O SOFRIMENTO DO CRENTE TEM PRASO DE VALIDADE. PORQUE DEUS TEM PROPOSITO NO SOFRIMENTO!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 54 views
Notes
Transcript
TEXTO BÍBLICO BÁSICO: 2 CORÍNTIOS 4.8-9
INTRODUÇÃO
Irmãos??
Um dos versículos mais mencionado ou recitado por nós :
“Tudo coopera para o bem daqueles amam a Deus” Rm 8.28
Romans 8:28 NVI
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
E DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA TODAS AS COISAS - INCLUSIVE O SOFRIMENTO!
CREMOS QUE DEUS TEM PROPOSITO TANTO PARA LIVRAR SEU POVO DA COVA LEÕES, COMO TAMBÉM ELE TEM PROPOSITO PARA DEIXAR QUE SEU POVO SEJA COMIDO PELO LEÃO!
Tertuliano de Cartago, primeiro outor cristão a produzir uma literatura.
O texto QUE ACABAMOS DE LER nos mostra QUE, O sofrimento TEM PRAZO DE VALIDADE.
O apóstolo Paulo TRAÇA ESSA DOUTRINA (PERSEVERANÇA) DE FORMA TEOLOGICA .
“Embora as tribulações da vida, as perseguições e as circunstâncias ruins nos alcancem, GERANDO instabilidade, devemos ter em mente que tais adversidades não devem NOS desanimar, abater ou destruir, pois, temos, em Cristo, o nosso socorro bem presente.”
- VERSO 1 “PORTANTO” OU SEJA, Por causa disso, tendo esse ministério assim como recebemos a misericórdia de Deus, não desanimamos.
Paulo liga essa passagem ao versículo 2Co 3.18 que fala de cada crente refletir a glória do Senhor e ser transformado na imagem de Cristo.
Naquele versículo ele revelou a obra do Espírito Santo na vida de santificação do cristão. Paulo, então, RESSALTA o fato de que o Espírito está sempre trabalhando nas pessoas que pertencem à Nova Aliança.
ELE TAMBÉM APONTA O FATO DE SER BENEFICIÁRIO DA MISERICORDIA DIVINA!
Paulo pode dizer que ele não perde a esperança ao pregar a boa-nova e ensinar as pessoas.
PAULO MAIS UMA VEZ ATRIBUI A CRISTO O SUSTENTO DO SEU MINISTERIO, E NÃO SOMENTE ISTO, A CORAGEM E OUSADIA PARA PREGAR VEM DO SENHOR JESUS.
AÍ O APOSTOLO JOÃO DIZ EM SUA PREMEIRA CARTA: 1Jo 2.20 “Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.”
DITO ISTO,
NO VERSO 7:
7. E temos este tesouro em potes de barro, para que o poder extraordinário possa ser de Deus e não de nós.
primeiro o tesouro da luz do evangelho “A MENSAGEM DO EVANGELHO”(v. 6) e potes de barro que nada valem;
ELE ESTÁ FALANDO Do poder sobrenatural de Deus e a fraqueza humana.
A ILUSTRAÇÃO QUE PAULO FAZ É PERFEITA, E ELE MESMO É O EXEMPLO!
ELE FOI Agredido e maltratado muitas vezes, o próprio corpo de Paulo era prova viva de sua fragilidade e iminente mortalidade (5.1). Por isso, Paulo usa o exemplo das vasilhas de barro para ilustrar o corpo e a mente dos seres humanos. Ele próprio chama a atenção para o oleiro que fabrica vasos para fins nobres e para fins comuns (Rm 9.21; Is 29.16; Jr 18.6). E Jesus descreve Paulo como “um vaso escolhido para mim, para levar meu nome perante os gentios” (At 9.15, “Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! PORQUE Este É PRA MIM UM VAZO escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.”
COMO NÓS? VAZOS DE BARROS!
PODEMOS CARREGAR UM TESOURO TÃO PRECIOSO E VALIOSO, E ESTE VAZO (NÓS) NÃO SE ROMPER? SIM!
“Para que o poder extraordinário possa ser de Deus e não de nós.”
Nós mantemos o evangelho como se fora em potes de barro para demonstrar o poder fenomenal de Deus, para que todos possam ver que não somos nós e sim Deus que é a fonte. O texto original diz: “a extraordinária (qualidade da) potência”.
Qual é esse grande poder? É a palavra de Deus que criou a luz (Gn 1.3), que conduziu Israel para fora do Egito (Êx 3.7–10), que ressuscitou Jesus dos mortos (Rm 1.4) e que chamou Paulo para ser um missionário aos gentios (At 26.16–18).
A primeira cláusula afirma um fato que na segunda resulta em alcançar um propósito.
O poder de Deus é revelado em seres humanos que, aos olhos do mundo, não têm valor algum.
Por exemplo, um bando de pescadores incultos segue Jesus e então, cheios do Espírito Santo, espalham o evangelho até os confins da terra (At 1.8).
Jasom e alguns companheiros cristãos são arrastados diante dos oficiais da cidade em Tesssalônica e são acusados de transtornar o mundo todo (At 17.6).
Paulo proclamou o evangelho, fundou congregações, fortaleceu os crentes e compôs epístolas que já levaram a mensagem da salvação a incontáveis multidões em todo o globo terrestre.
CONTUDO, ELE RECONHECE SUA FRAZA E AFIRMA QUE o poder divino de Cristo repousa sobre ele (12.7–9).
O TEOLOGO KISTEMAKER DIZ: “A autoridade do evangelho não é humana em origem; ao contrário, tem sua fonte em Deus. “Pois dele e por ele e para ele são todas as coisas” (Rm 11.36).
