Atributos de Deus

Atributos de Deus   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 49 views
Notes
Transcript

Introdução

Salmo 139.1–14 NAA
Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentos. Observas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por todos os lados e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é tão elevado, que não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá. Se eu digo: “As trevas, com certeza, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite”, até as próprias trevas não te serão escuras, e a noite é tão clara como o dia. Para ti, as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
Aw. Tozer “A coisa mais imortante para um cristão é o que ele pensa a respeito de Deus, é o conhecimento de Deus que define todas as coisas ao nosso respeito.”
Durante muitos anos a teologia foi chamada rainha da ciência, durante os seculos passados a mais bela e a que mais se destacava era a Teologia.
Dentro da Teologia temos A matéria mais sublime ( Teoontologia/ O estudo do ser de Deus ). Esse tema até 200 anos atrás era o tema mais pregado nos púlpitos em todo o Mundo, “QUEM DEUS É e O QUE DEUS FAZ” e nos últimos 100 anos para cá Deus foi retirado do seu trono e o que se prega é o homem.
O culto que antes era Teocentrico agora virou antropocentrico. O conhecimento de Deus determina como : pensamos, cremos e o adoramos, como enxergamos a bíblia como vivemos e até como entendemos e atravessamos as tribulações.
um elevado conhecimento de Deus nos levara a uma elevada vida Piedosa e Santa. O conhecimento de Deus resume quem voce é e no que vc crer e qual é a sua estatura espiritual de forma que “quanto mais ignorante do ser de Deus você é menor é sua estatura espiritual”. Exemplo = OS PURITANOS GIGANTES.
J.I Packer escrevendo entre os Gigantes de Deus diz “ Os Puritanos são Gigantes e nós somos anões”. A razão para isso é O conhecimento dos Atributos de Deus . Exemplo = O livro da Bondade de Deus foi escrito com 300 páginas só sobre a bondade de Deus.

Os Atributos de Deus :

O que são Atributos de Deus = são as características que Deus arroga para si, as qualidades do Ser de Deus.
Os Atributos estão divididos em duas categorias = COMUNICÁVEIS e INCOMUNICÁVEIS.
O que são Atributos Comunicáveis = Deus é bom e comunica isso á nos, que temos bondade também, Deus é amor e comunica a cada um de nós que também temos a capacidade de amar.
Já os Atributos Incomunicáveis são atributos que só Deus possui não comunicou a nós por isso não temos tais capacidade ou qualidades, que são eles = o Tríplice Onis ( Presença, Potência,Ciência), Santidade, Infinitude, Eternidade .........
A Santidade = Deus é singular na categoria Deus. Exclusivo, nada pode se comparar a Ela.

O Tríplice Omnis:

Quero falar essa noite apenas de 3 á Onipotência / Oniciência/ Onipresença.
Porque estudarmos isso ?
Dn 11.32 o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo.”
Os 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor!
Os 4.3-6 “Por isso, a terra está de luto, e todos os seus moradores desfalecem, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar estão morrendo.” O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.” “Por isso, a terra está de luto, e todos os seus moradores desfalecem, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar estão morrendo.”
Essa noite é tirar, se Deus permitir, esse deus criado pelas nossas mentes, esse deus humanizado, um deus que e sujeito a mim, um deus que não tem poder nehum que escreve mais nos é que temos a borracha para apagar . E colocar o Deus da Bíblia em evidencia eu espero que essa Noite possamos ver QUÃO GRANDE E MARAVILHOSO É O NOSSO DEUS, SOBERANO E REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, Deus que nçao deve nada a mim e a voce que governa do jeito que quiser e não deve um pingo de satisfação a mim e a voce, Um Deus que não se pode barganhar porque é completo em si mesmo e não precisa de Gloria de homens para se completar.

