A Mentira não vence a Verdade

Vida Melhor  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

Estamos estudando como ter uma vida melhor
Na semana passada, vimos que a traição contra Jesus apesar de ter ocorrido não foi suficiente para atrapalhar a celebração
Não interrompeu os Planos de Deus. Ao invés disso, fazia parte deles.
Hoje veremos uma outra situação que Jesus viveu e que muitos de nós vivemos: a Calúnia, a Mentira.

Texto

33 Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34 Respondeu Jesus: Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito? 35 Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste? 36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. 37 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?

Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum.

Explicação

Jesus estava preso, logo após a traição de Judas.
Foi interrogado por Anás, sozinho e depois, pelo Sinédrio, que era o Colégio de Sacerdotes e Escribas
Eles não tinham o poder para fazer o que queriam: Condena-lo à morte.
Também não tinham motivos para acusá-lo
Criaram uma acusação falsa: Jesus estaria planejando uma sedição, proclamando-se Rei dos Judeus e pregava a sonegação de impostos a Roma
Não era a primeira vez que recorriam à mentira para condenar Jesus:
· Na acusação de que ele era glutão e bebedor de vinho;
· Na tentativa de mostrá-lo descumpridor da Lei, ao andar com pecadores e publicanos;
· Na tentativa de expor sua inconformidade com o poder temporal do Império Romano ao perguntar se era lícito pagar impostos a César;
· Na tentativa de, mais uma vez, mostrá-lo como desobediente à Lei ao apresentar uma mulher adúltera para que ele a condenasse;
· E muitas outras vezes.
A Judéia era dominada pelo Império Romano, sendo governada por um rei local (Herodes).
O Governador romano garantia o domínio militar da região, sem se envolver com as questões internas da localidade
E garantia que o recolhimento de impostos a Roma fosse obedecido pontualmente, no valor correto.
Era ainda responsável por todas as decisões jurídicas, uma vez que a Judeia estava debaixo da Lei Romana.
Por isso, os sacerdotes, fariseus e escribas inventaram uma acusação que ele não poderia deixar passar em branco.
O Imperador Tibério era um paranóico, extremamente cruel com sedições e traições.
Pilatos odiava os judeus e se irritava por ser obrigado a intervir naquela situação.
Mais irritado ainda por saber que a acusação era frágil e falsa, baseada apenas na palavra dos sacerdotes.
O Sinédrio para forçar Pilatos a tomar a decisão almejada por eles, criou uma comoção na população (efeito manada) com o intuito de constranger a Pilatos.
Diante de Jesus, Pilatos viu que a acusação era falsa, principalmente quando Jesus lhe assegura que é Rei, mas seu Reino não é deste mundo.
Para Pilatos, soou como se dissesse: Não tenho problemas com o Império.
E o interessante é que Jesus lhe diz, diante da calúnia que levantaram contra ele, que os que são da Verdade sabem disso.
Pilatos estava irritado e impaciente demais para continuar uma conversa que não lhe dizia respeito. Disse que não encontrou nenhum mal em Jesus, mas antes fez-lhe uma pergunta, provavelmente de forma cínica:
O que é a Verdade?
Sabemos que apesar de estar convencido de que Jesus não era culpado, Pilatos deu ao povo a chance de livrar Jesus, mas o povo escolheu outro.
Jesus morreu e Pilatos entrou para a História como o homem que ao invés de decidir, lavou as mãos e sob o governo de quem Jesus foi morto.
Morto por uma calúnia, por uma invenção, por uma acusação falsa.
Mentiras matam.
Verdade vivifica.

Tema

A mentira não pode vencer a Verdade

Argumentos

A mentira não pode vencer a Verdade, mesmo que pensemos o contrário

Quem aqui já foi alvo de uma calúnia, uma acusação falsa?
Dói. E o pior é quando aqueles que a gente ama são os que acreditam na mentira.
São inventadas histórias sobre nós, algumas até pitorescas e engraçadas. Outras, nem tanto.
Em pouco tempo se alastram e ficamos na boca do povo.
Algumas dessas histórias vêm na forma de acusação
E no tempo em que vivemos em que tudo parece invertido, nós, caluniados, temos que provar que fomos vítimas de uma mentira, ao invés do caluniador ter que provar sua acusação falsa.
Quantos de nós não usamos de mentira para fugir de uma situação desagradável.
Diante da escolha de assumir algo errado ou simplesmente questionável, preferimos contar outra história
E quando se conta outra história diferente da realidade, é mentira que estamos contando.
E não existe mentira pra causa nobre, ou para o bem comum ou para o bem geral.
Não existe bem geral. Existe o bem e se optamos por mentir, não estamos do lado do bem.
Pois como podemos ler em Prov 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu prazer.”
É mandamento do Senhor: Ex 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Tanto mentimos como somos alvo de mentiras
Se você mente para se eximir da culpa ou para se safar de uma situação desfavorável, há um problema na sua escala de valores:
Porque você está preferindo desagradar a Deus do que desagradar quem quer que seja.
Este “quem quer que seja” em sua vida está sendo maior que Deus no momento em que você está mentindo.
Se você levantando falso testemunho contra o próximo você está:
Fazendo o mesmo que fizeram contra Jesus (e o interessante é que o Sinédrio sabia muito bem disso)
Desobedecendo um mandamento
Praticando um crime (calúnia e difamação)
Vivemos em meio ao pecado, no mundo, mas temos que ser diferentes do mundo.
Ao mesmo tempo, se você já foi caluniado, e já sofreu com isso, saiba que em algum momento a verdade se imporá, será revelada: Luke 12:2 “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.”
Tudo será revelado, pois a verdade aparece
Jesus foi caluniado. Nunca mentiu, mas sofreu os efeitos da mentira. Acharam que estavam fazendo o bem em mentir para condenar Jesus, mas qual a verdade hoje revelada, depois de tantos anos?
Alguns dias após ser interrogado por Pilatos, a verdade começou a se impor sobre a mentira.
Porque Ele ressuscitou.
Enquanto todos achavam que a mentira justificável seria final e poderiam seguir suas vidas, profanando o Templo, dominando o povo através da religião, a Verdade venceu e tem vencido a partir de então

