em seus delitos e pecados!
Mas quando o Espírito Santo fere o seu coração e seu orgulho com o evangelho, seus olhos então são abertos e seu pecado exposto a luz das escrituras, então ele chora copiosamente e lamenta sua condição diante de Deus. Este é o momento em que tal pessoa esta preste a passar pelo novo nascimento.
Porem nesta bem aventurança ainda existe um outro ponto que eu gostaria de abordar. Ate aqui vimos da condição do choro que passa todo aquele que entrou no reino, ou seja, antes da salvação vir sobre o pecador ele passa pela convicção do seu pecado e chora. Mas esse choro não para ou acaba ali no momento em que alguem nasce de novo, mas sim continua pela vida.
Jesus não disse bem aventurado os que choraram, mas os que choram. O tempo do verbo está no presente, ou seja, aqueles que choraram por sua real condição de pecador, ainda pecam e continuam chorando. Como tambem continuam sendo consolados! O choro do agora cristão, salvo pela graça não é mais por sua condição de miseria e morte espiritual, ele não esta mais morto em pecado e nem é mais pobre de Espírito, pois agora é cheio do Espírito Santo.
O cristão então chora porque ainda peca, embora seja salvo, ele peca. Isso é importante que se diga. Embora não sejamos mais escravos do pecado, e sim livres dele, todavia não estamos livre da presença do pecado e pecamos e isso deve nos causar tristeza em nossa alma. O cristão tem uma alegria inesplicavel pelo perdão, amor e salvação de Deus em sua vida, mas se entristesse quando, pela limitação da sua carne peca contra Deus e sua vontade.
Por isso é urgentemente necessario ao cristão salvo, fazer regularmente um auto exame de sua vida. Pois diferente de quando estavamos perdidos, agora temos sensibilidade dada pelo temor do Senhor e pelo Espírito Santo para percebermos nossos pecados. E isso deve nos levar as lagrimas.
Não somente isso o crente chora tambem pelos pecados dos outros. O Espírito Santo nos dá um coração sensível. Choramos pelos pecados dos nossos irmãos, pelo seu cair, sua angustia, sua tristeza, lamentamos as necessidades uns dos outros. Choramos tambem pela condição do mundo em si. O verdadeiro cidadão do reino não se alegra por ele fazer parte de um grupo seleto de pessoas salvas, mas antes, choram por uma multidão de milhoes de pessoas que diariamente sela seu destino morrendo sem Cristo e indo ao inferno. O crente deseja o mesmo que Deus deseja, “ que nenhuma alma se perca...”
Choramos porque não somos como nosso Senhor, não somos como Cristo!
O homem que chora é que é verdadeiramente feliz, ensinou Jesus! Mas em que sentido, tal pessoa é feliz? O homem que realmente chora por causa do seu estado e condição pecaminosos é o homem que haverá de se arrepender, e isso é obra do Espírito Santo, e certamente tal homem será conduzido aos pes de Jesus. Sempre o choro e a tristeza pelo pecado levará o homem a Cristo, e é ali nos aos pés de Jesus onde se encontra paz e verdadeira felicidade.
É aos pés de Cristo onde existe perdão, certeza de salvação, regeneração, libertação, verdadeira justiça e graça abundante. É aos pes de Cristo onde encontramos conforto e consolo para o coração abatido e triste, é em Cristo que encotramos misericordia e plenitude de alegria. As aflições, tristezas e amarguras desta vida, não podem nos roubar a felicidade que encontramos ali aos pés de Cristo.
Veja o que Lucas diz: Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ". Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? " Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". Lc. 7.36-50.
A voce que está sem Cristo, sua divida para com ele é impagavel. E isso deve leva-lo ao desespero! Voce é pobre, cego, nu, e espiritualmente miseravel. Quando o Espírito Santo o fizer reconhecer isso, então voce vai chorar amargamente.
A voce que está em Cristo, quando foi a ultima vez que voce fez um auto exame da sua vida? Chore por não conseguir ficar sem pecar, chore por não ser como seu Senhor é, chore pelo pecado dos seus irmãos, chore porque o mundo está perdido por rejeitar o salvador.
Há consolo, perdão, graça e paz para os que choram!
Related Media
See more
Related Sermons
See more