Família de Jesus em Mateus 1

Encontros Marcantes  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

Independente da história, da família ou do passado, existe espaço para nós na família de Jesus.

Notes
Transcript

Introdução

Que bom ter cada um de vocês nessa noite para dar início a nossa série de mensagens com o título “Encontros Marcantes”, para que a cada domingo juntos, nós estudemos histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao terem um encontro especial com Jesus. E você é o nosso convidado, a nossa convidada, para que a cada domingo, você ao se reunir conosco, tenha cada vez mais sua vida transformada por Jesus.
Ao lermos a bíblia começando por Gênesis, no capítulo 12 Deus ao conversar com um homem chamado Abraão, vai fazer uma promessa a ele: que através ele, todas as famílias da terra serão abençoadas. Mas a pergunta que surge é: como que através de Abraão, você e sua família são abençoados? O que faz com que você seja abençoado ou abençoada?
É por isso que nós vamos abrir no Evangelho de Mateus, no capítulo 1, e vamos aprender através do que a nossa família pode ser abençoada.

Desenvolvimento

1. Histórias complexas e pecadoras
Quando lemos em Mateus a genealogia de Jesus, percebemos diversos nomes que carregam diversas histórias. Praticamente todas essas histórias possuem alguma complexidade, algum assunto que geralmente quando se reúne a família, não costumamos falar. A genealogia de Jesus vai mencionar por exemplo 5 mulheres, das quais 2 estavam envolvidas com prostituição, Tamar que engana o sogro, e Raabe que tinha a prostituição como profissão. Ao mencionar o rei Davi, que era alguém muito importante para o povo judeu, ao invés de Mateus mencionar que Davi gerou Salomão, como acontece noutras genealogias, ele diz que “Davi gerou a Salomão, da que fora mulher de Urias”.
Olhar para família de Jesus, é olhar para a nossa família – qual família não enfrentou ou enfrenta problemas com mentira, com enganação, com traição. Por acaso alguém já te pediu dinheiro e não devolveu? Por acaso você já disse no seu coração que não perdoaria tal pessoal? Mas por que isso tudo está relatado aqui? Por que independente disso, independente do que você sofreu ou fez para alguém, Jesus nos ensina que ele entende a tua dor de ter e viver numa família complexa e cheia de muitos erros.
2. A continuação da obra de Deus
Por meio e apesar - Independente da história dessas pessoas, Deus estava agindo por meio delas, e apesar delas. Você já tentou fazer alguma coisa, mas não conseguiu e pensou o seguinte: ah, esse ano eu não consegui plantar milho por causa do fulano que não me pagou. Esse ano eu quase pechei num outro carro por causa duma pessoa que estava atravessando a rua? A gente fala muito isso “por causa de fulano” ou “por causa disso” tal coisa não aconteceu. Mas a genealogia nos mostra que o agir de Deus acontece apesar disso, mesmo que aconteça mentira, mesmo que aconteça engano, ele ainda está agindo. E sabe o que isso diz hoje pra mim e pra você? Que apesar da tua história, ele não te abandonou. Apesar de tanto sofrimento e angústia, apesar do que você fez ou ainda faz de errado, o plano de Deus ainda continua a disposição pra tua vida. E o que faz parte desse plano?
3. Adoção de Jesus, a nossa adoção – Mateus 1.16
Durante toda a genealogia, menciona de fulano foi pai de ciclano, tanto em Mateus como noutras genealogias como em Gênesis 5, Gênesis 10, e tantas outras passagens da bíblia. Mas quando chegamos no versículo 16, o que diz? “Jacó gerou a José” e agora se espera que diga quem José gerou, certo? Mas o texto diz “José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus”. Isso significa que José não é o pai de Jesus, ou seja, José adotou Jesus na sua família.
Na história de Jesus, aprendemos aquilo que Paulo em Ef 1.5 vai dizer “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”.
Pois a vontade de Deus é nos adotar como filhos.
Os encontros marcantes com Jesus só são possíveis porque na sua própria linhagem, na sua própria história, Deus não faz acepção de pessoas.
Deus não menospreza nem despreza ninguém. Independente do seu passado, independente da sua história, independente do que seus pais fizeram ou até mesmo você, na família de Jesus tem espaço pra você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more