A mentira não vence a Verdade, porque o mundo não conhece a Verdade

Nossos tempos e toda a História da Humanidade foram forjados em cima da mentira;
A queda do homem veio a partir de uma mentira que seduziu a mulher e depois o homem. Gn 3:4-5 “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”
Temos muitas outras histórias bíblicas baseadas na mentira;
Resultado de todas elas: a verdade foi revelada.
Em todos os casos.
O nosso tempo não se importa com a verdade. Mais importante é o que se chama de verdade que a verdade propriamente dita.
É o que chamam de pós-verdade:
1. Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas, em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais.
2. Contexto em que asserções, informações ou notícias verossímeis, caracterizadas pelo forte apelo à emoção, e baseadas em crenças pessoais, ganham destaque, sobretudo social e político, como se fossem fatos comprovados ou a verdade objetiva.
Vemos uma guerra hoje em que disputa-se qual a verdade nela.
E provavelmente é diferente de tudo o que vemos noticiado, pois em guerra, a primeira vítima, é a verdade.
Um país que aparece como agredido por instalarem bases próximas a ele… verdade até certo ponto
Um país que diz que tudo o que quer é ser respeitado pelo seu vizinho mais forte… verdade, até certo ponto
Um outro país, bem distante, que aparentemente nada tem a ver com isso, mas acha que tem o direito de interferir por causa da injustiça com a população… verdade, até certo ponto.
A verdade é: um país poderoso invadiu outro com a que está forçando os limites da fronteira com a justificativa de que o mais fraco é um perigo enquanto um terceiro está tentando ganhar com a confusão criada.
Mentira. Simplesmente mentira.
O mundo jaz no maligno
E o maligno, é o pai da mentira. John 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
Então, o mundo vive na mentira.
É a mentira da maioria das relações políticas, onde todas as lutas parecem justas. E às vezes, são, mas lutadas de forma mentirosa, onde há calúnia, acusação falsa ou promessas mentirosas.
É a mentira das relações humanas, com adultérios, traições, em que prejudica-se o próximo para ganhar algo.
É a mentira da relação com a natureza, onde finge-se preservar o meio ambiente, mas continua-se extraindo dele mais do que se precisa, por pura ganância.
Desde a queda do homem, seduzido pela mentira, mentimos. Caim matou Abel e tentou enganar a Deus. Jacó fingiu-se de Esaú para ganhar a bênção da primogenitura,...
E por aí vai, até o Sinédrio, guardião da Lei, doutores da Religião, representantes do povo diante de Deus inventa uma acusação falsa contra Jesus.
Rm 1:22-25 “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”
O Homem foi trazendo a mentira para a vida, se acostumando com a mentira e vivendo dela.
E com isso, a verdade torna-se relativa. É a pós-verdade.
Mas com Deus a Verdade não é relativa
Mas o que é a verdade?

A mentira não pode vencer a Verdade, porque a Verdade é Cristo

A palavra usada para verdade no nosso texto, é usada em algumas outras passagens, mas quero destacar:
John 1:14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
John 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
John 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
A verdade é Jesus. Ele é o verbo (Deus) que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.
Ele é a personificação da verdade.
E a verdade liberta
De que? Da mentira.
Quem é o pai da mentira? Satanás.
A verdade nos liberta da mentira. Jesus nos liberta do pecado, da mentira, do mal, de Satanás.
Porque ele é o caminho para Deus, porque Ele é a verdade de Deus e é a Vida de Deus entre nós.
O Sinédrio sabia que o estudo da Lei torna um homem livre.
E a Lei era a Verdade de Deus revelada aos homens da época de Jesus e antes dele.
E a Lei aponta para Jesus (Mt 5:39, 46 “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” )
E Jesus liberta, porque Ele é cheio de graça e de Verdade
Ele é a verdade que venceu a mentira na cruz e depois dela, quando ressuscitou e apareceu para os discípulos. Foi quando eles viram que a Verdade vence a mentira.
E se a verdade vence a mentira e nos liberta, Jesus é capaz de te libertar deste mundo cheio de mentiras, que jaz no maligno, que é o pai da Mentira.
Porque Ele é a Verdade.

Conclusão

Não se preocupe se você está sendo injustiçado por alguma calúnia, ou difamação, ou qualquer outra acusação falsa.
Jesus também foi.
E Ele venceu, porque Ele é a verdade.
Pilatos não quis saber o que era a verdade, mas você sabe.
Talvez precise lembrar.
Entregue sua vida ao Senhor da Verdade. Ele vai revelar tudo o que está oculto por esse manto de falsidades e mentiras.
Ore, coloque-se nas mãos de Deus.
Não se preocupe com situações difíceis em que parece que só uma mentira vai fazer você se safar.
Não se deixe seduzir por saídas fáceis, obtidas por uma mentira.
Porque Mentira tem perna curta.
É mais importante honrar a Deus que aos homens.
É ele quem te dá a vida. A de agora e a que você terá eternamente.
Honre a Deus com a verdade. Todo o tempo.
Não se preocupe com tanta injustiça no mundo que vive em mentiras. A verdade, que é Jesus, vence a mentira, pois Ele venceu o mundo.
Ele reina e voltará para reinar conosco.
E quando isso acontecer, não haverá mais lugar para mentira.
Só para a Verdade, pois Ele é a verdade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more