ELE MORREU, RESSUSCITOU, FOI PREPARAR LUGAR E VOLTARÁ PARA BUSCAR SUA IGREJA! (Jo 20.1-18)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

QUAL O SIGNIFICADO, QUAL A RELEVÂNCIA, QUAL O PESO DESSE FATO TÃO EXTRAORDINARIO, QUE MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

MORTE E RESSUREIÇÃO DE CRISTO!
Esse capítulo 20 de João poderia ser chamado “o capítulo da ressurreição”; no primeiro dia da semana, bem cedo, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada do túmulo de Jesus tinha sido removida.
Correu e foi contar o fato a Pedro e ao discípulo amado, OS MESMOS CORRERAM PARA O sepulcro e viram as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus dobrado à parte, separado das faixas de linho.
QUE ERA NECESSÁRIO QUE JESUS RESSUSCITASSE DENTRE OS MORTOS, 16.21
Matthew 16:21–22 NVI
Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!”
O PRIMEIRO PROBLEMA AQUI:
TODOS ESTAVAM PROCURANDO UM CADAVER!
Enq16.21o isso, Maria Madalena permaneceu à entrada do sepulcro chorando, e assim viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés e, tendo conversado com eles algumas palavras, virou-se e viu Jesus ali, em pé, ressurreto, mas não o reconheceu.
POR QUE ELA NÃO RECONHECEU JESUS?
Quando o Senhor chamou-lhe pelo nome, Maria reconheceu a voz de seu Mestre e recebeu dele as seguintes instruções: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”. (Vs.17)
Maria foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e lhes contou tudo o que ele lhe dissera. Depois, ao cair da tarde, estando os discípulos com as portas fechadas, Jesus apareceu a eles, abençoando-os com a sua paz.
Assim como o Pai o enviara, agora Jesus os enviava para anunciar o evangelho. Depois de oito dias, Jesus apareceu a Tomé, que por sua falta de fé ouviu do Senhor algo que nos serve de desafio: “Por que me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.
Aplicação: Nem a morte pode impedir os propósitos de Deus. Jesus venceu a morte!
A MORTE JAMAIS PORIA DETER O SENHOR JESUS!
Jesus lhe disse: “Mulher, por que você está chorando, a quem está procurando? Novamente Maria ouve a mesma pergunta que lhe havia sido feita um momento antes: “Mulher, por que está chorando?”
Veja sobre o versículo 13. Note a correspondência semelhante entre as palavras do anjo às mulheres (Mt 28.5, 7 “Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei”.”
E as palavras que elas ouviram dos lábios do próprio Senhor um pouco mais tarde (Mt 28.10 “Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.”
No reino perfeito há perfeita harmonia. Os anjos dizem o que seu Senhor diz.
E a pergunta era oportuna e apropriada, pois certamente esse não era momento para choro! É CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS
A PERGUNTA: “a quem está procurando?”
Observe: a quem e não o quê.
Embora, em sua resposta aos anjos, Maria falasse sobre seu Senhor, ela não estava procurando por ele, mas sim por um cadáver.
Ela estava procurando por alguma coisa e não por alguém.
Quando aquele que se dirige a Maria então pergunta: “a quem está procurando?”, ele está começando a mudar seus pensamentos para outra direção. Ela deve começar a procurar por uma pessoa, não por uma coisa.
MARIA NÃO DEVERIA MAIS, OLHAR PARA DENTRO DO TUMULO:
TUMULO É LUGAR DE CADAVER, DE MORTO!
A RESSURREIÇÃO NÃO SE TRATA DE ALGUÉM QUE VOTA A VIDA, SIMPLISMENTE!
TEM HAVER COM A RESTAURAÇÃO DO QUE HAVIA SE PERDIDO.
1Co 15.42-44 “Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.”
1Co 15.54 “Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.”
NÃO MOMENTO DE CHORO!
Jo 20.16 “Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).”
Jesus estava diante de Maria, vivo, saudável e bem, porque a morte não pôde deter o Messias prometido. Deus o ressuscitou, para que cumprisse a sua missão e trouxesse a vida eterna a um mundo enfermo e moribundo.
MAS SE A MORTE NÃO PODE E NEM PÔDE DETER O SENHRO JESUS!
A necessidade da morte de Cristo se deu, pois a sua morte envolveu sete aspectos distintos, ela foi:
vicária (substitutiva) - a favor ou em lugar de (2Co 5.21 “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.”
Gl 3.13 “Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.”
