O serviço na perspectiva de Paulo - Coríntios - Parte II

Vim para servir  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views

Encontrando no serviço um novo significado para nossas vidas

Notes
Transcript
Queridos irmãos e irmãs, hoje vamos concluir nossa reflexão sobre a perspectiva de Paulo a respeito do serviço a partir das cartas que ele escreveu aos irmãos de Corinto. Como avisei no domingo passado, vamos olhar com atenção o capítulo 12 da primeira carta. Nele o apóstolo detalha uma série de princípios sobre como a igreja de Jesus realiza seu serviço.
Para a reflexão de hoje vou usar a tradução chamada de “A Mensagem”. O texto é bem claro. Você vão perceber que sua simples leitura já produz a compreensão de vários princípios importante. Faremos isso dividindo o capítulo em blocos menores, de maneira que fique ainda mais fácil a a compreensão e a aplicação do texto. Após a leitura de cada bloco farei esclarecimentos e considerações complementares.
Minha oração é que as sementes do evangelho de Jesus Cristo encontrem terreno fértil para germinar em sua vida e produza muito fruto, para a glória de Deus.

1Coríntios 12.1-3

Quero agora falar sobre as várias maneiras pelas quais o Espírito de Deus se manifesta em nossa vida. O tema é complexo e quase sempre mal compreendido, mas vocês precisam ser informados. Vocês se lembram de como eram quando não conheciam Deus, mudando de um deus falso para outro, sem saber o que estavam fazendo, apenas imitando o que todos faziam? Na vida cristã é diferente. Deus quer que usemos a inteligência. Por exemplo, usando o raciocínio, vocês sabem perfeitamente que o Espírito de Deus jamais induzirá alguém a dizer: “Maldito Jesus!”. E ninguém deseja dizer: “Jesus é Senhor!”, sem o discernimento do Espírito Santo.
Este capítulo é conhecido porque fala dos dons espirituais. Eles são manifestações do Espírito de Deus, isto é, maneiras através da qual o Senhor age para realizar o que ele deseja. Paulo constrói um entendimento precioso sobre esse agir de Deus e o primeiro tijolo dessa construção é que os assuntos espirituais têm sua lógica e precisam aprendidos com uso do raciocínio e da inteligência que Deus nos deu.
As coisas que dizem respeito a Deus e ao seu agir em nós às vezes podem ser misteriosas, mas não incompreensíveis. Elas devem ser consideradas de forma intencional, racional e pensada. É o tipo de assunto tão importante que não podemos deixar de lado e viver na ignorância. Precisamos aprender sobre ele.
Há um ensino importante aqui: não devemos transferir a responsabilidade de entender o agir de Deus em nossas vidas para outra pessoa; isso diz respeito a nossa caminhada com ele.
Talvez, antes de conhecer Jesus, fosse uma pessoa afoita, andando de um lado para o outros pela cabeça dos outros. Mas agora é diferente. Sua vida não precisa ser uma imitação de gente que nem sabe pra onde está indo. Você tem o Espírito Deus para lhe ensinar.

1Coríntios 12.4-11

Os dons variados de Deus são distribuídos por toda parte, mas todos têm origem no Espírito de Deus. Os variados ministérios são desenvolvidos em toda parte, [mas o Senhor é o mesmo (NVI)]. As variadas expressões do poder de Deus se manifestam em toda parte, mas o mesmo Deus está por trás de tudo. A cada cristão é dado algo a fazer, que mostre como Deus é: todos ganham, todos são beneficiados. Todo tipo de dom é distribuído pelo Espírito, para todo tipo de pessoa.
A variedade é maravilhosa: conselho sábio; entendimento claro; confiança sincera; cura dos enfermos; milagres; proclamação da Palavra; discernimento de espíritos; línguas; interpretação de línguas.
Todos esses dons têm uma origem comum, mas são distribuídos um a um pelo Espírito de Deus. Ele decide quem recebe o que e quando.
Pelas Escrituras sabemos que as pessoas que se renderam ao amor de Deus e fizeram de Jesus seu Senhor e Salvador, são habitadas pelo Espírito Santo. É assim que o Deus trino age para salvar.
Para aplicar a atuação o Deus trino na vida igreja, Paulo fala de três diferentes elementos: os dons, os ministérios e as formas de atuação do poder de Deus. Ele explica que o Deus trino age assim: os dons são concedidos pelo Espírito, os ministérios são um chamado do Filho e Deus Pai atua em poder operando tudo em todos.
Dons são capacitações sobrenaturais que Deus concede aos seus filhos e Ministérios são missões que somos chamados a realizar e as Atuações do Poder são as maneiras de Deus agir.
Cada um de nós, sem qualquer tipo de distinção, recebeu de Deus capacitações e um ministério. Para cada um de nós dons diferentes e ministérios diferentes, de maneira que ao colocarmos em prática essas capacitações e abraçarmos o ministério que recebemos, toda a igreja é beneficiada.
Portanto, os dons e o serviço não são para abençoar a nós mesmos, ainda que nos faça bem exercê-los, eles são para a edificação dos outros. Quem procura um dom ou decide servir para se sentir bem ou ser reconhecido ainda não está entendendo como as coisas funcionam. O agir de Deus em nós é para o bem dos nossos irmãos.
Além disso, Paulo explica que a decisão sobre qual dom recebemos não é nossa. Essa capacitação vem o Espírito de Deus. É ele que decide quem recebe o que, e quando. É dessa forma porque é ele que está edificando a igreja e nos conduzindo à semelhança de Jesus.