A ONIPOTÊNCIA :

O credo Niceno realizado criado em 325 a.C começa assim CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO.
A primeira menção deste atributo está em :
Gn 17.1 “Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, o Senhor apareceu a ele e disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande na minha presença e seja perfeito.”
O que significa TODO-PODEROSO= O poder INFINITO e ILIMITADO de Deus. Deus tem um poder infinito que não tem começo nem fim e Ilimitado que não se pode medir, não tem altura, largura e nem profundidade para quantificar o limite do Poder de Deus
Ter todo o Poder significa que Deus é capaz de fazer qualquer coisa, temos milhares de manisfetações de poder provadas nas escrituras mais vou citar algumas :
- Poder sobre a Morte = um homen de 4 dias morto, com uma ordem veio para fora “Lazaro sai para fora” e ele ressucita dos Mortos.
- Poder sobre o Mundo dos Espíritos (demônios) = ordenou que saissem para os porcos e eles imediatamente sairam
- Poder sobre doenças = O cocho de Betsda, a Mulher com hemorragia, leprossos, cegos, mudos.
- Poder sobre a natureza = Acalmo a tempestade, Abrir o mar vermelhor.
- A expressão maxíma do seu poder é a criação do cosmos = Ele criou o somos ( ex Nihilo) a partir do nada. Galaxia, Sol Lua estrelas Mares Terra fauna e flora só com o poder da sua voz . “ Haja Luz”
Jr 32.17 “— Ah! Senhor Deus, eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; nada é demasiadamente difícil para ti.”
“Tudo o que agrada ao Senhor, ele o faz, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos.” Sl 135.6
Os ateus questionam = Se Deus tem todo o poder ele pode fazer uma pedra que ele pode levantar. pois ele pode tudo.
RESPOSTA= DEUS não pode criar nada contrario a seu Ser ou sua Santidade. ele não pode mentir pois é contrario ao seu Ser.
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ONIPOTÊNCIA DE DEUS :
1- O universo não é infinito, o universo tem aproximadamente 90 bilhões de diametros de anos-luz . Por exemplo você pega uma nave espacial numa ponta do universo e ele vai viajar na velocidade da luz ( 365 mil Kilometros por segundo) nessa velocidade de uma ponta do universo a outra ela vai levar 90 Bilhões de anos para chegar na outra ponta.
DEUS = A bíblia diz em Is 40.12 “ Deus mede os Céus a palmo. ”
2- Já se sabe que existe mais estrelas no céu do que grãos de areia na terra, existem bilhões de galáxia e bilhões de estrelas.
DEUS = conhece todas as estrelas pelo nome Sl 147 “ Chama todas as estrelas e as convoca pelo nome”
3- você conhece o Universo, O universo tem 90 Bolhões de Km, mas você ja ouviu falar dos multiversos. Esse que vivemos é 1 universo que está dentro de um composto de multiversos . fazendo que varios universos formam um multiverso e varios multiversos tornam o UNIVERSO.
DEUS = Para Deus isso não passa de 1 grão de Areia pos a bíblia fala que o Ceu dos Ceus ( A eternidade ) não o pode Conter .
4- O monte fujin no Japão é a maior montanha do japão ele possui 30 Bilhões de metro cúbicos de rocha vulcânica para transportat essa montanha de um lugar para o outro precisaria de 10 milhões de caminhões que levaria 10 milhões de dias levando em conta um caminhão por dia.
DEUS = a Bíblia diz que Deus pega o monte funji com uma pinça e pesa numa balança de pesar ouro Is 42.
5- Você tem ideia de quanta Agua há no mundo ? Toda a agua dos oceanos compreende 1 bilhão 332 Milhões de metros cubicos de agua, quantos litros de agua isso dá = 1 octelhão de litros de Agua. O que é que isso tem haver com onipotência ?
DEUS= Isaias fala que Deus coloca essa quantidade de agua na cocha da mão, o exemplo da nossa concha de mão (37 gotas)
6- o Cerebro humano é a estrutura mais complexa do universo, ele é composto de 100 bilhões de células tendo 100 mil ramificações ligadas uma na outra, o total de ligações feitas no cerebro é de 1 quatrilhão é impossível replica isso no mundo hoje imagine isso do tamanho de um cerebro. Quem criou ? uma rede de comunicação tão complexa e do tamanho de um cranio ?
7- O globo ocular, Dr jonh Wilson um das maiores autoridade em oftamologia no mundo disse que nos temos em torno de 2 milhões de fios duplos encapados em cada um dos nossos olhos, se não fossem encapados e um tocasse no outro teriamos curto circuito e ficariamos cego . Quem criou 2 milhoes de fios e os encapou para que haja trafego perfeito dentro dos olhos ?
8- Dr Marshal Liremberg premio Nobel de ciencias diz : “ Cada ser humano possui 60 Trilhoes de celulas vivas, cada Celula possui um DNA que estão gravados seus dados genéticos como cor dos olhos, cor da pele e cabelo ......, cada célula possui uma fita DNA que se vc esticala possui 1, 70 de fita DNA, voce tem 60 Trilhões de Fita DNA dentro de você que totalizam 132 Trilhões de metros e 102 Bilhões de Km de Fita DNA . Quem Fez isso ?
Versiculos da ONIPOTENCIA = Lc 1.36 / Jó 42.1-2

