O CRESCIMENTO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

IGREJA BATISTA LOGOS 27/03/2022

TEXTO BASE: 2Pedro 3:18 “Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!”
A) INTRODUÇÃO
Este assunto é de natureza muito importante. Trata-se de um assunto que deveria ser profundamente interessante para todo crente verdadeiro.
Muitos cristãos não possuem essa preocupação. Será que estou crescendo na na graça? Será que estou avançando em minha religião cristã? Estou fazendo progresso?
Para um cristão meramente formal essas provocações não fazem muito sentido e nem chamam atenção. São pessoas que vivem um dia após o outro sem reparar se estão progredindo. O Apóstolo Paulo em sua carta a Igreja de Corinto diz que o homem natural não possui interesse em crescer na graça porque são para ele loucura. 1Coríntios 2:14 “Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual.”
Para uma pessoa espiritual essas provocações sempre serão útil, saber se estamos crescendo sobre areia ou sobre a rocha.
Em nossos dias esse tema se reveste de muita importância, muitas pessoas negam esse crescimento e acreditam que podem permanecer da mesma maneira e que não precisam desenvolver-se. Cristo nos chamou para conhecermos a Ele, mais e mais.
B) DESENVOLVIMENTO
ESSE ASSUNTO TRATA-SE DE UM TEMA PRÁTICO E IMPORTANTE:
O INTERESSE NELE É UM DOS PRINCIPAIS SINAIS DE QUE VERDADEIROS SANTOS QUEREM CRESCER - O crescimento é onde demontramos que o desenvolvimento está no caminho certo. É assim que fazemos com as crianças, no trabalho, no esporte e na vida cristã. Em muitos momentos encontramos pessoas que querem viver como crianças, isso porque crescer envolve responsabilidades. Em nossa caminha cristã não é diferente, o crescimento é uma marca que as coisas estão no caminho certo. 1Coríntios 13:11 “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.” João 15:1-2 “Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.”
O CRESCIMENTO NA GRAÇA É BÍBLICO - A palavra de Deus nos exorta a crescer. Vejam esses textos: 2Tessalonicenses 1:3 “Irmãos, sempre temos de dar graças a Deus por vocês. Para nós é certo fazer isso porque a fé que vocês têm está crescendo cada vez mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior.” 1Tessalonicenses 4:10 “Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus irmãos, pedimos que façam ainda mais:” Colossenses 1:10 “Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais.” 2Coríntios 10:15 “Assim não nos orgulhamos do trabalho que outros têm feito em lugares que vão além dos limites que Deus nos deu. Pelo contrário, esperamos que a fé que vocês têm possa crescer e que nós possamos fazer um trabalho ainda maior entre vocês, sempre dentro dos limites que Deus tem posto para nós.” Efésios 4:15 “Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.” Filipenses 1:9O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo,” 1Pedro 2:2 “Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.” O CRESCIMENTO NA GRAÇA É ENSINADO NA BÍBLIA.
O CRESCIMENTO É A MELHOR EVIDÊNCIA DE SAÚDE ESPIRITUAL - Numa criança, flor, árvore, estamos bem conscientes de que alguma coisa está errada, quando não há crescimento. Outro tanto sucede no caso de nossa alma. Se ela está progredindo também está crescendo.
O CRESCIMENTO É UMA MANEIRA DE SERMOS FELIZES - É bem certo de que, o homem que mais sente alegria e paz em sua crença e dispõe do mais claro testemunho do Espírito em seu coração é o homem que está crescendo na graça. A prática da palavra de Deus gera felicidade.
O CRESCIMENTO É UM DOS SEGREDOS DA NOSSA UTILIDADE PARA COM O PRÓXIMO - A nossa influência para o bem, sobre outras pessoas, depende em grande parte do que elas vêem em nós. Os filhos deste mundo medem o cristianismo tanto com seus olhos quanto com seus ouvidos. O crente estagnado, que, segundo todas as aparências, continua sendo sempre o mesmo homem, com as mesmas pequenas faltas, fraquezas, pecados, debilidades, raramente é o crente que consegue exercer uma boa influência.
O CRESCIMENTO AGRADA A DEUS - Sem dúvida, pode parecer maravilhoso que algo feito por criaturas como nós possa dar prazer ao Deus Altíssimo, porém isso acontece. O agricultor gosta de ver as plantas, nas quais ele investiu o seu trabalho, florescendo e produzindo fruto. João 15:8 “E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.”
O CRESCIMENTO NÃO É APENAS UMA COISA POSSÍVEL, MAIS TAMBÉM É ALGO QUE OS CRENTES SÃO RESPONSÁVEIS - Certamente, é absurdo dizer a um homem não convertido, morto em seus pecados, que ele deve crescer na graça. Porém, dizer a um crente, que foi vivificado pelo Espírito Santo e está vivo, para que cresça na graça, somente o convoca a cumprir um claro dever ensinado nas escrituras.
C) CONCLUSÃO
O homem cuja a alma está em crescimento adquire um maior domínio sobre o pecado, o mundo e o diabo. Torna-se mais cuidadoso com seu temperamento, palavras e ações.
O CRESCIMENTO NA GRAÇA E TEMA IMPORTANTÍSSIMO NA SANTIFICAÇÃO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more