1Coríntios 12.12-13

É fácil entender como essa diversidade funciona se olharmos para o corpo humano. Nosso corpo está dividido em muitas partes — membros, órgãos, células. Mas, a despeito de tantas partes, ainda é um corpo. Ocorre o mesmo com Cristo. Por meio do seu Espírito único, dissemos adeus à nossa vida incompleta e sem sentido. Costumávamos tomar decisões de forma independente, mas agora vivemos uma vida plena e integrada, em que ele tem a palavra final em tudo. (É o que proclamamos em palavra e ação quando fomos batizados.) Cada um de nós é, agora, uma parte de seu corpo ressuscitado, renovado e sustentado por uma fonte — seu Espírito — da qual todos nós bebemos. Nossos antigos rótulos como judeu ou grego, escravo ou livre, não têm mais utilidade. Precisamos de algo maior, mais abrangente.
Paulo compara essa multiplicidade de dons, ministérios e atuações às múltiplas e diferentes partes que formam corpo humano. São muitas partes trabalhando juntas e de forma coordenada, mas trata-se de um só corpo.
O alerta do apóstolo é para que vivamos essa nova realidade. Se antes nossa vida dizia respeito apenas a nós mesmos, agora ela está integrada com as vidas de outras pessoas, ligada aos demais membros do corpo. Se antes não dávamos satisfação sobre nossas decisões, agora somos chamados a submetê-las a Cristo e a considerar como ela impactam os demais membros do corpo.
Nós fomos ligados uns aos outros por causa da morte de Cristo. Nós recebemos o mesmo Espírito, que nos conectou uns aos outros. Quando fomos batizados nas águas era isso que estávamos afirmando, que a nossa caminhada por esta vida não seria mais solitária. Abrimos mãos da dependência, da co-dependência e da independência, para vivermos a interdependência sadia no Espírito. Somos membros uns dos outros.

1coríntios 12.14-18

Quero que entendam que tudo isso faz vocês terem mais importância. Um corpo não é apenas uma parte ampliada. O corpo é o conjunto de partes diferentes, mas semelhantes em combinação e que funcionam em conjunto. Faz algum sentido o pé dizer: “Não sou tão elegante quanto a mão, embelezada com anéis, por isso acho que não pertenço a este corpo”? Se o ouvido disser: “Não sou importante como o olho, que tudo vê, por isso não mereço estar na cabeça”, vocês iriam querer tirá-lo do corpo? Se o corpo fosse todo olho, como poderia ouvir? Se fosse todo ouvido, como poderia cheirar? Mas, sendo do jeito que é, podemos perceber que Deus pôs cada parte do corpo exatamente onde quis.
Na igreja em Corinto não faltavam dons. Mas eles não estavam experimentando a unidade que Jesus desejou para a igreja. Havia pessoas servindo em múltiplos ministérios e era possível ver o agir de Deus de várias maneiras, mas havia também reclamações, ciúmes, críticas e inveja entre os irmãos.
Paulo explica que tudo a inveja o ciúme e as críticas eram como desejar uma igreja na qual as pessoas são parecidas comigo, o que seria um desastre. Por mais que as diferenças de opinião e gosto entre nós possam nos incomodar, elas são a prova do multiforme amor de Deus que nos alcança onde estamos e como somos.
De fato não haveria igreja se fôssemos todos iguais. Se todos nós gostássemos de ensinar as crianças, quem tocaria os instrumentos? Se todos fossem músicos, quem acolheria os que nos visitam? Se todos fôssemos mestres, quem visitaria os enfermos? Se todos gostássemos de números, quem escreveria poesias?
Por isso ninguém é dispensável, nem mesmo quem está doente, abatido ou triste. Alguém, por acaso arranca os olhos porque eles estão cansados de ler? Ninguém pode ser descartado porque cada um de nós tem um papel a cumprir, a fim de que a vida de Cristo circule por toda a igreja.