ONIPRESENÇA :

Também é composto de duas palavras Omni = Todo Prasense= Presença.
Significar = O estado de se estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo por completo. não tem parte de Deus aqui e em outro parte do Globo ele esta 100% aqui e 100% em qualquer outro lugar
Ele esta em todos os lugares incluindo outras dimensões. Ele está aqui e tambem nos Ceus recebendo a adoração dos Querubins que gritam diariamente Santo Santo Santo.
Deus não está confinado em lugar específico.
Nem os Ceus dos Ceus pode te conter ( nem a eternidade).
Exemplo = Is 43.11
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ONIPRESENÇA DE DEUS :
1- Segundo a Classificação Geológica existem 6 Continentes, 213 Países reconhecidos , 36 700 e 22 cidades, estima-se que hoje existam 11720 etnias no mundo, A população mundial hoje é 7 Bilhões e 600 milhões de habitantes .
DEUS= está presentes em tudo isso ao mesmo tempo e de forma plena. Am 9.2-3
Ai já vai uma dica RESPEITE A ONIPRESENÇA DE DEUS = QUANDO VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ SOZINHO VOCÊ NÃO ESTARÁ SOZINHO.

ONICIÊNCIA:

A oniciencia de Deus significa que ele possui o Conhecimento perfeito sobre todas as coisas, Presente / Passado / e Futuro Imediatamente sem esforço e exaustivamente .
Não existe uma Qustão que Deus não saiba responder
O homem mais inteligente do mundo usou 7 % da capacidade do celebro. Rm 11.25- ...“Oh profundidade da Riqueza.......” Quem aqui pode dar algum conselho para Deus ?
Nada está Oculto a Deus, Nada existe que Ele desconheça ou domine, Ele não só conhece todos os fatos mas interpreta-os com perfeita precisão, Deus conhece nossas nescessidades, para o incrédulo a oniciência de Deus infunde terror porque Deus julgará cada homem de acordo com o seu perfeito conhecimento a cerca de todos os fatos, nheum pecado será escondido ou omitido cada criatura cada obra cada pensamento está perante Ele como livro Aberto.
1 Sm 2.3 “Não multipliquem palavras de orgulho; que não saiam palavras arrogantes da boca de vocês. Porque o Senhor é o Deus da sabedoria e ele pesa na sua balança todos os feitos das pessoas.”
Hb 4.13 “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
Salmo 139.17-18 “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, seriam mais do que os grãos de areia; quando acordo, ainda estou contigo.”
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ONINCIÊNCIA DE DEUS :
1- A rotação é o movimento que a terra faz emvolta do proprio eixo, e tem aproximadamente 24 horas de duração. Se o tempo de rotação fosse diminuido 1 Décimo os dias seriam 10 Vezes mais longos e a noite 10 Vezes mais longas, o dia teria 240 Horas. Se o movimento de rotação 1 decimo , durante o Dia o Sol queimaria toda a vegetação na terra, e a noite o frio e o gelo mataria tudo o que sobrou. Quem cauculou o movimento exato ? Jó 37.16 “Será que você sabe algo sobre o equilíbrio das nuvens e sobre as maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento?”
