Sofrimento

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Igreja Batista Logos 20/02/2022

Texto Base: Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.”
A) Introdução
Gostaria de analisar esse tema por duas perspectivas, aquela pessoa que crê em Deus e passa pelo sofrimento e aquele que não crê.
C.S Lewis em seu livro problema do sofrimento diz que quando era um ateu, se alguém o perguntasse: Por que você não crê em Deus, sua resposta teria sido essa: Veja o universo em que vivemos.
As catastrofes naturais, injustiças, maldades, enfermidades, guerras, desiqualdade social, fome, miséria, são algumas das diversas situações que assolam a humanidade. Muitos olham pra Deus e descarregam Nele toda sua ira e murmuração, colocando em Deus toda responsabilidade pela podridão que assistimos todos os dias. O sofrimento nessas pessoas fazem com que vivam amarguradas, procurando culpados e infeliz. A maioria das pessoas são assim, não é verdade, respondem de maneira incompreensível quando o sofrimento bate a porta, são paralizadas pelo medo e vitimismo.
Existem pessoas que acreditam que nunca teram contato com nenhum tipo de sofrimento, e caso tenham o problema está na sua fé, provavelmente estão fazendo algo de errado, são os super homens e mulheres maravilhas, infelizmente são muitos que pensam assim. A vida é extraordinária, as pessoas são criação de Deus a sua imagem e semelhança, paisagens e lugares magnificos, momentos maravilhosos que passamos e gostamos de lembrar e relembrar a cada oportunidade, mas...... existem momentos complicados, quando as coisas não dão certo, onde perdemos o controle, onde as decisões tomadas não foram as mais certas, e o sofrimento bate a porta.
É muito comum em conversas com incrédulos ou crentes que estão sofrendo, ouvir dizer que se Deus existisse e fosse bom, faria isso ou aquilo, nesse caso parece surgir a questão da impossibilidade.
Quando analisamos o tema sofrimento precisamos ressaltar o homem, a queda. Até que sintamos ser verdadeira a nossa condição, de pecadores, mortos em nossos delitos, temos a tendência de jogarmos em Deus a responsabilidade. Efésios 2:1 “Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.”
Não era que estávamos com dor de cabeça, cansados, tristes, angustiados, estávamos mortos espiritualmente, longe de Deus. A seperação era tão grande que foi necessário a morte do Filho de Deus em nosso lugar.
B) Desenvolvimento
Agora, a pergunta é: Como nós, crentes em Cristo, redimidos através do seu sangue, podemos lhe dar com sofrimento?
O sofrimento, as difuculdades, lutas podem chegar a qualquer pessoa.
Sofrimentos e lutas que podem ser previnidos - Saúde, família, financeiro, político, escolar.
Sofrimentos que fogem do nosso controle - Desastres naturais, crises, diagnósticos, pandêmia.
Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.”
João 14:1 “Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.”
Mateus 11:28 “— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.”
2coríntios 4:17-18 “E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.”
2. O que você está enfrentando tem importância.
Primeiro você tem que ser honesto sobre o quanto é difícil. Você não tem de viver em negação
Related Media
See more
Related Sermons
See more