1Coríntios 12.19-24

Quero também que entendam que a diversidade mantém a importância de cada parte, impedindo que cada um dê valor apenas a si mesmo. Por melhores que sejam, vocês só têm importância por fazerem parte do corpo. Um olho enorme ou uma mão gigante não seria um corpo, e sim um monstro. O que temos é um corpo com muitas partes, cada uma do tamanho apropriado e em seu devido lugar. Nenhuma parte é importante por si mesma. Vocês podem imaginar o olho dizendo para a mão: “Fora! Não preciso de você”? Ou a mão dizendo para o pé: “Você está dispensado! Não preciso mais de você”? De fato, na prática acontece o contrário: muitas vezes o que é “menos proeminente”, é mais fundamental e também mais necessário. Por exemplo, vocês podem viver sem um olho, mas não sem o estômago. Quando seu corpo sofre, não faz nenhuma diferença se é um membro externo ou interno, maior ou menor. Todas as partes sofrem junto. Pois cada parte tem a devida dignidade e importância. No entanto, vocês têm mais preocupação com as partes menos proeminentes. Se vocês tivessem de escolher, não iriam preferir uma boa digestão a um cabelo bonito?
Nessa bela comparação Paulo deixa claro que nossas diferenças nos fazem importantes para o corpo de Cristo. A necessidade de diferentes dons, ministérios e formas de atuação é que faz com que cada um de nós seja indispensáveis.
Um mão gigante, não é algo bom para o corpo. Um pé inchado fica desproporcional ao restante do corpo e faz todo o corpo sofrer. Da mesma forma, nenhum de nós deve procurar ser mais do que aquilo que Deus planejou para nós, nem tampouco menos do que aquilo que o corpo precisa de nós.
Por outro lado, Paulo explica que no corpo humano Deus fez de um jeito que as partes que não aparecem muitas vezes são de importância crucial. Da mesma maneira, aqueles que pouco aparecem na igreja, muita vezes são agraciados pelo Senhor com responsabilidades de grande importância para a vida do corpo.
De fato todos devemos estar satisfeitos com os dons, os ministério e as maneira através das quais Deus age em nós e através de nós. Nossa importância diante de Deus está garantida pelo simples fato de que ele nos fez parte do corpo e membros uns dos outros.

1Coríntios 12.25,26

O modo pelo qual Deus formou o corpo humano é um modelo que nos ajuda a entender nossa vida comunitária na igreja. Cada parte depende da outra: as partes que mencionamos e as que não mencionamos; as partes que vemos e as que não vemos. Se uma parte se fere, todas as outras partes estão envolvidas. Se uma parte vai bem, todas as outras desfrutam esse bem-estar.
Paulo insiste na ideia de que essa ligação que Deus fez entre nós, por causa do seu Espírito que vive em nós, é tão real que pode ser comparada à ligação que existe entre as diversas parte do corpo humano.
O sofrimento de um membro do corpo de Cristo faz sofrer o corpo inteiro. Da mesma forma, o bem-estar de um é a alegria de todos os outros. Há uma unidade entre nós que vai além de nós mesmos, porque resulta da presença do mesmo Espírito em todos nós.
É por isso que somos encorajados a nos alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram. Porque ao fazermos isso estaremos vivem a plenitude da ligação que o Senhor estabeleceu entrem nós.

1Coríntios 12.27-31

Vocês são o corpo de Cristo. É o que vocês são, jamais se esqueçam disso. Só depois que vocês reconhecem que participam desse corpo é que a “parte” de vocês adquire algum significado. Vocês conhecem algumas partes que Deus estabeleceu na igreja, que é seu “corpo”:
apóstolos; profetas; mestres; operadores de milagres; gente com dom de cura; gente com capacidade para ajudar; gente com capacidade de administrar; gente que ora em línguas.
Não é óbvio que a igreja de Cristo é um corpo completo, marcada pela diversidade? Nem todos são apóstolos, profetas, operadores de milagres, gente com dom de cura; nem todos oram em línguas, nem todos são intérpretes de línguas. Mesmo assim, alguns de vocês ficam competindo, querendo ser uma das partes “importantes”.
Jamais podemos nos esquecer de nossa condição como membros do corpo de Cristo. Se começarmos a viver como se pudéssemos funcionar sozinhos estaremos privando a nós mesmos e ao restante do corpo da plenitude da atuação do Espírito.
Além disso, não há valor ou significado para uma parte do corpo que vive separada do corpo. O sentido de quem somos só é pleno quando nos reconhecemos apenas uma parte do corpo e membros uns dos outros.
Quando entendemos nossa condição de membros do corpo de cristo, não há lugar para competições, invejas, ciúmes e coisas parecidas. Resta apenas a doce sensação de pertencimento. Todos alcançados pelo amor de Deus, submetidos a Cristo e guiados pelo Espírito de Deus.
Que ele nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more