PAULO INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO ESTÁ NOS DIZENDO: QUE A NOSSA FÉ A MAIOR RESPOSTA AO SOFRIMENTO, NÃO SÓ NOSSO, MAS DE TODO O MUNDO.
A FÉ CRISTÃ É CONSOLO PARA TODOS QUE NOS RODEAM!
É O CRENTE QUE FÉ QUE DEUS VAI CURAR.
É O CRENTE QUE FÉ QUE DEUS VAI OPERAR MILAGRES.
EXEMPLOS: TAÍS, NÃO DUVIDAS QUE SUAS ORAÇÕES FORAM PERCEBIDAS POR PESSOAS QUE ESTAVAM NO HOSPITAL.
A TÔNICA DO MUNDO, PRINCIPALMENTE DOS INCREDULOS, É QUE DEUS NÃO EXISTE POR CANTA DO MAL NO MUNDO...
VERSO 8. De todos os modos somos afligidos, mas não angustiados. Somos perplexos, mas não completamente perplexos (DESANIMADOS).
PAULO DIZ: PODEMOS CHEGAR A FICAR PERPLEXOS, CONTUDO NÃO ENTRAMOS EM DESESPERO!
VERSO 9. Somos perseguidos, mas não abandonados. Somos abatidos, mas não destruídos.
Esses versículos ecoam uma passagem anterior na qual Paulo descreve as dificuldades pelas quais ele passa.
1Co 4.11-13 “Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.”
E isso não é tudo, pois em quatro outras passagens Paulo rememora suas tribulações sofridas pela causa do evangelho de Cristo (1.8–10; 6.4–10; 11.23–27; 12.10).
PAULO ESTÁ DIZENDO: SOFREMOS TUDO O QUE MUNDO SOFRE, CONTUDO NÃO CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO COMO O MUNDO CHEGA.
PORQUE É AÍ QUE A EXELENCIA DO PODER DE DEUS SE MANIFESTA!
“Sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança (Romanos 5.3).
É POR ISSO QUE ESSA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É UMA FRAUDE!
ELES PREGAM UMA VIDA SEM SOFRIMENTO!
A IDEIA DELES É: SE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO É PORQUE, ESTÁ EM PECADO OU NÃO TEM FÉ.
ELES DIZEM QUE SE VOCÊ TEM ALGUM PROBLEMA… VOCÊ NÃO PODE DIZER: “SENHOR, SE QUISERES PODES ME CURAR” - SE VOCÊ ORAR ASSIM, NÃO TEM FÉ.
O CERTO É: “EU NÃO ESSA ENFERMIDADE, EU NÃO ACEITO ESSE PROBLEMA, EU DETERMINO...
Rm 8.18 “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”
O SOFRIMENTO Tem dia e hora para acabar!
NA HISTÓRIA TEMOS EXEMPLOS
EU PREFIRO AS BÍBLICAS.
Apesar de tudo, Jó adorou ao Senhor e não atribuiu a Deus falta alguma (Jó 1.20,22).
2.3. Jó envergonhou o inferno
Mesmo sem entender o seu sofrimento repentino, Jó confiou que o seu Redentor estava vivo e que em breve se levantaria sobre a terra” (Jó 19.25,26).
DEUS TEM PROPOSITO NO SOFRIMENTO!
É SUA PROPRIA GLORIA.
LEMBRA DE LAZARO?
CONCLUSÃO: A mão poderosa de Deus nos sustenta na hora do abatimento; porém, essas promessas se cumprem sobre quem o reconhece como Senhor de sua vida. Jesus é a luz do mundo e quem o segue terá a luz da vida (João 8.12). Jesus disse que teríamos aflições, porém, seria necessário ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (João 16.33).
Ec 7.8 “O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.”
MUITOS SE AFASTAM DA IGREJA, ABANDONAM A FÉ. APRENSENTAM UM MONTE MOTIVOS.
ESQUECEM QUE BÍBLIA REVELA QUE É NECESSARIO CHEGAR ATÉ O FIM.
Dn 12.13 ““Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”.”
Ap 2.10 “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.”
Mt 24.13 “mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
“O FIM DAS COISAS É MELHOR QUE O SEU INÍCIO”
2Tm 4.7-8 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
LUDIMILA FEBER!
Durante a Segunda Guerra Mundial as Forças Aliadas irromperam nas praias da Normandia, na França, no dia 6 de junho de 1944 – hoje conhecido como o Dia D.
Essa batalha foi o ponto decisivo que definiu o conflito. Para todos os fins, os Aliados ganharam a Segunda Guerra Mundial nesse dia.
Ainda assim, os alemães e os japoneses não assinaram os termos de rendição oficialmente, senão no ano seguinte. O ano decorrido entre o Dia D e a vitória foi o mais sangrento de toda a guerra!
Morreu mais gente nesse ano do que em qualquer outro. As forças inimigas sabiam que lhes restava apenas pouco tempo, por isso lutaram poderosa e desesperadamente.
A igreja hoje encontra-se entre seu próprio Dia D e a vitória. Satanás já foi derrotado quando Jesus foi crucificado. Mas, até que Jesus volte vitorioso para estabelecer oficialmente o seu reino e obrigar Satanás a render-lhe toda a autoridade, a igreja está engajada nos últimos embates da guerra. Estamos, pois, experimentando algumas das mais “horrendas lutas” de todos os tempos.
Não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Efésios 6.12
O CRENTE TEM QUE ESTAR CONVICTO DE QUE O SEU FINAL É APENAS O COMEÇO DE UMA VIDA ETERNA COM DEUS!
Related Media
See more
Related Sermons
See more