2- O planeta terra tem 39.800 Diametro, de uma ponta a outra, Se a terra fosse do tamanho da Lua não teria capacidade gravitacional para segurar as aguas, pois elas flutuariam se tivesse o dobro de diamentro 80.000, o tamanho seria tão grande que não haveria possibilidade de haver vida animal e vegetal. quem Calculou ? Darwin ? o BIG BANG?
3- A distancia da Lua para a terra é de 384 mil Km se a distância fosse perto de 80 mil as marés inundariam a terra 4 vezes ao dia matando quase toda as especis de animais e a humana .
4- O SOl a distância que o sol tem da terra é de 150 milhoes de Km essa distância é uma distância adequada para haver vida animal e vegetal e manter o aquecimento dos seres vivos , se a terra tivesse o mesmo distanciamento do Sol que venus e mercúrio toda a vida animal e vegetal seria queimada, e se tivesse a mesma distância de marte e plutão seria congelada não poderia haver vida . Quem calculou o Sl 147.5 “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.”
5- A ameba, sabe o que é uma Ameba é um Ser unicelular um protozóario composto de uma só celula, o Codigo genetico de uma ameba preenche 1000 vezes a enciclopedia completa Britanica, Ele é um protozoario que mede cerca de 0,2 milimitros vive em lago e poças e nos organismos dos outros seres , só co codigo genético de uma ameba voce preencher 1000 vezes a enciclopédia britanica, A enciclopédia britanica está dividida em 17 volumes de 1000 Páginas cada um, ou seja existem 17 milhões de páginas, totalizando 4 bilhões de palavras, o codigo genético de uma Ameba possui 4 bilhões de palavras. Quem fez isso ?
6- Sabemos hoje que uma folhar é mais complexa que a cidade de Nova York e uma gema de Ovo é mais complexa que a cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo
7- Eu vou terminar a oniciencia com algo estupendo, Pensamentos, O ser humano tem a Capacidade de processar 30 mil pensamentos por dia, cada um de nós porcessar 30 mil pensamentos por dia, multiplica 30 mil por 7 Bilhões de Habitantes , dá um total de 210 trilhões de pensamento.
DEUS= Deus conhece todos os pensametos de cada homem processado no mundo inteiro, e a Bíblia diz que Deus conhece o que pedimos e pensamos antes que lhe venha a mente.

CONCLUSÃO : implicações práticas

1- A onipotência implica o que na nossa vida ?
Quando voce tiver passando por lutas e tribulações, como aquele do povo Hebreu no mar, A bíblia diz bem sei que tudo podes e nehum do seus planos pode ser frustrados. Não há nada que Deus não tenha poder de realizar.
2- Onipresença ?
Qual o lugar, local, cidade, momento, hora ? não há momento circunstância ou ocasião em que Deus não esteja próximo para Assistir as suas criaturas, Invoque Ele pois Ele não é um Deus só de Longe mas perto .
3- Oniciência ?
Está dificil ? voce não sabe como fazer, como executar esses planos ? voce diz Senhor a mente humana não é capaz de elaborar uma solução, Olhe para A oniciencia de Deus que não tem limites, pois não há nada que ele não possa Saber . ELE É o DEUS das Respostas
DANIEL 2.20-22 “dizendo: “Bendito seja o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder! É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more