O SENHOR INCOMPARÁVEL

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Culto de Domingo - Igreja Batista Logos.

Texto base: ISAÍAS 40:12-20
INTRODUÇÃO
A maneira com que olhamos e percebemos a Deus diz muito sobre nossa adoração e relacionamento com Deus todo poderoso. Quando mantemos um padrão baixo em nossas convicções, em nossa religião, revela a compreensão que temos de Deus, nesse caso uma compreensão de um Deus distante e de padrões baixos.
Vivemos em um tempo onde muitos criaram um Deus insignificante, por mais estranho que seja é realidade.
Algumas pessoas creem:
Em um Deus que não governa a história humana e nem conhece o futuro, mais que observa passivelmente todos os acontecimentos, como um expectador.
Em um Deus que não vence a resistência do homem, que aprova todo tipo de conduta.
Quando a Igreja permaneceu forte foi justamente quando teve a percepção correta de quem é Deus, sua grandeza e majestade. O contrário também é verdadeiro, quando baixamos o padrão e andamos como se tivéssemos um Deus insignificante, vivemos momentos de grandes lutas e quase nenhum avanço. Por esse motivo não existe nada mais importante que o conhecimento de Deus.
DESENVOLVIMENTO - 5 Verdades apartir desse texto que podemos aprender.
Poder infinito de Deus - No versículo 12 o profeta faz uma série de 5 perguntas. Quem?...... Essa é uma imagem do Deus Criador, trouxe a existência todas as coisas apartir do nada, como se fosse uma mea brincadeira de criança. A Criação perto de Deus é visto como algo bem pequeno, todos os oceanos cabem na palma de sua mão, a criação é nada perto desse poder infinito de Deus. As respostas dessas perguntas retóricas são tão obvias que o profeta nem da trabalho em responder. Ninguém exceto Deus poderia ser responsável pela criação. Isaías assevera que o Senhor é único, Ele é o único criador e existe para além da natureza sem fazer parte dela. O povo de Deus nos dias do profeta precisavam ouvir sobre a grandeza de Deus, mesmo diante de grandes batalhas, lutas, com inimigos poderosos, muito mais maiores que eles, Deus é muito maior, infinitamente maior que toda terra. Onde está lançada sua fé? Qual o objeto da sua fé? Um Deus todo poderoso, infinito em todo poder ou em um deus insignificante? Precisamos retomar essa visão no Deus todo poderoso, que nada é impossíve, que por maior que sejam as lutas e adversidades, o nosso Deus tem todo poder, e agindo Ele ninguém pode impedir, nenhum obstáculo é difícil ser removido, nenhum coração é impossível de ser quebrantado, nenhuma porta e difícil de ser aberta. Eu digo pra vocês e para mim mesmo que qualquer fardo, cansaço, problemas, lutas, adversidades, seja o que for, é muito pequeno comparado ao Deus único e todo poderoso. Vamos nos concentrar na grandeza do nosso Deus.
Sabedoria Inescrutável - Uma coisa é ter poder, mais o poder pode ser mal utilizado e haver abuso. Deus tem o poder infinito e sabedoria inescrutável. No versículo 13 encontramos outras perguntas retóricas que também não serão respondidas. Deus nunca aprendeu nada, Deus sabe todas as coisas, Deus não pede conselho a ninguém. Deus sabe o que é melhor em cada situação, porque Ele possui sabedoria perfeita, Deus nunca cometeu um erro de julgamento, Deus não precisa de segunda chance, Deus planeja todas as coisas perfeitamente, Deus responde a cada oração de maneira perfeita, Deus dimensiona nossas vidas e o curso de maneira perfeita. Essa é a sabedoria inescrutável de Deus.
Imensa glória de Deus - Nosso Deus é cheio de glória, que supera todo o explendor de todas as coisas. No versículo 15 mais perguntas retóricas. Vejam que nações está no plural, não é só a babilônia ou assíria, mais sim todas são como um pingo em balde, as nações e seu explendor não são nada e não podem fazer nada para frustrarem os planos de Deus. Todas as nações que estão ameaçando a Israel são como um pó, insignificantes, ou seja, nem pesam, não são nada comparados a Deus e seus planos. Todas as nações do mundo são menor que nada. Pv21:1 “Para o Senhor Deus, controlar a mente de um rei é tão fácil como dirigir a correnteza de um rio.” Qualquer comparação que fazemos a Deus fica aquém da sua grandeza, majestade, glória, poder, sabedoria.... Os deuses dessas nações não são nada, idólos que não valem nada, e tem por objetivo diminuírem a grandeza de Deus.
Sua invencível soberania - Deus exerce sua autoridade e soberania sobre toda ordem mundial, sobre todos os governantes do mundo e sobre a própria história do mundo. No versículo 21 mais perguntas retóricas. Deus está assentado em seu trono, exercendo suas prerrogativas reais, todas as coisas giram em fluem do trono de Deus. A soberania de Deus excede todo entendimento. Deus é quem reduz a nada aqueles que se acham invencíveis. Deus tem o mundo inteiro em suas mãos, até o mal Ele faz cooperar para o bem. Não existe nada independente no universo, Deus na sua infinita sabedoria governa todas as coisas, supervisiona e orquestra tudo e nada passa despercebido ao nosso Deus.
Sua graça inesgotável - Esse Deus soberano oferece sua graça ao seu povo, a graça de perseverar diante dos grandes obstáculos, graça fortalecedora. As lutas podem trazer em nossa mente que Deus se esqueceu de nós, como um cativeiro pode ser benéfico para nós, nunca mais voltaremos, Deus perdeu o controle dessa situação, Deus está sendo muito rigoroso conosco. A resposta está no versículo 28, Deus é o princípio e o fim, Ele faz forte ao cansado e multiplica a força daquele que não tem nenhum vigor, mais os que esperam no Senhor tem suas forças renovadas, significa trocar algo velho em algo novo, embora todos que estão ao seu lado estejam com pavor, os que esperam n o Senhor avançam, recebem força sobrenatural e caminham e não se cansam.
CONCLUSÃO
Nós devemos ter uma visão ampliada de Deus. Quem é o seu Deus? Na medida que crescemos na percepção da grandeza de Deus a Igreja avança e nós descansamos e renovamos nossas forças.
Related Media
See more
Related Sermons
See more