1Pe 2.24 “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.”
voluntária - por livre escolha, por vontade própria (Jo 10.17–18 “Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.”
pré-determinada – planejada no decreto divino (At 2.23 “Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.”
sacrificial – como holocausto pelo pecado (1Co 5.7 “Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.”
redentora – resgatou através de pagamento:
Rm 4.25 “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.”
1 Timothy 2:6 NVI
o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
Matthew 20:28 NVI
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
propiciatória - satisfez as exigências de Deus, tornou favorável (1Jo 4.10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
expiatória - sofreu a consequência do pecado e o removeu a culpa Jo 1.29
Certamente, os discípulos não haviam compreendido, que as escrituras testificavam a morte e ressurreição do senhor Jesus, na época, todo esse rico significado e, provavelmente, naqueles instantes finais, eles nem se lembravam das palavras de Jesus..
A Promessa da Ressurreição
“Mas”, você pode perguntar, “o que a ressurreição de Cristo significa para mim? Muito bem, Ele afirma ter ressuscitado dos mortos. Isso é assombroso, se for verdade, mas, em última análise, e daí? O que a morte e a ressurreição de um homem, há dois mil anos, têm a ver comigo agora, no século XXI?”
A promessa da ressurreição é esta: O que aconteceu com Cristo pode acontecer conosco. Como Ele, nós morreremos, mas a sua ressurreição é uma promessa de que a morte não é o fim. A sua ressurreição é o protótipo da nossa. Ele abriu o caminho para a vida eterna através da morte. A ressurreição nos dá a esperança de um futuro glorioso, sem dor e livre da morte. SEM POSSIBILIDADE DE SOFRER QUALQUER DECADÊNCIA.
POR CONTA DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, PERFEITO E GLORIOSO!
A RESSUREIÇÃO DE CRISTO JESUS É CERTEZA DA NOSSA RESSURREIÇÃO!
Essa é a verdade sobre a ressurreição de Jesus Cristo!
Você crê em Jesus ressuscitado?
Você já o aceitou como Senhor de sua vida?
Quem crê em Jesus tem segurança da sua própria ressurreição!
RELATO DE UM GRANDE PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS;
“Nunca me esquecerei do dia depois da Páscoa quando recebi a notícia cho- cante do meu médico: ‘Sua esposa está com câncer no estômago’. Era um dos piores tipos de câncer que se pode ter. Semanas depois, sentei-me em minha va- randa enquanto Debbie estava dormindo. Ela estava com um tubo ligado ao estô- mago, por onde eu tinha que alimentá-la três vezes ao dia. Enquanto Debbie dor- mia, sentei-me na varanda e conversei com Deus, semelhante ao que Jó fez no An- tigo Testamento. Eu orei: ‘Deus, ela tem apenas 43 anos de idade e está morrendo. Senhor, ela é a mãe dos meus filhos. É minha amiga mais íntima. Deixe-a viver’.”⁸³ Susan Peterson começou a chorar e, ao olhar para baixo, viu Jéssica tentando conter as lágrimas também. Habermas não obteve uma resposta rápida, porém mais tarde sentiu o con- forto de Deus. Foi como se Deus dissesse: “Gary, entendo seu sofrimento. Co- nheço sua dor. Gary, Eu vi meu Filho morrer. Vi todos os açoites. Assisti enquanto Ele ficava asfixiado. Você espera mais do que meu Filho recebeu? Mas Gary, Eu o ressuscitei dos mortos e também ressuscitarei Debbie”. “Tentei argumentar com Deus, e não sabia que em poucos dias eu seguraria a mão de minha esposa pela última vez. Ela estava em coma, e minha cunhada, que é enfermeira, colocou um estetoscópio no coração de Debbie e disse-me para falar com ela. Então eu disse: ‘Debbie, eu te amo, te amo, te amo’. Minha cunhada me contou que algo incrível havia acontecido. Quando eu disse a Debbie que a amava, seu coração acelerou. Quando eu não falava nada, o coração ficava mais lento. Minutos depois, Debbie faleceu. Era dia 9 de abril de 1995. Sepultei minha melhor amiga. Perder minha esposa foi a experiência mais dolorosa que já enfrentei; mas se a ressurreição podia me ajudar a superar sua morte, a ressurreição de Cristo pode superar qualquer coisa. O céu significa viver eternamente com Deus e com aqueles que amamos.
A ressurreição de Jesus garante-nos o céu.” ELE FOI PREPARAR LUGAR!
SE NÃO FOSSE ASSIM, ELE TERIA DITO!
Related Media
See more
Related Sermons
See more