Festa das Primícias - 3a. Festa

FESTAS JUDAICAS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 130 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Lv.23.9-14

Fonte: 296.3-Gui - p.75 ss
Introdução
É a terceira festa solene do ano judaico.
Esta festa é geralmente confundida com a Festa das Semanas, ou Pentecostes, quando os primeiros frutos também deviam ser apresentados diante do Senhor (Lv 23.17, 20; cf. Nm 28.26). A Festa das Primícias se refere à colheita da cevada; o Pentecostes, à colheita do trigo. (Robert I. Vasholz, Levítico, trans. Jonathan Hack, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018).
A Festa das Primícias não deve ser confundida com “dízimos e ofertas”.
Elementos que acompanhavam o mover do “feixe das primícias”:
(a) Um Cordeiro sem defeito como holocausto (Holocausto: gr. ὁλόκαυστος, holókaustos: ὅλος, "todo" e καυστον, "queimado")
(b) Um pouco de farinha - 4 lt, de farinha amassada com azeite
(c) Um pouco de azeite - para se juntar à farinha e dar liga e, queimados, “subam” em cheiro suave ao Senhor.
(d) Um pouco de vinho - 850 ml.
Aplicação
A festa da páscoa (LIBERTAÇÃO)faz lembrar o “novo nascimento”, os primeiros passos na vida cristã. Já o aspecto prático do conhecimento desta festa das Primícias é o “exame de consciência”, “de avaliação de nossos frutos de arrependimento”(Mt.3.8).
Pães sem fermento (SANTIFICAÇÃO) trazem a lembrança de que somos “nova criatura” e nos lembra da necessidade de santificação, lembra-nos de que o velho homem morreu e com ele os seus desejos incontrolados. Este “velho homem” deu lugar a uma nova natureza (somos gerados de nova semente. Como novas criaturas, se pecarmos teremos consciência do fato e recorreremos à confissão e abandono.
A Festa das Primícias (SERVIÇO, dons) nos faz pensar e avaliar o “Fruto do Espírito” que produzimos (Gl.5.22-23) e os dedicamos a Deus, agradecidos pela atuação do Espírito em nós.
Quando não refletimos sobre essa necessidade de produzir frutos, a rotina nos torna insensíveis. Por isso, a repetição ano a ano daquela festa no contexto judaico e no contexto de nossa vida cristã, sempre atendendo à necessidade de que precisamos produzir “frutos de arrependimento”.
A festa das primícias nos faz lembrar que, por sermos Nova Criatura, já temos alguma coisa para oferecer a Deus por nos aceitar como seus filhos, salvos por Jesus Cristo.
Mas a riqueza também nos vem nos detalhes quanto aos demais elementos que acompanham a apresentação do “feixe” de cereal:
Significado dos Elementos:
a. Um pouco de farinha - (remete-nos à existência do “Pão da vida” recebido no início da caminhada) - são os rudimentos da fé no Evangelho.
1Co.3.1-2 - Paulo emprega a expressão “coisas terrenas” para o arrependimento, o batismo de arrependimento e novo nascimento, não porque em si mesmos sejam terrenos, mas porque são o que se pode chamar de princípios elementares do ensino celestial e são efetuados entre os crentes nesta terra. Em grego é epigeia - coisas que ocorrem na terra. As coisas superiores são as “espirituais” (gr. epourania), aquelas que acontecem no céu, que não são completadas entre os mortais aqui na terra (… então seremos como Ele é - 1Jo.3.2. As “epouranias” vão além das coisas da terra que nos são representadas como a fé incipiente em Cristo como o Pão da Vida, representado no pouco de farinha oferecido na festa das Primícias. Fonte: (Craig S. Farmer, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, João 1–12, trans. Paulo Sérgio Gomes e Heber Carlos de Campos Jr., 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2015), 151–152.)
b. Um pouco de Azeite - (indicação da necessidade da presença do Espírito Santo). Faz lembrar ao adorador que por servir a Deus tem dentro de si a presença do Espírito Santo - por isso cada convertido é “selado” com o Espírito Santo (Ef.1.13-14). Cabe-lhe, na medida em que vive a “nova vida em Cristo” permitir que o Espírito Santo (o azeite) se desenvolva caminhando para a plenitude na sua vida - Aplique-se Ef.5.14-21.
c. Um pouco de Vinho - Cada festa das primícias apontando para o sangue de Jesus - Lc.22.20.
Conclusão
Quanta simbologia apontando para o início da vida com Jesus!!! Para nós isso significa que, mesmo sendo criancinhas espirituais, já começamos caminhar na presença e debaixo dos cuidados de Deus, e já podemos oferecer nossos primeiros frutos da vida cristã - frutos de arrependimento.
Quais são os frutos do arrependimento? Esta foi a pergunta feita pelos publicanos a João Batista (Lc 3.10). Sua resposta para eles foi: “Não cobreis mais do que o estipulado” (v. 13). A alguns soldados que lhe fizeram a mesma pergunta, sua resposta foi: “A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo” (v. 14). Ou seja: deve haver uma mudança sincera na vida da pessoa.
Quem realmente se arrepende pára de praticar o mal e começa a viver retamente. Juntamente com a mudança de mente e de atitude (Rm.12.2), o arrependimento verdadeiro irá começar a produzir mudança de conduta.(John MacArthur, O Evangelho Segundo Jesus, ed. Tiago J. Santos Filho, 2a edição. (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2008), 219–220.)
Related Media
See more
Related Sermons
See more